sábado, 25 de abril de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 21



Bom dia eme-pê-bistas!

Mais um TopTulho, este, excepcionalmente chegando num sábado, por motivos de indisponibilidade minha amanhã! 

Para as músicas (e eventuais posições das mesmas), utilizamos como base as paradas da Billboard Brasileira, Rádio MPB FM e demais mídias musicais especializadas em MPB, além de votos dos amantes da música brazuca. Por exemplo, Zizi Possi entrou hoje pois foi votada em nossa página do Facebook. Você pode fazer o mesmo!

Antes de mais nada, esta 21ª edição do TopTulho marca a saída de uma música que estava conosco desde o início da sessão: "Ai Que Saudade D' Ocê", com o Zeca Baleiro, era a única canção que esteve presente em todas as edições, mas hoje não aguentou e saiu. Já estão com saudade? :D

Além do Zeca, o Casuarina e a Maria Rita também nos deixaram. No lugar dos três, estreiam a já mencionada Zizi Possi ("Sem Você", sua versão para "Busy Man", do Carlinhos Brown com Marisa Monte), a novata Greice Ive (e sua versão para "Eu Queria Ter Uma Bomba", do nosso eterno Cazuza) e a poderosa Ana Carolina, entrando direto na 15ª posição com "Coração Selvagem"

Temos uma edição bem atípica, repleta de "quedas astronômicas". Por exemplo, o Lulu Santos despencou 14 posições! Skank caiu 10, Jota Quest ("Dentro De Um Abraço") tombou 8 e Fernanda Takai com Samuel Rosa tiveram um déficit de 9 posições. Que tenso!!!

O contrário também rolou: Thiago Pethit subiu 6 posições e levou a medalha de bronze; Maria Bethânia e Jota Quest (com "Entre Sem Bater") subiram 5 postos, cada. E Paula Toller segue folgada em primeiro lugar, pela segunda semana consecutiva!

Assim, eis a 21ª edição do TopTulho, na íntegra!

1) PAULA TOLLER - Transbordada (=) (10 Semanas)
2) MARJORIE ESTIANO E GILBERTO GIL - Luz Do Sol (=) (9 Semanas)
3) THIAGO PETHIT - Honey Bi (+6) (5 Semanas)
4) VANESSA DA MATA - Por Onde Ando, Tenho Você (+3) (8 Semanas)

5) ALICE CAYMMI - Como Vês (-2) (11 Semanas)
6) MART'NÁLIA E PEDRO LUÍS - Tem Juízo, Mas Não Usa (=) (8 Semanas)
7) PITTY - Serpente (+3) (4 Semanas)
8) MARIA BETHÂNIA - Eu Te Desejo Amor (+5) (3 Semanas)
9) TIAGO IORC - Dia Especial (+3) (5 Semanas)
10) JOTA QUEST - Entre Sem Bater (+5) (4 Semanas)
11) CAPITAL INICIAL - Coração Vazio (+3) (4 Semanas)
12) ELBA RAMALHO - Árvore (+4) (2 Semanas)
13) MART'NÁLIA - Pra Que Chorar? (+4) (3 Semanas)

14) SKANK - Esquecimento (-10) (14 Semanas)
15) ANA CAROLINA - Coração Selvagem (ESTREIA)
16) JOTA QUEST - Dentro De Um Abraço (-8) (15 Semanas)
17) GREICE IVE - Eu Queria Ter Uma Bomba (ESTREIA)
18) ZIZI POSSI - Sem Você (ESTREIA)

19) LULU SANTOS - Luís Maurício (-14) (10 Semanas)
20) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (-9) (12 Semanas)


Saíram:

MARIA RITA - É Alma, É Corpo, É Religião (6 Semanas. Maior posição: 12)
CASUARINA - A Vizinha Do Lado (12 Semanas. Maior posição: 2)

ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê (20 Semanas. Maior posição: 1)


E o "ano Mart'nália" continua com tudo. Depois de passar um tempão na parada com "Peço A Deus" (chegando, inclusive, à primeira posição), a filha de Martinho da Vila tem a proeza de estar com duas músicas na parada: "Pra Que Chorar", tema de abertura da novela "Babilônia", e essa deliciosa parceria dela com Pedro Luís, de autoria de Lula Queiroga, e que já esteve presente no disco "Ponto Enredo" (2009) do Pedro, e que contou com a participação da sambista ao vivo ano passado. 

