domingo, 15 de janeiro de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 108!



Bom dia, pessoal!

Hoje, domingão, 15 de Janeiro, começando agora mais uma edição do TopTulho Musical, a sua parada de música brasileira constituída a partir das principais mídias brasileiras especializadas em MPB, Rock Brasileiro e demais estilos não abarcados tanto pelas rádios mais populares (se bem que, como anunciei semana passada, esse ano teremos Pop Funk por aqui também. Abri uma frestinha...risos). 

O TopTulho continua firme e forte nesse 2017, enquanto ainda tiver internet ilimitada, pelo menos (mais uma ameaça à liberdade, dessa vez a virtual, com o apoio desse atual (des) governo)!

Duas estreias na edição de hoje: meu queridíssimo e idolatrado Paulinho Moska com 'Impaciente Demais" e a bela Emanuelle Araújo com 'Lua Cheia De Janeiro" entram nos lugares dos "despedidos" Nando Reis e Tiago Iorc! E, no primeiro lugar, Arthur Aguiar foi desbancado com "A Flor" pelas charmosas meninas do AnaVitória, que foram destaque da edição passada, e, a partir desta, lideram com "Agora Eu Quero Ir". 

Sem delongas, vamos ao score dessa edição!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 108 - 15/01/17

1) ANAVITÓRIA - Agora Eu Quero Ir (+2) (10 Semanas)  
2) ANA CAROLINA - Se Manca (=) (12 Semanas)  
3) CLARICE FALCÃO - Eu Escolhi Você (+6) (2 Semanas)
4) ARTHUR AGUIAR - A Flor (-2) (7 Semanas)       
5) LINIKER E OS CARAMELOWS - Zero (+7) (5 Semanas) 
6) CASSIANO ANDRADE - Deveria Ser (+2) (4 Semanas)
7) TIÊ - Onde Está O Amor? (-3) (9 Semanas)  
8) PITTY - Dê Um Rolê (+2) (4 Semanas)
9) SIMONE SABACK & CÁSSIA ELLER - Mãos Atadas (+2) (3 Semanas) 
10) MARIA BETHÂNIA - Era Pra Ser (-6) (10 Semanas) 
11) LINEKER - Alguém Segure Esse Homem (+2) (8 Semanas)
12) MAHMUNDI - Meu Amor (+2) (2 Semanas) 
13) MARTINHO DA VILA - Amanhã É Sábado (+2) (4 Semanas)   
14) SILVA - Ainda Lembro (+5) (2 Semanas)
15) CÉU - A Nave Vai (+2) (2 Semanas)
16) PONTO DE EQUILÍBRIO & IVETE SANGALO - Estar Com Você (-10) (9 Semanas)
17) MOSKA - Impaciente Demais (ESTREIA)
18) BLITZ & ZECA PAGODINHO - Fominha (-11) (8 Semanas)
19) ANA VILELA - Trem Bala (+1) (2 Semanas)
20) EMANUELLE ARAÚJO - Lua Cheia De Janeiro (ESTREIA)

Saem:

NANDO REIS - Só Posso Dizer (12 Semanas. Maior posição: 02) 
TIAGO IORC - Coisa Linda (16 Semanas. Maior posição: 01) 

Ela estreou com essa música em Outubro, e foi subindo devagar, agarrando-se nas beiradas, até que colou na segunda posição e deixou claro que lá ninguém tasca! Vocês que se manquem!

Claro que estou falando a voz de trovão Ana Carolina, com mais um sucesso dela emplacado aqui no seu TopTulho. A música pertenceu à trilha da novela "Eta Mundo Bom", do ano passado, na Globo

Mais uma vez destacamos seu talento emocional e estrondoso!

Se Manca!!


Olha ela aqui mais uma vez!

SE MANCA
Dudu Falcão / Edu Krieger
Ana Carolina

No meu tabuleiro
A rainha ganha o jogo
E no meu baralho
Não há rei maior que a dama

Falo do meu jeito
Sou um nervo exposto
Sou essa certeza
Que te prende
Que te engana

Não sou gasolina
Mas eu pego fogo
E quando eu explodo
É pior que lança-chamas

Prepara

Que eu vou chegar chegando
Que eu vou sair ganhando
Eu vou quebrar a banca
Então se manca

Separa
Que a vaga já é minha
Nasci pra ser rainha
Nem vem querer cruzar a minha linha

Não sou terremoto
Mas também abalo
E no meu quintal
Quem canta não é o galo

Aqui na minha área
Todos calam quando eu falo
Eu vou descer a lenha
Mas não vou descer do salto

Não sou gasolina



E, depois de conferir a Ana, tem outra mulher forte da MPB, pois vai começar agora o...





