domingo, 7 de maio de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 124!


Com algumas horas de atraso, começa agora a edição 124 do nosso TopTulho Musical, iniciando, também, as postagens do mês de Maio de 2017!

A parada, como se sabe, constitui-se das músicas que integram as poucas mídias especializadas em MPB e demais estilos brasileiros, como uma maneira de garantir que ainda há seguidores para esse estilo em nosso país!

Na edição de hoje, temos uma única estreia: Filipe Catto, que entra com "Do Fundo Do Coração", no lugar de Frejat, que sai com "Vambora". E Projota segue na liderança com "Oh Meu Deus". 

Sem delongas, vamos â edição de hoje:

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 124 - 07/05/2017

1) PROJOTA - Oh Meu Deus! (=) (9 Semanas)   
2) ROBERTO CARLOS - Sereia (+5) (5 Semanas) 
3) URBANA LEGION - Apóstolo São João (=) (6 Semanas)    
4) ANA CAROLINA - A Pele (-2) (6 Semanas)   
5) CLÁUDIA LEITTE - Taquitá (-1) (6 Semanas)  
6) TIAGO IORC - Tempo Perdido (+7) (3 Semanas)
7) ANAVITÓRIA & TIAGO IORC - Trevo (-2) (13 Semanas) 
8) SILVA - Eu Sei (+1) (5 Semanas)
9) ROBERTA SÁ - Pra Você (+3) (5 Semanas) 
10) ANA VILELA - Trem Bala (-4) (18 Semanas)  
11) ELZA SOARES - A Mulher Do Fim Do Mundo (-1) (11 Semanas) 
12) MOSKA - Mulher (-4) (9 Semanas)   
13) MILTON NASCIMENTO & HAMILTON DE HOLANDA - Bicho Homem (+3) (2 Semanas) 
14) TIÊ - Mexeu Comigo (+3) (2 Semanas)
15) CAETANO VELOSO - O Quereres 2017 (=) (3 Semanas)
16) BAIANA SYSTEM - Invisível (+2) (4 Semanas) 
17) FILIPE CATTO - Do Fundo Do Meu Coração (ESTREIA) 
18) BRUNA CARAM - Par (+1) (2 Semanas) 
19) LINIKER E OS CARAMELOWS - Louise Du Brésil (-5) (6 Semanas)   
20) TOM ZÉ - Queremos Delações (-9) (6 Semanas)

Sai:

FREJAT - Vambora (13 Semanas. Maior posição: 05) 

A Urbana Legion é uma banda de rock criada em 2014 para homenagear - adivinhem - o Legião Urbana. Mais do que uma banda de cover, é uma banda-tributo,  cujos integrantes Egypcio, Marcão, Lena e PG são oriundos de outras bandas consolidadas do nosso Rock Nacional, como Charlie Brown Jr, Tihuana e A Banca.

No dia que seria aniversário de Renato Russo nesse ano (27 de Março), a banda foi presenteada com uma letra inédita do cantor e compositor, e tratou de gravar, alcançando êxito nas rádios especializadas. "Apóstolo São João" já está ha seis semanas conosco, e hoje garante a medalha de bronze na parada. Chegou a hora de conferi-la!



APÓSTOLO SÃO JOÃO
Renato Russo
Urbana Legion

Hey
O que é que é isso?
O que eu faço aqui?
Me lembro dos meus sonhos
E ainda não dormi

Números, Romanos, Atos e Juízes
Êxodo e Provérbios
Números, Romanos, Atos e Juízes
Êxodo e Provérbios

E o Apocalipse do Apóstolo São João

Teve tiroteio
Me disseram, eu não vi
Eu estava desligado
E não dá pra prevenir

Hey, babe, deixa disso
Hey, babe, deixa disso

Ninguém veio aqui pra se machucar
Foi o dia da criança e aí ficou tudo bem

Detenham-no!
É um fugitivo!
Detenham-no!
É um fugitivo!

Bem-vindos à nossa mansão
Espero que gostem dos seus aposentos

Teve tiroteio
Me disseram, eu não vi
Eu estava desligado
E não dá pra prevenir

É um fugitivo!
É um fugitivo!

Teve tiroteio
Me disseram, eu ouvi
Eu estava desligado
E não dá pra prevenir

Hey, babe, deixa disso
Hey, babe, deixa disso


Deu pra matar a saudade do Renato? Ele era demais nas letras, né? Agora aguenta aí que vai começar o...



