domingo, 14 de maio de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 125!



Bom dia, pessoal!

TopTulho na área, hoje indo ao ar a edição 125 da sua parada predileta! A parada da resistência, progressista e esquerdopata! :D

Brincando...aqui temos artistas tanto de Direita quanto de Esquerda, democraticamente. Por falar em política, essa semana visualizamos o circo que a grande mídia fez do depoimento do ex-presidente Lula a Moro. Independente de ideologias, o meu protesto fica pros oportunistas desumanos autores da capa da Revista Veja dessa semana (que faz chacota em cima da morte da ex-primeira dama Marisa Letícia) e do departamento de marketing das lojas Marisa, que pegaram o gancho com muito mal gosto também. Nojo. Vomitaço para ambos!

Hoje é dia das mães, hein? Um super beijo a todas as mamães, com muita música, amor e carinho. Peço a licença para mandar um beijo para a minha mãe Marta e minha avó Cordélia, duas mulheres de fibra!

Sobre a parada, duas músicas do pop brasileiro estreiam na edição de hoje: Sandy regressa com a fofinha "Respirar", e, de forma mais dançante, Manu Gavassi retorna ao TopTulho com a música "Hipnose". Substituem a Liniker e o Tom Zé, que infelizmente nos deixaram...

Já a primeira posição vai para o rei, que, honrando sua majestade, chega ao topo! Ele é o destaque de hoje.

Como percebo que já fiquei tagarela mais da conta, hora de apresentar a parada o dia:


TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 125 - 14/05/2017

1) ROBERTO CARLOS - Sereia (+1) (6 Semanas) 
2) PROJOTA - Oh Meu Deus! (-1) (10 Semanas)   
3) TIAGO IORC - Tempo Perdido (+3) (4 Semanas)
4) ANA CAROLINA - A Pele (=) (7 Semanas)   
5) CLÁUDIA LEITTE - Taquitá (=) (7 Semanas)  
6) URBANA LEGION - Apóstolo São João (-3) (7 Semanas)   
7) SILVA - Eu Sei (+1) (6 Semanas) 
8) ANA VILELA - Trem Bala (+2) (19 Semanas)  
9) ROBERTA SÁ - Pra Você (=) (6 Semanas) 
10) TIÊ - Mexeu Comigo (+4) (3 Semanas)
11) ANAVITÓRIA & TIAGO IORC - Trevo (-4) (14 Semanas)  
12) ELZA SOARES - A Mulher Do Fim Do Mundo (-1) (12 Semanas) 
13) MILTON NASCIMENTO & HAMILTON DE HOLANDA - Bicho Homem (=) (3 Semanas) 
14) CAETANO VELOSO - O Quereres 2017 (+1) (4 Semanas)
15) BAIANA SYSTEM - Invisível (+1) (5 Semanas) 
16) FILIPE CATTO - Do Fundo Do Meu Coração (+1) (2 Semanas)
17) BRUNA CARAM - Par (+1) (3 Semanas) 
18) SANDY - Respirar (ESTREIA)
19) MANU GAVASSI - Hipnose (ESTREIA)
20) MOSKA - Mulher (-8) (10 Semanas)   

Saem:

LINIKER E OS CARAMELOWS - Louise Du Brésil (6 Semanas. Maior posição: 13)   
TOM ZÉ - Queremos Delações (6 Semanas. Maior posição: 10)

A gente sente o sucesso de Roberto Carlos muito fácil. Ele parece imune ao exagero de música sertaneja que impera as mídias e transita tranquilamente com seu romantismo sofisticado, sem problemas. Já o vi em primeiro lugar inclusive em rádios extremamente populares, sem muito tempo após o lançamento de nova canção. 

"Sereia" não foge à regra. A música - pertencente à novela "A Força Do Querer" (tema da "sereia" vivida por Isis Valverde) já está no gosto popular, garantindo, assim, a primeira posição dessa edição! Um presentão pras mamães fãs do rei, hein?



