domingo, 5 de julho de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 31!


Depois do sucesso que foi o TopTulho Especial Maria Bethânia (com inúmeras visualizações), retomamos nossa parada normal nesta 31ª edição. Ressalto, como sempre que, para montar as posições de nossa compilação musical, utilizo como base as paradas das mídias especializadas em música brasileira - sobretudo rock e MPB!

Esse primeiro TopTulho de Julho já começa com uma nova liderança: após cinco semanas consecutivas em primeiro lugar, Maria Bethânia cede seu posto para Ana Carolina, que é quem comanda nossa seleção a partir de hoje com a música "Coração Selvagem"

Zizi Possi, Mart'nália e Pitty foram as maiores quedas da vez (respectivamente, descréscimos de 4, 9 e 5 posições), enquanto Juliano Holanda (com a lindíssima "Ouriço", tema da série "AmorTeAmo" e da novela "Verdades Secretas"), foi quem mais subiu - acréscimo de cinco posições. 

A única estreia de hoje foi para a parceria entre pai e filho: Moraes Moreira e Davi Morais, com a maravilhosa "Centro Da Saudade". E, por fim, a única baixa foi Zeca Baleiro, que estava há oito semanas interpretando Zé Ramalho por aqui com sua "Garoto De Aluguel". 

Assim ficou a 31ª edição: 

1) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (+1) (11 Semanas)
2) JORGE VERCILO - Talismã Sem Par (+1) (10 Semanas)
3) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (-2) (13 Semanas)
4) MARIA RITA - Abismo (+1) (10 Semanas)
5) LENINE - Simples Assim (+2) (4 Semanas)
6) ELBA RAMALHO - Árvore (=) (12 Semanas)
7) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (+1) (4 Semanas)
8) ZIZI POSSI - Sem Você (-4) (11 Semanas)
9) TIÊ - A Noite (La Notte) (+3) (4 Semanas)
10) SEU JORGE - Motoboy (=) (4 Semanas)
11) MARIA GADÚ - O Bloco (=) (6 Semanas)
12) ANA RATTO & ROBERTA SÁ - Nem Sequer Dormi (+3) (4 Semanas)
13) JULIANO HOLANDA - Ouriço (+5) (2 Semanas)
14) GUILHERME ARANTES - Condição Humana (-1) (4 Semanas)
15) SURICATO - Um Tanto (+1) (4 Semanas)
16) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (+1) (3 Semanas)
17) JAY VAQUER - Loucas Horas (+3) (5 Semanas)
18) MART'NÁLIA - Pra Que Chorar? (-9) (13 Semanas)
19) PITTY - Serpente (-5) (14 Semanas)
20) MORAES MOREIRA E DAVI MORAES - Centro Da Saudade (ESTREIA)

Saiu:

ZECA BALEIRO - Garoto De Aluguel (Taxi Boy) (8 Semanas. Maior posição: 9)

Quem já foi ao São João de Caruaru-PE não mente: ela comanda, e comanda FORTE! Elba é a cara do Nordeste, e sua música se torna ainda mais icônica durante os festejos juninos.

Curiosamente, ela aparece aqui (já por 12 semanas) com um estilo completamente diferente de seu habitual: o reggae do mestre Edson Gomes, que interpreta de forma animada e exitosa!

O TopTulho é assim: eclético e qualitativo!! Vamo, Elba!


Elba: do forró ao reggae!

ÁRVORE
Edson Gomes
Interpretação: Elba Ramalho

Ando sobre a terra
E vivo sob o sol
E as... E as minhas raízes
Eu balanço, eu balanço eu balanço
Vem me regar mãe
Vem me regar, oh, oh, oh
Vem me regar mãe
Yeah! Vem me regar

Todo santo dia, pois todo dia é santo
E eu, sou uma árvore bonita
Que precisa ter os seus cuidados
Me regar mãe
Vem me regar oh, oh, oh
Vem me regar mãe
Yeah! Vem me regar



Reggaezinho maneiro, né? Curta à vontade, mas não se esqueça de conferir, quando acabar o...


De volta com o TopTulho Do Passado, que esteve ausente na semana passada em razão do especial da Maria Bethânia. 

Que ano o 1996, hein? Na política brasileira, eleições municipais ferrenhas, além da morte de PC Farias; na mundial, houve a reeleição de Bill Clinton nos EUA e Nelson Mandela decreta o fim do Apartheid, na África do Sul; no esporte, as grandes Olimpíadas (de "Atlanta") que, para nós, não foi tão grande assim...

