domingo, 31 de julho de 2011

TEMA DE NOVELA ESPECIAL - DOSSIÊ IVAN LINS!




Quando Ivan Lins foi anunciado como "artista do mês" aqui no EnTHulho, o slogan era o "tem clima de romance no ar" - o mesmo de lançamento da novela "História de Amor", de Manoel Carlos. "Vitoriosa" nos remete imediatamente à personagem de Cássia Kiss em "Roque Santeiro", que está em reprise atualmente no Canal Viva. "Começar de Novo" era a canção perfeita para pontuar o seriado "Malu Mulher", que mostrava indescritíveis avanços e conquistas do universo feminino; e quem não lembra da "caliente" "Ai Ai Ai Ai", tema da gêmea má Raquel, no remake de "Mulheres de Areia" que, aliás, voltará ao ar novamente no Vale a Pena Ver de Novo, a partir de Setembro?
Conclusão: Ivan Lins - cantor ou compositor, sempre terá vez no universo teledramaturgico - justamente pela sensibilidade e escolha certas de seus versos, que combinam com inúmeros diálogos e cenas românticas de nossas novelas. Merecia um dossiê à altura, sem sombra de dúvidas!

Nota: Aqui, contudo, vai prevalecer o Ivan Lins cantor e compositor - se fôssemos resgatar as inúmeras interpretações de outros artistas para suas composições, o dossiê teria que ser um almanaque! rs




1) VITORIOSA (Roque Santeiro, 1985, Globo)


Não poderia haver título melhor pro primeiro lugar! (risos). Ivan Lins ousou bastante nesta composição, um verdadeiro buquê oferecido às mulheres após a noite de núpcias, no dia seguinte. Com versos singelos como "a vida pode ser maravilhosa", intercalados com outros mais fortes, como "não ter vergonha de aprender como se goza", a música foi tema de Lulu, mulher de Zé das Medalhas (Armando Bogus) personagem que era reprimida sexualmente em "Roque Santeiro", e constava na segunda trilha da novela. Não por acaso, a mesma Cássia Kiss aparece no videoclip da canção, lançado no meio da década de 80. Merecidíssimo no podium!



2) LEMBRA DE MIM ("História de Amor", 1995, Globo)

Apaixonante tema de abertura de uma novela extremamente romântica! Quem não lembra aquele casal apaixonado, que fazia questão de mostrar seu amor para todos na rua (como era dito na letra da música) e se beijando no por-do-sol, ao som dos assovios indefectíveis? Marcou tanto que muita gente já "lembra de Lembra de Mim" de primeira, ao associar o cantor às novelas! A música pertence ao disco "Anjo de Mim", lançado no mesmo ano da novela, 1995.


"Lembra de mim? Nós dois na rua provocando os casais..."



3) COMEÇAR DE NOVO (Malu Mulher, 1979, Globo)

Ok...o tema de abertura da série, apesar de aparecer em versão instrumental, no disco era cantado por Simone, que foi a intérprete mais famosa deste grande sucesso, mas Ivan Lins compôs a letra especialmente para esse seriado, que foi um verdadeiro marco da tevê brasileira (e mundial!), graças a seus temas que representaram bem várias conquistas das mulheres. Sua trilha sonora, como não poderia deixar de ser, era defendida pelas melhores intérpretes mulheres da época (Elis, Joanna, Fafá, Bethânia, Gal, Rita Lee...). Ivan Lins sempre será lembrado por cantar com perfeição para o universo feminino.

"Começar de novo e contar comigo
Vai valer a pena ter amanhecido..."


4) AI AI AI AI (Mulheres de Areia, 1993, Globo)


Ruth, a gêmea boa, era a apagadinha e romântica que nos fazia torcer para que ficasse com o coração do mocinho Marcos (Guilherme Leme). Porém Raquel, a má, era a exuberante, linda e cheia de "invirtudes", que não media esforços para subir na vida, utilizando-se de seu charme para seduzir Marcos e batendo de frente com seu "sogrinho" Virgílio (Raul Cortez), de quem consegue herdar ações da empresa e se dar bem. Isso tudo além de viver um tórrido romance com o vigarista Wanderley (Paulo Betti). As duas personagens, defendida com perfeição por Glória Pires, pertenceram a este remake de 93. A música de Ivan era de Raquel, e combinava perfeitamente com seu estilo mais "caliente" e provocante!

"É às vezes tudo é lindo, às vezes tudo engana...mas...basta um beijo teu e eu...ai ai ai ai ai ai...!"



5) ILUMINADOS (Direito de Amar, 1987, Globo)


Mais um tema de abertura pra coleção de Ivan. A novela, de Walter Negrão, inspirada numa radionovela de Janete Clair, foi exibida em 1987 e retratava o Rio de Janeiro do início do século XX, e certamente a bela canção povoa na minha memória afetiva da época - tinha apenas 5 anos mas "Iluminados" já me remetia à abertura sensível e bem cuidada.