SEREIA
Roberto Carlos

Quero nadar nas suas águas
Nas ondas dos seus cabelos
Sentir seu corpo molhado
A deslizar nos meus dedos

Eu quero olhar nos seus olhos
Sem duvidar do que faço
Quero beijar sua boca
E te prender nos meus braços

Sereia
Te Amo
Te quero comigo

Pelas estradas por onde eu andei
Alguém igual eu nunca encontrei
Você é tudo que eu quero pra mim
Jamais amei assim

Eu quero estar com você
E não me importa o que é certo

Pois mesmo às vezes distante
Me sinto ainda mais perto

A noite eu sonho dormindo
De dia eu sonho acordado
Que um dia todos os dias
Eu estarei do seu lado

Sereia
Te Amo
Te quero comigo

Pelas estradas por onde eu andei
Alguém igual eu nunca encontrei
Você é tudo que eu quero pra mim
Jamais amei assim




Depois de navegarem pelas águas do Rei, não se esqueçam que há mais romantismo no seu....



Chegamos ao ano de 1943 - estava louco para que chegasse esse ano para poder externar minha raiva pelo que estão fazendo com a Consolidação Das Leis Do Trabalho - a nossa CLT, na atualidade. Sim, pois ela foi promulgada exatamente em 1943, em 01 de Maio daquele ano. Fica público meu desagrado com tantas violações de tantos direitos conquistados À base de muito suor e sangue....

O mundo ainda estava na Segunda Guerra Mundial, apesar de já estar perdendo forças...


I) ACONTECIMENTOS MUNDIAIS:

- 18/Jan: Os Alemães bombardearam Londres com dois ataques diurnos. No mesmo dia os Britânicos também atacaram Berlim, perdendo um total de 22 bombardeiros.

. 02/Fev: As últimas tropas alemãs em Estalinegrado renderam-se ao Exército Vermelho, chegando ao fim uma das batalhas mais importantes da Primeira Guerra Mundial. Acaba a batalha de Estalinegrado com a vitória da União Soviética e o fim do mito da invencibilidade da Wehrmacht. É a primeira grande derrota da Alemanha em terra e o início do avanço do Exército Vermelho em direcção a Berlim.

- 10/Fev: O líder político e activista indiano Mahatma Gandhi inicia uma greve de fome em 

. 02/Dez: Bombardeiros pesados aliados lançam mais de 1500 toneladas de bombas sobre Berlim causando enorme devastação.

II) ACONTECIMENTOS NO BRASIL:

- 18/Fev: Torpedeado o navio brasileiro Brasilóide pelo submarino alemão U-518 próximo ao farol de Garcia d'Avila, na costa da Bahia;

- 02/Mar: Torpedeado o navio de passageiros brasileiro Affonso Pena pelo submarino italiano Barbarigo no litoral da Bahia, na região dos Abrolhos;

- 17/Mar: O navio caça-submarino brasileiro Jaguaribe, em serviço de comboio, ataca e afunda um submarino alemão.

- 01/Mai: Promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

- 30/Jun: Torpedeado o navio brasileiro Tutóia pelo submarino alemão U-513 ao largo de Iguape, no litoral sul do estado de São Paulo, causando a morte de 7 tripulantes;

- 04/Jul: Torpedeado o navio brasileiro Pelotaslóide pelo submarino alemão U-590 na costa norte da Bahia.

- 22/Jul: Afundado a tiros de canhão, ao largo de Cabo Frio, o barco pesqueiro brasileiro Shangri-lá pelo submarino alemão U-199, causando a morte de seus 10 tripulantes;

- 31/Jul: O submarino alemão U-199 é afundado por um hidroavião PBY Catalina, pilotado pelo brasileiro Alberto Martins Torres;

- 31/Jul: Torpedeado o navio brasileiro Bagé pelo submarino alemão U-185 ao largo da costa de Sergipe;

- 26/Set: Torpedeado o navio brasileiro Itapagé, da Companhia Nacional de Navegação Costeira, pelo submarino alemão U-161 próximo à costa de Alagoas, em pleno dia. Morrem 18 tripulantes e 4 passageiros;

- 28/Set: Torpedeado o barco brasileiro Cisne Branco por um submarino não identificado na costa do Ceará;

- 23/Out Torpedeado o navio brasileiro Campos pelo submarino alemão U-170 ao sul do arquipélago de Alcatrazes, próximo à cidade de Santos, no estado de São Paulo.


