domingo, 16 de julho de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 134!


Mais um TopTulho chegando para você! Hoje, 16 de Julho de 2017, indo ao ar a edição 134 da "Parada Da Resistência". 

Falar de "resistência" nesse país, contudo, está sendo muito difícil. Que semana ruim! A pior do ano, em termos de política. Vimos o arquivamento das denúncias contra o Presidente Michel Temer, vimos a condenação sem provas contra o Ex-Presidente Lula e, o mais grave: assistimos, incrédulos, a aprovação das Reformas Trabalhistas, sem ter havido um debate fundamentado e coerente com a sociedade sobre elas, que flagrantemente beneficiam muito mais os empregadores. Não dá vontade de morrer?

E como a gente tenta sobreviver à toda essa loucura? Com música, claro! 

Na edição de hoje, mais três estreias, todas oriundas das votações no Grupo do EnTHulho no Facebook, em outras palavras, votadas por vocês! São elas: Major Lazer com Anitta e Pabllo Vittar ("Sua Cara"), Pabllo Vittar ("K.O.") e Illy ("Afrouxa"). Além delas, tivemos um regresso: Monique Kessous, com "Eu Sem Você", que foi uma das músicas mais votadas aqui no TopTulho em 2016, chegando inclusive ao primeiro lugar. Ela voltou a tocar nas rádios justamente por ser tema da novela global "Pega Pega". 

Elas entram no lugar de Johnny Hooker, Mariana Aydar, Bruna Caram e Filipe Catto, que infelizmente nos deixaram. 

E temos uma nova primeira posição: depois de 4 semanas consecutivas em primeiro lugar, a dupla Cazuza e Ney Matogrosso é substituída por Sandy, e sua nova música "Respirar", que já está há 11 semanas conosco. O destaque vai pra ela, porém, antes, veremos como ficou a parada nessa edição!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 134 - 16/07/17

1) SANDY - Respirar (+1) (11 Semanas)  
2) CAZUZA & NEY MATOGROSSO - Dia Dos Namorados (-1) (7 Semanas)  
3) ANITTA - Paradinha (=) (5 Semanas)
4) KAROL CONKÁ - Lalá (+3) (3 Semanas)
5) MALLU MAGALHÃES - Você Não Presta (=) (8 Semanas)  
6) PRETA GIL, PABLLO VITTAR & VÁRIOS - Filhos Do Arco-Íris (=) (4 Semanas)
7) ANA CAÑAS - Respeita (-3) (9 Semanas)   
8) ELZA SOARES - Luz Vermelha (+1) (6 Semanas) 
9) CRIOLO - Menino Mimado (+3) (2 Semanas)
10) MAJOR LAZER & ANITTA & PABLLO VITTAR - Sua Cara (ESTREIA)
11) SKANK - A Hard Day's Night (+2) (4 Semanas)
12) PABLLO VITTAR - K.O. (ESTREIA)
13) JORGE VERCILO - Pode Ser (+2) (2 Semanas)
14) ANAVITÓRIA - Amores Imperfeitos (+2) (2 Semanas)
15) PROJOTA - Antes Do Meu Fim (+5) (2 Semanas)
16) TIÊ - Mexeu Comigo (-8) (12 Semanas)     
17) MANU GAVASSI - Hipnose (-6) (10 Semanas) 
18) TIAGO IORC - Tempo Perdido (-8) (13 Semanas)   
19) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (RETORNA) (14 Semanas)
20) ILLY - Afrouxa (ESTREIA)

Saem:

JOHNNY HOOKER - Como Vai Você? (8 Semanas. Maior posição: 08) 
MARIANA AYDAR - Eu Te Amo Você (01 Semana. Maior posição: 17)
BRUNA CARAM - Par (11 Semanas. Maior posição: 04)
FILIPE CATTO - Do Fundo Do Meu Coração (10 Semanas. Maior posição: 05)     

Sandy hoje está num ótimo lugar de sua carreira. Declaradamente uma artista Pop brasileira, ela, contudo, não fez semelhante à oportunista Wanessa Camargo, que aproveitou a onda do boom dos sertanejos para voltar ao estilo que lhe lançou, depois de anos no Pop. Sandy mantém sua coerência e crescimento artístico: ela investe no pop (meio folk), mesmo numa época em que esse estilo está em segundo plano, e isso lhe dá todos os merecidos créditos. Ela poderia simplesmente capitalizar onde está dando mais dinheiro, mas ela preferiu ser fiel à sua trajetória, o que é um mérito assobiável!

(Outra oportunista é a Perlla, que voltou ao funk só porque o estilo voltou à evidência, e o investimento anterior - cantora gospel - esvaziou sua capitalização....)

"Respirar" é uma música bonitinha, que mantém a linha do pop mais calmo que a cantora vem adotando há anos! E tem sido bem sucedida: pra quem não lembra, ela ficou em primeiro lugar nas 100 mais do ano passado aqui no TopTulho com "Me Espera", ao lado de Tiago Iorc. 

