domingo, 22 de novembro de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 51!



Bom dia, galera!!

Domingão, dia 22 de Novembro, está no ar a edição nº 51 do TopTulho Musical, que agora é igual à cerveja! :D Aqui, você já sabe: é a reunião das músicas mais pedidas das principais mídias especializadas em MPB e Rock Nacional, dentre outros estilos!

A parada deu uma boa mexida, apesar da inércia dos cinco primeiros lugares, que permaneceram os mesmos da semana passada. A gente se despede de Céu, Seu Jorge (que teve uma trajetória primorosa aqui com "Felicidade", certamente uma das músicas mais pedidas do ano) e da parceria entre Ney Matogrosso e Monique Kessous. No lugar deles, damos as boas vindas à Banda Malta (estreando diretamente na 13ª posição...iirccc), ao Diogo Nogueira e a mais uma parceria: a entre Roberta Sá e Chico Buarque. Falando na Roberta, ela continua muito bem colocada com outra música sua, "Delírio", logo, é dela que o TopTulho falará hoje!

As maiores subidas vão para o Skank e para "O Que Se Quer" dueto de Marisa Monte com Rodrigo Amarante: ambas com 6 posições a mais. A maior queda vai para outro dueto, o entre Jorge Vercillo e Luana Mallet: 10 posições a menos!!! Adriana Calcanhotto, Ana Cañas e Chico Chico também desceram bastante: respectivamente, 7, 6 e 6 posições a menos, cada.

Vamos ver como ficou a edição 51 do TopTulho:

TOPTULHO MUSICAL #51 - 22/11/15

1) EMICIDA & VANESSA DA MATA - Passarinhos (=) (11 Semanas)
2) TIÊ - A Noite (=) (21 Semanas)
3) DJAVAN - Não É Um Bolero (=) (7 Semanas)
4) ROBERTA SÁ - Delírio (=) (7 Semanas)
5) ZÉLIA DUNCAN - Olha, O Dia Vem Aí (=) (5 Semanas)
6) TITÃS - Pela Paz (+3) (5 Semanas) 
7) IVETE SANGALO - Azul Da Cor Do Mar (-1) (12 Semanas) 
8) JOHNNY HOOKER - Amor Marginal (-1) (10 Semanas) 
9) TIAGO IORC - De Todas As Coisas (+2) (8 Semanas)
10) SKANK - Do Mesmo Jeito (+6) (3 Semanas) 
11) MARISA MONTE & RODRIGO AMARANTE - O Que Se Quer (+6) (2 Semanas) 
12) MOSKA & FITO PAES - Filhos Do Sol (+3) (3 Semanas) 
13) MALTA - Dona Da Voz (ESTREIA) 
14) DIOGO NOGUEIRA - Clareou (ESTREIA)
15) ROBERTA SÁ & CHICO BUARQUE - Se For Pra Mentir (ESTREIA)
16) ANA CAÑAS - Hoje Nunca Mais (-6) (11 Semanas)
17) LENINE/GONZAGUINHA - Começaria Tudo Outra Vez (-4) (5 Semanas)
18) JORGE VERCILLO & LUANA MALLET - Quem? (-10) (14 Semanas)
19) ADRIANA CALCANHOTTO - Felicidade (-7) (12 Semanas)
20) CHICO CHICO - As Folhas Da Praça Paris (-6) (14 Semanas)

Saíram:

CÉU - Eu Amo Você (5 Semanas. Maior posição: 13)
SEU JORGE - Felicidade (15 Semanas. Maior posição: 01)
MONIQUE KESSOUS & NEY MATOGROSSO - Meu Papo É Reto (6 Semanas. Maior posição: 16)

Vinda do Rio Grande do Norte, a nossa homenageada de hoje começou sua carreira, pasmem, no programa Fama, da Rede Globo. Segundo a cantora, o formato do programa estava americanizando demais os artistas, o que lhe desagradou e a tirou na quarta semana. Na ocasião, uma demo sua chegou às mãos de Gilberto Braga, que gostou tanto que a pediu pra regravar o hit "A Vizinha do Lado", que entrou pra trilha da novela "Celebridade". Roberta estourou, conheceu o produtor Rodrigo Campello e gravou então seu primeiro disco, "Braseiro", em 2005. Desde então não parou mais!

A empreitada da gata brejeira desse ano é um disco de sambas, intitulado "Delírio", no qual se vê uma Roberta mais solta e totalmente à vontade com o estilo. O disco tem um presente de Adriana Calcanhotto para a moça, a ótima música "Me Erra", além de contar com a participação de Martinho Da Vila também. Está no meu top de melhores discos desse ano, sem sombra de dúvidas!

Hoje, a Roberta estreia mais uma música na parada: a parceria com Chico Buarque, "Se For Pra Mentir", porém a música que apresentaremos agora é a faixa título do álbum, já há quase dois meses conosco e muito bem posicionada no TopTulho! É hora de sambar, gente!!



Roberta: leve e solta!


DELÍRIO
Roberta Sá.
Letra: Rafael Rocha


Eu irradio todas as cores
Pros beija-flores de céu e mar
E permaneço dentro do berço
Quando me esqueço de despertar
Não tenho pressa, são novos tempos
Temos assunto a conversar
Não tenho preço, são outros tantos
E os desencantos não vou guardar
E por vezes não dou conta
E meu coração se queixa
O horizonte a cavalo
Vindo como grande onda
E por vezes vejo coisas
Fantasmas do meu delírio
Lindo delírio

Porque não vou gastar
Meu tempo pra lamentar
Me ame como puder
Como o amor te deixar
Não vou gastar
Meu tempo pra lamentar
Me ame como puder

Não tenho praça, eu sou do mundo
E trago fundo cada lugar
E o que me invade é tanta vida
Nem tão da terra, nem tão lunar



Sambe à vontade. Quando tiver acabado o delírio musical, não se esqueça que a partir de agora teremos o...




