domingo, 22 de janeiro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 109!



Bom dia, pessoal!

Hoje, domingão, 22 de Janeiro de 2017, começando mais um TopTulho Musical! 

Ando bem atarefado com estudos e trabalho, e passei a semana inteira com a cara nos livros, nem tenho tido tempo de ouvir música brasileira! 

Lamento também a morte do Ministro Teori, que, aliás, se deu em circunstâncias excusas...

Na parada de hoje, Clarice Falcão assume a liderança da parada com a ótima música "Eu Escolhi Você'. Sim, aquela do clipe polêmico...e, cumprindo o prometido (de que aqui no blogue também teríamos músicas assim, digamos, mais populares), estreia hoje um dos hits desse verão: o remix de Oração, por Léo Fressato & A Banda Mais Bonita Da Cidade! Além deles, Luciana Mello também estreia aqui com "Joia Rara'. As duas músicas entram no lugar de Emanuelle Araújo e de "Fominha", parceria da Blitz com Zeca Pagodinho, que nos deixaram!

Sem muito papo hoje (pra aproveitar o domingão de estudos), fiquemos então com a edição da semana!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 109! - 22/01/2017

1) CLARICE FALCÃO - Eu Escolhi Você (+2) (3 Semanas) 
2) LINIKER E OS CARAMELOWS - Zero (+2) (6 Semanas)  
3) ANAVITÓRIA - Agora Eu Quero Ir (-2) (11 Semanas)  
4) ARTHUR AGUIAR - A Flor (=) (8 Semanas)       
5) SIMONE SABACK & CÁSSIA ELLER - Mãos Atadas (+4) (4 Semanas) 
6) CASSIANO ANDRADE - Deveria Ser (=) (5 Semanas)
7) PITTY - Dê Um Rolê (+1) (5 Semanas)  
8) ANA CAROLINA - Se Manca (-6) (13 Semanas)  
9) LINEKER - Alguém Segure Esse Homem (+2) (9 Semanas)
10) ANA VILELA - Trem Bala (+9) (3 Semanas) 
11) MAHMUNDI - Meu Amor (+1) (3 Semanas) 
12) SILVA - Ainda Lembro (+2) (3 Semanas)
13) MARTINHO DA VILA - Amanhã É Sábado (=) (5 Semanas)   
14) TIÊ - Onde Está O Amor? (-7) (10 Semanas) 
15) CÉU - A Nave Vai (=) (3 Semanas)
16) MOSKA - Impaciente Demais (+1) (2 Semanas) 
17) MARIA BETHÂNIA - Era Pra Ser (-7) (11 Semanas)  
18) LUCIANA MELLO - Joia Rara (ESTREIA)
19) LEO FRESSATO & A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE - Oração (DeepLick Remix) (ESTREIA)
20) PONTO DE EQUILÍBRIO & IVETE SANGALO - Estar Com Você (-4) (10 Semanas) 

Saem:

BLITZ & ZECA PAGODINHO - Fominha (8 Semanas. Maior posição: 01)
EMANUELLE ARAÚJO - Lua Cheia De Janeiro (01 Semana. Maior posição: 20)

Daqui de Araraquara, a banda Liniker e Os Caramelows já está conhecida no país como uma das mais inventivas e cultuadas da nova safra musical independente brasileira. 

O disco "Remonta', lançado ano passado, testemunha isso. E o vocalista Liniker, de 21 anos, com voz rouca e grave, sente-se um rei quando, "coroado" com seu turbante, entoa seus versos com maestria. "Sou negro, pobre, gay e tenho potência também", disse o rapaz ao site "El Pais". 

A música brasileira - não a que explode nas rádios - mas a que transmuta a essência cultural de nossa nação, passa por um momento interessante. Um arsenal muito bom de artistas que não se limitam em nome da arte e atingem níveis abissais. Não cabem em seu próprio corpo em nome de algo que anda tão defasado em nosso país - o prestígio à cultura! Ver o trabalho de Liniker, nesse cenário tão pouco receptivo, é uma dádiva! 

Fiquemos agora com "Zero", que está na vice liderança dessa semana!





