domingo, 28 de junho de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 30 ! (Especial MARIA BETHÂNIA)


Depois do TopTulho Musical especial Zizi Possi (há um mês), bati o martelo: todo último TopTulho do mês será dedicado a uma seleção de determinado artista, eleita pelos fãs via Facebook. E decidi fazer nesse Junho/2015 uma especial sobre a Abelha-Rainha da MPB: Maria Bethânia, que fez cinquenta anos de carreira, e segue como uma das melhores cantoras e intérpretes musicais do mundo até hoje!

Abaixo, um trecho de um texto que fiz sobre em Junho de  2010, aqui pro EnTHulho:

"Uma perfeita divindade, daquelas que conseguem transformar em ouro tudo aquilo o que tocam (no caso, interpretam), Bethânia encontra-se, hoje, num patamar que provavelmente nenhum artista brasileiro conseguirá alcançar. Insuperável até a si própria. Sua voz impecável (imutável até quando canta deitada no chão do palco) e a capacidade de transmitir qualquer tipo de emoção tornam-lhe justo o título de maior cantora brasileira. Recorde de vendagens? De canções em novelas? Referência para tantos? Vencedora de tantos festivais de música? Ícone musical num país com tantos artistas de talento? Ela não precisava de nenhum rótulo...Aliás, não precisa de mais nada! Apenas cantar, e ser ouvida. Emocionar e nos embalar junto.

Protagonista-homenageada do último Prêmio Da Música Brasileira, ocorrido este mês, ela esbanjou sua grandeza e provou que ainda é digna da majestade musical que ostenta!

Abaixo, então, o resultado da votação que promovi na página do EnTHulho Musical do Facebook, com meus mais sinceros agradecimentos pelas inúmeras participações dos meus amigos! O critério de desempate utilizado foi o cronológico.

1) RECONVEXO ("Memória Da Pele", de 1989)
2) BRINCAR DE VIVER (Especial "Plunct Plact Zum", de 1983)
3) FERA FERIDA ("As Canções Que Você Fez Pra Mim", de 1993)
4) OLHOS NOS OLHOS ("Pássaro Proibido", de 1976)
5) CHEIRO DE AMOR ("Mel", 1979)
6) AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM ("As Canções Que Você Fez Pra Mim", 1993)
7) MISSA AGRÁRIA: CARCARÁ ("Maria Bethânia", de 1965)
8) ONDE ESTARÁ O MEU AMOR? ("Ambar", de 1996)
9) ELA E EU ("Mel", de 1979)
10) PRA EU PARAR DE ME DOER ("A Beira E O Mar", de 1984)
11) BALADA DE GISBERTA ("Amor, Festa e Devoção", de 2011)
12) FÉ CEGA, FACA AMOLADA ("Doces Bárbaros", 1976)
13) EXPLODE CORAÇÃO ("Álibi", de 1978)
14) VOCÊ ("As Canções Que Você Fez Pra Mim", de 1993)
15) RONDA ("Álibi", de 1978)
16) MENSAGEM: CARTAS DE AMOR ("Brasileirinho", de 2004)
17) TÁ COMBINADO ("Maria", de 1988)
18) EU QUE NÃO SEI NADA DO MAR (Com ANA CAROLINA) ("Pirata", de 2006)
19) ESOTÉRICO ("Doces Bárbaros" de 1976)
20) MEL ("Mel", de 1979)

Também foram votadas:

SEGUINDO EM FRENTE
EU TE DESEJO AMOR
GITA
O LADO QUENTE DO SER
SAUDADE
SEI DE COR
ESTRELA MIÚDA
MEL
A CASA É SUA
DRAMA
TEREZINHA
CASABLANCA
FESTA
SUSSUARANA
SEU JEITO DE AMAR
MARICOTINHA
CANTADA (DEPOIS DE TER VOCÊ)
A VOZ DE UMA PESSOA VITORIOSA
ILUMINADA
EU NÃO EXISTO SEM VOCÊ
MÃE MENININHA DE GANTOIS
CORAÇÃO ATEU
SEM FANTASIA
ORAÇÃO DO TEMPO
FALA BAIXINHO
CANTO DE OXUM
NEGUE
A MAIS BONITA
ESTRELA
AS AYABÁ
FOGUETE
UM ÍNDIO
FUI FEITA NA BAHIA
VERDADES E MENTIRAS




Eu apostava em "Brincar De Viver" ou "Fera Ferida", mas surpreendentemente (e positivamente) veio a poesia de Caetano Veloso, que mais traduz o universo baiano e mistico de Maria Bethânia, a mais votada desse TopTulho Musical especial dedicado à cantora. 

