domingo, 19 de abril de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 20



Chegamos à vigésima edição do TopTulho, a seção que mais uma vez bateu recordes de visualizações! Deixo aqui novamente meu agradecimento!

Hoje, dia 19 de Abril, é dia do Índio, a quem devemos demais, desde o império, até hoje. Sim, ainda existem os índios e eles estão sofrendo demais com as questões de demarcações de suas terras, que encontram óbice com os gananciosos de plantão e ruralistas. Mas isso aqui é um blogue de música...

O TopTulho é constituído das paradas musicas das mídias especializadas em Mpb e rock brasileiro, mas você também pode votar! Seja nos comentários, seja no Feicebuque. Sim, há um grupo do EnTHulho Musical no Face, dá uma chegadinha lá! :)

Quem assume a liderança da parada dessa vez é a vampira Paula Toller, que chega ao 1º lugar com "Transbordada", música-título de seu último álbum, desbancando, assim Marjorie Estiano. A maior queda fica por conta da parceria de Fernanda Takai e Samuel Rosa: desceram 6 posições!! Maria Rita e Casuarina também caíram bastante: 5 degraus a menos, cada um. 

Ao contrário das semanas anteriores, nesta só temos uma estreia, mas também É A ESTREIA! Elba Ramalho nos dá a honra de sua presença, ressurgindo num estilo completamente diferente do habitual: um reggae que regravou do grande Edson Gomes! Oswaldo Montenegro cedeu seu lugar para a nordestina, saindo da parada com "A Porta Da Alegria" (só ficou uma semana!). 

O vigésimo TopTulho ficou assim:

1) PAULA TOLLER - Transbordada (+1) (9 Semanas)
2) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (-1) (8 Semanas)
3) ALICE CAYMMI - Como Vês (=) (10 Semanas)
4) SKANK - Esquecimento (=) (13 Semanas)
5) LULU SANTOS - Luís Maurício (+1) (9 Semanas)
6) MART'NÁLIA E PEDRO LUÍS - Tem Juízo, Mas Não Usa (+1) (7 Semanas)
7) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando, Tenho Você (+3) (7 Semanas)

8) JOTA QUEST - Dentro De Um Abraço (=) (14 Semanas)
9) THIAGO PETHIT - Honey Bi (=) (4 Semanas)
10) PITTY - Serpente (+1) (3 Semanas)
11) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (-6) (11 Semanas)
12) TIAGO IORC - Dia Especial (=) (4 Semanas)
13) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (+3) (2 Semanas)
14) CAPITAL INICIAL - Coração Vazio (+1) (3 Semanas)
15) JOTA QUEST - Entre Sem Bater (+1) (3 Semanas)

16) ELBA RAMALHO - Árvore (ESTREIA)
17) MART'NÁLIA - Pra Que Chorar? (+3) (2 Semanas)
18) MARIA RITA - É Alma, É Corpo, É Religião (-5) (6 Semanas)
19) CASUARINA - A Vizinha Do Lado (-5) (12 Semanas)
20) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê (-2) (20 Semanas)


Saiu:

OSWALDO MONTENEGRO - A Porta Da Alegria (1 Semana. Maior posição: 19)


Ele foi se chegando de mansinho...subindo uma posição aqui, caindo outra acolá...e hoje conseguiu finalmente alcançar o Top 5, aparecendo na 5ª posição. 

Nos anos 80, essa dificuldade de "arrancar" nas paradas seria impensável para Lulu Santos, é só conferir nos TopTulhos Do Passado anteriores: o rei do pop sempre mandava bem e contabilizou inúmeros hits, talvez o maior hittmaker do cenário brasileiro. 

"Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia..."

O lance é que ele está nas paradas, com uma música alter-ego. Prova que ainda é bem mais do que mero jurado impiedoso do "The Voice Brasil", né?



Hoje tem Lulu, tentando ainda reinar o Pop Brasileiro!


