domingo, 12 de julho de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 32!


Eis que aconteceu...

Depois do super sucesso de visualizações que foi o TopTulho Especial Maria Bethânia (edição 30, de 28/06/15), o EnTHulho agora se vê na pele daqueles programas que controlam audiência, num dia em que ela vai vertiginosamente: a edição do domingo passado (nº 31) teve a pior "audiência" até hoje, menos da metade das visualizações das últimas edições...e logo numa que foi tão bacana (que foi 100% reggae: com Elba Ramalho e Skank). Contactando a equipe de marketing do blogue em 3...2...

Falemos da edição de hoje...

Tem muita música boa na parada, sinal de que o ano da MPB tá bem diversificado! Lembro que a parada se molda com base nas músicas mais pedidas das principais mídias especializadas no estilo, vide Billboard Brasil, MPB FM, dentre outras!

Ana Carolina permanece na primeira posição com seu hit "Coração Selvagem". Guentaí que hoje ela está na pauta. Aliás, muitas músicas permaneceram na mesma posição que na semana passada, inclusive o "Top 5" inteiro!

Johnny Hooker faz sua merecida estreia no TopTulho nesta edição, ao lado de Thiago Pethit, na versão de ambos da sensualíssima "Wicked Game", ao passo que Zeca Pagodinho chega pra representar o samba com a música "Ser Humano". Ambas as canções entram no lugar de Mart'nália e Pitty, que nos deixam. As maiores quedas são e Elba Ramalho (10 posições!!!), Zizi Possi e Guilherme Arantes. Já a maior subida fica com a banda Suricato : 8 posições a mais com a ótima "Um Tanto".

Se a audiência caiu porque esse "apresentador" é deveras tagarela, vamos encerrar o papo e ver como ficou a 31ª edição:

1) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (=) (12 Semanas)
2) JORGE VERCILO - Talismã Sem Par (=) (11 Semanas)
3) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (=) (14 Semanas)
4) MARIA RITA - Abismo (=) (11 Semanas)
5) LENINE - Simples Assim (=) (5 Semanas)
6) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (+1) (5 Semanas)
7) SURICATO - Um Tanto (+8) (5 Semanas)
8) SEU JORGE - Motoboy (+2) (5 Semanas)
9) TIÊ - A Noite (La Notte) (=) (5 Semanas)
10) JULIANO HOLANDA - Ouriço (+3) (3 Semanas)
11) MARIA GADÚ - O Bloco (=) (7 Semanas)
12) ANA RATTO & ROBERTA SÁ - Nem Sequer Dormi (=) (5 Semanas)
13) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (+3) (4 Semanas)
14) ZIZI POSSI - Sem Você (-6) (12 Semanas)
15) JAY VAQUER - Loucas Horas (+2) (6 Semanas)
16) ELBA RAMALHO - Árvore (-10) (13 Semanas)
17) JOHNNY HOOKER & THIAGO PETHIT - Wicked Game (ESTREIA)
18) MORAES MOREIRA E DAVI MORAIS - Centro Da Saudade (+2) (2 Semanas)
19) ZECA PAGODINHO - Ser Humano (ESTREIA)
20) GUILHERME ARANTES - Condição Humana (-6) (5 Semanas)

Saíram:

MART'NÁLIA - Pra Que Chorar? (13 Semanas. Maior posição: 02)
PITTY - Serpente (14 Semanas. Maior posição: 01)

O fato da mineira Ana Carolina mudar pouco seu estilo de música é encarado sob dois enfoques: muitos enxergam como uma qualidade - ela não muda, ela é firme com sua marca registrada, que são as canções emocionas cantadas (e gritadas) com vigor não se rendendo a experimentações que a demanda artística musical "exige". Outros pensam exatamente o contrário: que ela não se reinventa, não sai de sua zona de conforto, perdendo, assim, inúmeras oportunidades de crescer como artista. 

