domingo, 2 de julho de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 132!


Começando agora a segunda metade de 2017. Será que esse ano tem salvação? A gente tenta...pelo menos na música, né? Rs

O TopTulho é a parada da resistência! Aqui, a gente tenta driblar o excesso de monocultura sertaneja (que está dominando 90% das principais mídias especializadas, diga-se) com outros estilos de música brasileira!

Agora o seu TopTulho está mais interativo! Entrem (quem tem Facebook) no grupo do EnTHulho Musical, e prestigiem matérias de MPB, indicações de músicas, links para baixar trilhas sonoras e também, para votar nas enquetes que volta e meia posto com novidades da MPB, para possíveis candidatas à nossa parada. A primeira enquete que pus foi bem sucedida e colocará cinco músicas na parada: uma nessa semana e as outras quatro na próxima. E já tá rolando a segunda enquete também, e as músicas que forem mais votadas provavelmente entrarão na edição 134 (no dia 16 de Julho). É uma maneira de vocês me ajudarem a montar nossa parada predileta!

Gostaram do TopTulho Especial Alceu Valença? Pra minha surpresa, teve mais visualizações do que imaginei, e como fazemos em todo primeiro TopTulho do mês, vamos ver como ficou o ranking dos TopTulhos Especiais agora:

1) MARINA LIMA - 1430 Visualizações (Setembro/16)
2) GILBERTO GIL - 1332 Visualizações (Outubro/16)
3) GONZAGUINHA - 1267 Visualizações (Agosto/16)
4) MILTON NASCIMENTO - 1261 Visualizações (Novembro/16)
5) RAUL SEIXAS - 1160 Visualizações (Julho/16)
6) CÁSSIA ELLER - 1047 Visualizações (Dezembro/16)
7) ELBA RAMALHO - 984 Visualizações (Junho/16)
8) KID ABELHA - 816 Visualizações (Maio/16)
9) ADRIANA CALCANHOTTO Visualizações - 624 (Fevereiro/17)
10) TOM JOBIM - 617 Visualizações (Janeiro/17)
11) MARISA MONTE - 508 Visualizações (Abril/16)
12) DJAVAN - 500 Visualizações (Março/17)
13) RENATO RUSSO - 313 Visualizações (Março/16)
14) ANA CAROLINA - 225 Visualizações (Abril/17)
15) ELIS REGINA - 133 Visualizações (Janeiro/16)
16) ALCEU VALENÇA - 133 Visualizações (Jun/17)
17) NEY MATOGROSSO - 114 Visualizações (Fevereiro/16)
18) RITA LEE - 112 Visualizações (Novembro/15)
19) GUILHERME ARANTES - 111 Visualizações (Maio/17)
20) CAZUZA - 78 Visualizações (Julho/15)
21) MARIA BETHâNIA - 77 Visualizações (Junho/15)
22) CHICO BUARQUE - 59 Visualizações (Outubro/15)
23) CAETANO VELOSO - 58 Visualizações (Setembro/15)
24) GAL COSTA - 57 Visualizações (Agosto/15)
25) ZIZI POSSI - 55 Visualizações (Maio/15)

Na edição de hoje, temos Cazuza e Ney Matogrosso mantendo-se na primeira posição e a estreia de Karol Conká, com a polêmica música "Lalá", que (dizem), fala sobre sexo oral (!!!). Ela entra no lugar de Silva, que nos deixa com "Eu Sei". 

Vejamos como ficou essa semana:

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 132 - 02/07/17

1) CAZUZA & NEY MATOGROSSO - Dia Dos Namorados (=) (5 Semanas) 
2) TIÊ - Mexeu Comigo (=) (10 Semanas)    
3) SANDY - Respirar (=) (9 Semanas) 
4) ANITTA - Paradinha (=) (3 Semanas)
5) ANA CAÑAS - Respeita (+3) (7 Semanas)  
6) MALLU MAGALHÃES - Você Não Presta (+3) (6 Semanas)  
7) TIAGO IORC - Tempo Perdido (-2) (11 Semanas)  
8) JOHNNY HOOKER - Como Vai Você? (+3) (7 Semanas)
9) MANU GAVASSI - Hipnose (+1) (8 Semanas) 
10) PRETA GIL & VÁRIOS - Filhos Do Arco-Íris (+6) (2 Semanas)
11) FILIPE CATTO - Do Fundo Do Meu Coração (-5) (9 Semanas) 
12) BRUNA CARAM - Par (-5) (10 Semanas)    
13) ELZA SOARES - Luz Vermelha (=) (4 Semanas)
14) KAROL CONKÁ - Lalá (ESTREIA)
15) OSWALDO MONTENEGRO & LUIZA POSSI - A Lista (+4) (6 Semanas) 
16) SKANK - A Hard Day's Night (+4) (2 Semanas)
17) ROBERTO CARLOS - Sereia (-3) (13 Semanas)  
18) ROBERTA SÁ - Pra Você (-6) (13 Semanas)   
19) LINEKER - Cuidado (-4) (5 Semanas)       
20) ANA VILELA - Trem Bala (-2) (26 Semanas) 

Sai:

SILVA - Eu Sei (12 Semanas. Maior posição: 02) 


Ela já esteve na primeira posição (edição 128, de 04/06/17), e, de lá pra cá, vem se mantendo na vice liderança. 