LUÍS MAURÍCIO
Lulu Santos

Não entendo de política
Não tive educação
O que não quer dizer que vá confundir, fato com boato

Já vivi de aparência
Transitei na ilusão
Mas agora ando bem melhor
E muito menos drama

Porque o coração
Trabalha como uma bússola
E errar o rumo também faz parte

Não me ligo em filosofia
Não me dá tesão
O que não segue que vá menosprezar
O saber e a razão

Não sou bom em matemática
Nem com a bola no chão
Mas uma coisa eu sei que posso fazer, que é levar um som

Porque o coração
Trabalha como uma bússola
E errar o rumo também faz parte

Equinócio e solstício
Leste, oeste, norte ou sul
Eu me chamo Luiz Maurício
Mais conhecido como Lulu

Porque o coração
Trabalha como uma bússola
E errar o rumo também faz parte

Equinócio e solstício
Leste, oeste, norte ou sul
Eu me chamo Luiz Maurício
Mais conhecido como Lulu

Eu disse muito menos drama!





Já se deleitou com o hit do Lulu? Mas não sai daí não...agora a gente começa o...


O TopTulho Musical Do Passado viaja hoje para 1987...valeria a pena voltar?

Era o ano do Plano Bresser, lançado pelo Ministro da Fazenda José Sarney, numa tentativa de conter a inflação brasileira. E vocês reclamando de hoje, hein?

Na televisão, as novelas Brega e Chique, Mandala, Direito De Amar, Bambolê, Sassaricando e O Outro fizeram bastante sucesso. A Mara Maravilha despontava no SBT para tentar conter o fenômeno Xuxa na Globo...

Na música, muitos sucessos, destaque para a pluralidade de ritmos, bem como a quantidade enorme de sucessos super populares convivendo harmonicamente com músicas mais, digamos, refinadas, como você conferirá agora.

Apertem os cintos, pois a nave do TopTulho viaja agora para...1987!

Há 28 anos...

1) GUILHERME ARANTES - Um Dia, Um Adeus
2) RITA LEE E ROBERTO DE CARVALHO - Bwana
3) MARIA BETHÂNIA - Gostoso Demais
4) MARINA - Virgem
5) ROSANA - O Amor E O Poder
6) SANDRA DE SÁ - Retratos e Canções
7) ULTRAJE A RIGOR - Pelado
8) ROUPA NOVA - Volta Pra Mim
9) CAZUZA - O Nosso Amor A Gente Inventa
10) NEY MATOGROSSO - O Mundo É Um Moinho
11) LEGIÃO URBANA - Quase Sem Querer
12) RAUL SEIXAS - Cowboy Fora Da Lei
13) DULCE QUENTAL - Caleidoscópio
14) OS PARALAMAS DO SUCESSO - A Novidade
15) JOANNA - Amanhã, Talvez
16) ZIZI POSSI - A Paz
17) FAUSTO FAWCETT E OS ROBÊS EFÊMEROS - Kátia Flávia
18) BANDA REFLEXU'S - Madagascar Olodum
19) REGINALDO ROSSI - Garçom
20) DOMINÓ - Manequim


COMENTÁRIOS DE TH: Quando eu disse "pluralidade de ritmos", não estava brincando, hein? Diferente das últimas edições do TopTulho Do Passado, onde o rock nacional estava reinando, nessa temos alternância para estilos como "brega", "romântico", "axé", "reggae", "pop de Boy Band" e outros. E nesta edição também podemos ver que há uma abertura maior para músicas mais populares, como "O Amor e O Poder", da Rosana, que é um hit clássico e obrigatório para qualquer trash 80's que se preze...

Sandra De Sá também mostra sua faceta mais popular, reflexo da Sullivarização de sua música, que lhe rendeu muito $$$$$ e o passaporte para o estrelato. De tantos hits seus de 87, escolhi "Retratos e Canções" para lhe representar. Aliás, sullivanizada também aparece Joanna, com aquele sucesso do radinho da sua secretária do lar: "só mais uma vez, amanhã talvez". 

