domingo, 2 de agosto de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 35!


Edição 35 do TopTulho Musical, sua parada de MPB e rock brasileiro, que é constituída com base nas paradas das principais mídias especializadas, como a Billboard Brasil e Rádio MPB-FM!

Depois do TopTulho Especial do Cazuza, começamos o mês de Agosto muito bem, prova de que não será apelidado indevidamente como "O Mês Do Desgosto". De cara temos 4 estreias potentes! 

Johnny Hooker sai com "Alma Sebosa", mas "volta" com "Volta", seu single atual; Outras estreias são de Chico César ("A Taça"); Banda Do Mar (com "Dia Clarear") e a mais especial: Cássia Eller, com uma música de trabalho pertencente à coletânea acústica e póstuma lançada mês passado, "O Espírito Do Som", que teve como base os acervos de K7 da cantora. Deles, saiu a música "Segredo", de Luiz Melodia, que é a quarta estreia de hoje!

Além do já citado Hooker, saíram também da parada Jay Vaquer, Juliano Holanda e a parceria entre Ana Ratto e Roberta Sá.

Lenine segue na primeira posição, e falaremos dele nesta edição. Emicida, Cazuza e Zeca Pagodinho foram os que mais subiram, enquanto Ana Carolina, Jorge Vercilo e Maria Rita foram as maiores quedas da vez. 

Sem delongas, vamos ver como ficou a super edição 35:

1) LENINE - Simples Assim (=) (8 Semanas)
2) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (+1) (8 Semanas)
3) SEU JORGE - Motoboy (+2) (8 Semanas)
4) TIÊ - A Noite (=) (8 Semanas)
5) MARIA GADÚ - O Bloco (+1) (10 Semanas)
6) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (+1) (7 Semanas)
7) CAZUZA - Exagerado 3.0 (+5) (2 Semanas)
8) SURICATO - Um Tanto (+2) (8 Semanas)
9) EMICIDA - Boa Esperança (+7) (3 Semanas)
10) ZECA PAGODINHO - Ser Humano (+4) (4 Semanas)
11) MORAES MOREIRA & DAVI MORAES - Centro Da Saudade (+2) (5 Semanas)
12) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (-1) (17 Semanas)
13) JOHNNY HOOKER & THIAGO PETHIT - Wicked Game (+2) (4 Semanas)
14) MARIA RITA - Abismo (-12) (14 Semanas)
15) CÁSSIA ELLER - Segredo (ESTREIA)
16) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (-8) (15 Semanas)
17) BANDA DO MAR - Dia Clarear (ESTREIA)
18) JORGE VERCILO - Talismã Sem Par (-9) (14 Semanas)
19) CHICO CÉSAR - A Taça (ESTREIA)
20) JOHNNY HOOKER - Volta (ESTREIA)

Saíram:

ANA RATTO & ROBERTA SÁ - Nem Sequer Dormi (7 Semanas. Maior posição: 12)
JOHNNY HOOKER - Alma Sebosa (2 Semanas. Maior posição: 18)
JULIANO HOLANDA - Ouriço (5 Semanas. Maior posição: 10)
JAY VAQUER - Loucas Horas (8 Semanas. Maior posição: 15)

Lançado em Abril deste ano, "Carbono" é o oitavo disco de estúdio do pernambucano Lenine, um dos grandes nomes da MPB, que teve projeção nacional na década de 90. 

O nome do disco pode até nos remeter (com razão) a rascunho, uma vez que foi realizado em tempo recorde (dois meses), e o intuito de Lenine era ter mais músicas para mesclar com as antigas em sua nova turnê. Para quem tem uma facilidade incrível de invencionismo e uma criatividade rara, não deve lá ter sido tão difícil. 

"Simples Assim", seu single de trabalho, é responsável por regressar Lenine às paradas, alcançando, inclusive, a primeira posição do nosso TopTulho. É com essa bela música que vocês ficam, agora! :)


Lenine: seu rascunho consegue ser infinitamente melhor que inúmeras carreiras solos por aí...