Na TV, houve a estreia do super bem sucedido sitcom Sai De Baixo; Xuxa completa dez anos na Globo e Angélica se muda pra emissora carioca, também. 

Novelas de destaque: O Rei Do Gado (atual reprise do Vale A Pena Ver De Novo), Salsa & Merengue e Xica Da Silva. Também teve Colégio Brasil, Razão De Viver, Quem É Você, Vira Lata, Anjo De Mim, O Fim Do Mundo, Perdidos De Amor, Antonio Alves, Taxista, Dona Anja, O Campeão, dentre outras...

Na música mundial, Marilyn Manson estava estourado com seu heavy metal exótico; e a Shakira quebrava barreiras latinas e conquistava o mundo com suas letras fortes e intensas!

A música brasileira perdia o ícone-mor da rebeldia e crítica social: Renato Russo nos deixava em 11 de Outubro! Meses antes, houve o trágico acidente que vitimou os meninos dos Mamonas Assassinas, que estavam no auge...

Falando em música brasileira, aprontem-se, que nossa nave musical liga o GPS para ir direto para o ano de.....1996!

1) SKANK - Garota Nacional
2) DANIELA MERCURY - À Primeira Vista
3) LEGIÃO URBANA - A Via Láctea
4) OS PARALAMAS DO SUCESSO - La Bella Luna
5) CIDADE NEGRA - Firmamento
6) BARÃO VERMELHO - Amor, Meu Grande Amor 
7) KID ABELHA - Como É Que Eu Vou Embora?
8) MARTINHO DA VILA - Mulheres
9) RAIMUNDOS - I Saw You Saying
10) FERNANDA ABREU - Garota Sangue Bom
11) ENGENHEIROS DO HAWAII - A Promessa
12) LULU SANTOS - Aviso Aos Navegantes
13) ZÉLIA DUNCAN - Enquanto Durmo
14) PAULINHO MOSKA - O Último Dia
15) MARISA MONTE - Magamalabares
16) CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI - Maracatu Atômico
17) MAMONAS ASSASSINAS - Robocop Gay
18) PATO FU - Pinga
19) CARLINHOS BROWN - A Namorada
20) CHICO CÉSAR - Mama África

MENÇÕES HONROSAS:

ADRIANA CALCANHOTTO - ...E O Mundo Não Se Acabou
ADRIANA CALCANHOTTO - Cariocas (Remix 1996)
ALCEU VALENÇA - Solidão
ARAKETU - Nossa Guerra Santa
BABA CÓSMICA - Sábado De Sol
BANDA EVA - Coleção
BANDA EVA - Levada Louca
BARÃO VERMELHO - Jardins Da Babilônia
BARÃO VERMELHO - Vem Quente Que Eu Estou Fervendo
BIAFRA - Antes Que Eu Te Esqueça
CARRAPICHO - Tic Tic Tac
CÁSSIA ELLER - Admirável Gado Novo
CÁSSIA ELLER - Socorro
CAZUZA - Exagerado (Remix)
CHARLIE BROWN JR. - O Coro Vai Cumê
CHITÃOZINHO & XORORÓ - Coração Sertanejo
CIDADE NEGRA - Doutor
CIDADÃO QUEM - Os Segundos
DANIELA MERCURY - Nobre Vagabundo
DJAVAN - Correnteza
ELBA RAMALHO - Chão De Giz
ELBA RAMALHO - Leão Do Norte
EMÍLIO SANTIAGO - Quem É Você?
É O TCHAN - A Dança Do Bumbum
FERNANDA ABREU - Brasil É O País Do Swing
JOTA QUEST - As Dores Do Mundo
JOTA QUEST - Encontrar Alguém
KID ABELHA - Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda
KID ABELHA - Te Amo Pra Sempre
LATINO - Louca
LEANDRO & LEONARDO - Doce Mistério
LEGIÃO URBANA - Dezesseis
LULU SANTOS - Dancin' Days
MARIA BETHÂNIA - Ambar
MARINA LIMA - À Meia Voz
MARISA MONTE - Tempos Modernos
MARTINHO DA VILA - Devagar, Devagarinho
MÁRCIA FREIRE - Vermelho
NETINHO - Preciso De Você
NEY MATOGROSSO - A Tua Presença
O RAPPA - Pescador De Ilusões
OS PARALAMAS DO SUCESSO - Loirinha Bombril
PANICO - Eu Quero Te Fu
PINO SOLTO - Foi Sem Querer
PLANET HEMP - Mantenha O Respeito
ROBERTA MIRANDA - Eu Te Amo, Eu Te Amo, Eu Te Amo
SANDY & JUNIOR - Dig Dig Joy
SELMA REIS - Feliz
SIMONE & SÉRGIO MENDES - Anjo De Mim
SIMONNY - Quando Te Vi
SKANK - Tão Seu
TIMBALADA - Mimar Você
TIRIRICA - Florentina
ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO - Sem Medo De Ser Feliz
ZÉ RAMALHO - Admirável Gado Novo (Re-Issue)
ZIZI POSSI - Mais Simples


