domingo, 28 de maio de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 127! - ESPECIAL GUILHERME ARANTES!



Chegamos a mais um TopTulho Especial - esse, para homenagear nosso querido cantor, produtor e compositor de São Paulo: Guilherme Arantes!

Aviso de antemão que essa votação foi recorde: muitos hits do cara, por isso muita gente ficou dividida e tivemos mais votos do que todas as edições especiais do TopTulho anteriores! Palmas para o Guilherme! O EnTHulho Musical agradece mais uma vez os votos dos amigos leitores!

Ele já foi amplamente homenageado aqui no blogue. Em Abril de 2011, foi Artista Do Mês e, graças a seus fãs, batemos também recorde de visualizações na época. É dessa data, aliás, que tiro o texto-homenagem a ele:

Publicado em 29 de Abril de 2011:

"Guilherme Arantes é sentimental, sensível, delicado...
Suas músicas refletem muito bem sua harmônica relação com o amor, com a melancolia e sua sinergia com todos os sentimentos e elementos. Letras e músicas, diga-se de passagem - por trás do grande letrista, há também um músico dedicado e cuidadoso com seus projetos e empreitadas. Não escondendo também suas participações em projetos sociais e causas nobres.
É sentimento puro!
Refletindo sobre isso, dá pra associá-lo ao lado subjetivo de qualquer relação. E qual seria o seu lado prático, afinal?
Eu respondo: OS FÃS!
Esses queridos que batalham diariamente pra que sua imagem não seja esquecida. Esses incansáveis que não param de pesquisar e procurar novidades, ressuscitando entrevistas antigas, recortando artigos de jornal... há de se destacar que Guilherme Arantes tem os mais calorosos e esforçados fãs clubes do país. Seus seguidores lhe creditam uma importância que ele realmente merece ser - eu acredito piamente que ele deveria ser colocado ao lado dos maiores compositores brasileiros, e que mereça ser tão interpretado por nossas maiores cantoras como os mais óbvios como Chico Buarque e outros tantos.
Eu aprendi e tenho certeza que muita gente conheceu melhor o universo de GA ao longo desse mês no EnTHulho Musical. E foram seus fãs quem nos ensinaram! É sempre bom contar com corações empolgados sempre prontos pra compartilhar suas entusiasmadas informações e a postos para defender seu ídolo a todo custo!"


O TopTulho quis saber quais eram as preferidas do mestre na opinião dos internautas, e o resultado foi o seguinte:

1) MEU MUNDO E NADA MAIS (Álbum "Guilherme Arantes", de 1976)
2) UM DIA, UM ADEUS (Álbum "Guilherme Arantes", de 1987)
3) AMANHÃ (Álbum "Ronda Noturna", de 1977)
4) CHEIA DE CHARME (Álbum "Despertar", de 1985)
5) PEDACINHOS (BYE, BYE, SO LONG) (Álbum "Ligação", de 1983)
6) LINDO BALÃO AZUL (Só consta em coletâneas e álbuns "Ao Vivo")
7) DEIXA CHOVER (Single de 1981)
8) SOB O EFEITO DE UM OLHAR (Álbum "Crescente", de 1992 - Single de 1991)
9) EXTASE (Álbum "Guilherme Arantes", de 1979)
10) PLANETA ÁGUA (Single de 1981 - Festival MPB Shell 1981)
11) BRINCAR DE VIVER (Só consta em coletâneas e álbuns "Ao Vivo")
12) TAÇA DE VENENO (Álbum "Crescente", de 1992)
13) CUIDE-SE BEM (Álbum "Guilherme Arantes", de 1976)
14) OURO (Álbum "Guilherme Arantes", de 1987)
15) OH, MEU AMOR! (Álbum "Ronda Noturna", de 1977)
16) NAVE ERRANTE (Álbum "Guilherme Arantes", de 1976)
17) BAILE DE MÁSCARAS (Álbum "Ronda Noturna", de 1977)
18) LOUCAS HORAS (Álbum "Calor", de 1986)
19) TRILHAS (TRACES) (Álbum "Clássicos", de 1994)
20) FIO DA NAVALHA (Single de 1984)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) 14 ANOS
22) MUITO DIFERENTE
23) CINZA INDUSTRIAL
24) DESCER A SERRA (SOROCABANA)
25) GRAFITE
26) MARCA DE UMA ESTRELA
27) O MELHOR VAI COMEÇAR
28) FÃ Nº 01
29) LANCE LEGAL
30) MANIA DE POSSUIR
31) MÁGICA EM MIM
32) RAÇA DE HERÓIS
33) COISAS DO BRASIL
34) APRENDENDO A JOGAR
35) DE REPENTE (FAZER NENÉM)
36) CONDIÇÃO HUMANA
37) BRASÍLIA
38) VAI SER BOM LEMBRAR
39) 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS 
40) SOL AO MEIO DIA
41) ESTRANHO
42) XIXI NAS ESTRELAS
43) VIVA!
44) LENDAS
45) PEQUENOS PECADOS
46) A BANDINHA
47) BOM DIA!
48) LÁGRIMA DE UMA MULHER
49) INTERIOR
50) TURBA
51) CORAÇÃO PAULISTA
52) HORA DE PARTIR O CORAÇÃO
53) CASTELOS
54) MARINA NO AR
55) TODO MÊS DE MAIO NA MAIOR
56) A CIDADE E A NEBLINA
57) PERTO DO CÉU
58) ROMANCES MODERNOS
59) OLHOS VERMELHOS
60) ERA UMA VEZ UM VERÃO
61) HORTELÃ
62) CLARINS E CLARÕES
63) LUZ VERDE
64) O AMOR NASCEU
65) ESTATÍSTICAS

MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS:

A COISA MAIS LINDA QUE EXISTE
A NOITE
ALGUÉM
BOM PRESSÁGIO
CASULO
EU QUERIA AMOR (MY CHERIE AMOUR)
EU QUERO SIM
FANTOCHES
GUARDE O CORAÇÃO
O APRENIDIZ E O CARPINTEIRO
O LADO PRÁTICO DO AMOR
POR VOCÊ, COM VOCÊ
PRONTOS PARA AMAR
SEU BALANÇO
UM POUCO MAIS
UMA ESPÉCIE DE IRMÃO
VIVER OUTRA VEZ (CAMPANHA AIDS 1988)
VÔO DE ÁGUIA



Espero que tenham gostado da homenagem! E agora, fechamo-na com a mais pedida de Guilherme! Direto das duas versões da novela ANJO MAU (1976 e 1997):

MEU MUNDO E NADA MAIS
Guilherme Arantes

Quando eu fui ferido
Vi tudo mudar
Das verdades
Que eu sabia

Só sobraram restos
Que eu não esqueci
Toda aquela paz
Que eu tinha

Eu que tinha tudo
Hoje estou mudo
Estou mudado
À meia-noite, à meia luz
Pensando!
Daria tudo, por um modo
De esquecer

Eu queria tanto
Estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz
Sonhando!
Daria tudo, por meu mundo
E nada mais

Não estou bem certo
Se ainda vou sorrir
Sem um travo de amargura

Como ser mais livre
Como ser capaz
De enxergar um novo dia

Eu que tinha tudo
Hoje estou mudo
Estou mudado
À meia-noite, à meia luz
Pensando!
Daria tudo, por um modo
De esquecer

Eu queria tanto
Estar no escuro do meu quarto
À meia-noite, à meia luz
Sonhando!
Daria tudo, por meu mundo
E nada mais



Nostalgia boa, hein? Agora a gente volta pra atualidade para conferir o...



Estamos vivendo uma grave crise política. 

Ano passado eu defendi a Democracia quando me posicionei contrário ao Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, mas acabaram rasgando nossa Constituição e condenaram-na injustamente, num perfeito golpe de tomada de poder. Pois bem, continuo defendendo a democracia,  mas decidi seguir a máxima jurídica que indica que "quando a lei é injusta, não devemos apenas desobedê-la, mas temos obrigação disso". Refiro-me à ordem constitucional de sucessão presidencial, diante da já certa queda do Presidente Michel Temer. 

