domingo, 26 de junho de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 81! (Especial ELBA RAMALHO)


E que tal encerrarmos Junho com alegria?

A mesma alegria que eu tenho ao anunciar a "dona" do TopTulho de hoje! A carismática, energizada e deliciosa ELBA RAMALHO!

Há 5 anos, era um Junho como esse quando o EnTHulho Musical apresentou-a como artista do mês. Vamos relembrar o que foi dito sobre a estimada nordestina na época?

E Junho é mês de alegria!
Alegria contagiante da esfuziante e esganiçada cantora Elba Ramalho, a artista do mês!
Quando começou a fazer sucesso, nos primórdios da década de 80, Elba era uma figura atípica e curiosa. A voz estridente e com sotaque carregadíssimo a fez despertar bastante atenção em excessivas apresentações midiáticas (dentre as quais, as participações nos programas de auditório, tipo o Chacrinha). Tornou-se fácil fácil figura única no mundo do espetáculo. Não por acaso, em 1983 foi considerada a melhor cantora do Brasil, em publicação da Revista Veja. E daí não parou: traçou uma bela e sólida carreira, muito além de cordéis e ritmos puramente nordestinos (baião, forró, maracatu, cirandas...), pois, destacando-a deste panorama, Elba passou também a flertar com a pura MPB, trazendo para o cancioneiro brasileiro interpretações soberbas para grandes clássicos de cultuados compositores.
Os jornalistas e a imprensa em geral costumam atribuir funções variadas no cenário da MPB. A de Elba, inevitavelmente, lhe faz carregar em si o título de "rainha nordestina", afinal, surgiu para ser devota de Luiz Gonzaga, Nando Cordel, Dominguinhos e muitos outros mestres, assim como também pode ser considerada contemporânea da mesma safra de Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Zé Ramalho e muitos outros. Não por acaso, criou, ao lado dos últimos citados, uma série de encontros musicais que marcou a música popular brasileira, justamente os chamados "Grande Encontros", na década de 90. A música nordestina não seria a mesma sem a delicadeza e presença potencial de Elba Ramalho para representar seus inúmeros clássicos! 

Publicação de 01/06/11, aqui no EnTHulho Musical!

 
 
 
Essa semana mesmo tive um debate em meu Facebook sobre o que fazia sucesso nos festejos juninos aqui do meu Brasil. Pra minha surpresa, no Sudeste se ouve muito pouco forró, e sempre deram vazão À musica sertaneja. Hoje, com a explosão do sertanejo universitário, isso se superlativou de um jeito que não sei mais se há espaço pro sertanejo raiz...

E no Nordeste? Eu tive muito mais pena...o mesmo São João pernambucano que tive o prazer de contemplar nas décadas anteriores hoje está cotado mais por artistas da moda, tipo Wesley Safadão - isso com tantos gênios regionais de inestimável talento e bagagem cultiral preteridos. Um dado triste e revoltante...pra quebrar um pouco a alegria desse post...

Mas eu levo comigo os dois melhores eventos juninos nordestinos, os quais tive prazer de contar com a presença poderosa de Elba: O São João em Caruaru (que fui em 2007) e o São João em Campina Grande (2008). Elba, como era de se esperar, destruiu (no bom sentido) e colocou tudo aquilo pra tremer de emoção, com sua presença poderosa e elétrica. Vai ficar na memória e no coração, pra sempre!!

Consultei mais uma vez os internautas para saber quais os clássicos absolutos de Elba, e o resultado, novamente, me surpreendeu!! A Elba romântica dominou, como já esperava, mas muitos hits dançantes também entraram! Você confere o resultado...AGORA!!!



