terça-feira, 28 de junho de 2011

ÚLTIMA FAIXA: Estou indo embora... (Crônica)



[Autor da caricatura: Estácio Vieira]

[Ao som de "Chão de Giz"]



Junho se despede e os festejos juninos, que são tão comemorados em vários estados do Brasil, já deixam saudade...
Elba Ramalho também está indo...depois de emprestar sua alegria aqui para o EnTHulho Musical. Com Elba eu dei uma "segunda chance" aos leitores do blogue em relação ao "nordestinismo" - quando o Alceu Valença foi artista do mês, a repercussão parca me deu uma péssima impressão sobre a visibilidade de artistas eminentemente nordestinos em posição de destaque num blog de música brasileira, mas Elba, graças a Deus, desmistificou essa impressão. Foi recebida com a mesma alegria que empresta a sua carreira e esbanjou momentos deliciosos nas "páginas" de nossa revista musical.
Com 30 anos de carreira, nossa "ave de prata" já tem seu espaço firmado na música do país. Mais do que vendagens, temas de novela ou marcas alcançadas, o carisma e o carinho que Elba exerce quando está no palco já lhe faz merecedora de quaisquer honras ou méritos. Há quem diga que sua postura como pessoa é arrogante e soberba, mas falo apenas do que sei e sinto. Já fui contagiado com a "vibe" da leoa do norte algumas vezes, e testemunhei uma artista compenetrada, cortês com seus companheiros no palco, cantora (e instrumentista) criativa e talentosa!
Numa fase de profusão contínua de novas cantoras, é sempre válido lembrar das que quebraram tabus e conquistaram seu espaço em períodos nos quais nada era fácil. Os 30 anos de carreira de Elba Ramalho, conquistados à base de muito trabalho e disposição (e alguns equívocos, claro, como não poderia deixar de ser) nunca serão esquecidos!

[Lembrei de um dos posts do ano passado aqui do blogue, que coloquei exatamente pra responder aquela infeliz xenofóbica que atacou os nordestinos de maneira covarde na internet. Elba era o assunto da postagem, que versava exatamente sobre um dos hinos que eternizou e também lhe fez censurada: "Nordeste Independente". Foi um equívoco ou não? Divide opiniões, mas é algo que pouca gente na música brasileira teve coragem de fazer! Relembrem clicando aqui!]

O arraial do EnTHulho Musical agradece todo o carinho dispensado!


.................................................................................

"Traduzir 30 anos de estrada em um CD é quase impossível. Então, fiquei pensando “o que que eu vou fazer? O que eu vou cantar?”. E fui mapeando momento por momento. Pensei nos sucessos mais populares e nos compositores mais importantes, e consegui traduzir desta maneira. Também contei com os fãs sugerindo pela internet. Claro, ficou muita gente de fora, mas acho que tem os principais (sucessos). Também queria um show que atendesse àquele público e eu tinha que ser ousada, arrojada.", diz Elba, sobre a seleção de músicas de seu DVD comemorativo!



TH - Salve a leoa! Sempre!





5 comentários:

  1. Por Neusa Santos, via Facebook:

    Não sabia que ia ficar tão triste com a saída da Elba. Chorei ouvindo "Nordeste Independente". A crônica foi pura emoção! SENTIREI SAUDADE !!!

    ResponderExcluir
  2. Neste exato momento, ouvindo a gravação de Elba para a música "Pés de Milho", do Xangai. Soberba!! Indicação de minha prima linda Lenda, obrigadooo!

    ResponderExcluir
  3. Nas palavras dela, sobre "Pés de Milho":

    "essa música pra mim traz a força da ancestralidade, perpassando pelas gerações, milênios afora, o drama e a busca da raça humana... gosto dela com o Xangai tb"

    ResponderExcluir
  4. Por Marcos Vieira, via Facebook:

    "Em tempo adoro Elba ramalho e o cd Leão do Norte dela é um dos melhores... E a mulher ao vivo no palco é uma energia do cranco..."

    ResponderExcluir
  5. Por Isaac Abda, via Facebook:

    "Excelente a "despedida" da Elba... Chão de Giz é uma canção belíssima e ela dá uma graciosidade como só ela sabe, diferenciando da versão do Zé Ramalho! grato pelo texto em referência aos nordestinos, Thiago... nem sei pq, mas me senti envolvido, rsrs! brincadeira, óbvio que como nordestino que sou, fico contente pelas suas palavras honrosas!"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...