Fiquemos, então, com essa artista que admiro, com a música que integra o EP "Meu Canto".!



RESPIRAR
Sandy

Hoje eu acordei sem pressa
Deixei a janela aberta
Vi a vida tão repleta de amanhecer

Hoje eu pude ver de perto
Que um coração aberto
Torna tudo mais fácil de acontecer

Eu abro as asas e preparo a alma
Pra respirar, pra respirar
Abro as asas e preparo a alma 
Pra respirar, pra respirar

Hoje eu me joguei das nuvens
Tirei o pó e a ferrugem
Vi que o sol brilha mais claro se a gente tá bem

Voos podem ser mais altos
Frases podem ser mais belas
Hoje eu vou gritar mais forte a sorte que a gente tem
De ser feliz sem ser refém

Eu abro as asas e preparo a alma
Pra respirar, pra respirar
Abro as asas e preparo a alma 
Pra respirar, pra respirar

Eu abro as asas e preparo a alma
Pra respirar, pra respirar
Abro as asas e preparo a alma 
Pra respirar, pra respirar

Eu abro as asas e preparo a alma
Pra respirar, pra respirar
Abro as asas e preparo a alma 
Pra respirar, pra respirar

Sorte a gente tem de ser feliz sem mais ninguém



Lindinha, né? Mas não acabou...tá na hora de conferir agora o...



Hoje vamos traçar comentários sobre o ano de 1948!

Já no comecinho, aqui no Brasil podemos traçar um paralelo sobre a perseguição à Esquerda que temos visto atualmente: Prestes lançou o "Manifesto de Janeiro", aprovando a cassação dos mandatos dos parlamentares comunistas.

E a grande ironia é que, em 1948O Centro de Estudos e Defesa do Petróleo foi criado no Rio de Janeiro, marcando o início da Campanha O Petróleo é Nosso, que se opunha ao Estatuto do Petróleo que tramitava no Congresso brasileiro. Ironia porquê? Por que hoje o Pré-Sal - riqueza nossa, foi dada de mão beijada para o exterior. Como as coisas mudam...

1948 foi também o ano da morte de Monteiro Lobato. De igual forma, no mundo, Mahatma Gandhi, líder espiritual e ativista dos direitos dos indianos, foi assassinado em Nova Deli, por um extremista Hindu.

Nos cinemas, Festim Diabólico, Hamlet, Anne Karenina, Rio Vermelho, Sangue de Heróis, Joana D' Arc, dentre outros!

Na música internacional:

AL TRACE - You Call Everybody Darling
ANDREWS SISTERS - Near You
ART MOONEY - Baby Face
ART MOONEY - I'm Looking Over A Four Leaf Clover
ARTHUR GODFRAY - Too Fat Polka
BING CROSBY - Now Is The Hour
BUDDY CLARK - Peg O' My Heart
CARMEM MIRANDA & ANDREW SISTERS - Cuando La Gusta
CARMEM MIRANDA & ANDREW SISTERS - The Matador
DANNY KAYE & ANDREW SISTERS - Civilization (Bongo, Bongo, Bongo)
DICK HAYMES - I Wish I Didn't Love You So
DICK HAYMES - Little White Lies
DICK HAYMES - Mam Salle
DORIS DAY - Magic
FRANCIS CRAIG - I Beg Your Pardon
FRANCIS CRAIG - Near You
FRANKIE LAINE - That's My Desire
FREDDY MARTIN - Sabre Dance Boogie
JO STAFFORD - Serenade Of The Bells
JUAN DANIEL - Adio Muchachos
JUAN DANIEL - Quiereme Mucho
JUAN DANIEL - Quizas...Quizas...Quizas...
KEN GRIFFIN - You Can't Be True, Dear
LOUIS PRIMA - Civilization (Bongo, Bongo, Bongo)
NAT KING COLE - Nature Boy
PEE WEE HUNT - Twelfth Street Rag
PEGGY LEE - Mañana (Is Soon Enough For Me)
PERRY COMO - Chi-Baba Chi-Baba
TEX WILLIAMS - Smoke Smoke Smoke
THREE SUNS - Peg O' My Heart
VAUGHN MONROE - Ballerina

E por aqui? A gente descobre agora, viajando para...1948!

Há 69 anos...

1) 4 ASES E 1 CORINGA - É Com Esse Que Eu Vou
2) DICK FARNEY - A Saudade Mata A Gente
3) FRANCISCO ALVES - Esses Moços (Pobres Moços)
4) DORIVAL CAYMMI - A Lenda Do Abaeté
5) RUY REY - A Mulata É A Tal
6) CARLOS GALHARDO - Cadê Zazá?
7) MARLENE - Nasci Para Bailar
8) CÉSAR DE ALENCAR & MARLENE - Casadinhos
9) DIRCINHA BATISTA - Entrego A Deus
10) LÚCIO ALVES - Aquelas Palavras
11) OS CARIOCAS - Nova Ilusão
12) ORLANDO SILVA - Jornal De Ontem
13) ALCIDES GERARDI - Pergunte a Ela
14) LUIZ GONZAGA - A Moda Da Mula Preta
15) ARACY DE ALMEIDA - Não Me Diga Adeus
16) QUITANDINHA SERENADERS - Eu, Você e o Mar
17) NUNO ROLAND - Tem Gato Na Tumba
18) PEDRO CELESTINO - Supremo Adeus
19) JACOB DO BANDOLIM - Flamengo
20) DÉO - Infidelidade