1) DE VOLTA PRO ACONCHEGO (Álbum "Fogo Na Mistura", de 1985)
2) CHÃO DE GIZ (Álbum "Leão Do Norte", de 1996)
3) BANHO DE CHEIRO (Álbum "Coração Brasileiro", de 1983)
4) PARALELAS (Álbum "Baioque", de 1997)
5) BATE CORAÇÃO (Álbum "Essa Alegria", de 1982)
6) FORRÓ DO XENHENHÉM (Álbum "Solar", de 1999)
7) CIRANDA DA ROSA VERMELHA (Álbum "Baioque", de 1997)
8) IMACULADA (Trilha da Novela "Tieta" e faixa do "Ao Vivo", de 1990)
9) FELICIDADE URGENTE (Com Cláudio Zoli, álbum "Felicidade Urgente", de 1991)
10) JOGO DE CINTURA (Álbum "Popular Brasileira", de 1989)
11) CANÇÃO DA DESPEDIDA (Álbum "Coração Brasileiro", de 1983)
12) CORAÇÃO DA GENTE (Álbum "Devora-Me", de 1993)
13) PALAVRA DE MULHER (Álbum "Fruto", de 1988)
14) BANQUETE DOS SIGNOS (Álbum "Capim Do Vale", de 1980)
15) AI QUE SAUDADE D' OCÊ (Álbum "Coração Brasileiro", de 1983)
16) NORDESTE INDEPENDENTE (Álbum "Do Jeito Que A Gente Gosta", de 1984)
17) FREVO MULHER (Álbum "Marco Zero - Ao Vivo", de 2010
18) PAVÃO MYSTERIOZO (Álbum "Baioque", de 1997)
19) FIM DE JOGO (Álbum "Felicidade Urgente", de 1991)
20) EU QUERO O MEU AMOR (Álbum "Devora-Me", de 1993)


TAMBÉM FORAM VOTADAS:


21) VEJA (MARGARIDA)
22) ENTRE O CÉU E O MAR
23) PAISAGEM NA JANELA
24) PARCEIRO DE DELÍCIAS
25) LAS MUCHACHAS DE COPACABANA
26) O MEU AMOR (COM CLÁUDIA OHANA)
27) AMOR ETERNO
28) LA VIE EN ROSE (COM DOMINGUINHOS)
29) AMPLIDÃO
30) NO SOM DA SANFONA
31) NA BASE DA CHINELA
32) PESSOA = PESSOAS
33) SIM, FOI VOCÊ
34) TESOURO DO DESEJO (COM ALCEU VALENÇA)
35) BLUE EYES ARE SENSITIVE TO THE LIGHT (COM DEBORAH BLANDO)
36) PÉS DE MILHO
37) CALDEIRÃO DOS MITOS
38) GOSTOSO DEMAIS
39) O PRINCÍPIO DO PRAZER (COM GERALDO AZEVEDO)
40) PAU DE ARARA É A VOVOZINHA
41) ONDE TU TÁ, NENÉM
42) CIRANDA DO BEIJA-FLOR
43) VIDA
44) CAIA EM CIMA DE MIM
45) SABIÁ
46) GENI E O ZEPPELIN
47) FEITIÇO
48) FORRÓ DO POEIRÃO
49) VILA DO SOSSEGO
50) REMEXER
51) VOCÊ SE LEMBRA?
52) CIDADÃO
53) AVE DE PRATA
54) SEBASTIANA
55) AVOHAI
56) BICHO DE SETE CABEÇAS
57) DISPARADA
58) DONA DA MINHA CABEÇA


MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS:

AGORA É SUA VEZ
AMOR COM CAFÉ
AMOR DE ÍNDIO
ÁRVORE
BAIOQUE
BEATRIZ
BOCA DO BALÃO
CAJUÍNA
CANTA CORAÇÃO
CHEGOU JÁ
CHORANDO E CANTANDO
CORCEL NA TEMPESTADE
DANADO DE BOM
DO JEITO QUE A GENTE GOSTA
DOIDA
DÚVIDAS
É D' OXUM
É SÓ VOCÊ QUERER
ENCANTO
ENERGIA
ESSA ALEGRIA
ESTRADA DE CANINDÉ
EU VOU TE AMAR
FORRÓ TEMPERADO
IMBALANÇA
LAMENTO SERTANEJO
LEÃO DO NORTE
MORENA D' ANGOLA
NÃO SONHO MAIS
OURO PURO
PÁTRIA AMADA
PISA NA FULÔ
PISA NO MEU CORAÇÃO
PORTO SEGURO
QUERO MAIS
ROENDO UNHA
TEMPORAL
TODO SENTIMENTO
TOQUE DE FOLE
TUDO PASSA
VAMOS FUGIR
VEM FICAR COMIGO
XAMEGO

Agora sim, depois de tantos hits, chegou a hora de encerrar essa homenagem com o mais votado de todos! SALVE ELBA!!!


DE VOLTA PRO ACONCHEGO
Elba Ramalho
Dominguinhos/Nando Cordel

Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo
Um sorriso sincero, um abraço,
Para aliviar meu cansaço
E toda essa minha vontade
Que bom,
Poder tá contigo de novo,
Roçando o teu corpo e beijando você,
Prá mim tu és a estrela mais linda
Seus olhos me prendem, fascinam,
A paz que eu gosto de ter.
É duro, ficar sem você
Vez em quando
Parece que falta um pedaço de mim
Me alegro na hora de regressar
Parece que eu vou mergulhar
Na felicidade sem fim




Gostaram da homenagem? Mas ainda tem mais! Agora chegou a hora do TopTulho contemporâneo!


