domingo, 22 de fevereiro de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 12


Gratas surpresas acontecem nessa 12ª edição do TopTulho Musical, a última de Fevereiro. Aos poucos o ano vai mostrando a que veio, e as músicas de MPB/Pop Rock/Samba vão aparecendo. Nessa semana, houve grandes novidades desses estilos nas paradas da Billboard Brasileira e na Rádio MPB FM, o que quer dizer que logo logo essas músicas também estrearão por aqui. 

Houve muita movimentação nesse TopTulho: todas as músicas (exceto "Fé", da Rita Beneditto), mudaram de posição em relação à semana passada. 

Temos 3 estreias. 2 delas de artistas que lideraram bandas de rock nos Anos 80 e que aparecem em carreira solo (Paula Toller e Humberto Gessingher, líderes do Kid Abelha e dos Engenheiros do Hawaii, respectivamente). Outro artista que também teve seu auge nos 80's completa o time de músicas estreantes: Lulu Santos. Ele estava com outra música aqui no TopTulho há poucas semanas ("Condição", em parceria com Preta Gil), e hoje retorna com "Luís Maurício"

Para dar lugar a essas três estreias, três músicas nos deixaram. A parceria de Gabriel Moura com Milton Nascimento ("O Certo"), a parceria de Nando Reis e Marisa Monte ("Pra Quem Não Vem") e a banda Malta, com "Diz Pra Mim" (D E U S E X I S T E). 

Com a saída de Malta, apenas "Ai Que Saudade D'Ocê", do nosso artista do mês Zeca Baleiro, firma-se como a única música que esteve em todas as edições do TopTulho até hoje. Inclusive, recupera uma posição, aparecendo em lugar. 

Jota Quest assume a liderança, desbancando Mart'nalia. Diogo Nogueira (em parceria com Hamilton de Holanda), leva um baque homérico de sete posições, ficando em 19º lugar com "Salamandra". E a grata surpresa está na ascensão meteórica de Casuarina, que chega ao podium subindo seis posições com "A Vizinha Do Lado". Deu pra perceber que essa semana foi imperdível, né?

Vejamos como ficou:

1) JOTAQUEST - Dentro De Um Abraço (+2)
2) MART'NÁLIA - Peço a Deus (-1)
3) CASUARINA - A Vizinha Do Lado (+6)
4) ARLINDO CRUZ - Não Penso Em Mais Nada (-2)
5) ADRIANA CALCANHOTTO - E Sendo Amor (-1)
6) ZECA BALEIRO E ZÉLIA DUNCAN - Fox Baiano (-1)

7) ZECA BALEIRO - Ai Que Saudade D' Ocê (+1)
8) SKANK - Esquecimento (+2)
9) SURICATO - Diante De Qualquer Nariz (+2)

10) MARIA RITA - Mainha Me Ensinou (-4)
11) VANESSA DA MATA - Ninguém É Igual A Ninguém (-4)

12) CLÁUDIO ZOLI - Amar e Amanhecer (+1)
13) FERNANDA TAKAI E SAMUEL ROSA - Pra Curar Essa Dor (Heal The Pain) (+1)
14) ALICE CAYMMI - Como Vês (+2)

15) PAULA TOLLER - Transbordada (ESTREIA)
16) SIMONINHA E JOÃO SABIÁ - Meninas Do Leblon (-1)
17) HUMBERTO GESSINGHER - Nuvem (ESTREIA)
18) LULU SANTOS - Luís Maurício (ESTREIA)

19) DIOGO NOGUEIRA E HAMILTON DE HOLANDA - Salamandra (-7)
20) RITA BENEDITTO - Fé (=)

Saíram:

GABRIEL MOURA E MILTON NASCIMENTO - O Certo (7 SEMANAS)
NANDO REIS E MARISA MONTE - Pra Quem Não Vem (7 SEMANAS)
MALTA - Diz Pra Mim (11 SEMANAS)


Semana passada falamos do Jota Quest. Nesta, chegou a vez de falarmos de outros mineiros: a trupe do Skank, outra banda muito bem sucedida dos Anos 90, sobrevivendo bem à crise que o rock nacional vem sofrendo nos dias de hoje. 

O Skank é bem inventivo, e já passou por diversas fases e estilos durante sua trajetória, sem perder, contudo, a identidade. Ponto para Samuel Rosa e sua equipe, que souberam conduzir o percurso do grupo com inteligência. Houve a fase reggae, a fase balada Beatles, a fase roqueira, o pop deslavado e muito mais, sempre em discos bem produzidos e assobiáveis. 

Hoje, eles aparecem nas paradas de todas as rádios com essa bela balada, faixa do disco "Velocia" (2014), que nos remete muito aos tempos áureos de "Resposta" (1998). Inclusive, hoje subiu mais duas posições. E você, o que acha de "Esquecimento"?



Mais um raro grupo que representa (com talento) o rock nacional hoje em dia. 


ESQUECIMENTO
Samuel Rosa. Skank

Enquanto você para e espera
Eu ando, invado
Eu abro a porta e entro

Enquanto você cala quieta
Eu brigo, eu falo
Eu berro, eu enfrento

No canto dessa sala emperra
Eu ligo, acerto, eu erro
E eu tento

Enquanto você fala espera
Aflito eu fico e digo
Eu não entendo

Não sei por que você
Insiste em demorar
Eu quero que você
Diga já

Que seja no Japão
Jamaica ou Jalapão
No Jaraguá ou na Guiné
De charrete ou caminhão
De carro ou caminhando a pé
Eu vou

No banco sem guitarra elétrica
Com violão escrevo esse lamento
Pois como molha a água a pedra
Meu canto encerra o seu esquecimento

Não sei por que você
Insiste em demorar
Eu quero que você
Diga já

Que seja no Japão
Jamaica ou Jalapão
No Jaraguá ou na Guiné
De charrete ou caminhão
De carro ou caminhando a pé
Eu vou


TH - Não "esqueçam": todo domingo tem Toptulho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...