Com essa bela balada, Tiê volta aos holofotes, dois anos depois de seu megassucesso "A Noite" ter lhe rendido o primeiro lugar absoluto de 2015. "Mexeu Comigo" é suave, e vem deixando a moça em evidência nos últimos meses, e é com ela que ficamos agora!



MEXEU COMIGO
Tiê

Foi muito mais do que eu queria
Foi bem mais forte
Durou muito mais que um dia
Mesmo assim
Quem ia imaginar?

E eu que andava tão sozinha
Virei de canto, olhei
E segui na minha intenção
Quem vai me julgar?

Eu posso me enganar
Que agora não dá tempo
Que agora tanto faz
Que é hora de esquecer
E de me conformar
O que um dia já foi meu
Agora não é mais

Você veio e mexeu comigo
Depois disse que era apenas um amigo
Quem você quer enganar?

Você pode até tentar
Mas isso não tem jeito
Quem vai acreditar?
Difícil convencer
Que você não quer mais
Foi num piscar de olhos
Nem pude olhar pra trás

Então vou me enganar
Que agora não dá tempo
Que agora tanto faz
Que é hora de esquecer
E de me conformar
O que um dia já foi meu
Agora não é mais

Então vou me enganar
Que agora não dá tempo
Que agora tanto faz
Que é hora de esquecer
E de me conformar
O que um dia já foi meu
Agora não é mais

Você veio e mexeu comigo




Linda, né? Mas ainda tem mais...pois agora vai começar o seu...



Começamos agora mais uma edição do TopTulho Do Passado - dessa vez para relembrar acontecimentos importantes do ano de 1947!



Foi o ano de partida para a Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos Da América, e estabelecimento do Plano Marshall. 

Naquela data os americanos tomaram duas iniciativas importantíssimas: primeiro, decidiram-se pela política de "contenção" ao comunismo, dando início a pesados investimentos em armamentos e artefatos nucleares; em segundo, por auxiliarem economicamente, por meio do Plano Marshall, os países europeus assolados pela guerra, permitindo que eles dessem começo aos programas de reconstrução nacional.


Iniciava-se a primavera de 1947 ao tempo em que encerrava-se o mais tenebroso inverno da Europa no século XX. Nos finais da Segunda Guerra Mundial, na parte ainda controlada pela a Alemanha nazista em seu estertor, o sistema de abastecimento ainda funcionava razoavelmente, e salários e preços tabelados impediam o furor inflacionário. Mas quando os tiros por fim cessaram, seguido da desmobilização geral, foi um deus-nos-acuda. Nos dois anos seguintes à rendição nazista, a comida evaporou-se e o que circulava no mercado negro atingia preços inimagináveis. Em Berlim, a população, para sobreviver ao enregelamento, abateu todas as árvores da cidade. Os parques públicos, como o devastado Tiergarten, serviram para que neles proliferassem hortaliças. Onde outrora havia as elegantes tílias, agora vicejavam repolhos e nabos, plantações noite e dia policiadas pelos moradores para que não as roubassem.

1947 também foi o ano de criação da CIA. 

No Brasil, foi o ano de criação do MASP. 

Nos cinemas de 1947, Barba Azul, Narciso Negro, O Fantasma Apaixonado, Prisioneiro Do Passado, Fuga Do Passado, Quando Os Deuses Amam, Sonata De Amor, dentre outros!

Na música internacional de 1947:

ART LAND - Mam Selle
BENNY GOODMAN - A Gal In Calico
BUDDY CLARK - Peg On My Heart
COUNT BASIE - Open The Door, Richard!
DICK HAYMES - How Are Things In Glocca Morra
FRANCIS CRAIG - Near You
FRANK SINATRA - Time After Time
FREDDY MARTIN -  Managua Nicaragua
FREDDY MARTIN - To Each His Own
HARMONICATS - Peg On My Heart
HOAGY CARMICHAEL - Ole Buttermilk Sky
MODERNARIES WITH PAULA KEELY -  To Each His Own
THE KING COLE TRIO - (I Love You) For Sentimental Reason 
SAMMY KAYE - The Old Lamp-Lighter
TED WEAMS - Heartaches
VAUGHN MONROE - Ballerina
XAVIER CUGAT - South America, Take It AwayE na música nacional? A gente descobre agora, voando para....1947!

Há 70 anos...

