quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 43 - Neusa Nolasco!


24 de Dezembro. Eu me dou o luxo de me dar um presente de Natal daqueles, publicando o textinho de uma das pessoas mais importantes da minha vida: a minha tia Neusa Nolasco!

Extremamente musical, bonita, sensível, inteligente, cantora (tem uma voz LINDA), profissional exemplar (dentista) e divertida, minha tia é um ser humano raro. Eu não posso nem me estender muito nos comentários, pois logo me emociono. 

Eu sempre tive um carinho extraordinário por ela, e a recíproca sempre foi verdadeira. Dá gosto de ver o amor que ela tem por mim só no olhar. Ela é exatamente como os cães (que ama) : transparente no que quer passar pelo olhar. Eu sou um abençoado em ter uma tia-mãe que nutre um sentimento tão forte pelo sobrinho. 

Através do depoimento da minha tia vocês perceberão o quanto minha família paterna é conectada com música, minha avó cantava muito bem e meu avô até hoje é um exímio "Cartolense". Não sou assim à toa (risos). 

Elogiá-la nunca é demais, portanto, vocês constatarão que não estou mentindo quanto chamo atenção de sua inteligência e bom senso assim que lerem seu relato apaixonado por um de seus ídolos, o grande Milton Nascimento. A propósito, nosso querido Milton precisa de todas as orações possíveis para que supere a crise de saúde que está passando, no momento. Eu e minha tia fizemos nossa parte!

O EnTHulho Musical deseja a todos os seus leitores um FELIZ NATAL, e que aguardem as novidades que esse cantinho musical lhes trará em 2015! É só ficar ligado!!

Mais uma vez, OBRIGADO, TIA!!


Filha de pessoas muito ligadas à música brasileira, ainda sem saber falar direito eu cantava acompanhada pelo violão, irrepreensível, de meu pai(músico). Minha mãe também gostava de cantar, e tinha uma voz lindíssima.



Cresci ouvindo valsas, modinhas, choros, sambas, rock nacional, rock americano, versões de sucessos internacionais, canções da bossa nova, canções de protesto, tropicalistas, e... MILTON NASCIMENTO. 

Talento indiscutível,m sua música conquistou o respeito dos melhores músicos da MPB. Thiago  meu sobrinho, foi extremamente feliz ao chamar suas canções de HINOS. O primeiro "hino" que conheci foi "Travessia" e desde então o "Rouxinol tomou conta do meu viver". Foi amor e paixão para sempre, sem fim, amém! Deslumbradíssima, pensei: Esse é o melhor! É incomparável! Único!

Naturalmente logo descobri seus parceiros e todo o Grupo de Minas. Todos da mesma linhagem, é claro! Paixão de mamãe Lília Silva Campos (professora de música), Bituca logo cedo expressou sua vocação para o canto, e ela o apoiou, mesmo contra a vontade do marido, Josino Campos (dono de uma estação de rádio).

Os discos "Minas e "Gerais" o consagraram definitivamente no cenário da boa música brasileira, e a partir daí os "mil tons" de Milton Nascimento passaram a fazer parte da nata da MPB. A sonoridade de suas canções nos leva a refletir sobre o que significa, de fato, o ato de cantar, ou seja, qual é o sentido de usar a voz e se fazer ouvir seduzindo pelo encantamento os seus ouvintes. O timbre de sua voz, assim como o falsete singular revelam um gênio da vocalização. Ele, mais do que todos parece saber como colocar a voz na medida exata da emoção; e isso, em Milton, faz toda a diferença entre ele e os demais cantores. 

A voz de Milton não sai da boca, vem da alma. Ele é a própria ternura em forma de poesia e canção que rompe todas as barreiras dos preconceitos e anuncia que a esperança existe.

NEUSA NOLASCO
Dentista
Maceió, AL. 

"Se Deus cantasse seria com a voz do Milton." (Elis Regina)

"Bituca manda em mim." (Chico Buarque)

"O Milton tem uma certa altivez, uma coisa de alma que sabe que é grande."(Gilberto Gil)

"Meu yauaretê, minha onça verdadeira, você é o rei da floresta, rei da mata brasileira, meu taquaraçu de espinho, meu carioca mineiro, meu amor e meu carinho, o amador de passarinho." ( Tom Jobim)

"Você foi chegando, humilde, e tomou conta do meu corpo para sempre. Encheu
meus dias de beleza e razão para viver." (Lília Silva Campos)


O EnTHulho envia todas as melhores vibrações pro Bituca!



TRAVESSIA
Milton Nascimento

Quando você foi embora fez-se noite em meu viver
Forte eu sou, mas não tem jeito
Hoje eu tenho que chorar
Minha casa não é minha e nem é meu este lugar
Estou só e não resisto, muito tenho pra falar

Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedra, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar

Vou seguindo pela vida me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte, tenho muito o que viver
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver

Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedra, como posso sonhar
Sonho feito de brisa, vento vem terminar
Vou fechar o meu pranto, vou querer me matar

Vou seguindo pela vida me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte, tenho muito o que viver
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver



TH - Feliz Natal, Milton, tia e todos os leitores!!


Um comentário:

  1. Por Lenda Vanessa, via "Facebook":

    "Nossa, Mãinha! Ficou muito bom!! Lindo texto! Escrito com alma, como a própria expressão vocal do cantor!"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...