"O amor tem feito coisas
Que até mesmo Deus duvida
Já curou desenganados
Já fechou tanta ferida"



6) "CONFINS" E "LUA SOBERANA" (Renascer, 1993, Globo)

A inserção de Ivan Lins na trilha da novela "Renascer" (Globo), é duplamente curiosa: ele aparece na abertura, em participação especial com o grupo Batacoto, com a ótima "Confins". E ainda, assina a música "Lua Soberana", interpretada por Sérgio Mendes, uma das mais que mais nos remetem à trama das fazendas cacaueiras que tanto fez sucesso. Na época, o Casseta & Planeta não perdeu a piada e parodiou "Confins": "nada cai do céu, nem cairá"... BLAM! Uma bigorna caindo em cima do cantor...

"Aiá Aiá Cariá
Ilê Iê Ilá Aiá
Veio de madagascar
ilê ilê ilá essa lua soberana"


7) VIESTE (Sonho Meu, 1993, Globo)


1993 foi mesmo um ano iluminado para Ivan Lins nas novelas. Além de Renascer e Mulheres de Areia, já citadas, sua apaixonante "Vieste" era tema do protagonista Lucas (Leonardo Vieira), que se apaixonava por Cláudia (Patrícia França) nessa novela das seis da Globo. Vieste é de longe uma das músicas preferidas de Ivan da parte dos fãs, não por acaso uma das mais românticas. Em "Estrela-Guia" ela apareceu novamente, dessa vez com a voz de Lenine.

"Vieste
Na hora exata, com ares de festa
E luas de prata"



8) PONTOS CARDEAIS (Vale Tudo, 1988, Globo)


Olhaí Ivan Lins cantando mais uma vez pra Cássia Kiss! A música, com uma letra depressiva, era tema da real assassina de Odete Roitman no megasucesso que foi Vale Tudo, comprovado mais ainda em sua reexibição recente no Canal Viva, às 00:45!


"Perco tudo
O rancor dos infelizes
O temor das cicatrizes
Que um grande amor nos faz"



9) ÁGUA DOCE (Éramos Seis, 1994, SBT)

Mais uma campeã de audiência! No remake de Éramos Seis, produzido pelo SBT na década de 90, "Água Doce" era o sensível tema de Dona Lola, nessa versão interpretada por Irene Ravache. A trilha sonora reunia os temas das novelas "Éramos Seis" e "As Pupilas do Senhor Reitor". Nessa última, Ivan Lins ainda aparece cantando "Fado", juntamente com o cantor português Paulo de Carvalho!

"Brilha em seu olhar A chama Que só brilha em Quem ama Tão clara, Tão raro de se ver"

10) VELAS IÇADAS (Marina, 1980, Globo)


Fechando minha lista de preferidas, tem "Velas Içadas", que foi integrante da trilha da novela "Marina", que a Globo exibiu em 1980. A música era tema de Adriana, personagem de Tetê Prizt (quem?). Não vi a novela, tampouco sei se foi um tema muito recorrente, porém conheço a música e acho muito bonita. Presença garantida aqui!

"Nunca soltou as amarras
Nunca ficou à deriva
Nunca sofreu um naufrágio
Nunca cruzou com piratas e aventureiros
Nunca cumpriu o destino das embarcações"


CURIOSIDADES/MENÇÕES HONROSAS:



- Os primeiros temas de novela de Ivan Lins: em "Assim na Terra como no Céu", de Dias Gomes, ele canta "Amiga", junto a Claudette Soares, em 1970. No mesmo ano, curiosamente, já foi tema de abertura: trata-se da música-título da novela "A Próxima Atração", exibida na Globo.

- O tema de abertura da novela do SBT "Jamais te Esquecerei" (2003), de título homônimo, foi composto especialmente para a trama pelo próprio Ivan Lins.

- Mais um tema marcante que eu colocaria na relação da lista, se houvesse espaço: "Setembro", tema de Fernanda (Lídia Brondi), na novela "Meu Bem, Meu Mal", de 1990!

- Mais um: "Daquilo que eu sei", tema da novela "Jogo da Vida' , de Sílvio de Abreu, de 1981 (do personagem Adriano, de Carlos Augusto Strazzer).

- A música "Bilhete" fez parte da trilha sonora de "Sol de Verão", de Manoel Carlos em 1982, na voz de Fafá de Belém. Mas Ivan Lins, compositor da música, também a canta na trilha da novela "Os Mutantes".