Seguindo com nossa retrospectiva, hoje é dia de falarmos de ano de 1958!

Pra mim, o ano do nascimento da Bossa Nova não precisava de mais nada para ser memorável, mas ele teve muito mais!

(INFORMAÇÕES DO SITE DO GLOBO ESPORTE, ADAPTADAS POR MIM)

A conquista da Copa Do Mundo na Suécia, a conquista do Título Nacional de Peso Galo pelo maior boxeador de todos os temos, Eder Joffre deu ao Brasil uma época áurea no esporte. 

Na música brasileira, o já mencionado nascimento da Bossa Nova se deu com o disco "Canção do Amor Demais", com letras de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, interpretação de Elizeth Cardoso e tendo João Gilberto ao violão. Três meses depois, João Gilberto lançou um compacto com as canções "Chega de Saudade" e "Bim Bom". A notícia triste daquele ano foi o suicídio do compositor Assis Valente, autor de "Brasil Pandeiro"...

Na internacional, a canção "Volare" foi primeiro lugar mundial. E os assovios famosos adotados pelo futebol oriundos da canção  "Marcha do Coronel Bogey" no filme "A Ponte do Rio Kwai", também foi um ponto alto deste ano, e que arrebatou sete Oscars em 58, incluindo melhor filme, diretor (David Lean) e ator (Alec Guinness).

Na política, o mundo seguia na Guerra Fria, enquanto o Brasil completava 12 anos de Democracia, que, como se sabe, estava com dias contados. Em Cuba, as forças de Fidel Castro e Ernesto 'Che' Guevara conquistavam território e iniciavam ataques na capital Havana, no que terminaria com a deposição de Fulgencio Batista no primeiro dia de 1959.

Naquele 1958 houve também um novo papa. Pio XII morreu no dia 9 de outubro. No dia 28 o italiano Angelo Giuseppe Roncalli era eleito como Papa João XXIII

Seguindo o sucesso do seu programa espacial, a União Soviética lançava ao espaço o satélite Sputnik 3.

Na literatura, o Prêmio Nobel ficou com o russo Boris Pasternak, autor de "Doutor Jivago".

Foi também um ano de novidades nas lojas e supermercados, como o bambolê e o macarrão instantâneo. A TV aos poucos se popularizava, apesar do preço dos aparelhos ainda ser muito alto para a maioria da população.

Nos cinemas, os gols internacionais da copa e do futebol em geral eram mostrados aqui no Brasil com um certo atraso. 

Nos cinemas, o clássico "Um Corpo Que Cai" era o lançamento do ano, ao lado de Gigi, Hércules, Rio Zona Norte, Balada Sangrenta (com Elvis) e o já citado  "A Ponte do Rio Kwai".

Sucessos musicais internacionais:

BILL HALEY & HIS COMETS - Mambo Rock
ELVIS PRESLEY - Treat Me Nice
FRANCIS - Who's Sorry Now
FRANCK POURCEL - Le Gondolier
FRANK SINATRA - All The Way
HARRY BELAFONTE - Matilda
HECTOR LAGNA FIETTA - Torero
JANE MORGAN - Fascination
JOHNNY MATHIS - It's Not For Me To Say
LANNA BITTENCOURT - With All My Heart
LENY EVERSONG - Nel Blu Dipinto Di Blu (Volare)
LITTLE JOE - Peanuts
LITTLE RICHARD - Long Tall Sally
PAT BOONE - Bernardine
PAUL ANKA - Crazy Love
PAUL ANKA - Diana
PERCY FAITH - Till
PEREZ PRADO - Patricia
THE CHAMPS - Tequila
THE DIAMONDS - Little Darlin'
THE PLATTERS - It's Raining Outside
THE PLAYINGS - Banana Split
TONY CAMPELLO - Forgive Me
VIC DAMONE - An Affair To Remember
VICTOR YOUNG - Around The World

E na música brasileira? Você confere,,,AGORA!

Há 59 anos...

