segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

TEMA DE NOVELA ESPECIAL: DOSSIÊ ZECA BALEIRO!



Mais um dossiê exclusivo do EnTHulho Musical, desta vez relembrando a trajetória de nosso artista do mês, Zeca Baleiro, nas trilhas de novelas. Prato cheio para quem quer fugir dos ritmos já batidos de Carnaval neste 2015. 

Desde já informo que o site do querido Nilson Xavier, o teledramaturgia.com.br foi primordial para que eu montasse a seleção utilizada nesta matéria, razão pela qual desde já deixo registrado meu agradecimento!

São 16 registros do Baleiro nas tramas brasileiras. Vejamos qual seria o "meu Top 10":

1) QUASE NADA ("Estrela Guia" Globo, 2001). 

Estrela-Guia foi uma mininovela de 2001, escrita por Ana Maria Moretzsohn, que foi ao ar no horário das 18h. Qual o maior atrativo da trama? A música Imagine defendida por Paulo Ricardo, que era tema de abertura? Pelamor, não! Foi a protagonista, Sandy Leah, que viveu a órfã esotérica Cristal. Se todo mundo perguntar do que lembra da trama, com certeza mencionarão a jovem cantora, sendo a trama comumente alcunhada de "novelinha da Sandy". Mas a trilha sonora trouxe algumas surpresas e, dentre elas, a música "Quase Nada", de nosso artista do mês, que pertence ao criticado disco "Líricas", lançado um ano antes. Era tema do personagem "Santiago", defendido por Sérgio Marone. Sem dúvidas, uma das músicas mais famosas de Zeca Baleiro, que invadiu os barzinhos com MPB ao vivo naquele início dos Anos 2000, e, hoje, se tornou um clássico seu!

2) BANDEIRA ("Por Amor", Globo, 1997)

A "mulher com uma máquina de calcular no lugar do coração". Assim definia Atílio (Antonio Fagundes) sua ex-esposa Isabel, papel de Cássia Kis Magro em "Por Amor", épica novela de Manoel Carlos que foi ao ar entre 97 e 98. Na trama, sua personagem tinha "ganhado"o sedutor quarentão da vilã Branca Letícia de Barros Mota (Susana Vieira), mas não conseguiu impedir o forte sentimento que surgiu entre ele e a protagonista Helena (Regina Duarte). Resultado: foi passada pra trás, e sofreu bastante ao som dessa bela música, um dos primeiros sucessos de Zeca Baleiro, até hoje requisitada demais pelos fãs nos shows. Mas a dor de Isabel não tardou: a mulher-máquina tratou de seduzir o marido de sua mentora Branca, Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), numa relação sem estrutura emocional e, claro, providenciou que ele gastasse rios de dinheiro com seus caprichos. E a "crocodila" teve "Bandeira" para por um pouco de poesia em suas ações objetivas. 


3) AI QUE SAUDADE D' OCÊ ("Império", Globo, 2014)

O violeiro "Vital Farias", um paraibano arretado de Taperoá, lançou esse forró em 1984. E muita gente já bebeu na fonte: Dominguinhos, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Fagner, todos já gravaram. Até Fábio Jr. já fez sua releitura, que foi parar na trilha da novela "Renascer" (era tema de Ritinha, Isabel Fillardis, e fez muito sucesso em 1993). Zeca Baleiro teve a difícil missão de imprimir sua marca em algo que já foi trocentas vezes gravado, e cumpriu: sofisticou a música com sua versão, deu um pouco mais de melancolia, e fez com que ela casasse perfeitamente com a história de vida do jovem nordestino Vicente, papel de Rafael Cardoso em "Império". O resultado não poderia ter sido melhor: devolveu a MPB às paradas brasileiras, onde "Ai Que Saudade D' Ocê" está sendo constantemente pedida, desde o ano passado até hoje. Um acerto e tanto!

4) SAMBA DO APPROACH ("Mulher", Globo, 1998 a 1999; "Da Cor Do Pecado", Globo, 2004)

Sempre tem aquela música que fez parte de mais de uma produção, não é? "Samba Do Approach" pertence ao disco "Vô Imbolá", de 1999, e integrou a refinada trilha da série médica brasileira "Mulher". Seis anos mais tarde, aparece novamente em outra produção global: a novela "Da Cor Do Pecado", primeira solo do aclamado autor João Emanoel Carneiro, que foi ao ar no horário das 19h. Nesta, pertencia ao casal hilário vivido por Maitê Proença e Ney Latorraca, e tinha a participação especialíssima de seu xará Zeca Pagodinho. Quem não lembra?