- Na novela "Os Adolescentes", de Ivani Ribeiro, que a Bandeirantes exibiu em 1981, Ivan Lins canta "O Amor", em dueto com sua então mulher na época, Lucinha Lins!

- A parceria internacional com George Benson (Juntos), foi tema da novela "Um Sonho a Mais", que a Globo exibiu em 1985!

- É dele também o tema de abertura da novela "Anjo de Mim" (música de mesmo nome), defendida por Simone e Sérgio Mendes, em 1996.

- Apesar do título, a (péssima) novela Começar de Novo, que a Globo exibiu em 2004/2005, não tinha esse hit de Ivan.

- Na TV Ivan não ficou apenas em novelas ou seriados. "Somos todos iguais essa noite" pontuou o Big Brother Brasil (irc!) e "Depende de Nós", cantada com o grupo Balão Mágico, foi tema do programa dos pequenos, na década de 80!

- Essa curiosidade é do próprio EnTHulho Musical: eu abri as homenagens a Ivan Lins esse mês com a bela "Depois dos Temporais". Dia 12 estreou o remake de "O Astro", e a dita cuja música estava lá, na trilha da trama. Premonição...não por acaso, a vidência é um dos temas abordados. Como diz o amigo Vitor de Oliveira, colaborador da novela das onze, "Thiago Quintanilha"




NÃO VÁ SE PERDER POR AÍ...


AMIGA (com Claudette Soares) - ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU (Globo, 1970)
A PRÓXIMA ATRAÇÃO - A PRÓXIMA ATRAÇÃO (GLOBO, 1970)
DAQUILO QUE EU SEI - JOGO DA VIDA (Globo, 1981)
LEMBRA - PARTIDO ALTO (Globo, 1984)
JUNTOS (com George Benson) - UM SONHO A MAIS (Globo, 1985)
SEDE DOS MARUJOS - SELVA DE PEDRA (Globo, 1986)
AINDA TE PROCURO - CORTINA DE VIDRO (SBT, 1989)
QUEM SABERIA PERDER? - PANTANAL (Manchete, 1990)
SETEMBRO - MEU BEM, MEU MAL (Globo, 1990)
BRINCANDO SOZINHO - PÍCARA SONHADORA (SBT, 2001)
JAMAIS TE ESQUECEREI - JAMAIS TE ESQUECEREI (SBT, 2003)
ACASO - CORAÇÃO DE ESTUDANTE (Globo, 2002)
SERTANEJA - CABOCLA - Globo, 2004)
FEITIO DE CORAÇÃO - OS RICOS TAMBÉM CHORAM (SBT, 2005)
AMOR - PROVA DE AMOR (Record, 2005)
PASSARELA NO AR - PÁGINAS DA VIDA (Globo, 2006)
A GENTE MERECE SER FELIZ - PÉ NA JACA (Globo, 2006)
O TEMPO GUARDOU VOCÊ - ETERNA MAGIA (Globo, 2007)
MARIA DOS VENTOS - REVELAÇÃO (SBT, 2008)
TODO DIA É ASSIM - UMA ROSA COM AMOR (SBT, 2010)
DEPOIS DOS TEMPORAIS - O ASTRO (Globo, 2011)




PARA BAIXAR!

Já foi lançada uma compilação intitulada "Ivan Lins - Novelas e séries", pela Som Livre em 1997, mas é claro que o EnTHulho iria fazer a sua seleção, com 13 sucessos incríveis de Ivan no universo teledramatúrgico. Abaixo, a relação das músicas e, logo depois, o link para baixar!

01 - DAQUILO QUE EU SEI (Jogo da Vida)
02 - VITORIOSA (Roque Santeiro)
03 - SEDE DOS MARUJOS (Selva de Pedra 86)
04 - AI AI AI AI (Mulheres de Areia 93)
05 - SETEMBRO (Meu Bem, Meu Mal)
06 - ILUMINADOS (Direito de Amar)
07 - JUNTOS (com George Benson) (Um Sonho a Mais)
08 - PONTOS CARDEAIS (Vale Tudo)
09 - LEMBRA DE MIM (História de Amor)
10 - VIESTE (Sonho Meu)
11 - VELAS IÇADAS (Marina)
12 - ÁGUA DOCE (Éramos Seis)
13 - DEPOIS DOS TEMPORAIS (O Astro 2011)
14 - CONFINS com Batacoto (Renascer)


Link
****************************************


VITORIOSA
Ivan Lins/Vitor Martins

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa...

Quero sua alegria escandalosa
Vitoriosa por não ter
Vergonha de aprender como se goza...

Quero toda sua pouca castidade
Quero toda sua louca liberdade
Quero toda essa vontade
De passar dos seus limites
E ir além, e ir além...

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa
Que a vida pode ser maravilhosa...