De que face da moeda você está? Que Ana você quer? Seja como for, a Ana atual está nos primeiros lugares de inúmeras paradas - inclusive da Rádio MPB FM, com essa emocional canção (Coração Selvagem, sua releitura intensa para a letra de Belchior). No TopTulho, ela comanda nossa compilação pela segunda semana consecutiva. Podemos concluir que a fórmula, então, dá certo? Em time que está ganhando não se mexe?

Conjecturas da MPB. Ajudem-me! ;)


E emocional e imutável Ana Carolina.

CORAÇÃO SELVAGEM
Belchior
Interpretação: Ana Carolina.

Meu bem
Guarde uma frase pra mim
Dentro da sua canção
Esconda um beijo pra mim
Sob as dobras do blusão
Eu quero um gole de cerveja
No seu copo, no seu colo e nesse bar

Meu bem
O meu lugar
É onde você quer que ele seja
Não quero o que a cabeça pensa
Eu quero o que a alma deseja
Arco-íris, anjo rebelde
Eu quero corpo
Tenho pressa de viver

Mas, quando você me amar
Me abrace
E me beije bem devagar
Que é pra eu ter tetempoTempo de me apaixonar
Tempo pra ouvir o radio no carro
Tempo para a turma do outro bairro
Ver e saber que eu te amo

Meu bem
O mundo inteiro
Está naquela estrada ali em frente
Tome um refrigerante
Depois do meu beijo quente
Sim, já é outra viagem
E o meu coração selvagem
Tem essa pressa de viver

Meu bem
Mas, quando a vida nos violentar
Pediremos ao Bom Deus que nos ajude
Falaremos para a vidaVida pisa devagar
Meu coração, cuidado, é frágil
Meu coração é como um vidro
Como um beijo de novela

Meu bemTalvez você possa compreender a minha solidão
O meu som, a minha fúria
E essa pressa de viver
Esse jeito de deixar
Sempre de lado uma certeza
E arriscar tudo de novo com paixão
Andar caminho errado pela simples
Alegria de ser

Vem viver comigo
Vem correr perigo
Vem morrer comigo
Meu bem
Meu bem

Meu bem
Meu bem

Talvez eu morra jovem
Em alguma curva do caminho
Algum punhal de amor traído
Completará o meu destino

Vem viver comigo
Vem correr perigo
Vem morrer comigo
Meu bem
Meu bem
Meu bem
Meu bem


Graaaande Ana...deleitem-se com sua voz de Thor, sem esquecer de que, quando acabar, não deixe de conferir o...



Tenho plena convicção de que fui um jovem de 15 anos atípico, que ficava enfiado no meu walkman, e ligado nas rádios e na MTV. Em 1997, eu era exatamente assim. 

Logo, de tão aficionado que estava pela música, pouco vi o que acontecia nos outros âmbitos, mas nada que uma pesquisa não ajude. ;)

Perdas mundiais valiosíssimas: Lady Diana, Madre Teresa de Calcutá...aqui no Brasil teve Chico Science, João Paulo (o sertanejo - que nem sequer causou a excessiva comoção por Cristiano Araújo).

Na TV teve a estreia do Planeta Xuxa (Globo), do inacreditável programa Fantasia (No SBT...aquele que a Carla Perez disse "i" de "iscola"). As novelas mexicanas estavam em alta na emissora do Tio Silvio..."Marimar" foi o destaque do ano! Ainda no SBT teve "Os Ossos Do Barão". Na Globo, eu destaco três: "Anjo Mau", "A Indomada" e "Por Amor". Mas ainda teve "O Amor Está No Ar" e "Zazá". E ainda teve Malu Mader encarnando uma agente secreta fodona em "A Justiceira".

No mundo do rock internacional, tivemos discos importantes do U2, Rolling Stones, Aerosmith, Oasis...

Por fim, chegamos à música brazuca. Apertem os cintos, pois a nave do TopTulho viaja hoje para...1997!

Há 18 anos...