MENÇÕES HONROSAS:

4 ASES E 1 CORINGA - Cigana Feiticeira
ADEMILDE FONSECA - Sonhando
ALCIDES GERARDI - Céu Estrelado
ANJOS DO INFERNO - Perdida
ARACY DE ALMEIDA - Bairros De Pequim
CARLOS GALHARDO - Eu Sou Assim
DÉO - Lá Vem O Ipanema
DÉO - Sai Palhaço
DICK FARNEY - Esquece
DICK FARNEY - Meu Rio De Janeiro
DICK FARNEY - Ser Ou Não Ser
DICK FARNEY - Um Cantinho e Você
DILÚ MELLO - Lá Na Serra
DILÚ MELLO - Qual O Valor Da Sanfona?
DIRCINHA BATISTA - Chico Brito
DIRCINHA BATISTA - Contemplando
DIRCINHA BATISTA - Rio
DORIVAL CAYMMI - Saudade De Itapoã
EMILINHA BORBA - Já É De Madrugada
EMILINHA BORBA - Quem Quiser Ver Vá Lá
EMILINHA BORBA - Telefonista
FRANCISCO ALVES - Bahia Com H
FRANCISCO ALVES - Caminhemos
FRANCISCO ALVES - Falta Um Zero no Meu Ordenado
FRANCISCO ALVES - Maior É Deus
FRANCISCO ALVES - Pode Matar Que É Bicho
FRANCISCO ALVES - Quem Há De Dizer?
GILBERTO ALVES - Chorar Pra Quê?
GILBERTO ALVES - Rosa Maria
JACOB DO BANDOLIM - Flor Amorosa
JACOB DO BANDOLIM - Salões Imperiais
LUIZ GONZAGA - Quer Ir Mais Eu?
MARLENE - Toca Pedroca
NELSON GONÇALVES - Perdôo Sim
NELSON GONÇALVES - Princesa De Bagdá
ORLANDO SILVA - Enquanto Houver Amor
ORLANDO SILVA - Maldito Amor
ORLANDO SILVA - Saudade
ORLANDO SILVA - Tristeza...Saudade...
OS CARIOCAS - Adeus América
ROBERTO SILVA - Mandei Fazer Um Patuá
SILVINO NETTO - Essa É Fina
SILVIO CALDAS - Feitiçaria
SOLLON SALLES - Segue Teu Caminho
TRIO DE OURO - Minueto
VOCALISTAS TROPICAIS - Exaltação À Noel
VOCALISTAS TROPICAIS - Não Manche O Meu Panamá

COMENTÁRIO: Os Quatro Ases e Um Curinga foram um conjunto vocal e instrumental brasileiro, formado no Rio de Janeiro. Ao lado dos Anjos do Inferno, foram o conjunto de maior sucesso na dita "era de ouro" do rádio brasileiro, principalmente nos anos 1940.

Pra quem costuma bater um papão musical com os avós como eu, sempre tive curiosidade de saber como eram esses "conjuntos" que tanto embalaram a juventude deles, e o TopTulho Musical Do Passado hoje me permite saciar, com muito gosto, essa curiosidade! Vai para vocês, vô e vó!

No começo, todos os seus integrantes eram de Fortaleza, Ceará: Evenor Pontes de Medeiros (1915 – 25 de novembro de 2002), violonista e compositor; José Pontes de Medeiros (1921 – 29 de novembro de 2005), violonista e cantor; Permínio Pontes de Medeiros (*1919), gaitista e cantor; André Batista Vieira (*1920), o Curinga, pandeirista, cantor e compositor; e Esdras Falcão Guimarães, o Pijuca (*1921). André Batista foi substituído por Jorge José da Silva, o Jorginho do Pandeiro (depois integrante do Época de Ouro). Este posteriormente foi substituído por Nilo Falcão e Miltinho (ex-Anjo do Inferno).

A primeira posição é deles, para os leitores mais saudosistas matarem a vontade!

Ps.: Adoro essa música na voz (e bossa) de Elis Regina!


É COM ESSE QUE EU VOU
Quatro Ases e Um Coringa

É com esse que eu vou
Sambar até cair no chão!
É com esse que eu vou
Desabafar na multidão!
Se ninguém se animar,
Eu vou quebrar meu tamborim,
Mas se a turma gostar
Vai ser pra mim!

Quero ver
No ronca-ronca da cuíca
Gente pobre, gente rica,
Deputado e senador!
Oi, quebra, quebra!
Quero ver cabrocha boa
No piano da patroa
Batucando:
É com esse que eu vou!




TH - Só a música para nos salvar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...