Quero toda sua pouca castidade
Quero toda sua louca liberdade
Quero toda essa vontade
De passar dos seus limites
E ir além, e ir além...

Quero sua risada mais gostosa
Esse seu jeito de achar
Que a vida pode ser maravilhosa
Que a vida pode ser maravilhosa...


TH - E É! ;)


segunda-feira, 25 de julho de 2011

...VAI VALER A PENA!


Quase como uma extensão ao post anterior, onde versei as principais intérpretes de Ivan Lins, o querido Jardel Ther, colaborador oficial aqui do EnTHulho montou agora uma compilação de Simone interpretando as composições do nosso artista do mês. Veja a lista de músicas e clique no link abaixo para baixar o disco!

Obs.: Ele não priorizou propositadamente o ótimo "Baiana da Gema", no qual Ivan Lins participou na produção e assinou as composições, em 2004, pois a ideia era resgatar outros clássicos!

Obs2.: Confira os blogs do autor da seleção:

Cássia Eller: Relicário
Acende a cor (Leila Pinheiro)
Esquirundum (Jussara Silveira)
MPB-Ê-MO-NOS


01 Chegou a hora (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza)
02 Começar de novo (Ivan Lins e Vitor Martins)
03 Saindo de mim (Ivan Lins e Vitor Martins)
04 Antes que seja tarde (Ivan Lins e Vitor Martins) (ao vivo)
05 Desesperar, jamais (Ivan Lins e Vitor Martins) (ao vivo)
06 Atrevida (Ivan Lins e Vitor Martins)
07 Novo tempo (Ivan Lins e Vitor Martins)
08 Amor (Ivan Lins e Vitor Martins)
09 Do Oiapoque ao Chuí (Ivan Lins e Vitor Martins)
10 Na flor da idade (Ivan Lins e Vitor Martins)
11 Sonhos (Ivan Lins e Vitor Martins)
12 A outra (Ivan Lins e Vitor Martins)
13 Tanto e mais (Ivan Lins e Vitor Martins)
14 Doce presença (Ivan Lins e Vitor Martins) – com Oscar Castro Neves
15 Ai, ai, ai (Ivan Lins e Vitor Martins)
16 Desafio (Ivan Lins e Vitor Martins)
17 Um Natal brasileiro (Ivan Lins e Otávio Daher) – com Ivan Lins
18 Vitoriosa (Ivan Lins e Vitor Martins) – com Ivan Lins (ao vivo)


Baixe aqui!

Aproveite e baixa aqui também o "Baiana da Gema" ;) Quer saber as músicas dele? Vê abaixo!

01 Baiana da gema (Ivan Lins e Paulo César Pinheiro)
02 Veneziana (Ivan Lins e Celso Viáfora)
03 Enrosco (Ivan Lins e Flora Figueiredo)
04 É festa (Ivan Lins e Paulo César Pinheiro)
05 Cínica (Ivan Lins e Joyce)
06 Por favor (Ivan Lins e Aldir Blanc)
07 Parei contigo (Ivan Lins e Paulo César Pinheiro)
08 Atlântida (Ivan Lins e Celso Viáfora)
09 Tanto amor (Ivan Lins e Vitor Martins)
10 Saravá! Saravá! (Ivan Lins e Martinho da Vila) - com Zeca Pagodinho, Dudu Nobre e Martinho da Vila
11 Voar (Ivan Lins e Vitor Martins)
12 Dandara (Ivan Lins e Francisco Bosco) - com Ivan Lins
13 Espelho seu (Ivan Lins e Elisa Lucinda)


TH - ;)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

...QUE A VIDA PODE SER MARAVILHOSA!



O "gentleman" Ivan Lins é o compositor perfeito pra intérpretes femininas intensas e apaixonadas pela arte de cantar.
Eleger suas principais seguidoras não é tarefa fácil, por isso desta vez nem me atrevi a traçar listas. Penso em 4 nomes fundamentais e só irei discorrer sobre eles!


- Simone Bittencourt de Oliveira (na foto acima, com Ivan)

Se há alguém a quem Simone deve bastante em sua trajetória é Ivan Lins. E a afinidade entre ambos é gritante: no palco eles se entrosam de maneira invejável e a moça recupera o ar de dignidade em sua carreira quando interpreta suas composições - o que a faz voltar pra linha assobiável que ostentava assim que começou, e que foi um tanto prejudicada no decorrer da década de 80. O grande destaque, na minha opinião, é o álbum "Baiana da Gema" (2004), no qual Simone navega com profundidade e finesse nas composições de Ivan (entre baladas e sambinhas). O músico também foi idealizador do álbum e ainda tocou piano (e cantou) em algumas faixas. ("Dandara" é a minha preferida!)