1) LUIZ GONZAGA - Asa Branca
2) DICK FARNEY - Copacabana
3) FRANCISCO ALVES - Nervos De Aço
4) ANJOS DO INFERNO - Na Baixa Do Sapateiro
5) 4 ASES E UM CORINGA - Onde Estão Os Tamborins
6) TRIO DE OURO - Senhor Do Bonfim
7) DORIVAL CAYMMI - Marina
8) NUNO ROLAND - Pirata Da Perna De Pau
9) NELSON GONÇALVES - Segredo
10) ISAURA GARCIA - Prêmio De Consolação
11) EMILINHA BORBA - Escandalosa
12) ARACY DE ALMEIDA - Quem Foi?
13) SILVIO CALDAS - Anda Luzia
14) ORLANDO SILVA - Saudade
15) JACKSON DO PANDEIRO - Pisei Num Despacho
16) JOEL & GAÚCHO - Boogie Woogie Do Rato
17) GASTÃO FORMENTI - Lua Malvada
18) BENEDITO LACERDA - André De Sapato Novo
19) GILBERTO ALVES - Tenho Pensado Tanto Em Ti
20) TRIGÊMEOS VOCALISTAS - 16 No Choro

MENÇÕES HONROSAS: 

4 ASES E 1 CORINGA - É Com Esse Que Eu Vou
4 ASES E 1 CORINGA - O Periquito De Madame
4 ASES E 1 CORINGA - Sambolândia
ABÍLIO LESSA - Não Falem Mal Da Mulher
ALBERTINHO FORTUNA - Marcha Dos Gafanhotos
ALCIDES GERARDI - Abaixo De Deus
ARACY DE ALMEIDA - Pela Décima Vez
ATAULFO ALVES - Infidelidade
ATAULFO ALVES & SUAS PASTORAS - Índia Do Brasil
AUGUSTO CALHEIROS - Fatal Desilusão
AUGUSTO CALHEIROS - Garoto Da Rua
AUGUSTO CALHEIROS - Prelúdios De Sonata
AUGUSTO CALHEIROS - Vida De Caboclo
CARLOS GALHARDO - Não Revelarás
CARLOS GALHARDO - O Tocador De Trombone
CARLOS GALHARDO - Pecado Original
CYRO MONTEIRO - Samba Do Realengo
DALVA DE OLIVEIRA - Segredo
DÉO - Nervos De Aço
DICK FARNEY - Foi E Não Voltou
DICK FARNEY - Marina
EMILINHA BORBA - Barnabé
EMILINHA BORBA - Madureira
EMILINHA BORBA - Rumba De Jacarepaguá
EMILINHA BORBA - Emilinha Borba
FRANCISCO ALVES - 5 Letras Que Choram (Adeus)
FRANCISCO ALVES - Bahia Com H
FRANCISCO ALVES - Caminhemos
FRANCISCO ALVES - Torna
GASTÃO FORMENTI - Coração Não Batas Tanto
GASTÃO FORMENTI - Não Vale Recordar
GILBERTO MILFONT - O Meu Prazer
GILBERTO MORENO & ORQUESTRA FOM FOM - Você Não Pensou
JACOB DO BANDOLIN - Glória
JACOB DO BANDOLIN - Treme Treme
MANEZINHO ARAÚJO - Mamãe Não Quer Dar
MARIA DA GRAÇA - Isso É Brasil
MARLENE & VOCALISTAS TROPICAIS - Coitadinho De Papai
NELSON GONÇALVES - A Rainha Do Mar
NELSON GONÇALVES - Odalisca
NELSON GONÇALVES & ISAURA GARCIA - Dona Rosa
NELSON GONÇALVES & ISAURA GARCIA - Teu Retrato
NUNO ROLAND - Fim De Semana Em Paquetá 
NUNO ROLAND - Nunca Houve Rapaz Como Gildo
ORLANDO SILVA - Abigail
ORLANDO SILVA - Esquisita
ORLANDO SILVA - Perdoa Meu Amor
ORLANDO SILVA - Poema Imortal
ORLANDO SILVA - Zé Ponte
OS NAMORADOS DA LUA - Desgosto
QUARTETO QUITANDINHA - Felicidade
SILVIO CALDAS - Ana Maria
SILVIO CALDAS - Ela Não Voltou (Acabei)
TRIGÊMEOS VOCALISTAS - Meu Cavalo Trotador
TRIO DE OURO - Calado Venci
ZACCARIAS E SUA ORQUESTRA - Entra Na Fila


COMENTÁRIO: Estava ansiosamente esperando para chegar esse ano. Esse ano em que o primeiro lugar vai para o saudoso mestre Luiz Gonzaga, e esse que merecia ser o hino do nosso querido Nordeste: Asa Branca fez história na música brasileira, e até hoje é tocada/comentada/venerada e relembrada!

A seca nordestina chegava em forma de poesia e música para o Brasil inteiro, e, graças ao Luiz, esse problema passou a ser de todos, não apenas da região (bom, pelo menos, na teoria). 

Conhecido como o Rei do Baião, ele foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da MPB, cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou as festas juninas e os forrós pé-de-serra, bem como o relato sobre a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

Então, fiquemos agora com essa maravilha, que dedico a todos os amantes de boa música!



ASA BRANCA
Luiz Gonzaga

Quando olhei a terra ardendo
Igual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Depois eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Depois eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração


TH - Ótimo Julho para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...