ZERO
Liniker e Os Caramelows

A gente fica mordido, não fica?
Dente, lábio, teu jeito de olhar
Me lembro do beijo em teu pescoço
Do meu toque grosso, com medo de te transpassar

A gente fica mordido, não fica?
Dente, lábio, teu jeito de olhar
Me lembro do beijo em teu pescoço
Do meu toque grosso, com medo de te transpassar

A gente fica mordido, não fica?
Dente, lábio, teu jeito de olhar
Me lembro do beijo em teu pescoço
Do meu toque grosso, com medo de te transpassar

Peguei até o que era mais normal de nós
E coube tudo na malinha de mão do meu coração
Peguei até o que era mais normal de nós
E coube tudo na malinha de mão do meu coração

A gente fica mordido, não fica?
Dente, lábio, teu jeito de olhar
Me lembro do beijo em teu pescoço
Do meu toque grosso, com medo de te transpassar

A gente fica mordido, não fica?
Dente, lábio, teu jeito de olhar
Me lembro do beijo em teu pescoço
Do meu toque grosso, com medo de te transpassar (e transpassei)

Peguei até o que era mais normal de nós
E coube tudo na malinha de mão do meu coração
Peguei até o que era mais normal de nós
E coube tudo na malinha de mão do meu coração

Deixa eu bagunçar você, deixa eu bagunçar você
Deixa eu bagunçar você, deixa eu bagunçar você
A gente fica mordido, não fica??




Muito legal, né? Mas guentaí que ainda não acabou não...agora começará o...



Antes de começar, um aviso que vai deixar muita gente triste: o TopTulho Do Passado vai dar um "pause"!

Calma calma...é que hoje encerraremos a temporada Anos 50 publicando o último ano da década. E, depois de debulhar as décadas de 50, 60, 70, 80, 90, 2000 e 2010, precisamos de um pause, para ver quais serão os próximos passos! De igual maneira, vou estar bem ocupado ao longo dos próximos 3 domingos com meus estudos pra concursos, e fazer o TopTulho Do Passado, assumo, me dá muito trabalho! Então, guentaí que estou pensando em coisa muito boa pra nós, mas essa pausa realmente é necessária!!!

Antes, contudo, vocês poderão conferir a edição de hoje!

1959! O ano que encerra os Anos Dourados foi bem esfuziante! O rock estava estouradaço - lá fora e aqui, com a figura curiosa de Celly Campello, que virou ícone daquele final de década!

Abaixo, alguns acontecimentos históricos!

01: Vitória da Revolução Cubana, com a entrada de Fidel Castro e as forças revolucionárias em Havana.

02.02: Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o instrumentista/compositor Henrique Cazes.

04.02: É lançado pela Odeon o elepê Chega de saudade (MOFB 3073), o primeiro da bossa- nova. Nasce no Rio de Janeiro (RJ) o cantor/compositor Zeca Pagodinho (Jessé Gomes da Silva Filho).

04.07: Maria Esther Bueno sagra-se campeã do Torneio de Tênis de Wimbledon, vencendo na final a americana Darlene Hard.

06.07: Inauguração dos serviços da ponte aérea Rio/São Paulo.

09: Roberto Carlos grava seu primeiro disco (Polydor, 330, “João e Maria” e “Fora do Tom”).

24.10: Morre no Rio de Janeiro (RJ) a cantora/compositora Dolores Duran (Adiléia Silva da Rocha).

17.11: Morre no Rio de Janeiro (RJ) o compositor Heitor Villa-Lobos.

30.11: Morre no Rio de Janeiro (RJ) o violonista/compositor Josué de Barros.

Nos cinemas de 1959: Quanto Mais Quente Melhor, Onde Começa O Inferno, Os Bravos Morrem De Pé, O Sétimo Selo, Jack, O Estripador, A Grande Guerra, Moral Em Concordata, Ben-Hur, dentre outros. 

Na música internacional:

BOB CROSBY & HIS BOBCATS - Petite Fleur
BOBBY DARIN - Make My Knife
BRENDA LEE - Dynamite
BRENDA LEE - Jambalaya
BIG BOPPER - Chantily Lace
CONNIE FRANCIS - My Happiness
CONNIE FRANCIS - Who's Sorry Now?
CONWAY TWITTY - Petite Fleur
DEELA REESE - Don't You Know?
DION AND THE BELMONTS - A Teenager In Love
DINAH WASHINGTON - Unforgettable
DINAH WASHINGTON - What A Difference A Day Makes?
DODIE STEVENS - Pink Shoe Laces
DOMENICO MODUGNO - Piove
EDITH PIAF - Hymne a l‘Amour
ELVIS PRESLEY - I Need Your Love Tonight 
ELVIS PRESLEY - King Creole
FRANKIE AVALON - Venus
JOHNNY MATHIS - Misty
JOSELITO - Donde Estarás Mi Vida
LITTLE ANTHON & THE IMPERIALS - Tears On My Pillow
LLOYD PRICE - Personality
LLOYD PRICE - Stagger Lee
NAT KING COLE - Ansiedad
NAT KING COLE - Madrid
NEIL SEDAKA - Oh, Carol!
NEIL SEDAKA - Stupid Cupid
NEIL SEDAKA - The Diary
RAFAEL HERNANDEZ - Perfume De Gardenia
REGIANE AND THE AVALONS - Frankie
ROBERTO CANTORAL - La Barca
RONNIE SELF - Bob A Lena
SARA MONTIEL - La Violetera
SERGIO SIABA - Ave Maria Lola
THE COASTERS - Posion Ivy
THE FLAMINGOS - I Only Have Eyes For You
THE PLATTERS - Smoke Gets In Your Eyes
THE RICHIE VALENS - Donna
TRIO LOS PANCHOS - Siete Notas De Amor
WILBERT HARRISON - Kansas City

E na música brasileira? Vem comigo que eu te mostro...viajando agora para...1959!

Há 58 anos...

1) TOM JOBIM & VINICIUS DE MORAES - Eu Sei Que Vou Te Amar
2) CELLY CAMPELLO - Estúpido Cupido
3) ANÍSIO SILVA - Quero Beijar-Te As Mãos
4) OSMAR NAVARRO - Quem É?
5) NORA NEY E ATAULFO ALVES & SUAS PASTORAS - Vai, Mas Vai Mesmo! 
6) NELSON GONÇALVES - A Deusa Do Asfalto
7) SYLVIA TELLES - Dindi
8) ANÍSIO SILVA - Não Digo O Nome
9) SÉRGIO MURILO - Marcianita
10) MAYSA - Recado
11) CARLOS NOBRE - Ciclone
12) ORLANDO DIAS - Por Uma Noite Ainda
13) JACKSON DO PANDEIRO - Chiclete Com Banana
14) ANGELA MARIA - Balada Triste
15) JAMELÃO - Ela Disse-Me Assim
16) MARLENE - Brigas Nunca Mais
17) DOLORES DURAN - A Noite Do Meu Bem
18) JOÃO GILBERTO - Bim Bom
19) INEZITA BARROSO - Fiz A Cama Na Varanda
20) CARLOS GONZAGA - Oh, Carol!

MENÇÕES HONROSAS:

ADELINO MOREIRA & NELSON GONÇALVES - Extase
AGOSTINHO DOS SANTOS - A Felicidade
AGNALDO RAYOL E NELLY MARTINS - Luar De Paquetá
ANGELA MARIA - Francisco Alves
ANÍSIO SILVA - Tu Somente Tu
CARLOS GONZAGA - Meu Coração Canta
CARLOS LYRA - Maria Ninguém
CARLOS LYRA & RONALDO BÔSCOLI - Lobo Bobo
CASCATINHA E INHANA - Colcha De Retalhos
CELLY CAMPELLO - Biquini De Bolinha Amarelinha
CELLY CAMPELLO - Lacinhos Cor De Rosa
CELLY CAMPELO - Muito Jovem
DJALMA FERREIRA - Lamento
DOLORES DURAN - Fim De Caso
DOLORES DURAN - Pela Rua
DOLORES DURAN - Solidão
DUO GUARUJÁ - Sem Ninguém Por Mim
EMILINHA BORBA - Menininha Direitinha
FRANCISCO EGYDIO - Minha Crença
GERMANO MATHIAS & JOEL DE ALMEIDA - Madureira Chegou
GILBERTO ALVES - Pombo Correio
GORDURINHA - Vendedor De Caranguejo
HEBE CAMARGO - Quem É?
ISAURA GARCIA - De Conversa Em Conversa
ISAURA GARCIA - E Daí?
ISAURA GARCIA - Meditação
JOÃO DIAS - Milagre Da Volta
JOÃO DONATO & JOÃO GILBERTO - Minha Saudade
JOÃO GILBERTO - Manhã De Carnaval
LUÍS ANTÔNIO & DJALMA FERREIRA - Samba De Orfeu
LUIS CLAUDIO - Meu Segredo
LUPICÍNIO RODRIGUES - Ela Disse-Me Assim
MARLENE - Chove
MORGANA - Canção Da Tristeza~
MORGANA - Este Teu Olhar
NELSON GONÇALVES - Argumento
NELSON GONÇALVES - Prece Ao Sol
NELSON GONÇALVES - Revolta
ORLANDO DIAS - Se Eu Pudesse
ORLANDO SILVA - Dá-Me Tuas Mãos
ORLANDO SILVA - Errei, Erramos
OSNY SILVA - Eu Sei Que Vou Te Amar
ROBERTO CARLOS - Fora Do Tom
SERGIO RICARDO - O Nosso Olhar
SEVERINO ARAÚJO - Chega De Saudade
SILVIO CALDAS - Piston De Gafieira
SYLVIA TELLES - Estrada Do Sol
TRIGÊMEOS VOCALISTAS - Come Prima (!!)
TOM JOBIM - Desafinado
TOM JOBIM - Este Teu Olhar
TOM JOBIM & VINICIUS DE MORAIS - A Felicidade
WILMA BENTIVEGNA - Hino Ao Amor
ZEZÉ GONZAGA - A Felicidade