Há de se destacar: o carinho sincero nutrido mutuamente entre os artistas.


- Zizi Possi


Claro que, antes de escrever alguma coisa aqui eu fiz uma pequenina "pesquisa" de campo entre meus colegas de redes sociais até chegarmos a algum consenso entre quais seriam as principais intérpretes de Ivan Lins. Alguns apontaram Zizi como a preferida - ou a que pelo menos tem o universo "mais a ver" com a esfera do compositor. Eu concordo - acho que o encontro de ambos é iluminado e Zizi - que é um medalhão da MPB, lapida ainda mais a poesia de Ivan. Minha preferida: a sua versão para a belíssima "Bilhete".




- Elis Regina

"Ivan Lins conta que a morte de Elis Regina não só desorientou os compositores que a tinham como referência, como também diminuiu a cobrança por melodias de qualidade nos andares de cima da MPB. Nas próprias palavras de Ivan, muita gente resolveu "soltar a franga" e abraçar de vez a demanda por música de consumo, uma vez que Pimentinha não estava lá para castigá-los com seu desdém." Nesse trecho, transcrito de uma matéria do Jornal Estado de São Paulo, dá pra perceber o quanto Ivan aprendeu e amadureceu após a partida da cantora, que eternizou hinos seus como "Aos nossos filhos" e "Madalena".


- Leila Pinheiro

Leila Pinheiro é outra cantora que empresta sua suavidade peculiar e doçura que toda obra de Ivan requer. É com ela que fechamos nossa lista, com uma seleção caprichada que meu "chapa" Jardel Ther fez com interpretações suas para grandes músicas de Ivan Lins. Aliás, aproveitando, ele tem um blog inteiro dedicado à obra da cantora, intitulado "Acende a cor (verde)", que resgata - com louvor - obras da cantora, além de notícias e fotos antigas. Jardel mantém o blog com outro louco por MPB, Carlos Almeida, que são inegavelmente dois parceirões do EnTHulho. Vale muito a pena conferir o trabalho dos rapazes! Clique aqui!

Abaixo, a lista das músicas da coletânea e o link para baixá-las!





01 Sambadouro (Ivan Lins e Vitor Martins)
02 De um jeito que não sai (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro)
03 Antes que seja tarde (Ivan Lins e Vitor Martins)
04 Sedução (Ivan Lins e Gonzaguinha)
05 Por favor (Ivan Lins e Aldir Blanc)
06 Lembra de mim (Ivan Lins e Vitor Martins)
07 Mãos de afeto (Ivan Lins e Vitor Martins)
08 Iluminados (Ivan Lins e Vitor Martins) – com Ivan Lins
09 Cegos de luz (Ivan Lins e Aldir Blanc)
10 Acaso (Ivan Lins e Abel Silva)
11 Acalanto (Ivan Lins, Vitor Martins e Aldir Blanc)
12 Desenredo (Ivan Lins e Gonzaguinha)
13 Renata Maria (Ivan Lins e Chico Buarque) – com Ivan Lins e Chico Buarque
14 Vitoriosa (Ivan Lins e Vitor Martins)





TH - Postando na madruga...coisa rara!

domingo, 17 de julho de 2011

PRATA DA CASA VALORIZADA LÁ FORA!


Tom Jobim foi um dos compositores que mais situaram no mapa mundial a música brasileira, porém é injustiça dizer que é o único.
A Bossa-Nova tem ares de importância lá fora bem maiores que aqui, diga-se de passagem, porém muitos se esquecem do gênero romântico brasileiro que também adquiriu forças internacionalmente graças a Ivan Lins. Sua música está bem mais afinada com a denominação "MPB para gringo" do que o ritmo derivado do samba puxado pela trupe de Tom.
Ivan Lins, contudo, também é bossista. Mas é sambista, "bluesista", "jazzista" também. Tem um arsenal de versatilidade bem mais moldado ao que se espera de um artista multifacetado e plural.
A carreira internacional de nosso artista do mês teve seu pontapé inicial com um convite de Quincy Jones, em 1979, que lhe abriu portas no mercado internacional. Estados Unidos, Japão, Europa...todos se renderam à suavidade da música de Ivan Lins.
Aos poucos, suas composições também tiveram interpretação de grandes nomes do mundo: Sarah Vaughan (Love Dance), Barbra Streisand (Love Dance), Ella Fitzgerald (Madalena), George Benson (Juntos), Sting (She Walks This Earth), Chaka Khan (So Cry for this love), por exemplo.
O disco "Love Dance" foi lançado em 1989 totalmente em inglês e, em 1991, lança "Awa Yio", que quer dizer "nós vamos" - foi lançado em português no mundo, obtendo bastante sucesso e reconhecimento. O cantor chegou a ir a Cuba também, na década de 90, onde gravou junto ao grupo Irakerê um especial para a TV, conquistando a américa latina.
Já em 1999 gravou o CD Live At MCG nos Estados Unidos e o lançou no mercado americano. Um ano depois, foi indicado ao Grammy Latino pela música "Dois Córregos". Com a visibilidade gigantesca adquirida desde então, no mesmo ano excursionou pelos Estados Unidos junto a Ed Motta e Leila Pinheiro.
Em 2001, a consagração mundial se concretizou definitivamente com o lançamento de "A Love Affair: the music of Ivan Lins", onde astros da música internacional homenageiam as composições de Ivan, fazendo-o ser hoje um dos compositores mais conhecidos e gravados no exterior.