1) RITA LEE - Obrigado, Não!
2) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Busca Vida
3) TITÃS - Pra Dizer Adeus
4) ZIZI POSSI - Per Amore
5) GABRIEL, O PENSADOR - Festa Da Música
6) CLAUDINHO & BUCHECHA - Conquista
7) CHARLIE BROWN JR. - Proibida Pra Mim (Grazon)
8) DJAVAN - Nem Um Dia
9) CIDADE NEGRA - O Erê 
10) SKANK - É Uma Partida De Futebol
11) VANESSA RANGEL - Palpite
12) DEBORAH BLANDO - Unicamente
13) GAL COSTA E ZECA BALEIRO - Flor Da Pele (Vapor Barato)
14) NETINHO - Milla
15) GILBERTO GIL - Estrela
16) MARIA BETHÂNIA - Onde Estará O Meu Amor?
17) LULU SANTOS - Hiperconectividade
18) ELBA RAMALHO - Ciranda Da Rosa Vermelha
19) FERNANDA ABREU & HERBERT VIANNA - Um Amor, Um Lugar
20) DANIELA MERCURY & SAMUEL ROSA - Minas Com Bahia


MENÇÕES HONROSAS:

BANDA CHEIRO DE AMOR - Abre Coração
BANDA CHEIRO DE AMOR - Vai Sacudir, Vai Abalar
BANDA EVA - Beleza Rara
BANDA EVA - Eva
BANDA EVA - Vem Meu Amor
BELLÔ VELOSO - Canção Sem O Seu Nome
CARLINHOS BROWN - Agua Mineral
CAETANO VELOSO - Lábios Que Beijei
CAETANO VELOSO - Não Enche
CÁSSIA ELLER- Todo Amor Que Houver Nessa Vida
CAZUZA - Vida Fácil (Re-Issue)
CHARLIE BROWN JR. - Gimme O Anel
CHARLIE BROWN JR. - Tudo O Que Ela Gosta De Escutar
CIDADE NEGRA & PATRA - Realidade Virtual
CLAUDINHO & BUCHECHA - Nosso Sonho
CLAUDINHO & BUCHECHA - Quero Te Encontrar
CLAUDINHO & BUCHECHA - Uma Noite E Meia
DANIELA MERCURY - Feijão De Corda
DANIELA MERCURY - Rapunzel
DAÚDE - Pata, Pata
ED MOTTA - Fora Da Lei
É O TCHAN - Ali Babá
FÁBIO JR. - Impossível Acreditar Que Perdi Você
FÁBIO JR. - Só Você
FALCÃO - I Love You Tonight
FÊNIX - Não Identificado
FERNANDA ABREU - Kátia Flávia, A Godiva Do Irajá
FINCABAUTE - Coisa De Maluco
GABRIEL, O PENSADOR - 2345meia78
GABRIEL, O PENSADOR - A Dança Do Desempregado
GAL COSTA - Jovens Tardes De Domingo
GILBERTO GIL - Pela Internet
GUILHERME ARANTES - Meu Mundo E Nada Mais (Re-Issue)
HERBERT VIANNA - Pólvora
JOTA QUEST - Onibusfobia
KID ABELHA - Pintura Íntima (Remix)
LEGIÃO URBANA - A Tempestade
LEGIÃO URBANA - Antes Das Seis
LULU SANTOS - Cadê Você?
MARINA LIMA - Fullgás (Remix)
MILTON GUEDES - Sonhos De Uma Noite De Verão
MILTON NASCIMENTO - Rouxinol
NANA CAYMMI - Mudança Dos Ventos
NETINHO - Fim De Semana
O RAPPA - A Feira
ORLANDO MORAES - Cruzando Raios (Re-Issue)
PAULINHO MOSKA - A Seta E O Alvo
PENINHA - Vou Levando A Vida
QUARTETO EM CY & MP4 - Falando De Amor
RAIMUNDOS - Andar Na Pedra
RITA LEE - Dona Doida
SÉRGIO MENDES - Maracatudo
TITÃS - Nem Cinco Minutos Guardados
TITÃS & MARISA MONTE - Flores
VÂNIA ABREU - Ser Igual É Legal
VERÔNICA SABINO - Às Vezes Nunca
VIRGULÓIDES - Bagulho No Bumba
ZECA BALEIRO - Bandeira