SIMPLES ASSIM
Lenine

Do alto da arrogância qualquer homem
Se imagina muito mais do que consegue ser
É que vendo lá de cima, ilusão que lhe domina
Diz que pode muito antes de querer
Querer não é questão, não justifica o fim
Pra quê complicação, é simples assim

Focado no seu mundo qualquer homem
Imagina muito menos do que pode ver
No escuro do seu quarto ignoro o céu lá fora
E fica claro que ele não quer perceber
Viver é uma questão de inicio, meio e fim
Pra quê a solidão, é simples assim

É, eu ando em busca dessa tal simplicidade
É, não deve ser tão complicado assim
É, se eu acredito, é minha vontade
É simples assim
E a vida continua surpreendentemente bela
Mesmo quando nada nos sorri
E a gente ainda insiste em ter alguma confiança
Num futuro que ainda está por vir
Viver é uma paixão do inicio, meio ao fim

Pra quê complicação, é simples assim
É, eu ando em busca dessa tal simplicidade
É, não deve ser tão complicado assim
É, se eu acredito, é minha verdade
Eu vivo essa paixão do inicio, meio ao fim
Pra quê a solidão, é simples assim
Eu vivo essa paixão do inicio, meio ao fim
Pra quê complicação, é simples assim




Bela canção, hein? Mas não nos deixem ainda não...tem ainda o...





1999, como diz a música do Capital Inicial,  "1999 Vai ser só mais um ano, um dia na vida uma gota no oceano".

Bom, não pra mim. O ano no qual descobri o amor e fiz o meu primeiro vestibular nunca poderiam ser considerados apenas uma gota no oceano. Teve também o terceirão colegial, e todo aquele clima de saudosismo, e medo do desconhecido, do que viria pela frente em termos profissionais...

Chega de TH e vamos pro mundo em 1999. Guerra de Kozovo? Quando não imaginávamos que teríamos mais um conflito armado no milênio (que estava no fim). Aliás, e o tal bug do milênio, que ocorreria na virada de 1999 pra 2000 (e que, obviamente, não aconteceu)? 

No cinema, a Bruxa De Blair estava à solta, mas nos interessávamos principalmente num Lugar Chamado Notting Hill, e estávamos com nosso Sexto Sentido a postos, com Segundas Intenções e À Espera De Um Milagre...Ah, a Beleza Americana...no Brasil, a coisa ficou por conta do Orfeu.

Foi um ano sem novelas marcantes, ao menos para mim, à exceção de Terra Nostra. Outras: Suave Veneno, A Força De Um Desejo, Andando Nas Nuvens, Vila Madalena, Louca Paixão, Tiro e Queda, dentre outras...em compensação, foram ao ar duas séries lendárias: Auto Da Compadecida e Chiquinha Gonzaga.

Na música mundial, três "Spice Girls" iniciam carreira solo: Geri Halliwell, Melanie C e Emma. Tivemos ainda os Backstreet Boys com seu maior sucesso, "I Want It That Way", Alanis Morissette e Shakira lançaram seus acústicos MTV, e tivermos as estreias das teens Britney Spears e Christina Aguilera. As Destiny's Child despontaram para o mundo como a nova girl band do momento,; Jennifer Lopez rebolou e fez bonito em sua inserção pop, e o mundo do rock teve como maiores expoentes os novos discos de Red Hot Chilli Peppers e Silverchair. 



Agora sim, vamos ver então qual era a da música brazuca em...1999!


Há 16 anos...

1) CAETANO VELOSO - Sozinho
2) RAIMUNDOS - Mulher De Fases
3) O RAPPA - A Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero) 
4) LOS HERMANOS - Anna Julia
5) LEGIÃO URBANA - Hoje A Noite Não Tem Luar 
6) JOTA QUEST - O Vento
7) CHARLIE BROWN JR. - Te Levar Daqui
8) CIDADE NEGRA - A Estrada 
9) CAPITAL INICIAL - Eu Vou Estar
10) PATO FU - Depois 
11) SKANK - Mandrake E Os Cubanos
12) CÁSSIA ELLER - O Segundo Sol
13) LENINE - Paciência   
14) ULTRAJE A RIGOR - Nada A Declarar
15) DJAVAN - Acelerou 
16) ANA CAROLINA - Garganta
17) ZECA BALEIRO - Lenha 
18) NEY MATOGROSSO - Poema
19) LULU SANTOS - Aquilo
20) MAURÍCIO MANIERI - Bem Querer