Muito o que se dizer? Só o óbvio: Ivan é mais um exemplo de "prata da casa" que é mais valorizada lá fora do que aqui.



Com Gilson Peranzzetta (parceiro na composição de "Love Dance"), Paulo Albuquerque e Quincy Jones, seu "guru" internacional!


Abaixo, letra e vídeo de "Love Dance", uma das mais regravadas composições de Ivan, numa parceria ao vivo dele com a cantora Jane Monheit, na Espanha.


********************************************

LOVE DANCE
Composição: Ivan Lins, Gilson Peranzzetta e Paul Willians

From too much talk to silent touches
Sweet touches
We turned our hearts to love then tried it
First time romance
There in the quiet
Love learns to dance

We loved, we slept, we left the light on
The night's gone
And morning finds us caught in life's most
Sensible trance
Turn up the quiet
Love wants to dance

Old souls find new life
In hearts that are listening like ours
And old dreams find young wings
In silence, in silence

From too much talk to loving touches
Love touches
When pure emotion takes the moment
We take the chance
Turn up the quiet
Love wants to dance
Love wants to dance



TH - A Dança do amor!





terça-feira, 5 de julho de 2011

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 34 - Paulo Braccini

"Nhaaaaaaaaa"



Dando sequência à série "celebridades da blogsfera" aqui no EnTHulho Musical, o próximo homenageado é filósofo Paulo Braccini.
O que mais chama atenção no mineiro Paulo é sua jovialidade, humor refinadíssimo e disposição de estar sempre "antenado" ao universo dos amigos, tanto os virtuais quanto os pessoais. Inteligência e bagagem cultural também. Vários dos melhores comentários sobre música brasileira de posts daqui do EnTHulho foram de sua autoria, baseados em sua vivência e opiniões pertinentes sobre o assunto (aprendi bastante com sua visão sobre a Jovem Guarda, para ficar num só exemplo!). Foi justamente a gentileza nos comentários aos meus blogs que me fizeram chegar ao seu, o ótimo e divertido "Enfim, é o que tem para hoje", e nos fez ter uma sintonia cultural muito bacana!
Recentemente, no blog do querido Marcelo Poloni, vi sua vida ao lado de seu companheiro Wanderley muitíssimo bem retratada num post (eterna primavera) que demarca as sutilezas da longa vida em conjunto de ambos. Quem foi que disse que não há casamento duradouro numa relação homossexual? Mais ainda: quem falou que não se pode falar abertamente sobre isso? Não faço reserva alguma aqui no blog, que é um espaço totalmente democrático e liberal. Ter o Paulo como amigo musical convidado é uma honra. Sem mais.

Confetes direcionados, agora é a hora da escolha bem fundamentada do rapaz. Enfim, é tudo o que temos para hoje! :)



Gal: precisa de mais alguma referência?



“A vida sem a música é simplesmente um erro, uma tarefa cansativa, um exílio”. [Nietzsche]

A música para mim, desde sempre, é o oxigênio de minha alma. Cada fase de minha vida, cada momento especial, cada alegria suprema ou cada dor profunda, foram sempre marcadas por uma música. Quando criança, o rádio era a minha paixão e cantoras com Ângela Maria me levavam ao êxtase. Veio a adolescência e a vibração da Jovem Guarda e o frisson da Beatlemania me contagiaram. Chego à vida adulta com meu gosto musical multifacetado, mpb, rock, pop, eletrônica chegando aos clássicos eruditos. Nomes como Gal, Bethânia, Elis, Nana, Duncan, Caetano, Chico e, claro, Roberto ganham status de “musas e musos” inspiradores. Escolher uma canção é uma tarefa difícil, mas aceitei o desafio e, depois de muito refletir escolhi uma muito especial para mim. Anos 70, eu com meus 27 anos, nascia de forma definitiva o Braccini de hoje, quando aprendi que viver intensa e plenamente é algo essencial ao SER, uma música batia forte em minha alma e me acompanhava noite e dia.

