domingo, 5 de junho de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 78!



Junho chegando! Festas juninas, quermesses, guloseimas típicas, frio e muito mais delícias! Adoro esse mês!! :)

E o TopTulho já pinta na área, trazendo as vinte músicas mais bem posicionadas nas principais mídias especializadas em MPB. 

Hoje temos 3 grandes estreias, que ficam no lugar de Ivan Lins, Ana Carolina & Seu Jorge e Djavan, que, infelizmente, nos deixaram. São 3 parcerias: Sandy e Tiago Iorc, com a delicada "Me Espera", Marisa Monte e Dadi, com a deliciosa e boêmia "Da Aurora Até o Luar", e o mais bem recente hit lançado (teve lançamento nacional na quarta, dia 01): Baby do Brasil, Rogério Flausino e Sérgio Mendes, com "Se Liga Aê", que tem potencial pra se tornar uma das melhores músicas do ano!

Também temos um novo primeiro lugar! Quebrando a hegemonia de Maria Rita, vem Zeca Baleiro, com a super "Era Domingo", assumindo o comando da parada a partir de hoje!

A parada deu uma boa mexida, com Tiago Iorc descendo 9 posições com "Amei Te Ver" (até aqui, a música mais bem sucedida do ano. Será que será superada?) e Moska, no caminho inverso, subindo 9 posições com a positivista "Tudo O Que Acontece De Ruim É Pra Melhorar". Já Diogo Nogueira mantem-se firme na segunda posição, e é pra ele o destaque de hoje!

A mensagem de hoje do EnTHulho vai pro nosso meio-ambiente: nesse dia comemorativo, o que você fez pra melhorar o nosso planeta? Eu, por exemplo, ouvi boa música aqui no TopTulho, despoluindo um pouco o mundo dos sertanejos universitários :P

Sem delongas, vamos ao Top de hoje!

TOPTULHO MUSICAL # 78 - 05/06/16

1) ZECA BALEIRO - Era Domingo (+2) (7 Semanas) 
2) DIOGO NOGUEIRA - Alma Boêmia (=) (10 Semanas) 
3) MARIA RITA - Bola Pra Frente  (-2) (8 Semanas)   
4) MOSKA - Tudo O Que Acontece De Ruim É Pra Melhorar (+9) (3 Semanas)  
5) MARISA MONTE - Nu Com A Minha Música (=) (9 Semanas)  
6) TITÃS - Desordem (+2) (8 Semanas)   
7) ROBERTA CAMPOS - Casinha Branca (=) (10 Semanas)
8) SOPHIA ABRÃO - Sou Fatal (+1) (5 Semanas) 
9) ALICE CAYMMI - Meu Recado (+1) (4 Semanas) 
10) GAL COSTA - Ecstasy (-4) (12 Semanas)  
11) THIAGO PETHIT & TIÊ- L'étrenger (=) (4 Semanas) 
12) JOTAQUEST & PROJOTA - Um Dia Pra Não Se Esquecer (+1) (2 Semanas) 
13) TIAGO IORC - Amei Te Ver (-9) (19 Semanas)    
14) RENATA ROSA - Me Leva (-2) (6 Semanas)
15) NANDO REIS - Diariamente (=) (3 Semanas)
16) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (ESTREIA)
17) ALINE MUNIZ - Dançando Com A Vida (=) (2 Semanas)
18) FLÁVIO VENTURINI - Mantra De São João (+2) (3 Semanas)
19) MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (ESTREIA)
20) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (ESTREIA)

Saíram:

IVAN LINS - Luxo Do Lixo (2 Semanas. Maior posição: 16)
DJAVAN - Só Pra Ser O Sol (12 Semanas. Maior posição: 05) 
ANA CAROLINA & SEU JORGE - Mais Uma Vez (Nós Dois) (14 Semanas. Maior posição: 01) 


Muitos podem me taxar de elitista, mas eu tenho um pezinho no popular também. E essa ponte que me une ao povão tem representatividade, dentre outras coisas, no Diogo Nogueira, o sambista galã dos novos tempos!

Na música que destacamos hoje (ainda single do bem sucedido "Porta Voz Da Alegria", que lançou e 2015), o cara assume - na composição de Toninho Geraes e Paulinho Resende, sua verdadeira alma, que inegavelmente pertence à boemia. 

Mais um samba delicioso sacudindo o seu TopTulho! E Diogo é um parceirão que sempre está por aqui!



Um boêmio confesso!


ALMA BOÊMIA
Toninho Geraes
Paulinho Resende
Diogo Nogueira


Morro dos prazeres que você me dá
Quando eu não sair de marola, eu vou te levar
Você dorme cedo, e eu só dou deitar
Quando dou o tom da viola pro galo cantar

Amor, me perdoe se às vezes eu surto
Tirando essas ondas que curto
E não lembro de voltar
Você sabe bem, minha doce alma gêmea
Quem tem a alma boêmia
Não consegue segurar

É que o samba pega que nem feitiço
E quando me pega, eu enguiço
Só saio quando acabar
Eu vou pra gamboa e de lá vou pra lapa
Aí o bom senso me escapa
Amor, eu não sei como evitar
Eu subo a colina e pra minha surpresa
Alguém diz em santa tereza
Que o dia já vai clarear



Quando acabar a farra dos que não são ruins da cabeça nem doentes do pé,não se esqueçam ainda que hoje tem o....



1962!!

Sempre bom relembrar ano em que o Brasil foi campeão de Copa Do Mundo, né? Hoje relembramos o ano do inesquecível bi-campeonato do nosso país no Chile!