De volta ao TopTulho Do Passado, chegamos ao ano de 1942!

A seguir, informações retiradas do blogue "Pinheiro Em Pauta" , transcritas com sua licença:

O ano de 1942 foi bastante singular na história da Humanidade, pois intermediou o início (1939-45) e o fim da II Guerra Mundial. Nesse ano ocorreram importantes e decisivas batalhas que penderiam para a consecução da vitória dos Aliados.
Para o Brasil seria o ano da adesão aos Aliados, uma vez que até então muitos brasileiros ainda se mantinham neutros ou simpatizantes do regime nazi-fascista. O presidente Getúlio Vargas relutava em aderir, divulgando serem as agressões à marinha mercante brasileira, ações provocadas pelos Estados Unidos para forçar o Brasil a unir-se aos Aliados.
Esses torpedeamentos foram confirmados mais tarde pelo Almirante Karl Doenitz, chefe da Força dos Submarinos Alemães.
A demora de uma tomada de decisão por parte do Brasil, levou o povo às ruas em manifestações antifascistas. A UNE no dia quatro de julho promoveu, em São Paulo, uma grande passeata que culminou com um comício na Praça da Sé, denunciando os crimes de guerra e exortando os brasileiros a lutarem ao lado dos Aliados. Nos dias 18 e 19 de julho cinco navios brasileiros foram bombardeados por alemães que usaram esse torpe expediente para amedrontar o Brasil, que vinha até então servindo de base de operações dos EUA. No dia 16 de agosto, nas proximidades de Sergipe e Bahia, o submarino alemão U-507 torpedeou o navio mercante brasileiro Baependi. Diante das frequentes agressões dos submarinos alemães à navegação costeira, culminando com a morte de centenas de civis brasileiros, as manifestações se sucederam no Rio, em agosto, e em várias cidades brasileiras, resultando em depredações de estabelecimentos italianos e alemães. Pressionado por essas manifestações populares, o presidente Getúlio Vargas anunciou, no dia 22 de agosto, repúdio nacional ao nazi-fascismo, tomando a decisão de juntar-se aos Aliados (Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia) contra os países alinhados ao Eixo (Alemanha, Itália e Japão). A população brasileira recebeu essa notícia com grande entusiasmo e demonstrações de patriotismo. Além do comunicado à população o governo brasileiro enviou uma mensagem à Alemanha e à Itália, informando-os da decisão.
E finalmente no dia 31 de agosto o Brasil declara guerra às nações do Eixo.

Nos cinemas de 1942: "Ser Ou Não Ser", "Suspeita", "Bambi", E A Vida Continua" e o clássico absoluto e eterno "Casablanca". 

Na música internacional:

ALVINO REY - Deep In The Heart Of Texas
BENNY GOODMAN - Jersey Bonnce
FREDDY MARTIN - Piano Concerto In B Flat
GLENN MILLER - Anvil Chorus
GLENN MILLER - Adios
GLENN MILLER - Chattanooga Choo-Choo
GLENN MILLER - Elmer's Tune
GLENN MILLER - I Dreamt I Dwelt In Harlem
GLENN MILLER - Moonlight Cocktail
JIMMY DORSEY - Blue Champagne
JIMMY DORSEI - Maria Elena
JUAN DANIEL - Despedida
JUAN DANIEL - Solamente Una Vez
JUDY GARLANDO & GENE KELLY - For Me And My Gal
ROSINA PAG]A & LAMARTINE BABO - La Canga
SAMMY KAYE - Daddy
WOODY HERMAN - Blues In The Night


E na música nacional? A gente descobre agora, viajando para....1942!

Há 75 anos...

1) ATAULFO ALVES - Ai Que Saudades Da Amélia!
2) CARMEN COSTA - Está Chegando A Hora
3) CASTRO BARBOSA & TRIO DE OURO - Praça Onze
4) ORLANDO SILVA - Aos Pés Da Cruz
5) ANJOS DO INFERNO - Rosa Morena
6) ARACY DE ALMEIDA - Fez Bobagem
7) GILBERTO ALVES - Algum Dia Te Direi
8) NELSON GONÇALVES - Renúncia
9) SILVIO CALDAS - Na Baixa Do Sapateiro
10) FRANCISCO ALVES & DALVA DE OLIVEIRA - Dois Corações
11) DÉO - A Morena Que Eu Gosto
12) CYRO MONTEIRO - Botões De Laranjeira
13) EDMUNDO SILVA - A Carta
14) DIRCINHA BATISTA - Casinha De Bambu
15) ODETE AMARAL - Diz Que Vai, Vai
16) FRANCISCO ALVES - Ela
17) CARLOS GALHARDO - Largo Da Lapa
18) ADEMILDE FONSECA - Tico Tico No Fubá
19) CASTRO BARBOSA - Festa Iluminada
20) ISAURA GARCIA & BENEDITO LACERDA - Teleco-Teco

