domingo, 7 de junho de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 27 !



Começando mais um TopTulho, o primeiro do mês de Junho! Você já sabe: aqui cê encontra o compêndio com o que está acontecendo no mundo da MPB contemporâneo, com sucessos das principais mídias especializadas!

Hoje a seção está sem novidades. Não houve nenhuma estreia, e o "podium" manteve-se intacto em relação à semana passada. Porém houve muita movimentação nas demais posições, com músicas caindo bastante, e subindo também. 

A rainha Maria Bethânia - que, aliás, será a grande homenageada do Prêmio da Música Brasileira deste ano, pelo cinquentenário de sua carreira, permanece na primeira posição, seguida de Pitty e Mart'nália. Capital Inicial, Jota Quest, Thiago Pethit, Lenine e Vanessa da Mata tiveram quedas feíssimas, ao passo que Elba Ramalho, Maria Gadú, Maria Rita e Zeca Baleiro foram os que mais subiram. Vamos conferir?

1) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (=) (9 Semanas)
2) PITTY - Serpente (=) (10 Semanas)
3) MART'NÁLIA - Pra Que Chorar? (=) (9 Semanas)
4) ZIZI POSSI - Sem Você (+1) (7 Semanas)
5) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (-1) (7 Semanas)
6) MARIA RITA - Abismo (+4) (6 Semanas)
7) JORGE VERCILO - Talismã Sem Par (=) (6 Semanas)
8) TIAGO IORC - Dia Especial (+1) (11 Semanas)
9) ELBA RAMALHO - Árvore (+5) (8 Semanas)
10) GAL COSTA - Ilusão À Toa (+3) (5 Semanas)
11) ZECA BALEIRO - Garoto de Aluguel (Taxi Boy) (+5) (4 Semanas)
12) MARIA GADÚ - O Bloco (+5) (2 Semanas)
13) CAPITAL INICIAL - Coração Vazio (-7) (10 Semanas)
14) JOTA QUEST - Entre Sem Bater (-6) (10 Semanas)
15) MILLANE HORA - O Braço Do Sofá (+3) (9 Semanas)
16) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando, Tenho Você (-5) (14 Semanas)
17) NANA CAYMMI - Não Diga Não (+1) (2 Semanas)
18) JAY VAQUER - Loucas Horas (+2) (3 Semanas)
19) THIAGO PETHIT - Honey Bi (-7) (11 Semanas)
20) LENINE - Fé Cega, Faca Amolada (-5) (4 Semanas)

* Não saiu nenhuma música nesta edição. 

Ele está fazendo um sucesso imenso, tanto para fãs de MPB quanto para o indie/folk brasileiro, e já está há 11 semanas aqui no TopTulho. O EnTHulho nunca falou dele...vamos corrigir?

Refiro-me ao meu outro xará, Tiago Iorc. Esse brasiliense de 30 anos começou compondo e interpretando exclusivamente em inglês, porém, desde "Sorte", releitura sua do ano passadi pra célebre canção de Caetano e Gal, que sua sorte virou, e tem sido cada vez mais requisitado (por mídia e público) para soltar a voz no idioma pátrio. 

Ele está arrebentando na abertura da novela "Sete Vidas", com sua versão de "What A Wonderful World", mas aqui, o hit é outro, pois se trata este de um "dia especial". ;)


Mais um xará talentoso aqui no EnTHulho Musical! :)


DIA ESPECIAL
Tiago Iorc


Se alguém já lhe deu a mão
E não pediu mais nada em troca
Pense bem, pois é um dia especial
Eu sei que não é sempre que a gente encontra
Alguém que faça bem e nos leve deste temporal

O amor é maior que tudo
Do que todos, até a dor se vai
Quando o olhar é natural

Sonhei que as pessoas eram boas
Em um mundo de amor
E acordei nesse mundo marginal

Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar que me acalma
Me traz força pra encarar tudo
Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar que me acalma
Me traz força pra encarar tudo

O amor é maior que tudo
Do que todos, até a dor se vai
Quando o olhar é natural

Sonhei que as pessoas eram boas
Em um mundo de amor
E acordei na terceira guerra mundial

Mas te vejo e sinto
O brilho desse olhar que me acalma
Me traz força pra encarar tudo



Música fofa, não? Mas não vamos ficar apenas por aqui...tá na hora de começar o...


Tavam com saudade do TopTulho Do Passado? Pois ele retornou hoje!

1993...eu estava na 5ª série. Foi o ano do "plebiscito" (21/04) para decidir qual o sistema político que vigoraria no Brasil. Lembro do medo que eu tinha da Monarquia vencer, não sei o porque...

Também foi o início do governo de Itamar Franco. 

Musicalmente, Laura Pausini e Cranberries foram os "debuts" internacionais mais relevantes. 

Na TV, as novelas "Mulheres de Areia", "Renascer", "Fera Ferida", "Sonho Meu", dentre outras, foram os maiores destaques. 

Perdíamos Jessé, cantor da melancolia e da solidão...

Bom, chega de papo: vamos viajar para vermos o que era a música nacional em....1993!

Há 22 anos...