COMENTÁRIOS: No Brasil, a já citada Celly Campello ganhava o título de rainha do rock da década, ao mesmo tempo que a Bossa Nova chegava com tudo. A novidade do samba-canção quase parado se espalhou não só pelo país, mas pelo mundo! E as regravações de hinos do rock internacionais explodiam no país, uma coisa meio pré Jovem Guarda. Aliás, Roberto Carlos lança seu primeiro disco neste ano!

Mas vamos encerrar a década de 50 exemplificando esse grande momento da nossa música que foi a Bossa Nova com dois de seus maiores expoentes, que lançaram essa canção romântica que tanto permeou nossas trilhas sonoras - recordista inclusive de temas de novela! Sim, refiro-me a Tom Jobim e Vinicius De Moraes e "Eu Sei Que Vou Te Amar"!

Antes, você lembra de todos os destaques de todos os TOPTULHOS MUSICAIS DO PASSADO? O EnTHulho te relembra, ano a ano! Um verdadeiro passeio pela música brasileira!

1950: DALVA DE OLIVEIRA
1951: LINDA BATISTA
1952: DICK FARNEY
1953: DORIVAL CAYMMI
1954: ÂNGELA MARIA
1955: JORGE VEIGA
1956: CAUBY PEIXOTO
1957: NELSON GONÇALVES
1958: MAYSA
1959: TOM JOBIM & VINICIUS DE MORAES
1960: CELLY CAMPELLO
1961: CAUBY PEIXOTO
1962: NELSON GONÇALVES
1963: JORGE BEN
1964: RONNIE CORD
1965: DEMÔNIOS DA GAROA
1966: NARA LEÃO
1967: GILBERTO GIL
1968: CAETANO VELOSO & GAL COSTA
1969: ROBERTO CARLOS
1970: WILSON SIMONAL
1971: TOQUINHO & VINÍCIUS DE MORAES
1972: ELIS REGINA
1973: SECOS & MOLHADOS
1974: RAUL SEIXAS
1975: BENITO DI PAULA
1976: CHICO BUARQUE & MILTON NASCIMENTO
1977: PENINHA
1978: FRENÉTICAS
1979; MARIA BETHÂNIA
1980: BABY CONSUELO
1981: ROUPA NOVA
1982: GONZAGUINHA
1983: TOQUINHO
1984: KID ABELHA
1985: GAL COSTA
1986: ZIZI POSSI
1987: GUILHERME ARANTES
1988: CAZUZA
1989: LEGIÃO URBANA
1990: ENGENHEIROS DO HAWAII
1991: JORGE BEN 
1992: DJAVAN
1993: ADRIANA CALCANHOTTO
1994: CIDADE NEGRA
1995: ZÉLIA DUNCAN
1996: SKANK
1997: RITA LEE
1998: OS PARALAMAS DO SUCESSO
1999: CAETANO VELOSO
2000: MARISA MONTE
2001: CÁSSIA ELLER
2002: TITÃS
2003: OS TRIBALISTAS
2004: PITTY
2005: ANA CAROLINA & SEU JORGE
2006: JOTA QUEST
2007: VANESSA DA MATA & BEN HARPER
2008: LENINE
2009: MARIA GADÚ
2010: CHARLIE BROWN JR. 
2011: NX ZERO
2012: ROBERTO CARLOS
2013: POLLO & IVO MOZART
2014: BANDA DO MAR
2015: TIÊ

e

2016: SANDY & TIAGO IORC!



EU SEI QUE VOU TE AMAR
Tom Jobim & Vinicius De Moraes

Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida


TH - Ótima semana, pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...