A festa é da Elba, mas ainda assim há espaço pra vocês acompanharem o TopTulho contemporâneo, que hoje tá bem especial: 3 estreias especiais e um novo primeiro lugar.

A fofinha parceria entre Tiago Iorc e Sandy finalmente chega ao primeiro lugar, desbancando Moska. E nos despedimos de Gal Costa, Aline Muniz e Sophia Abrahão, que dão lugar à parceria entre Carlinhos Brown & Arnaldo Antunes (Dois Grudados), Ivete Sangalo (O Farol) e Monique Kessous, que arrebenta e estreia direto na 10ª posição com "Eu Sem Você".

Flávio Venturini continua subindo com a música propícia pra esse período junino, "Mantra De São João". E os Titãs continuam firmes e fortes com "Desordem", a representante do rock nacional da parada, que se mantém na 5ª posição, sempre colocando o dedo na ferida política. A música é de 1988, mas foi devidamente relançada nas rádios nesse 2016!  Diversidade de ritmos - esse é o lema do seu TopTulho!


TOPTULHO MUSICAL # 81! - 26/06/16

1) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (+2) (4 Semanas)   2) MOSKA - Tudo O Que Acontece De Ruim É Pra Melhorar (-1) (6 Semanas)
3) ZECA BALEIRO - Era Domingo (-1) (10 Semanas)

4) ALICE CAYMMI - Meu Recado (=) (7 Semanas) 
5) TITÃS - Desordem (=) (11 Semanas)   
6) JOTAQUEST & PROJOTA - Um Dia Pra Não Se Esquecer (=) (5 Semanas)
7) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (+3) (4 Semanas)
8) THIAGO PETHIT & TIÊ- L'étrenger (+1) (8 Semanas)
9) ROBERTA SÁ - Me Erra (+6) (2 Semanas)  
10) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (ESTREIA)
11) DIOGO NOGUEIRA - Alma Boêmia (-4) (12 Semanas)
12) FLÁVIO VENTURINI - Mantra De São João (+1) (6 Semanas)
13) MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (+3) (4 Semanas)

14) MARISA MONTE - Nu Com A Minha Música (-3) (12 Semanas)
15) IVETE SANGALO - O Farol (ESTREIA)
16) MARIA RITA - Bola Pra Frente  (-8) (11 Semanas) 
17) CARLINHOS BROWN & ARNALDO ANTUNES - Dois Grudados (ESTREIA)
18) NANDO REIS - Diariamente (-6) (6 Semanas)
19) TERESA CRISTINA - O Sol Nascerá (=) (2 Semanas)
20) ROBERTA CAMPOS - Casinha Branca (-6) (13 Semanas) 

 
Saíram:

SOPHIA ABRÃO - Sou Fatal (7 Semanas. Maior posição: 09)
ALINE MUNIZ - Dançando Com A Vida (4 Semanas. Maior posição: 16)
GAL COSTA - Ecstasy (14 Semanas. Maior posição: 01)
 






DESORDEM
Titãs

Os presos fogem do presídio,
Imagens na televisão.
Mais uma briga de torcidas,
Acaba tudo em confusão.
A multidão enfurecida
Queimou os carros da polícia.
Os presos fogem do controle,
Mas que loucura esta nação!
Não é tentar o suicídio
Querer andar na contramão?

Quem quer manter a ordem?
Quem quer criar desordem?

Não sei se existe mais justiça,
Nem quando é pelas próprias mãos.
População enlouquecida,
Começa então o linchamento.
Não sei se tudo vai arder
Como algum líquido inflamável,
O que mais pode acontecer
Num país pobre e miserável?
E ainda pode se encontrar
Quem acredite no futuro...

Quem quer manter a ordem?
Quem quer criar desordem?

É seu dever manter a ordem?
É seu dever de cidadão?
Mas o que é criar desordem,
Quem é que diz o que é ou não?
São sempre os mesmos governantes,
Os mesmos que lucraram antes.
Os sindicatos fazem greve
Porque ninguém é consultado,
Pois tudo tem que virar óleo
Pra por na máquina do estado.

Quem quer manter a ordem?
Quem quer criar desordem?



TH - Que venha um Julho mais ordenado!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...