Nos cinemas de 1943, A Face De Fürer, Os Filhos De Hitler, Batman, Reféns, Horas De Tormenta, A Estranha Morte de Adolph Hitler e Um Mergulho No Inferno. Antes que pensem, não, Adolph Hitler não morreu nesse ano, seria apenas dois anos depois (1945);

As músicas internacionais que fizeram sucesso em 1943:

BENNY GOODMAN - Idaho
BENNY GOODMAN - Taking A Chance On Love
BENNY GOODMAN - Why Don't You Do Right?
BING CROSBY - Be Careful With My Heart
BING CROSBY - White Christmas
GLENN MILLER - A String Of Pearls
GLENN MILLER - Always In My Heart
GLENN MILLER - At Last
GLENN MILLER - In The Mood
GLENN MILLER - (I ve Got A Gal In) Kalamazoo
GLENN MILLER - Moonlight Becomes You
GLENN MILLER - That Old Black Magic
HARRY JAMES - I've Heard That Song Before
HARRY JAMES - Mister Five By Five
JIMMY DORSEY - Always In My Heart
JIMMY DORSEY - Tangerine
JUDY GARLAND & GENE KELLY - For Me And My Gal
KAY KYZER - Jingle Jingle Jingle
TOMMY DORSEY - There Are Such Things
VAUGHN MONROE - My Devotion

E no Brasil? A gente viaja pra descobrir...AGORA! 1943!

Há 74 anos...

1) ORLANDO SILVA - Sempre Em Meu Coração
2) FRANCISCO ALVES - A Dama De Vermelho
3) HELENINHA COSTA - Exaltação Ao Samba
4) 4 ASES E 1 CORINGA - Terra Seca
5) SILVIO CALDAS - Meus 20 Anos
6) CARMEN COSTA - Só Vendo Que Beleza (Marambaia)
7) ISAURA GARCIA - Aperto De Mão
8) OSNY SILVA - Alza, Manolita
9) TRIO DE OURO - Laurindo
10) ADEMILDE FONSECA - Apanhei-te Cavaquinho
11) DÉO - Não É Economia (Alô Padeiro)
12) ROBERTO PAIVA - Louca
13) CYRO MONTEIRO - Beija-Me
14) NELSON GONÇALVES - Solidão
15) ANJOS DO INFERNO - Sereno
16) CARLOS ROBERTO - Malmequer
17) TRIGÊMEOS VOCALISTAS - Pode Ser Que Sim
18) LINDA BATISTA - Carnaval Em Revista
19) QUARTETO DO BRONZE - A Vontade Do Papai
20) CARLOS GALHARDO - Antigamente Era Assim

MENÇÕES HONROSAS:

4 ASES E 1 CORINGA - O Trem De Ferro
ANJOS DO INFERNO - Eu Não Sabia
ANJOS DO INFERNO - Roberta
ARNALDO AMARAL - Conversa Para Siri
ATAULFO ALVES - Chorar Pra Quê?
ATAULFO ALVES E SUAS PASTORAS - Inimigo Do Samba
BANDA ODEON - Avante, Camaradas!
BANDA ODEON COM GRANDE CORO - Brasil
CARLOS GALHARDO - Rua Das Ilusões
CARLOS GALHARDO - Vamos Cair No Frevo!
CARMÉLIA ALVES - Deixei De Sofrer
CARMEN COSTA - Carmelito
CARMEN COSTA - Chamego
DÉO - Até Parece Que Eu Sou Da Bahia
DÉO - Pra Machucar Meu Coração
FRANCISCO ALVES - Era Eu
FRANCISCO ALVES - O V da Vitória
FRANCISCO ALVES - Transformação
GEORGE FERNANDES - Querer Bem Não É Pecado
GILBERTO ALVES - Cecília
ISAURA GARCIA - Batendo Na Minha Porta
ISAURA GARCIA  - Duas Mulheres E Um Homem
ISAURA GARCIA - O Que Há Com Você?
JOÃO PETRA DE BARROS - Quem É O Tal?
JOEL & GAÚCHO - O Danúbio..Azulou!
MARILÚ - Anda, Nêgo!
MARILÚ - Galinha Verde
MARILÚ - Júlia Sapeca
MORAES NETTO - Eu É Que Não Presto
MORAES NETTO - Pelo Brasil! Pela Vitória!
MOREIRA DA SILVA - Cigano
NELSON GONÇALVES - A Mulher Do Seu José
NELSON GONÇALVES - A Saudade É Um Compasso De Mais
NELSON GONÇALVES - Não Sou Feliz Nos Amores
NELSON GONÇALVES - Noite De Lua
NELSON GONÇALVES - Perfeitamente
NELSON GONÇALVES - Quando A Saudade Vier
ODETE AMARAL - Sinhazinha
ORLANDO SILVA - Confiança
ORLANDO SILVA - Duas Vidas
ORLANDO SILVA - Enigma
ORLANDO SILVA - Eu Te Espero
ORLANDO SILVA - Lealdade
ORLANDO SILVA - Nossas Vidas...Sempre Iguais
ORLANDO SILVA - Noutros Tempos...Era Eu
ORLANDO SILVA - Será Verdade?
PEDRO RAIMUNDO - Adeus Mariana
ROBERTO PAIVA - A Valsa Dos Noivos
SILVIO CALDAS - Modinha
SILVIO CALDAS - Promessa
SILVIO CALDAS - Que É? Que É?
SILVIO CALDAS - Serrana
TRIO DE OURO - Lá Em Mangueira
XAVIER CUGAT - Brasil (Aquarela Do Brasil)

COMENTÁRIO: Faço saber que, nas minhas pesquisas, essa lista não é unânime. Muitas delas apontaram como música mais executada nas rádios de 1943 "A Dama De Vermelho", de Francisco Alves. Mas há outras que indiquem que foi o Orlando Silva o vencedor, e como ele estava muito estourado nesse ano (vejam quantas músicas dele nas menções honrosas), e como já falamos do Francisco anteriormente, vamos falar dele!

Na verdade, o próprio Francisco foi responsável pelo sucesso de Orlando, que o ouviu cantar no interior de seu carro, decidindo imediatamente lançá-lo em seu programa na rádio Cajuti. Antes disso, porém, Orlando sofreu muito: quando trabalhava como office boy, saltou de um bonde para entregar uma encomenda e sofreu um acidente, tendo um de seus pés parcialmente amputado, ficando um ano inativo (o que foi um grande problema, pois era arrimo de família). Toda essa tragédia foi compensada por seu sucesso no samba e na valsa, agora reconhecido. Sua voz de tenor estimara até o ex Presidente Getúlio Vargas!

Fiquemos agora com esse saudoso cantor, e seu maior sucesso de 1943!



SEMPRE EM MEU CORAÇÃO
Orlando Silva

Sempre no meu coração
Perto ou longe estarás
E ao cantar esta canção
Sei que jamais me esquecerás

Sempre no meu coração
Na alegria e na dor
Lembrarei com emoção
Que um dia tive o teu amor

Sempre no meu coração
O teu nome guardarei
E na minha solidão
Em minhas preces rezarei

E se nunca mais voltares
Pra ter fim os meus pesares
Guardarei teu vulto, então
Sempre no meu coração

Sempre no meu coração
O teu nome guardarei
E na minha solidão
Em minhas preces rezarei

E se nunca mais voltares
Pra ter fim os meus pesares
Guardarei teu vulto, então
Sempre no meu coração


TH - Beijo em todas as mamães saudosistas!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...