1) ADRIANA CALCANHOTTO - Mentiras
2) MARIA BETHÂNIA - Fera Ferida
3) GILBERTO GIL - Parabolicamará
4) LEGIÃO URBANA - Perfeição
5) MARINA LIMA - Pessoa
6) GABRIEL, O PENSADOR - Retrato De Um Playboy (Juventude Perdida)
7) RITA LEE - Todas As Mulheres Do Mundo
8) TIM MAIA - Essa Tal Felicidade
9) DANIELA MERCURY E HERBERT VIANNA - Só Pra Te Mostrar
10) GAL COSTA - Caminhos Cruzados
11) SKANK - O Homem Que Sabia Demais
12) TIGRES DE BENGALA - Elefante Branco
13) PEPEU GOMES - Sexy Iemanjá
14) ALCEU VALENÇA - Sete Desejos
15) KID ABELHA - Deus (Apareça Na Televisão)
16) CAETANO VELOSO E GILBERTO GIL - Haiti
17) PAULO RICARDO & RPM - Gênese
18) DJAVAN - Linha Do Equador
19) DEBORAH BLANDO - A Maçã
20) IVAN LINS - Ai Ai Ai Ai

Menções Honrosas

BANDA BEIJO - A Vida É Festa
BIAFRA - Fantasia Real
CAETANO VELOSO - Lindeza
ELBA RAMALHO - Eu Quero Meu Amor
FÁBIO JR. - Ai Que Saudade D' Ocê
FALCÃO - I'm Not Dog No
GUILHERME ARANTES - O Lado Prático Do Amor
IVAN LINS E SÉRGIO MENDES - Confins
IVAN LINS - Vieste (Re-Issue)
JOÃO BOSCO - Memória de Pele
JOSÉ AUGUSTO E XUXA - Sonho Meu (!)
LEGIÃO URBANA - Giz
LULU SANTOS - Submundo Vaticano
MARIA BETHÂNIA - As Canções Que Você Fez Pra Mim
NANA CAYMMI - Dois Corações
NETINHO - Capricho Dos Deuses
NETINHO - Menina
NEY MATOGROSSO - Cheiro De Saudade
ORLANDO MORAES - Figura
OS FANTASMAS - Ovelha Negra
QUINTETO VIOLADO - Palavra Acesa
RAUL SEIXAS - Gita (Re-Issue)
RÚTILA MÁQUINA - Magnificat
SÉRGIO MENDES - Lua Soberana
SIMONE - Desafios
SKANK - Gentil Loucura
SKANK - In(dig)ação
TIGRES DE BENGALA - Agora Ou Jamais
TIMBALADA - Beija-Flor
ZIZI POSSI - Não Tem Solução

COMENTÁRIOS DE TH: Muitas músicas lindas debutaram em 1993. Muitas delas tiveram que ficar nas "menções honrosas", mas a parada ficou bacaninha sim. 

O lançamento do ano foi o disco "As Canções Que Você Fez Para Mim", no qual Maria Bethânia revisita Roberto Carlos, com a elegância que lhe é característica. Dela temos o segundo lugar, tema de abertura da novela "Fera Ferida". 

Tão classuda quanto foi Gal Costa, com sua versão de "Caminhos Cruzados", de Tom Jobim, que foi tema da novela "Mulheres de Areia", versão de 1993. 

Rita Lee homenageava todas as mulheres com mais um clássico seu. Marina Lima com a balada "Pessoa" e a internacional Deborah Blando (cantando um hit do Raul Seixas) completam o time da mulherada. 

O nordeste vem representado por Pepeu Gomes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Alceu Valença e Djavan. Já o rock nacional, além dos clássicos Kid Abelha, RPM e Legião Urbana, já dava chance ao surgimento de outros nomes como Skank e Tigres de Bengala. 

Tim Maia com seu romantismo, Herbert Vianna e Daniela Mercury com uma bela balada e o rap de Gabriel Pensador completam a seleção. 


É do disco "Senhas", lançado no ano anterior (1992), que vem o primeiro lugar de 1993. E que consagra Adriana Calcanhotto como o "Caetano de Saias" da música brasileira. 

A bela canção, suave e contundente ao mesmo tempo, foi tema da novela "Renascer", especificadamente de Mariana, a controversa personagem de Adriana Esteves, que estava dividida entre Painho Inocêncio (Antônio Fagundes) e João Pedro (Marcos Palmeira). Vamos, assim, relembrá-la agora no TopTulho!

MENTIRAS
Adriana Calcanhotto

Nada ficou no lugar
Eu quero quebrar essas xícaras
Eu vou enganar o Diabo
Eu quero acordar sua família
Eu vou escrever no seu muro
E violentar o seu rosto
Eu quero roubar no seu jogo
Eu já arranhei os seus discos

Que é pra ver se você volta
Que é pra ver se você vem
Que é pra ver se você olha pra mim

Nada ficou no lugar
Eu quero entregar suas mentiras
Eu vou invadir sua aula
Queria falar sua língua
Eu vou publicar seus segredos
Eu vou mergulhar sua guia
Eu vou derramar nos seus planos
O resto da minha alegria

Que é pra ver se você volta
Que é pra ver se você vem
Que é pra ver se você olha pra mim 

TH - Ótimo domingo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...