domingo, 30 de julho de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 136! - ESPECIAL IVAN LINS!


Sob o slogan de "Tem Clima De Romance No Ar", há exatos 6 anos (Julho de 2011), Ivan Lins era o Artista Do Mês aqui no EnTHulho Musical!

Muitas matérias sobre o gentleman de nossa MPB foram ao ar naquele mês, e hoje, reencontraremos a suavidade e genialidade de suas composições e canções, nesse especial. Antes, vamos relembrar o que já foi dito sobre o mestre por essas bandas?

"A Bossa-Nova tem ares de importância lá fora bem maiores que aqui, diga-se de passagem, porém muitos se esquecem do gênero romântico brasileiro que também adquiriu forças internacionalmente graças a Ivan Lins. Sua música está bem mais afinada com a denominação "MPB para gringo" do que o ritmo derivado do samba puxado pela trupe de Tom.
Ivan Lins, contudo, também é bossista. Mas é sambista, "bluesista", "jazzista" também. Tem um arsenal de versatilidade bem mais moldado ao que se espera de um artista multifacetado e plural."

Matéria "Prata Da Casa Valorizada Lá Fora", de 17/07/11



"Há meio que um consenso quando se diz que o Brasil é um pais de cantoras talentosas. De fato: nossas intérpretes são únicas e possuem uma potência artística como nunca se viu no mundo inteiro.
Porém, limitar o Brasil apenas a elas e esquecer nossos soberbes compositores, é um ato falho e tanto!
Tom Jobim, Vinícius de Morais, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil...todos compositores genuinamente brasileiros, mas que, volta e meia, são lembrados e citados por admiradores de música de outros países.
Um deles, contudo, transcendeu demais a barreira tupiniquim e se firmou praticamente como um correspondente do Brasil da música internacional! Interessante constatar que a linguagem musical, independente de ritmo ou melodia, é uma das principais formas de comunicação entre indivíduos de países distintos e admiradores de boa música. Esperto, Ivan Lins, com sua sensibilidade, dom artístico, percepção musical quase inesgotável e, principalmente, seu piano, estabeleceu com talento este elo e hoje é um dos compositores brasileiros de maior sucesso mundial!"

Post de 02/07/11

Hoje, 6 anos depois, o TopTulho quis homenagear novamente o grande compositor, querendo saber, por meio de pesquisa dos internautas, quais as canções e composições preferidas de Ivan Lins na opinião deles, e o resultado está aqui!

(Mais uma vez com os agradecimentos deste que vos escreve a todos os internautas que votaram. Vocês são FODÁSTICOS!)

1) ILUMINADOS (Álbum "Mãos", de 1987)
2) VITORIOSA (Álbum "Ivan Lins", de 1986)
3) LEMBRA DE MIM (Álbum "Anjo De Mim", de 1995)
4) SOMOS TODOS IGUAIS ESSA NOITE (Álbum "Somos Todos Iguais Essa Noite", de 1977)
5) VIESTE (Álbum "Mãos", de 1987)
6) DEPENDE DE NÓS (Vários)
7) NOVO TEMPO (Álbum "Novo Tempo", de 1980)
8) AOS NOSSOS FILHOS (Álbum "Nos Dias De Hoje", de 1978)
9) GUARDE NOS OLHOS (Álbum "Nos Dias De Hoje", de 1978)
10) MADALENA (Álbum "Ivan Lins, Agora...", de 1970)
11) BANDEIRA DO DIVINO (Álbum "Nos Dias De Hoje", de 1978)
12) CARTOMANTE (Álbum "Nos Dias De Hoje", de 1978)
13) AI AI AI AI AI (Álbum "Awa Yiô", de 1993)
14) ABRE-ALAS (Álbum "Modo Livre", de 1974)
15) SAINDO DE MIM (Part. Paulinho Da Viola)
16) SEDE DOS MARUJOS (Álbum "Ivan Lins", de 1986)
17) O AMOR É O MEU PAÍS (Álbum "Ivan Lins, Agora...", de 1970)
18) DINORAH DINORAH (Álbum "Somos Todos Iguais Essa Noite", de 1977)
19) DESESPERAR JAMAIS (Álbum "A Noite", de 1979)
20) AMOR (Part. Lucinha Lins) (Álbum "Daquilo Que Eu Sei", de 1981)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) DAQUILO QUE EU SEI
22) DINDI
23) FORMIGUEIRO (Com Tim Maia)
24) BILHETE
25) SAMBA DO AVIÃO
26) RODA BAIANA
27) CONFINS (Com Batacoto)
28) JUNTOS
29) LUXO DO LIXO
30) X NO CALENDÁRIO
31) A FORÇA
32) GALERIA METRÓPOLE I
33) GALERIA METRÓPOLE II
34) PASSARELA NO AR
35) DEPOIS DOS TEMPORAIS
36) VELAS IÇADAS
37) COMEÇAR DE NOVO
38) MEU PAÍS

MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS

A GENTE MERECE SER FELIZ
A NOITE
A PRÓXIMA ATRAÇÃO
ACASO
ÁGUA DOCE
AINDA TE PROCURO
AMAR ASSIM
AMIGA
ANJO DE MIM
ARLEQUIM DESCONHECIDO
AVARANDADO
CANTORIA
CHAMA ACESA
CHEGA
DE NOSSO AMOR TÃO SINCERO
DEIXA EU DIZER
DESDE QUE O SAMBA É SAMBA
FEITIO DE CORAÇÃO
JAMAIS TE ESQUECEREI
LEMBRA
LEMBRANÇA
LOVE DANCE
LUA CIRANDEIRA
LUA SOBERANA
LUAS DE PEQUIM
MARIA DOS VENTOS
ME DEIXA EM PAZ
NOTURNA
NOVAMENTE NÓS
O TEMPO GUARDOU VOCÊ
PAIXÃO SECRETA
PONTOS CARDEAIS
QUEM ME DERA
QUEM SABERIA PERDER?
QUEM SOU EU
SALVE, SALVE
SE ACONTECER
SE DEPENDESSE DE MIM
SERTANEJA
SETEMBRO
SOBERANA ROSA
TE AMO
TODO DIA É ASSIM
UM FADO
UM FELIZ NATAL
UM PASSARINHO CANTOU
VENTOS DE JUNHO



Fiquemos, então, com "Iluminados", primeiríssima colocada na opinião dos internautas!