MENÇÕES HONROSAS:

ADRIANA CALCANHOTTO - Mais Feliz
ANA CAROLINA - Tô Saindo
ARAKETU - Minha Razão De Viver
BAMDA MEL - Peraê
BOM BALANÇO - Juliana
CAETANO VELOSO - Drão
CAPITAL INICIAL - 1999
CAPITAL INICIAL - O Mundo
CÁSSIA ELLER - Com Você, Meu Mundo Ficaria Completo
CLAUDINHO & BUCHECHA - Xereta
CHARLIE BROWN JR. - Confisco
CHARLIE BROWN JR. - Zóio D' Lula
CIDADE NEGRA - A Cor Do Sol
CIDADE NEGRA - Girassol
CIDADE NEGRA - Eu Também Quero Beijar
CHICO BUARQUE - Carioca
CHICO CÉSAR  - Rebelde
DJAVAN - Oceano (Ao Vivo)
ENGENHEIROS DO HAWAII - Eu Que Não Amo Você
ENGENHEIROS DO HAWAII - Negro Amor
É O TCHAN - Rebola
FAT FAMILY - Eu Não Vou
GABRIEL, O PENSADOR & LULU SANTOS - Astronauta
IRA! - Bebendo Vinho
IVETE SANGALO - Canibal
IVETE SANGALO - Frisson
IVETE SANGALO - Tá Tudo Bem
JOTA QUEST - 35
JOTA QUEST - Quero Que Tudo Vá Para O Inferno
JOTA QUEST - Sempre Assim
KATINGUELÊ - No Compasso Da Loucura
KID ABELHA - Maio
KILOUCURA - Pela Vida Inteira
LEILA PINHEIRO - Abril
LENINE - Hoje Eu Quero Sair Só (Re-Issue)
LEONARDO - 100...150...250 Km/h
L.S. JACK - L.S. Jack
L.S. JACK - Você Chegou
LOS HERMANOS - Primavera
LULU SANTOS - Fogo De Palha
MARIA BETHÂNIA - É O Amor
MARIA BETHÂNIA - Romaria
MAURÍCIO MANIERI - Minha Menina
MILTON NASCIMENTO - Certas Coisas
MILTON NASCIMENTO - Resposta
MR. JAM - Rebola Na Boa
NANA CAYMMI - Suave Veneno
NATIVUS - O Carcará E A Rosa
NEGRITUDE JR. - Faça O Que Eu Digo
NENHUM DE NÓS - Da Janela
NETINHO - Indecisão
OS PARALAMAS DO SUCESSO - Manguetown
OS PARALAMAS DO SUCESSO - Que País É Esse?
OS PARALAMAS DO SUCESSO & ZIZI POSSI - Meu Erro
PAULINHO MOSKA - Ímã
PAULINHO MOSKA - Um Móbile No Furacão
PAULINHO MOSKA, LENINE, CHICO CÉSAR E ZECA BALEIRO - O Mundo
PAULO RICARDO - Como Se Fosse A Primeira Vez
PAULO RICARDO - Sonho Lindo
PATO FU - Canção Pra Você Viver Mais
PENÉLOPE - Holiday
PEPÊ & NENÉM - Me Apaixonei Por Você
PLANET HEMP - Mantenha O Respeito (Ao Vivo)
RAÇA PURA - O Pinto
RAIMUNDOS - Me Lambe
RAIMUNDOS & PENÉLOPE - A Mais Pedida
REGINALDO ROSSI - Garçom (Re-Issue)
RENATA ARRUDA - Ouro Pra Mim
RITA LEE & MILTON NASCIMENTO - Mania De Você (Acústico)
ROUPA NOVA - Agora Sim
ROUPA NOVA - Bem Maior
RUMBORA - Chapirus
SANDY & JUNIOR - Vou Te Encontrar
SIMONE - A Noite Do Meu Bem
SÓ PRA CONTRARIAR - Sai Da Minha Aba
TERRA SAMBA - Banho De Chuveiro
TITÃS - Aluga-se
TITÃS - Pelados Em Santos
VINNY - Break
VINNY - Te Encontrar De Novo
VINNY & TIAZINHA - Uh, Tiazinha!
WILSON SIMONAL - Não Pode Parar
XUXA - Profecias (O Fim Do Mundo)
ZIZI POSSI - Lacrime Napulitame/Vurria



COMENTÁRIOS DE TH: Fui muito democrático, dessa vez, e coloquei praticamente todos os estilos que faziam a cabeça dos brasileiros em 1999 (podem ver nas menções honrosas). Vamos nos ater, contudo, ao nosso Top 20.