Foi também o ano em que o nosso Acre foi elevado à condição de Estado. Que João Goulart instituiu o 13º salário (tão ameaçado pelo Governo Temer...).

O filme "O Pagador De Promessas", estrelado por Leonardo Villar e Glória Menezes foi o primeiro filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França.

Tão demonizada por muitos, foi o ano em que foi criada a primeira Sandália Havaiana no país!

Foi também o ano do suicídio de nossa idolatrada Marilyn Monroe....

Nos EUA, a Bossa Nova foi apresentada, se tornando um estilo musical de referência naquele país. Por falar em música, eis alguns dos hits internacionais de 62!

CHUBBY CHECKER - Let's Twist Again
BOBBY DARIN - Multiplication
ELVIS PRESLEY - Angel
ELVIS PRESLEY - Rock a Hula Baby
JOE DEE & STARLITES - Peppermint Twist
JOE DEE & STARLITES - Ya Ya
DION - The Wanderer
KENNY BALL & HIS JAZZMEN - Midnight In Moscow
RAY CHARLES - Stella By Starlight
NEIL SEDAKA - Breaking Up It's Hard To Do
HENRI MANCINI - Moon River
EMILIO PERICOLI - Al Di La
BILLY VAUGHAN - Come September
HAROLD NICHOLAS - Las Secretarias.  

Dentre outros...

E no Brasil você confere....AGORA!

Há 54 anos...

1) NELSON GONÇALVES - Fica Como Esta Noite
2) GILDA LOPES - O Trovador De Toledo
3) LUIZ VIEIRA - Prelúdio Pra Ninar Gente Grande (Menino Passarinho)
4) HELENA DE LIMA - Estão Voltando As Flores
5) MOACYR FRANCO - Suave é a Noite
6) MARTHA MENDONÇA - Tu Sabes
7) CONJUNTO FARROUPILHA - A Mesma Rosa Amarela
8) RINALDO CALHEIROS - Amor
9) CAUBY PEIXOTO - Escândalo
10) ÂNGELA MARIA - A Lua É Camarada
11) ALCIDES GERARDI - Palavras De Amor
12) RENATO GUIMARÃES - Poema
13) CORAL DO CORPO DE BOMBEIROS - Rancho Das Flores
14) RAUL SAMPAIO - Quem Eu Quero
15) JOSÉ LEÃO - Ele É Engraxate
16) OS PEQUENOS CANTORES - Brasil Bi Campeão
17) SILVINHO - Quem É?
18) NÚBIA LAFAYETTE - Seria Tão Diferente
19) AGNALDO RAYOL - E A Vida Continua
20) CELLY CAMPELLO - Garota Solitária

MENÇÕES HONROSAS:

ANGELA MARIA - Garota Solitária
CARLOS AUGUSTO - Esta Noite Ou Nunca
CARLOS GALHADO - Sonhei Que Estavas Tão Linda
CARLOS JOSÉ - Lembranças
CARLOS NOBRE - Amor Em Serenata
CARLOS NOBRE - O Pranto Da Chuva
CYRO AGUIAR - Monalisa
EDITH VEIGA - Por Que Estás Enamorado?
ELLEN DE LIMA - Amargura
EMILINHA BORBA - Castigo, Meu Amor
JOÃO DIAS - Porteiro, Suba e Diga
JOSÉ RICARDO - Eu Que Amo Somente A Ti
LEILA SILVA - O Que É Que Eu Faço?
MÁRIO ALVES - Duas Taças
MILTINHO - Meu Nome É Ninguém
MOAYR FRANCO - Meu Querido Lindo
NELSON GONÇALVES - Dois Amores
NILO AMARO E SEUS CANTORES DE ÉBANO - Leva Eu Sodade
OSVALDO NUNES - Oba
ROBERTO CARLOS - Malena
ROBERTO SILVA - Palavras De Amor
SÉRGIO MURILO - Domingo De Sol
VALTER LEVITA - Nega Do Congo (!)
VANJA ORICO - Canção Da Tristeza

COMENTÁRIOS: Mais um ano de grandes sucessos com ilustres "desconhecidos", principalmente da turminha geração 2000 de hoje. E teve de tudo, viu? Modinha, bossa, fox, bolero...

Gilda Lopes seria a primeira colocada, pois é pacifico entre os charts de rádios brasileiras que "O Trovador de Toledo" foi a música mais pedida de 1962. Fica aqui a nossa homenagem a essa grande cantora gaúcha, mas, por motivos pessoais (e, pra homenagear meu avô, que é fã absoluto dele). coloquei o inesquecível hit "Fica Comigo Essa Noite", na voz eterna do barítono Nelson Gonçalves em primeiro colocado!

No mesmo dia em que enfatizamos a alma boêmia de Diogo Nogueira, nós também prestamos homenagem ao maior boêmio de todos!



FICA COMIGO ESSA NOITE
Nelson Gonçalves

Fica comigo esta noite
E não te arrependerás.
Lá fora o frio é um açoite;
Calor aqui tu terás.

Terás meus beijos de amor,
Minhas carícias terás;
Fica comigo esta noite
E não te arrependerás.

Quero em teus braços, querida,
Adormecer e sonhar;
Esquecer que nos deixamos
Sem nos querermos deixar...

Tu ouvirás o que eu digo;
Eu ouvirei o que dizes.
Fica comigo esta noite
E então seremos felizes.


TH - Antecipando o dia 12!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...