COMENTÁRIOS DE TH: 1996 foi um ano especial no rock brasileiro, pois houve encontro de duas gerações do estilo: a dos anos 80 se encontra com a dos anos 90, ambas tocando regularmente na rádio.

Assim, temos:

GERAÇÃO ANOS 80:  Engenheiros Do Hawaii, Legião Urbana, Kid Abelha, Barão Vermelho, Os Paralamas Do Sucesso e Lulu Santos;

GERAÇÃO ANOS 90:  Mamonas Assassinas, Pato Fu, Raimundos, Cidade Negra e Skank. 

Fazia tempo que não tínhamos uma edição tão rock, hein? Mas ainda houve espaço para os demais estilos. Três compositores super elogiados dos anos 90 estreiam nesse TopTulho: Chico César, Carlinhos Brown e Paulinho Moska. Além de músicas-solo, ainda figuram em outras canções que estão na seleção: por exemplo, Chico assina a música de Daniela Mercury (do seu ótimo terceiro disco "Feijão De Corda", que é também tema da novela "Rei Do Gado"). Deu tanto certo que a canção está em segundo lugar da lista; Carlinhos, por sua vez, assina a música "Magamalabares" de Marisa Monte, que está em seu disco "Barulhinho Bom", lançado também neste 1996.  Por fim, a música do Moska foi tema de abertura da mini novela "O Fim Do Mundo".

O manguebeat do Chico Science & Nação Zumbi, a MPB-folk de Zélia Duncan, o sambão romântico de Martinho Da Vila e o funk de Fernanda Abreu completam a seleção. Confiram ainda as menções honrosas, com inúmeros clássicos que ficaram de fora da lista!



Depois do mega-bem sucedido "Calango", lançado dois anos antes, a cobrança de êxito perante o Skank era enorme, e o que aconteceu? Eles conseguiram se superar!

"Samba Poconé" era mais uma fábrica de hits dos mineiros, e dele foi extraído o super sucesso "Garota Nacional", que mereceu a liderança, sem dúvidas!


GAROTA NACIONAL
Skank

Aqui nesse mundinho fechado ela é incrível
Com seu vestidinho preto indefectível
Eu detesto o jeito dela, mas pensando bem
Ela fecha com meus sonhos como ninguém, uh

Beat it laun, daun daun
Beat it loom, dap´n daun
Beat it laun, baun baun

Conhece a ti mesmo que eu me conheço bem
Sou um qualquer vulgar, bem, às vezes me esqueço
E finjo que não finjo, ao ignorar eu sei
Que ela me domina no primeiro olhar, uh

Beat it laun, daun daun
Beat it loom, dap´n daun
Beat it laun, baun baun(2x)


Eu quero-te provar, sem medo e sem amor
Oh, quero-te provar

Porque ela derrama um banquete, um palacete
Um anjo de vestido, uma libido do cacete
Ela é tão tão vistosa que talvez seja mentira
Quem dera minha cara fôsse de sucupira

Conhece a ti mesmo que eu me conheço bem
Sou um qualquer vulgar, bem, às vezes me esqueço
E finjo que não finjo, ao ignorar eu sei
Que ela me domina no primeiro olhar, uh

Beat it laun, daun daun
Beat it loom, dap´n daun
Beat it laun, baun baun

Eu quero te provar

Sem medo e sem amor
Quero te provar
Eu quero te provar
Cozida à vapor
Quero te provar
o ringtone de músicas


TH - Mineirins grandes!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...