MENÇÕES HONROSAS:

4 ASES E 1 CORINGA - No Ceará É Assim
ABEL FERREIRA - Chorando Baixinho
ANJOS DO INFERNO - Dolores
ANJOS DO INFERNO - Nega Do Cabelo Duro
ANJOS DO INFERNO - Nós Os Carecas
ANJOS DO INFERNO - Madalena
ARACY DE ALMEIDA - A Mulher Do Leiteiro
ARACY DE ALMEIDA - Engomadinho
ARNALDO AMARAL - Eu Quero Ver A Pé
BANDA ODEON - Dobrado Capitão Cassula
CARLOS GALHARDO - Ai De Mim Se Não Voltasses
CARMEN MIRANDA - Boneca De Pixe
CARMEN MIRANDA - Tic Tac Do Meu Coração
CASTRO BARBOSA - Se Amélia Perdoasse
DÉO - Em 1900
DÉO - Eu Te Agradeço
DÉO - Mulher De Luxo
FRANCISCO ALVES - Ai Ai Que Pena
FRANCISCO ALVES - Amor Próprio
FRANCISCO ALVES - Carnaval Da Minha Vida
FRANCISCO ALVES - Sandália De Prata
GEORGE FERNANDES - Rolete De Cana
GILBERTO ALVES - Brasil Gigante
GILBERTO ALVES - Natureza Bela
GILBERTO ALVES - Pombo Correio
ISAURA GARCIA - Aperto De Mão
JAIME BRITO - Dona Santa Não É Santa
JOÃO PETRA DE BARROS - Louquinho Por Ela
JOÃO PETRA DE BARROS - Mais Um Minuto Apenas
JOÃO PETRA DE BARROS - Teatro De Revista
JOEL & GAÚCHO - A Mulher Do Padeiro
LINDA BATISTA - Batuque No Morro
LINDA BATISTA - Bom Dia
LINDA BATISTA - Desperta Brasil
LINDA BATISTA - Marchinha Do Pintor
MARILU - Palavra De Honra
MOREIRA DA SILVA - Fui a Paris
NELSON GONÇALVES - Dorme Que Eu Velo Por Ti
ODETE AMARAL - O Carteiro
ORLANDO SILVA - Favela Querida
ORLANDO SILVA - Faixa De Cetim
ORLANDO SILVA - Lero Lero
ORLANDO SILVA - Meu Caboclo
ORLANDO SILVA - Mês De Maio
OS BACHARÉIS DO RITMO - João Pouca Roupa
MARILU - São Miguel
MORAES NETTO - Luar Do Sertão
NELSON GONÇALVES - Fingiu Que Não Me Viu
PASSOS & SUA ORQUESTRA - Buliços
SILVIO CALDAS - Canção Do Soldado
SILVIO CALDAS - Duas Janelas
SILVIO CALDAS - Meus Vinte Anos

COMENTÁRIO: O clássico de Ataulfo Alves, "Ai Que Saudades Da Amélia" estava em primeira posição nesse ano. Por décadas foi referencial de exemplo de como seria a mulher perfeita - submissa, sem vaidade, sem nenhum tipo de orgulho senão a devoção do marido. 

Pois bem - descontado o talento de Ataulfo - inquestionável em inúmeros hinos do cancioneiro nacional, mas essa música foi um desserviço às conquistas femininas por anos. E, como homem feminista que orgulhamente sou - não a recomendo. Fica apenas o registro do grande sucesso que foi!


AI QUE SAUDADES DA AMÉLIA
Ataulfo Alves/ Mário Lago

Nunca vi fazer tanta exigência
Nem fazer o que você me faz
Você não sabe o que é consciência
Não vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza
Tudo o que você vê, você quer
Ai meu Deus que saudade da Amélia
Aquilo sim é que era mulher

As vezes passava fome ao meu lado
E achava bonito não ter o que comer
E quando me via contrariado dizia
Meu filho o que se há de fazer

Amélia não tinha a menor vaidade
Amélia que era a mulher de verdade



TH - Bem vindo, Maio! Sem machismo, de preferência!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...