domingo, 16 de abril de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 121!



TopTulho chegando! Hoje, dia 16 de Abril, indo ao ar a edição número 121 de nossa parada!

Aqui você já sabe: cavacamos o que é produzido em termos de MPB e trazemos para vocês. Depois do fim da Rádio MPB FM (na qual as músicas desse estilo eram votadas), nossa parada virou meio "imaginária", mas tento dar destaque de forma justa e a quem merece (ou não, como veremos hoje)!

A semana pegou fogo com delações de corrupção gravíssimas, atingindo todos os principais partidos. Lamentável...curiosamente, há um ano foi o famigerado "domingo do golpe". A crise política se alastrou de uma forma que não há mais como limpar o grude da pele...mas, como todo positivista, continuo acreditando! E vamos de música!!

Hoje a subseção TOPTULHO MUSICAL DO PASSADO retorna, e você verá as "velhidades" da vez, mas antes, atentemos à parada contemporânea, que anda carente de novidades....

Nenhuma estreia e o primeiro lugar continua com AnaVitória ("Trevo", featuring Tiago Iorc). 

Quem merece destaque na 121 edição é Cláudia Leitte. Os mais chegados sabem que não sou nada fã da cantora, mas, procurando ser democrático, hoje concedo espaço para a moça. Contudo, vamos ver como ficou a parada de hoje!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 121 - 16/04/2017

1) ANAVITÓRIA & TIAGO IORC - Trevo (=) (10 Semanas) 
2) PROJOTA - Oh Meu Deus! (=) (6 Semanas)  
3) CLÁUDIA LEITTE - Taquitá (+6) (3 Semanas)  
4) ANA VILELA - Trem Bala (-1) (15 Semanas) 
5) MOSKA - Mulher (+1) (6 Semanas) 
6) ANA CAROLINA - A Pele (+8) (3 Semanas) 
7) ELZA SOARES - A Mulher Do Fim Do Mundo (-3) (8 Semanas)   
8) URBANA LEGION - Apóstolo São João (+5) (3 Semanas)   
9) FREJAT - Vambora (-4) (11 Semanas)  
10) TOM ZÉ - Queremos Delações (+1) (4 Semanas)
11) ROBERTO CARLOS - Sereia (+4) (2 Semanas)
12) ZECA PAGODINHO - Toda Hora (-5) (12 Semanas) 
13) DIOGO NOGUEIRA - Pé Na Areia (-3) (10 Semanas) 
14) ROBERTA SÁ - Pra Você (+2) (2 Semanas)
15) SILVA - Eu Sei (+4) (2 Semanas)
16) CIDADE NEGRA - Batendo Na Sua Porta (-8) (12 Semanas)
17) TOM ZÉ - Homologô (A Marcha Dos Blocos) (-5) (9 Semanas) 
18) LINIKER E OS CARAMELOWS - Louise Du Brésil (=) (3 Semanas) 
19) BAIANA SYSTEM - Invisível (+1) (2 Semanas)
20) ANITTA & MALUMA - Sim Ou Não (-3) (11 Semanas)    


* Não saiu nenhuma música nesta edição

Os motivos pelos quais não gosto de Cláudia Leitte? Eu até simpatizava com a moça nos tempos do Babado Novo. Mas veio a carreira-solo, e, com ela, uma sucessão de closes errados, a ponto de chegar uma hora e eu pensar: "não dá mais!". Mas serei ameno, já que ela é o destaque da parada de hoje. Pra começar, eu digo: ela é linda (fisicamente, diga-se).

E ela tem também  potencial de popstar brasileira sim, admito. Às vezes ela viaja ou voa demais (Rock In Rio de 2011 que o diga), e suas estripulias (pretensas performances) no The Voice Brasil constrangem, mas ela tem boa intenção. E as declarações homofóbicas de antigamente eu já perdoei. Então, vamos dar uma colher de chá pra Ive.....Claudinha!!!

Taquitá já é um dos maiores hits desse ano (foi lançada no fim de 2016), e ganha a medalha de bronze dessa edição (com apenas 3 semanas conosco), conquistando o direito de ser destacada!  Muitos a consideram o hino do carnaval!

Fiquemos com ela, pois!!