Aqui, neste espaço do amigo Thiago, compartilho com todos voces, um pouco de minha emoção musical.


PAULO BRACCINI
http://paulobraccini-filosofo.blogspot.com/



O EnTHulho quer saber: Paulo, você já foi mesmo bom nisso??





*************************************************************
VAPOR BARATO
Jardes Macalé e Waly Salomão. Gal Costa

Oh, sim, eu estou tão cansado
Mas não pra dizer
Que eu não acredito mais em você
Com minhas calças vermelhas
Meu casaco de general
Cheio de anéis
Vou descendo por todas as ruas
E vou tomar aquele velho navio
Eu não preciso de muito dinheiro
Graças a Deus
E não me importa, honey

Minha honey baby
Baby, honey baby
Oh, minha honey baby
Baby, honey baby

Oh, sim, eu estou tão cansado
Mas não pra dizer
Que eu tô indo embora
Talvez eu volte
Um dia eu volto
Mas eu quero esquecê-la, eu preciso
Oh, minha grande
Ah, minha pequena
Oh, minha grande obsessão

Oh, minha honey baby
Baby, honey baby
Oh, minha honey baby
Honey baby, honey baby, ah



TH - Vaporizando junto à música!




sábado, 2 de julho de 2011

ARTISTA DO MÊS: IVAN LINS!

Tem clima de romance no ar!



Há meio que um consenso geral quando se diz que o Brasil é um pais de cantoras talentosas. De fato: nossas intérpretes são únicas e possuem uma potência artística como nunca se viu no mundo inteiro.
Porém, limitar o Brasil apenas a elas e esquecer nossos soberbes compositores, é um ato falho e tanto!
Tom Jobim, Vinícius de Morais, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil...todos compositores genuinamente brasileiros, mas que, volta e meia, são lembrados e citados por admiradores de música de outros países.
Um deles, contudo, transcendeu demais a barreira tupiniquim e se firmou praticamente como um correspondente do Brasil da música internacional! Interessante constatar que a linguagem musical, independente de ritmo ou melodia, é uma das principais formas de comunicação entre indivíduos de países distintos e admiradores de boa música. Esperto, Ivan Lins, com sua sensibilidade, dom artístico, percepção musical quase inesgotável e, principalmente, seu piano, estabeleceu com talento este elo e hoje é um dos compositores brasileiros de maior sucesso mundial!

O EnTHulho Musical vai se conectar com o mundo atráves do cantor e compositor, em um mês inteirinho de merecidas homenagens!

"Ivan Lins é um dos compositores brasileiros mais gravados no exterior e também um dos mais aplaudidos por sua obra tão expressiva." Viviane Pires, jornalista!




[Biografia inspirada na da Enciclopédia da Música Brasileira]



Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro em 16 de Junho de 1945. Filho do militar Geraldo Lins e de Leia Guimarães Lins. Aos dois anos de idade, mudou-se com a família para Massachusetts, EUA, ai permanecendo por três anos. De volta ao Brasil, foi matriculado no Colégio Militar, onde, aos 12 anos, teve seu primeiro contato com a musica, por intermédio da banda do colégio. Aos 18 anos, aprendeu piano de ouvido, passando a tocar jazz e bossa nova. Em 1968, chegou a final do Festival Universitário da TV Tupi com a musica Até o amanhecer (com Valdemar Correia). Formou-se em química industrial pela UFIU em 1969. Nesse mesmo ano, Elis Regina gravou com enorme êxito a canção Madalena (com Ronaldo Monteiro); e, em 1970, obteve o segundo lugar no V FIC cantando "O amor é o meu país" (com Ronaldo Monteiro), música usada nos aviões da Varig na subida a bordo dos passageiros de vôos internacionais.

Por essa época, foi convidado, com Aldir Blanc, Gonzaguinha e outros, para comandar o programa Som Livre Exportação, da TV Globo.
Em 1974 lançou o álbum Modo livre, pela RCA, com o sucesso "Abre alas", que inaugurava a parceria com o letrista Victor Martins. No ano seguinte, ainda pela RCA, lançou "Chama acesa". Em 1977 conseguiu outro grande sucesso com a musica "Somos todos iguais esta noite" (com Victor Martins), lançada em disco homônimo pela Odeon. No ano seguinte, lançou o LP "Nos dias de hoje" e, em 1979, "A noite", ambos pela Odeon. No inicio da década de 80, sua musica "Começar de novo" (composta em 1979, com Victor Martins) obteve êxito na interpretação de Simone. Na mesma ocasião, fez sucesso com o LP Novo tempo (Odeon). Transferiu-se em 1981 para a Polygram e lançou o disco "Daquilo que eu sei". Dois anos depois, gravou o LP "Depois dos temporais" (Polygram).