Não tem um pingo de juízo, essa menina. E a gente a adora! :D


Parceria que deu samba!


TEM JUÍZO, MAS NÃO USA
Pedro Luis e Mart'nália

Pode aproximar
Pode reagir
Pode admitir
Ou nem perceber

Quando ela chegar
Vai doer no olhar
Vai modificar
A luz dessa noite

Se eu olho pro sol
É pra cegar o juízo
Também não tem como fechar o olho pra você
Freiou a madrugada
É só um pouco disso tudo que eu preciso

Se eu olho para o sol
É pra cegar o juízo
Enquanto o gelo derrete a água tá subindo
O chão sacudindo
A gente tem juízo mas não usa

Não tem como evitar
Nem pronde correr
Pode recuar
Ou entrar no clima

Quando ela chegar
Vai te convencer
Que é melhor ficar
Aqui essa noite

Fica no mínimo
No máximo uma noite







Sambinha de primeira, hein? Termine de ouvir, mas não se esqueça de que agora vai começar o...


Chegamos ao ano de 1988, de suma importância para o nosso país, e já lhes digo o porque: nossa Constituição Federal atual fora promulgada neste ano! Dados todos os descontos, se ela fosse levada à risca com efetividade, este seria um país melhor! 

Apesar de ter sido um ano-cidadão, na TV, o que se viu foi uma verdade escancarada na forma de novela inesquecível: Vale Tudo mostrou a verdadeira corrupção dos brasileiros, num contra-ponto com a honestidade que SIM, também era retratada na trama. Um marco da teledramaturgia nacional, que nos rendeu também uma primorosa trilha sonora, da qual extraímos inúmeros hits para o nosso TopTulho Do Passado de hoje!

Preparados? Apertem os cintos...a nave nostálgica viaja hoje para...1988!

Há 27 anos...

1) CAZUZA - Faz Parte Do Meu Show
2) LEGIÃO URBANA - Faroeste Caboclo
3) GAL COSTA - Brasil
4) LULU SANTOS - Toda Forma De Amor
5) TITÃS - Comida
6) KÁTIA - Qualquer Jeito
7) YAHOO - Mordida De Amor
8) SANDRA DE SÁ - Bye Bye Tristeza
9) CAETANO VELOSO - Isto Aqui O Que É
10) FAGNER - Deslizes
11) MARIA BETHÂNIA - Tá Combinado
12) BARÃO VERMELHO - Pense Dance
13) GONZAGUINHA - É
14) ROUPA NOVA - Vício
15) OS PARALAMAS DO SUCESSO - O Beco
16) JANE DUBOC - Besame
17) LÉO JAIME - Conquistador Barato
18) DALTO - Quase Não Dá Para Ser Feliz
19) CAPITAL INICIAL - Independência
20) ALCIONE - Estranha Loucura


COMENTÁRIO DE TH: Um ano-marco para a música brasileira. É só olhar o Top5: 5 músicas que entraram para a história do cancioneiro nacional, pela genialidade dos temas abordados!

Lógico que muitas ficaram de fora, sobretudo as infantis. Patrícia Marques, em carreira solo, estava estouradíssima, a nossa cherrie nacional! Angélica ia de táxi pra todo lugar, e Xuxa lançava nesse ano seu maior sucesso, insuperável até a si própria: Ilariê!