COMENTÁRIOS DE TH: Nossa, montar ESSE TopTulho foi o maior trabalho que eu tive até hoje. Será que vai ser gradativo, a cada edição? Como disse, em 1997 eu estava no auge de meu vício musical, por isso foi extremamente tortuoso selecionar o que entraria e o que não para esta edição..,

Os Paralamas Do Sucesso são sócios de carteirinha do TopTulho Musical, e ficaram na vice-liderança (mais uma vez) hoje. Ainda do rock nacional, o acústico dos Titãs lhe renderam um megahit: "Pra Dizer Adeus", em nossa terceira posição. E tivemos a estreia aqui do Charlie Brown Jr, banda que representaria o rock brasileiro e lançaria várias "crias" ainda no fim dos 90's. 

Outro estreante de peso é Zeca Baleiro, apresentado também num Acústico MTV: da sua madrinha Gal Costa. Ambos aparecem na 13ª posição com a música que ele fez em homenagem a Vapor Barato. E por falar em divas interpretando composições de novatos, quer coisa mais linda para a versão de Maria Bethânia para a deliciosa letra de Chico César, "Onde Estará O Meu Amor"?

O funk dessa vez veio representado pelos novatos Claudinho & Buchecha, já que Fernanda Abreu resolveu se aventurar na belíssima balada com Herbert Vianna, "Um Amor, Um Lugar". 

Já o rap brasileiro homenageou a música tupiniquim na criativa voz letrada de Gabriel, O Pensador. Uma verdadeira "Festa Da Música"

Teve também axé! Banda Eva teve tantos hits que escolher um seria injusto, logo, resolvi deixá-la nas menções honrosas; Netinho ficou em primeiro lugar por inúmeras semanas de 1997 cantando o hit "Milla"; e uma parceria curiosa e deliciosa: Daniela Mercury e Samuel Rosa resolvem se unir pra mostrar o que sai da junção de Minas Com Bahia. :D

Da novela "Por Amor", alguns (grandes) hits: a estreante (e one hit singer) Vanessa Rangel (inhaííí); Djavan com a melancólica e belíssima "Nem Um Dia" (faixa de seu disco "Malásia", lançado no ano anterior) e Zizi Possi alcançando todo o país em italiano, com sua "Per Amore". Inesquecível!

Ixe, teve muito mais: Elba Ramalho (depois de vários anos sumida do TopTulho Do Passado); Gilberto Gil (numa balada bem romântica); Lulu Santos trazendo seu ar de modernidade; a internacional Deborah Blando cada vez mais brasileira e o Cidade Negra numa música mítica!


A 24 horas do dia do Rock, tenho o prazer de apresentar essa primeira posição de 1997: colocando dedo na ferida, traçando uma visão verdadeira, objetiva e sarcástica acerca de vários temas-tabus, e expondo no horário nobre global (no Fantástico) um clipe que começava com dois homens (militares) se beijando, Rita Lee, a rainha do estilo, mostra um vigor invejável de roqueira e se torna o destaque-mor do ano. 

Saudades de quando ESSE estilo figurava nas paradas musicais. Hoje em dia, quem viu?

Faixa do ótimo "Santa Rita De Sampa" (1997).


OBRIGADO, NÃO
Rita Lee


Quanto mais proibido
Mais faz sentido a contravenção
Legalize o que não é crime
Recrimine a falta de educação

Gravidez versus aborto
Quem quer nascer no mar morto?
Quem quer morrer antes da concepção?
Obrigado não
Obrigado não
Obrigado não
Obrigado não...

Separe o joio do trigo
O Maquiavel do seu amigo
Casamento gay além de opção
É controle de população

Foi-se a ditadura militar
Foice e martelo não vão mais vingar
Servir exército só se for da salvação
Obrigado não
Obrigado não
Obrigado não
Obrigado não...

Chuchururu

Diga não às drogas
- Mas seja educado, diga não obrigado
- Por que whisky sim? Por que Cannabis não?
- Cuidado com polícia
Cuidado com ladrão
Não seja condenado a votar em canastrão...

OBRIGADO, NÃO!


TH - Yeah!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...