TAQUITÁ
Cláudia Leitte

Eu tô pronta pra descer do salto
O cabelo já tá bagunçado
Meu rebolado merece aplausos
Ai ai ai ai

E eu imaginando a gente
No transe de um beijo quente
Corre esse risco, foge comigo
Pra outro lugar
Olha como eu amo dançar
O meu corpo não quer mais parar
Rebola, rebola, rebola
Alucino no seu reggaeton
Vou descendo com o dedo na boca
Tô louca, tô louca

Eta, taquitá
Chalalalala (ooh), chalalalalá
Arrasando, causando, pulando, dançando
Te olhando pra te provocar

Taquitá
Chalalalala, chalalalalá
Tô querendo amor
Tô querendo amar

Eta, taquitá
Chalalalala (ooh) chalalalalá
Arrasando, causando, pulando, dançando
Te olhando pra te provocar

Taquitá
Chalalalala, chalalalalá
Tô querendo amor
Tô querendo amar

Eu tô pronta pra descer do salto
O cabelo já tá bagunçado
Meu rebolado merece aplausos
Ai ai ai ai

E eu imaginando a gente
No transe de um beijo quente
Corre esse risco, foge comigo
Pra outro lugar

Olha como eu amo dançar
O meu corpo não quer mais parar
Rebola, rebola, rebola
Alucino no seu reggaeton
Vou descendo com o dedo na boca
Tô louca, tô louca

Eta, taquitá
Chalalalala (ooh), chalalalalá
Arrasando, causando, pulando, dançando
Te olhando pra te provocar

Taquitá
Chalalalala, chalalalalá
Tô querendo amor
Tô querendo amar

Eta, taquitá
Chalalalala (ooh) chalalalalá
Arrasando, causando, pulando, dançando
Te olhando pra te provocar

Taquitá
Chalalalala, chalalalalá
Tô querendo amor
Tô querendo amar

Eta, taquitá
Chalalalala (ooh) chalalalalá
Arrasando, causando, pulando, dançando
Te olhando pra te provocar

Taquitá
Chalalalala, chalalalalá
Tô querendo amor
Tô querendo amar

Eta, taquitá
Chalalalala



Antes que me internem por insanidade, vamos ver a volta do...


Depois de 3 meses de férias, a subseção de nostalgia TopTulho Musical Do Passado está de volta para mais uma temporada. E, a partir de hoje, começamos a temporada....ANOS 40!

Antes de mais nada, digo-lhes que esse trabalho catalogador nostálgico é feito com muito carinho, e realmente é trabalhoso...a internet tem muitas informações, porém, no quesito música, fica devendo bastante. Cavando muito profundamente, consegui colecionar muitas canções constantes nessa década. 

A década de 40 começava em guerra - literalmente. A Segunda Guerra Mundial havia se iniciado no ano de 1939. Paralelamente, a Moda também estava em alta (mesmo comprometida pela Guerra, uma vez que os principais costureiros franceses fugiram por causa dela), e começou com as mulheres passando a usar os cabelos mais compridos que a década anterior, por exemplo. Ainda falando da mulherada, os chapéus femininos passaram a ser adornos obrigatórios delas! E só usavam vestidos longos ou saias, enquanto os homens eram mais simples: casacos e blusas. 

Nos Estados Unidos, os anos 40 foram conhecidos como os "Anos Dourados de Hollywood", com inúmeras produções em ascensão gradativa. 

Aqui no Brasil, foi a luxuosa Era do Rádio

Uma década de dualidades: a moda e o luxo da fama em contraste com os elementos destrutivos da Guerra. 

Passamos agora a ver os fatos que marcaram o primeiro ano desse decênio: 1940!

Foi em 1940 que o mundo jurídico brasileiro teve dois acontecimentos que mudariam pra sempre: além de ter sido criada a Justiça do Trabalho, no dia 01 de Maio, o Código Penal atual também foi promulgado nesse ano. 

O então presidente Getúlio Vargas (em seu primeiro mandato) instituiu nesse ano o Salário Mínimo!

Ainda sobre política, o Brasil estava neutro na Segunda Guerra. Em Junho, o Governo brasileiro divulga nota reafirmando o alinhamento do Brasil aos Estados Unidos e as nações americanas, e a sua neutralidade na guerra.