O popularesco se fez bem presente, com nomes como Kátia, a apadrinhada cega de Roberto Carlos, e seu mega hit "Qualquer Jeito" ("não está sendo fácil..,"); O Yahoo (aquele cara do mullet que não lembro o nome...ele é a cara dos Anos 80!) também faz muitos corações saudosistas se entregarem diante de uma pequena audição de "Mordida De Amor"; Sandrão continuou colhendo os frutos da fase popularesca com seu sucesso "Bye Bye Tristeza"; e o Roupa Nova mantinha-se no topo das paradas-farofadas com inúmeros hits. Eu escolhi "Vício" para lhes representar.

A MPB não cedeu um milímetro, e nos presenteou com sucessos de Gonzaguinha, Caetano Veloso, Jane Duboc, Maria Bethânia e Gal Costa. O que os cinco tem em comum? O fato de TODAS serem da excelente trilha da novela "Vale Tudo".

O romantismo do Dalto, o hit delícia do Léo Jaime, a sofrência de Fagner e o samba-dor de cotovelo de Alcione também compuseram essa parada.

Teve rock nacional, ainda, representado por Capital Inicial, Barão Vermelho, Os Paralamas Do Sucesso (toda edição do TopTulho Do Passado tem eles, incrível!) e tivemos o Top 5 mais rock que existe, veja:

GAL COSTA: Sei que ela já foi mencionada, mas a imponência de sua interpretação para a música de Cazuza (aplaudida pelo próprio) merece ser frisada. Que deleite era acordarmos com um "Brasil" bradado diariamente no horário nobre da TV brasileira em 1988!

TITÃS: Os caras sintetizaram o pensamento político da época, muito bem! Diversas fomes tinham que ser urgentemente surpridas. 

LULU SANTOS: A  revolução sexual finalmente era cantada na música brasileira, e o autor dessa proeza musical inesquecível foi o Lulu, que chegou a ter censurada a capa do disco homônimo, que trazia os bonecos Barbie e Ken fazendo coisa feia na cama!

LEGIÃO URBANA: "Faroeste Caboclo" divide opiniões: muitos consideram a melhor música do Brasil, uma história sensível e doída, que cativa fãs até hoje e virou até filme. Muitos a consideram longa e desnecessária demais. Seja de qual grupo você for, a conclusão deve ser a mesma: marcou o rock nacional e o cancioneiro brazuca!


CAZUZA: O (merecido) primeiro lugar vai para o nosso garoto arbitrário, sexy, inteligente, malandro e irresponsável "Caju", aqui, eifado de "ideologias" e amenizado em suas desventuras por já conviver com a (triste) realidade que o assolava: era um soro-positivo. Mas ele não se entregou..pelo contrário! Reverteu sua dor em poesia, e lançou uma das melhores músicas de todos os tempos: "Faz Parte Do Meu Show". (mais uma) integrante da trilha de "Vale Tudo".

E é com ela que fechamos esse nosso TopTulho Do Passado. Gostaram?


FAZ PARTE DO MEU SHOW
Cazuza

Te pego na escola e encho a tua bola
Com todo o meu amor
Te levo pra festa e testo o teu sexo
Com ar de professor
Faço promessas malucas
Tão curtas quanto um sonho bom
Se eu te escondo a verdade, baby
É pra te proteger da solidão

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Confundo as tuas coxas com as de outras moças
Te mostro toda a dor
Te faço um filho
Te dou outra vida pra te mostrar quem sou
Vago na lua deserta das pedras do Arpoador
Digo 'alô' ao inimigo
Encontro um abrigo no peito do meu traidor

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Invento desculpas, provoco uma briga, digo que não estou
Vivo num clipe sem nexo
Um Pierrot retrocesso
Meio bossa nova e rock'n roll

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Confundo as tuas coxas com as de outras moças
Te mostro toda a dor
Te faço um filho
Te dou outra vida pra te mostrar quem sou
Vago na lua deserta das pedras do Arpoador
Digo 'alô' ao inimigo
Encontro um abrigo no peito do meu traidor

Faz parte do meu show
Faz parte do meu show, meu amor

Meu amor, meu amor, meu amor


TH - Fim do show!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...