No último ano do milênio, o rock nacional se fez onipresente, tanto que as primeiras posições (descontando o primeiro lugar) foi completamente recheada com o estilo, tanto da velha guarda, como na guarda noventista. Aliás, os maiores nomes do rock surgidos na década de 90 foram os mais pedidos nesse ano!

Jota Quest veio com outra balada, que, ironicamente, não tem clipe, porém, "O Vento" (do álbum dos caras do ano anterior, "De Volta Ao Planeta") liderou em diversas rádios do país naquele 1999. Charlie Brown Jr. estava estourado com seu sucesso "Zóio De Lula", porém, com a estreia da Malhação Múltipla Escolha, em Outubro, e com "Te Levar Daqui" como tema de abertura, abriu-se precedente para que este sucesso fosse superior ao anterior!

E os Raimundos finalmente mostravam seu lado mais popular, com o lançamento do disco "Só No Forévis", e a nossa segunda posição, "Mulher De Fases", hino de 99. Teve também o Rappa, mostrando o lado mais consciente do rock brasileiro com o extraordinário clipe de "Minha Alma", música com letra também extraordinária, que garantiu a presença dos caras na terceira posição.

Dinossauros oitentistas como "Ultraje A Rigor" pentelharam com músicas horríveis, mas bem sucedidas. Bom, "Nada a Declarar". E o Legião Urbana, hein? Anos de carreira com sucessos imbatíveis e bem escritos, para serem homenageados com essa balada insossa e piegas dos Menudos, carro chefe do acústico deles, finalmente lançado em 99? Não gostei...

A grande novidade no mundo do rock foi a estreia dos Los Hermanos, que encheram o saco com Anna Julia, mas, depois, provaram que eram uma banda de verdade e autônoma. Admiro demais os caras! Além deles, o Capital Inicial, que tinham regressado no ano anterior, mostraram que vieram pra ficar, com a balada "Eu Vou Estar" bombando país afora...

A animação do Skank, a balada do Cidade Negra, a fofurice sacana do Pato Fu e a presença potente de Cássia Eller completam o time do rock brasileiro.

Nos outros estilos, temos, na MPB a estreia de grandes nomes como Lenine (com a apaixonante e verdadeira "Paciência") e Ana Carolina, esta, a partir de hoje, se tornará onipresente nos próximos TopTulhos Do Passado, com toda certeza. Além deles, o Zeca Baleiro nos brinda também com uma balada inesquecível, "Lenha".

Ney Matogrosso chega com uma das melhores músicas de sua carreira, uma emocionante homenagem a Cazuza. E os veteranos Lulu Santos e Djavan fecham a seleção.



Desafiando o mundo do rock nacional, Caetano Veloso é o grande vencedor de 1999, pois seu disco "Prenda Minha" lhe jogou novamente às paradas, sobretudo com esta composição de Peninha (já gravada por Tim Maia e Sandra De Sá), que devolveu ao baiano a "aura popular" que ele manifesta em determinados pontos de sua carreira.

Muitos casais apaixonados de 1999 tiveram suas relações sublinhadas por essa música. E vocês, não? :)


SOZINHO
Caetano Veloso
Composição: Peninha


Às vezes no silêncio da noite
Eu fico imaginando nós dois
Eu fico ali sonhando acordado
Juntando o antes, o agora e o depois

Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Tô me sentindo muito sozinho

Não sou nem quero ser o seu dono
É que um carinho às vezes cai bem
Eu tenho os meus desejos e planos secretos
Só abro pra você, mais ninguém

Por que você me esquece e some?
E se eu me interessar por alguém?
E se ela de repente me ganha?

Quando a gente gosta
É claro que a gente cuida
Fala que me ama
Só que é da boca pra fora

Ou você me engana
Ou não está madura
Onde está você agora?

TH - Um ótimo Agosto, galera!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...