A partir de 1985, passou a gravar nos EUA e a realizar tournées internacionais. A repercussão alcançada o levou a criar uma editora nos EUA, a Dinorah Music, ligada a produtora de Quincy Jones. Com o reconhecimento internacional, suas musicas foram gravadas por George Benson, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, entre outros. Em 1989 gravou pela WEA o disco Love dance, todo em inglês. Sua canção "Love Dance" é um dos hits mais gravados na música internacional! Nesse mesmo ano, lançou no Brasil o disco Amar assim (Polygram). Ao comemorar 20 anos de carreira, em 1990, realizou uma tourneé pelo Brasil e lançou o disco Ivan Lins: 20 anos (Som Livre). Criou em 1991 a gravadora Velas, graças ao amigo, parceiro e sócio Victor Martins, com o objetivo exclusivo de lançar novos talentos e de resgatar as raízes da musica brasileira. Como produtor e empresário, lançou cantores como Chico César, Lenine e Belô Veloso. Em 1993 lançou no Brasil e nos EUA, Japão e Europa, o CD Awa Yio, todo em parceria com Victor Martins, tendo a musica "Meu país" obtido grande sucesso. Em 1995 lançou o CD Anjo de mim (Velas), uma vez mais com músicas em parceria com Victor Martins. Fez bastante sucesso com a música de abertura da novela "História de Amor", de Manoel Carlos, "Lembra de Mim". No ano seguinte, gravou com a banda Irakere o disco "Ao vivo em Cuba". Em 1997 lançou o CD duplo Vivanoel - Tributo a Noel Rosa (Velas), com a participação de diversos convidados.

Na discografia recente de Ivan destacam-se: Jobiniando, um tributo ao maestro Tom Jobim; e Um Novo Tempo, só de canções natalinas. Isso sem falar no elogiado CD A Cor do Pôr-do-Sol, lançado no ano 2000.

"Seja em músicas de um 'sabor caribenho', como alguns críticos já disseram, seja naquelas românticas que chegam a atormentar a nossa alma, Ivan Lins, ao cantar, sempre aparece com sua voz suave. E, mais do que isso, ele sempre está encantando com seu carisma." Viviane Pires



Principais obras:


Modo livre [1974]
Amar Assim [1989]
20 Anos ao Vivo [1991]
Anjo de Mim [1995]
Viva Noel: Tributo a Noel Rosa [Triplo - 1997]

A Cor do Pôr do Sol [2000]

Cantando Histórias [2004]

Acariocando [2006]

Saudades de Casa [2007]



CURIOSIDADES SOBRE IVAN LINS:

- Ivan foi casado com a atriz e cantora Lucinha Lins. E seu fulho, Cláudio Lins, além de ator, também é cantor e, volta e meia, se apresenta junto ao pai, numa sintonia bastante sensível e afinada! Uma das famílias musicais brasileiras mais bem sucedidas!
- Em sua versão em CD, o álbum "Amar Assim" trouxe uma faixa-bônus, a instrumental "Fora da lei." Ela não havia entrado no LP original por problemas de espaço.
- Ivan Lins por pouco não teve uma versão em inglês de sua canção "Novo Tempo" incluída no álbum "Thriller" de Michael Jackson. Durante visita ao Brasil em 1980, Quincy Jones ouviu a canção e pediu autorização para escrever uma versão que seria apresentada a Jackson. Lins não lhe deu resposta e "Novo Tempo" foi excluída da pré-seleção de faixas para o álbum.


*************************************************************

ABAIXO, UM CURIOSO VÍDEO DE IVAN LINS, MOSTRANDO A MÚSICA "ANTES QUE SEJA TARDE", VIDEOCLIP APRESENTADO PELO FANTÁSTICO QUE MOSTRA CENAS DE IVAN COM SUA ENTÃO ESPOSA, LUCINHA LINS, NO FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO!





*************************************************************

DEPOIS DOS TEMPORAIS
Ivan Lins e Victor Martins

Sempre viveram no mesmo barco
Foram farinha do mesmo saco
Da mesma marinha, da mesma rainha
Sob a mesma bandeira
Tremulando no mastro
E assim foram seguindo os astros
Cortaram as amarras e os nós
Deixando pra trás o porto e o cais
Berrando até perder a voz
Em busca do imenso,
Do silêncio mais intenso
Que está depois dos temporais

E assim foram seguindo em frente
Fazendo amor pelos sete mares
Inchando a água de alga e peixe
Seguindo os ventos
As marés e as correntes
O caminho dos golfinhos
A trilha das baleias
E não havia arrecifes
Nem bancos de areia
Nem temores, nem mais dores
Não havia cansaço
Só havia, só havia azul e espaço


TH - Paz no coração e na alma!



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...