5) DISRITMIA ("Cheias de Charme", Globo, 2012)

A novela das empreguetes é conhecida também por ter uma trilha muito bem selecionada, com muita gente boa representando a música brasileira. Nesse bolo, encontra-se Zeca Baleiro com mais um hit de sua carreira, que pontuava a vida do casal Rodinei e Liara (Jayme Matarazzo e Tainá Mueller), ele, um grafiteiro talentoso; ela, mulher moderna e exuberante. Logo, a estreia dos autores Filipe Miguez e Izabel de Oliveira teve como ponto alto não apenas a divertida trama, como também sua ótima trilha sonora!

6) HEAVY METAL DO SENHOR ("Era Uma Vez", Globo, 1998)

A trama foi lançada com o intuito de resgatar o público infanto-juvenil às 18h. Com uma trilha nacional bem comum para os padrões dos Anos 90, era normal que um cantor promissor como Zeca Baleiro, que havia estourado há poucos anos, fosse escolhido para fazer parte da seleção, e fez muito bem: "Heavy Metal do Senhor" era a cara do Frei Chicão (Diogo Vilela)

7) VAI DE MADUREIRA ("Aquele Beijo", Globo, 2011)

Na novela de Miguel Falabella, "Vai De Madureira", música com um ritmo gostoso e empolgante, foi tema geral, muito utilizado nos stock-shots da trama. O verso "Quem não pode Nova York vai de Madureira" é muito "Falabella", e a música acabou ficando com a cara da novela. Pertence ao disco "Manual Do Homem Bomba 1", de 2011.  

8) FLOR DA PELE ("Serras Azuis", Bandeirantes, 1998)

Mais uma vez Zeca numa trama de Ana Maria Moretzsohn (e Izabel de Oliveira), e, desta vez, quebrando a hegemonia global neste dossiê, trata-se de uma produção da Bandeirantes. Cronologicamente, podemos afirmar que foi a primeira vez que Zeca esteve numa trilha de novela. Não assisti à trama, tampouco sei se "Flor da Pele" tocou nela, mas vale o registro, uma vez que este também é o seu primeiro sucesso de carreira (revelado no Acústico MTV Gal Costa). 

9) HOMEM COM H ("Insensato Coração", Globo, 2011)

Uma divertida versão de "Homem Com H", clássico eternizado pelo "lobisomem" Ney Matogrosso, foi interpretada com maestria por Baleiro, para ser tema de Rony (Leonardo Miggiorin), um gay afetado e divertido da novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares. Acabou descambando pra caricatura, não tinha como não, mas vale o registro pelo humor de Zeca e do personagem. 

10) SAFADA ("As Brasileiras", Globo, 2012)

Zeca Baleiro integra também o rol de cantores que fazem músicas especiais para as novelas. Essa faceta foi visualizada com "Safada", numa versão deliciosa que tocou no episódio "A Viúva Do Maranhão", protagonizado por Patrícia Pillar, na série "As Brasileiras", que, aliás, tem muitas músicas exclusivas, demonstrando, assim, que a Globo continua investindo mesmo na qualidade musical de suas produções!

Alô, Globo e demais emissoras: quando vocês nos darão o deleite de ouvirmos Zeca Baleiro numa abertura de novela? Passou da hora, hein?


E quais ficaram de fora do nosso dossiê? Você confere logo abaixo!

- VOCÊ SÓ PENSA EM GRANA (Metamorphosis, Record, tema de Diana - Luciene Adami) (2004);
- PALAVRAS: SILÊNCIOS (Com Fagner)(Prova de Amor, Record, tema de Rachel - Maria Ribeiro) (2005);
- A BALADA DO CÉU NEGRO (Bang Bang, Globo, tema de Mercedita - Carol Castro) (2005);
- O MUNDO (Com Moska, Lenine e Chico César) (Cama De Gato, Globo, tema de Gustavo - Marcos Palmeira) (2009);
- VOCÊ É MÁ (Ribeirão do Tempo, Record, tema de Karina - Juliana Baroni) (2010).


E agora, é hora da música. Música é mesmo importante? Quase nada :D

QUASE NADA
Zeca Baleiro
Composição: Zeca e Alice Ruiz. 

De você sei quase nada
Pra onde vai ou por que veio
Nem mesmo sei
Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho

Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso
Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo

Noite alta que revele
Um passeio pela pele
Dia claro madrugada
De nós dois não sei mais nada

De você sei quase nada
Pra onde vai ou por que veio
Nem mesmo sei

Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho

Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso

Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo

Se tudo passa como se explica
O amor que fica nessa parada
Amor que chega sem dar aviso
Não é preciso saber mais nada



TH - Um excelente carnaval a todos!




Um comentário:

  1. Comentário de Rodrigo Ferraz: "O Mundo" deveria ter entrado no Top10, de tanto que tocou na novela "Cama de Gato"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...