E que rezemos todos a novena de Dona Canô, a entidade que nos deu a entidade!

RECONVEXO
Caetano Veloso
Maria Bethânia

Eu sou a chuva que lança a areia do Saara
Sobre os automóveis de Roma
Eu sou a sereia que dança, a destemida Iara
Água e folha da Amazônia

Eu sou a sombra da voz da matriarca da Roma Negra
Você não me pega, você nem chega a me ver
Meu som te cega, careta, quem é você?
Que não sentiu o suingue de Henri Salvador
Que não seguiu o Olodum balançando o Pelô
E que não riu com a risada de Andy Warhol
Que não, que não, e nem disse que não

Eu sou o preto norte-americano forte
Com um brinco de ouro na orelha
Eu sou a flor da primeira música a mais velha
Mais nova espada e seu corte

Eu sou o cheiro dos livros desesperados, sou Gitá gogoya
Seu olho me olha, mas não me pode alcançar
Não tenho escolha, careta, vou descartar
Quem não rezou a novena de Dona Canô
Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor
Quem não amou a elegância sutil de Bobô
Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo



Mas ainda não acabou não...tem mais Bethânia, pois já vai começar o...


Hoje não poderia deixar de ter a nossa parada normal, e, pegando carona na homenageada do dia, teremos mais Maria Bethânia, pois é ela quem está na liderança da TopTulho há cinco semanas!!

A música é "Eu Te Desejo Amor", e está na trilha da novela "Babilônia", como tema do casal interpretado por Fernanda Montenegro e Nathália Thimberg na trama. Vamos ver a parada completa e, depois, vocês conferem essa melancólica e bela canção!

1) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (=) (12 Semanas)
2) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (+2) (10 Semanas)
3) JORGE VERCILO - Talismã Sem Par (+3) (9 Semanas)
4) ZIZI POSSI - Sem Você (-1) (10 Semanas)
5) MARIA RITA - Abismo (=) (9 Semanas)
6) ELBA RAMALHO - Árvore (+1) (11 Semanas)
7) LENINE - Simples Assim (+4) (3 Semanas)
8) GAL COSTA - Quando Você Olha Pra Ela (+2) (3 Semanas)
9) MART'NÁLIA - Pra Que Chorar? (-7) (12 Semanas)
10) SEU JORGE - Motoboy (+2) (3 Semanas)
11) MARIA GADÚ - O Bloco (-2) (5 Semanas)
12) TIÊ - A Noite (La Notte) (+3) (3 Semanas)
13) GUILHERME ARANTES - Condição Humana (=) (3 Semanas)
14) PITTY - Serpente (-6) (13 Semanas)
15) ANA RATTO & ROBERTA SÁ - Nem Sequer Dormi (+1) (3 Semanas)
16) SURICATO - Um Tanto (+2) (3 Semanas)
17) LUIZA POSSI - Pra Te Lembrar (+2) (2 Semanas)
18) JULIANO HOLANDA - Ouriço (ESTREIA)
19) ZECA BALEIRO - Garoto De Aluguel (Táxi Boy) (-5) (7 Semanas)
20) JAY VAQUER - Loucas Horas (RETORNA) (4 Semanas)

Saíram:

TIAGO IORC - Dia Especial (13 Semanas. Maior posição: 8)
GAL COSTA - Ilusão À Toa (7 Semanas. Maior posição: 10)


EU TE DESEJO AMOR
Charles Trenet. Versão: Nelson Motta


Eu te amei como um filho
Mas o amor também envelhece, embora não devesse
É hora de dizer adeus
Mas antes de partir eu quero desejar a você

Um novo amor no coração
Um céu azul, uma canção e mais que um beijo
Eu te desejo: um novo amor
Que te alegre e faça rir
Que faça teu corpo sentir frio e calor, prazer e dor
Mais do que eu

Meu coração já aceitou que o nosso tempo já passou
Que para nós não há depois e nem talvez

Eu te desejo: amor sem fim
Que desejei só para mim
Adeus amor, bem vindo amor
Vamos seguir?

Meu coração já aceitou que o nosso já passou
E para nós não há depois e nem talvez

Eu te desejo: amor sem fim
Que desejei só para mim
Adeus amor, bem vindo amor
Vamos seguir



TH - Saravá!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...