O personagem Zé Carioca foi criado pela empresa Walt Disney World, quando vieram ao Rio de Janeiro para tentar reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial;

Outros personagens infantis famosos que foram criados exatamente em 1940: Tom & Jerry!

Nos cinemas, um clássico eterno: O Grande Ditador, com Chaplin. Mais: As Vinhas Da Ira, Rebecca, a Mulher Inesquecível e O Pássaro Azul, com Shirley Temple. 

Na música internacional, dois hits inesquecíveis: 

CONSUELO VELÁSQUEZ - Besame Mucho
GLENN MILLER - In The Mood

E na nacional? A gente passa a conferir agora, viajando para..............................1940!

Há 77 anos...

1) CARMEM MIRANDA - Mamãe Eu Quero
2) FRANCISCO ALVES - A Dama Das Camélias 
3) CARLOS GALHARDO - Ala la ô!
4) DIRCINHA BATISTA - Upa Upa Meu Trolinho (Cavalinho Alazão)
5) GILBERTO ALVES - Linda Flor (Yoyô)
6) ATAULFO ALVES - Alegria Na Casa De Pobre
7) CYRO MONTEIRO - Oh! Seu Oscar!
8) DORIVAL CAYMMI - O Mar
9) ORLANDO SILVA - Malmequer
10) JOEL E GAÚCHO - Aurora (marchinha)
11) AURORA MIRANDA - Batata Frita
12) SILVIO CALDAS - O Realejo
13) AUGUSTO CALHEIROS - Chuá Chuá
14) MOREIRA DA SILVA - Acertei No Milhar
15) NILTON PAZ - Pensa Um Minuto Em Mim
16) BANDA DA LUA - O Samba Da Minha Terra
17) CYRO MONTEIRO - Bonde De São Januário
18) JOÃO PETRA DOS SANTOS - Última Inspiração
19) CARMEM MIRANDA - Disseram Que Voltei Americanizada
20) VILLA-LOBOS - Native Brazilian Music

MENÇÕES HONROSAS:

ARACY DE ALMEIDA - Camisa Amarela
AUGUSTO CALHEIROS - Visão Do Passado
CARLOS GALHARDO - Devolve
CARMEM MIRANDA - Voltei Pro Morro
DIRCINHA BATISTA - Juro
DORIVAL CAYMMI - O Samba Da Minha Terra
FRANCISCO ALVES - Onde O Céu É Mais Azul
GILBERTO ALVES - Ela
GILBERTO ALVES - Graças A Deus
GILBERTO ALVES - Uma Grande Dor Não Se Esquece
ORLANDO SILVA - Curare
ORLANDO SILVA - Na Balalaika
ORLANDO SILVA - Súplica
MOREIRA DA SILVA - Acertei No Milhar
SILVIO CALDAS - Preto Velho

COMENTÁRIO: A Era da Rádio fez fama de muitíssima gente boa, e ícones da música brasileira. Por exemplo, foi nela que Luiz Gonzaga e Carmem Miranda explodiram com firmeza e muito sucesso. 

Os homens ainda estão à frente nas mulheres em 1940 em termos de quantidade, mas logo, com a proliferação das cantoras do Rádio ao longo desse decênio, esse contexto muda!

A gente já começa de cara com ela que estava explodida Brasil inteiro, e estreou no "mercado internacional" nesse primeiro ano: a alegre, despojada, sem timidez e estrelíssima de primeira grandeza Carmem Miranda, cantando a marchinha "Mamãe Eu Quero", que é o primeiro da parada de 1940. 

“Mamãe eu Quero” foi composta em 1937 pelos músicos Vicente Paiva e Jararaca, porém conquistou sucesso mundial em 1940, interpretada por Carmen Miranda em seu primeiro filme em Hollywood, “Serenata Tropical”. “

Fiquemos, então, com esse mito!





MAMÃE EU QUERO
Carmem Miranda
Vicente Paiva e Jararaca. 

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar

Dorme, filhinho do meu coração
Pega a mamadeira e vem entrar no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero
Mamãe, eu quero mamar
Dá a chupeta, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar




TH - Bom domingo, lindezas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...