Seguindo a mesma linha de "sentir a dor sem medo de ser cafona", temos o Roupa Nova, com mais um de seus megassucessos radiofônicos "Volta Pra Mim". Eu os classificaria como a "boy band" brasileira com talento. E por falar em boy band...

...o que é "Manequim", do Dominó, hein? Até hoje eu sinto vergonha dessa música...mas, eles tem uma relevância ímpar na década de 80, e mereceram aparecer sim!

Passando dessas músicas de "brega não declarado", vamos para o super declarado defensor do estilo Reginaldo Rossi, que lançou nesse ano a música que marcaria sua carreira para sempre: "Garçom". Mestre!

E teve rock nacional: Os Paralamas Do Sucesso vinham com "novidade" em seu repertório: um reggae-rock delicioso; É do Herbert Vianna também a letra de "Caleidoscópio", da Dulce Quental (lembra dela? Ex-Sempre Livre), e a moça ainda ganhou a produção de seu disco por ele; Kátia Flávia, a Godiva do Irajá, para você que pensava que era bagunça da Fernanda Abreu, saiba que foi um grande hit de Fausto Fawcett deste ano; Legião Urbana e Cazuza, daí pra frente, serão onipresentes nos futuros anos; Teve Raul Seixas ainda, com um de seus últimos sucessos; Teve Marina, que finalmente conseguia posições mais assobiáveis nas paradas com a linda "Virgem", do ótimo disco de mesmo nome; e o hit-mor do Ultraje a Rigor (abertura da novela "Brega e Chique, aquela da bunda do Vinicius Manne) completa a seleção.

Ney Matogrosso dá um toque de classe à seleção, cantando "O Mundo É Um Moinho", de Cartola, numa interpretação perfeita!

E as cantoras classudas, claro que não deixariam de aparecer: Zizi Possi vinha de 1986 (que foi o ano internacional da paz), enviando mensagens pacíficas também em 1987, com "A Paz", sucesso que atravessou o ano; Maria Bethânia traz sua releitura para "Gostoso Demais", que ficou divina em sua voz, "imponente suave"; Por fim, Rita Lee reaparece com o sucesso "Bwana", mais um pra sua farta coleção, garantindo o segundo lugar!

(Menção honrosa para o axé cult da Banda Reflexu's, trazendo importantes mensagens históricas. E teve a Sarajane, que não entrou na seleção, mas fez o mundo abrir a roda do axé, consolidando o ritmo em definitivo!)


O primeiro lugar foi merecidamente para Guilherme Arantes, e seu sucesso melancólico "Um Dia, Um Adeus", que, além de ter sido tema de novela, afogou as mágoas de tantos relacionamentos desfeitos em 1987. Hino da dor de cotovelo!

Aliás, há exatos 4 anos, o EnTHulho Musical dedicou o mês inteiro de Abril de 2011 a vasculhar a vida e a obra do Guilherme. Que tal dar uma conferida o histórico do blogue?


UM DIA, UM ADEUS
Guilherme Arantes

Só você pra dar a minha vida direção
O tom, a cor, me fez voltar a ver
A luz, estrela do deserto a me guiar
Farol no mar, da incerteza

Um dia um adeus, eu indo embora, quanta loucura
Por tão pouca aventura
Agora entendo, que andei perdido
O que que eu faço, pra você me perdoar

Ah que bom seria se eu pudesse te abraçar
Beijar, sentir como a primeira vez
Te dar o carinho que você merece ter
Eu sei te amar, como ninguém mais
Ninguém mais, como ninguém jamais te amou
Ninguém jamais te amou
Te amou, ninguem mais
Como ninguém jamais te amou, ninguém jamais
Te amou

Como eu


TH - Bom Domingo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...