Sei que está na Constituição a sucessão do Mandato Tampão em caso de impedimento presidencial, mas já rasgaram nossa Carta Magna por demais. Estamos diante de um 1964 declarado, enquanto o que eu quero mesmo é a volta de 1984, a retomada da Democracia, aliada a uma forte e eficaz reforma política. Por isso, ainda que inconstitucionalmente, hoje estou ao lado dos que estão dando a cara (e a vida) a tapa nas manifestações em prol de novas eleições. Hoje me sinto muito mais representado por eles do que por esses políticos corruptos e imundos que vemos por aí. DIRETAS JÁ!

Falemos de música. Na parada contemporânea, saem Elza Soares (snif) e AnaVitória com Tiago Iorc, e estreiam Mallu Magalhães (com o clipe de "Você Não Presta", aliás, foi acusado de racismo, e a cantora pediu desculpas publicamente por ele, a despeito de ser um bom e uma ótima música), e Johnny Hooker, regressando ao TopTulho, dessa vez com uma versão de "Como Vai Você", do rei Roberto Carlos.  Por falar no Rei, ele segue no comando da parada com "Sereia".  E Silva alcança a medalha de prata. Vamos dar o destaque mais uma vez a esse cantor de talento, jovem e forte voz da nossa MPB, que conseguiu dar uma roupagem assobiável às canções da rainha Marisa Monte. A gente confere primeiro como ficou a parada e ouvimos "Eu Sei" logo a seguir, encerrando Maio com chave de ouro!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 128 - 28/05/17

1) ROBERTO CARLOS - Sereia (=) (8 Semanas) 
2) SILVA - Eu Sei (+1) (8 Semanas)  
3) TIAGO IORC - Tempo Perdido (-1) (6 Semanas) 
4) TIÊ - Mexeu Comigo (+3) (5 Semanas) 
5) ROBERTA SÁ - Pra Você (=) (8 Semanas)  
6) URBANA LEGION - Apóstolo São João (=) (9 Semanas)   
7) SANDY - Respirar (+3) (3 Semanas) 
8) PROJOTA - Oh Meu Deus! (-4) (12 Semanas)     
9) FILIPE CATTO - Do Fundo Do Meu Coração (+3) (4 Semanas) 
10) BAIANA SYSTEM - Invisível (+3) (7 Semanas)  
11) ANA VILELA - Trem Bala (-2) (21 Semanas) 
12) BRUNA CARAM - Par (+3) (5 Semanas) 
13) MANU GAVASSI - Hipnose (+4) (3 Semanas)
14) ANA CAROLINA - A Pele (-6) (9 Semanas)   
15) JOHNNY HOOKER - Como Vai Você? (ESTREIA)
16) ANA CAÑAS - Respeito (+4) (2 Semanas)
17) CAETANO VELOSO - O Quereres 2017 (-1) (6 Semanas)  
18) MALLU MAGALHÃES - Você Não Presta (ESTREIA)
19) CLÁUDIA LEITTE - Taquitá (-5) (9 Semanas)   
20) MILTON NASCIMENTO & HAMILTON DE HOLANDA - Bicho Homem (-9) (6 Semanas) 

Saem:

ANAVITÓRIA & TIAGO IORC - Trevo (15 Semanas. Maior posição: 01)
ELZA SOARES - A Mulher Do Fim Do Mundo (13 Semanas. Maior posição: 01)  



EU SEI (NA MIRA)
Marisa Monte
Silva

Um dia eu vou estar à toa
E você vai estar na mira
Eu sei que você sabe
Que eu sei que você sabe
Que é difícil de dizer
O meu coração
É um músculo involuntário
E ele pulsa por você
Um dia eu vou estar contigo
E você vai estar na minha

Enquanto eu vou andando o mundo gira
E nos espera numa boa
Eu sei, eu sei
Eu sei



TH - Que venha o querido JUNHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...