ILUMINADOS
Ivan Lins/Vitor Martins

O amor tem feito coisas
Que até mesmo Deus duvida
Já curou desenganados
Já fechou tanta ferida

O amor junta os pedaços
Quando um coração se quebra
Mesmo que seja de aço
Mesmo que seja de pedra
Fica tão cicatrizado
Que ninguém diz que é colado

Foi assim que fez em mim
Foi assim que fez em nós
Esse amor iluminado



Apaixonante, não é? Mas não acabou ainda não...agora a gente fica com o...


Semaninha agitada na MPB, hein?

Começamos com a treta entre dois cantores mestres em performances: Johnny Hooker fez uma dura crítica à fala (sem referência à canção de mesmo nome) de Ney Matogrosso sobre não ser apoiador declarado da causa LGBT. 

Minha opinião: entenderia a crítica do Hooker se a crítica de Ney não tivesse sido descontextualizada e se, na história deste, nunca houvesse provocações tão contundentes que, de certa forma, substituíram o discurso (vide um homem rebolativo em plena Ditadura Militar vendendo como água). Num mundo já tão repleto de intolerância, precisamos de paz - pelo menos no mundo musical. Selem-na, rapazes!

Na sexta, foi finalmente liberada a canção "Tua Cantiga", novo sucesso de Chico Buarque que já está entre os mais votados na enquete que o EnTHulho fez na comunidade do Facebook - sinal de que já entrará para a nossa parada nas próximas edições!

Para apaziguar a treta dos grandes Ney e Hooker, vamos permanecer com o tema e destacar a música "Filhos Do Arco-Íris", que está na quinta posição e apoia a causa LGBT e a identidade de gênero, e é defendida por muitos artistas de renome, como Preta Gil, Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Rogério Flausino, Luiza Possi, Sandy Leah, Carlinhos Brown, Fafá De Belém, Alice Caymmi, Paulo Miklos, Kell Smith e Di Ferreiro. Grande iniciativa! Mas, antes, vamos ver como ficou a parada do dia, que só teve uma estreia: o pernambucano Almério, com "Segredo", que entrou no lugar de Dulce Quental. 

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 136 -  30/07/17

1) ANITTA - Paradinha (=) (7 Semanas) 
2) MAJOR LAZER & ANITTA & PABLLO VITTAR - Sua Cara (+1) (3 Semanas) 
3) PABLLO VITTAR - K.O. (+7) (3 Semanas)
4) KAROL CONKÁ - Lalá (=) (5 Semanas)
5) PRETA GIL, PABLLO VITTAR & VÁRIOS - Filhos Do Arco-Íris (=) (6 Semanas) 
6) SKANK - A Hard Day's Night (+1) (6 Semanas)  
7) ELZA SOARES - Luz Vermelha (+1) (8 Semanas) 
8) CRIOLO - Menino Mimado (+1) (4 Semanas)
9) CAZUZA & NEY MATOGROSSO - Dia Dos Namorados (-7) (9 Semanas)  
10) MARISA MONTE - Flor Do Ipê (+4) (2 Semanas)
11) PROJOTA - Antes Do Meu Fim (+4) (4 Semanas) 
12) JORGE VERCILO - Pode Ser (+1) (4 Semanas) 
13) SANDY - Respirar (-7) (13 Semanas)  
14) ANAVITÓRIA - Dengo (+2) (2 Semanas)
15) NATIRUTS - Sol Do Meu Amanhecer (+2) (2 Semanas)
16) ILLY - Afrouxa (+3) (3 Semanas) 
17) CARLINHOS BROWN - Orgulho De Nós Dois (+3) (2 Semanas)
18) MALLU MAGALHÃES - Você Não Presta (-7) (10 Semanas)  
19) ANA CAÑAS - Respeita (-7) (11 Semanas)    
20) ALMÉRIO - Segredo (ESTREIA)

Saiu:

DULCE QUENTAL - Tempo Circular (1 semana. Maior posição: 18)



FILHOS DO ARCO-ÍRIS
Vários

Eu sou filho do arco-íris
Eu tenho outra íris, eu tenho outro olhar
E se o céu azul nos trás o arco-íris
É pra que a terra inteira possa admirar
Por isso esse amor esse orgulho
Que a vida colocou dentro de mim
E não importa a cor do meu amor
E o arco-íris que me faz brilhar assim

Eu sou filho do arco-íris
Eu tenho outra íris, eu tenho outro olhar
E se o céu azul nos trás o arco-íris
E pra que a terra inteira possa admirar
Por isso esse amor esse orgulho
Que a vida colocou dentro de mim

E não importa a cor do meu amor
(a cor do meu amor)
E o arco-íris que me faz brilhar assim
E não importa a cor do meu amor (do meu amor)
E o arco-íris que me faz brilhar assim
E o arco-íris que me faz brilhar assim
E o arco-íris que me faz brilhar assim






TH - Também sou, com orgulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...