1) MAYSA - Ouça
2) ALCIDES GERARDI - Cabecinha No Ombro
3) PAULO MOLIN - Sereno
4) GILBERTO ALVES - Fascinação
5) ANÍSIO SILVA - Abismo 
6) NELSON GONÇALVES - Escultura
7) EMILINHA BORBA - Patricia
8) CAREQUINHA - Fanzoca Do Rádio
9) NEUZA MARIA - Gondoleiro
10) FERNANDO BARRETO - Covarde
11) ROBERTO LUNA - Castigo
12) INEZITA BARROSO - Moda Da Pinga (Marvada Pinga)
13) ANGELA MARIA - Babalu
14) ELIZETE CARDOSO - Canção Do Amor Demais (Estreia Da Bossa Nova)
15) JOÃO GILBERTO - Chega De Saudade
16) SILVIO CALDAS - Viva O Meu Samba
17) CÉSAR DE ALENCAR - Chega De Fofoca
18) FRANCISCO CARLOS - Bambina
19) CORAL DO CANECO - A Taça Do Mundo É Nossa
20) CAUBY PEIXOTO - Linda

MENÇÕES HONROSAS:

AGNALDO RAYOL - Prece
AGOSTINHO DOS SANTOS - Balada Triste
AGOSTINHO DOS SANTOS - Desolação
AGOSTINHO DOS SANTOS - Estrada De Sol
AGOSTINHO DOS SANTOS - Se Todos Fossem Iguais A Você
ALBERTINHO FORTUNA - Garoa
ANGELA MARIA - Apaixonada
ANGELA MARIA - Balada Triste
ANÍSIO SILVA - Interesseira
ARRELIA & PIMENTINHA - Cacho De Banana
CARLOS AUGUSTO - Abandono Cruel
CARLOS GONZAGA - Diana
CARLOS JOSÉ - Eu Não Existo Sem Você
CASCATINHA & INHANA - Casinha Pequenina
CASCATINHA & INHANA - Frô Do Ipê
DALVA DE OLIVEIRA - Caruaru
DIRCINHA BATISTA - Mamãe Eu Levei Bomba
DOLORES DURAN - Castigo
DUO GUARUJÁ - Cabecinha No Ombro
DUO GUARUJÁ - Cu Cu Ru Cu Cu Paloma
FRANCISCO EGYDIO - Creio Em Ti
GERMANO MATHIAS - Guarde A Sandália Dela
GILVAN CHAVES - Prece Ao Vento
GORDON JENKINS - Balada Dos Anjos
INEZITA BARROSO - Lampião De Gás
ISAURA GARCIA - Cansei De Ilusões
ISAURA GARCIA - Foi A Noite
IVETE SIQUEIRA - Incerteza
JOÃO DIAS - Garufa
JOÃO GILBERTO - Bim Bom
LANA BITTENCOURT - Conselho (Summertime)
LUIZ BONFÁ - Dobradinho
MARLENE - Bom Que Dói
MARLENE - O Apito Do Samba
MAYSA - Eu Não Existo Sem Você
MORGANA - Arrependida
MORGANA - Serenata Do Adeus
NELSON GONÇALVES - Pensando Em Ti
NILZA MIRANDA - Meu Anjo Especial
NORA NEY - Castigo
ONILDA FIGUEIREDO - Melodia De Amor
OSCAR FERREIRA - Amarras
PALMEIRA & BIÁ - Baião Da Serra Grande
PALMEIRA & BIÁ - Nova Flor (O Homem Não Deve Chorar)
POLY & SEU CONJUNTO - Noite Cheia De Estrelas
RENATO DE OLIVEIRA - Calipso Italiano 
ROBERTO AUDI & LENY EVERSONG - Azul Pintado De Azulo
SILVIO MAZZUCA - Cervezza
SILVIO MAZZUCA - Tequila
TITO MADI - Chove Lá Fora
WILMA BENTIVEGNA - Marcelino Pão E Vinho

A chegada da Bossa Nova - estilo samba quase parado, melódico e poético, deu uma reviravolta na música brasileira, mas as figuras antigas "de sempre' da década permaneciam no comando das seleções de músicas!

Mas uma garota que vinha surpreendendo demais nos últimos anos chegou a seu auge: Maysa Matarazzo, aquela cuja personalidade acompanha a força da voz e o vigor de suas interpretações reais e composições firmes!

O TopTulho orgulhosamente destaca essa linda e saudosa representante do cancioneiro nacional!!


OUÇA
Maysa

Ouça, vá viver
Sua vida com outro bem
Hoje eu já cansei
De pra você não ser ninguém

O passado não foi o bastante
Pra lhe convencer
Que o futuro seria bem grande
Só eu e você

Quando a lembrança
Com você for morar
E bem baixinho
De saudade você chorar

Vai lembrar que um dia existiu
Um alguém que só carinho pediu
E você fez questão de não dar
Fez questão de negar

Quando a lembrança
Com você for morar
E bem baixinho
De saudade você chorar

Vai lembrar que um dia existiu
Um alguém que só carinho pediu
E você fez questão de não dar
Fez questão de negar


TH - SAUDADES!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...