2010...

O ano da minha despedida de Maceió. Foi quando a sede do EnTHulho Musical estava saindo do Nordeste e vindo para São Paulo, onde permanece até os dias de hoje! Grande mudança, e o ano transcorreu inteirinho em ritmo de despedida...

No mundo da política, tivemos um ano de eleições presidenciais bem acirradas, na qual votei na Marina Silva, que era outra totalmente diferente da de hoje. Venceu Dilma Rousseff, que permanece comandando o país até hoje, numa gestão bastante conturbada!

Ano também da infrutífera (pra nós) Copa Do Mundo na África Do Sul.

Alguns destaques cinematográficos de 2010: A Ilha Do Medo, Toy Story 3, A Rede Social, Chico Xavier, Tropa De Elite 2, Cisne Negro (maravilhoso), Os Mercenários, O Lobisomem, O Escritor Fantasma, Alice No País Das Maravilhas, dentre tantos outros...

No mundo da música internacional, um ano todo de farofa: nenhuma música me cativou - excetuando "Fireflies" do Owl City. Alguns destaques desse ano ruim: Lady Gaga (Alejandro, Telephone - com Beyoncé), Jason Mraz e Colbie Caillat (Lucky), Ke$ha (We R Who We R, Your Love Is My Drug), Katy Perry (California Gurls, Teenage Dreams, Firework), Kylie Minogue (All The Lovers), Lady Antebellum (Need You Now), Paramore (The Only Exception), Edwars Mars & Maya (Stereo Love), Yolanda Be Cool (We Are No Speak Americano), Shakira (Gypsy, Waka Waka), Train (Hey Soul Sister), Bruno Mars (Nothing On You, Just The Way You Are), The Black Eyed Peas (Imma Be, Rock That Body), Rihanna (Hard, Rude Boy, Only Girl, I Love The Way You Lie - com Eminem), Taio Cruz (Break Your Heart, Dynamite), P!nk (Raise Your Glass), dentre outros. Ah, a galera do Glee também estava na modinha e pentelharam o ano inteiro com seus covers!

Também um ano de péssimas novelas - ô fase, viu? A novela de maior destaque foi "Passione", do Sílvio de Abreu, e nem assim foi essas coisas todas. A versão 2010 de "Ti Ti Ti" agradou muitos, mas desapontou saudosistas da versão original, que é de 1985. Além do mais, Adelaidão colocou elementos de outra trama de Cassiano Gabus Mendes: Plumas & Paetês. Outra que teve repercussão mediana foi "Escrito Nas Estrelas", de Elizabeth Jhin. Outras: "Tempos Modernos", "Araguaia", "Uma Rosa Com Amor" e "Ribeirão Do Tempo". Outrossim, foi um ano de séries muito boas, vide "Dalva & Herivelto", "A Cura", "A Vida Alheia", "Na Forma Da Lei", "Afinal, O Que Querem As Mulheres", dentre outras...

Chega de papo, que agora é hora de checarmos as músicas daquele Brasil de...2010!

Há 5 anos...

1) CHARLIE BROWN JR - Só Os Loucos Sabem
2) NX ZERO - Só Rezo
3) RESTART - Levo Comigo
4) FRESNO - Deixa O Tempo
5) ADRIANA PARTIMPIM - Gatinha Manhosa
6) SANDY - Pés Cansados
7) PITTY - Fracasso
8) SKANK - Noites De Um Verão Qualquer
9) KID ABELHA - Jardins Da Babilônia
10) CHIMARRUTS - Do Lado De Cá
11) LENINE - Aquilo Que Dá No Coração
12) NANDO REIS & OS INFERNAIS - Bichos Escrotos
13) ROBERTA SÁ & LENINE - Fogo e Gasolina
14) MARIA GADÚ - Rapte-Me Camaleoa
15) JORGE VERCILLO - Me Transformo Em Luar 
16) OTTO - Crua 
17) ADRIANA CALCANHOTTO - Canção De Novela
18) CHICO CÉSAR & SEU JORGE - Dentro
19) VANESSA DA MATA - O Tal Casal
20) HÓRI - Diga Que Me Quer


MENÇÕES HONROSAS:

ADRIANA CALCANHOTTO - Na Massa
AGNELA - Eu Preciso
ANA CAROLINA - 10 Minutos
ANA CAROLINA - As Telas E Elas
ANA CAROLINA - Resta
ANA CAROLINA & MARIA GADÚ - Mais Que A Mim
ANA COSTA - Almas Gêmeas
ARNALDO ANTUNES - Invejoso
BANDA MARAUÊ - Gosto De Te Olhar
BATOM NA CUECA - Gandaia
BIQUINI CAVADÃO - Agora É Moda
BIQUINI CAVADÃO & LUCAS SILVEIRA - Acordar Pra Sempre Com Você
CACHORRO GRANDE - Por Onde Vou
CAETANO VELOSO - Nature Boy
CAPITAL INICIAL - Depois Da Meia-Noite
CAPITAL INICIAL - Vivendo e Aprendendo
CAPS LOCK - Pode O Sol Sair
CAPS LOCK - Você É O Que Eu Queria
CARLINHOS BROWN - Tantinho
CLÁUDIA LEITTE - Paixão
CLÁUDIA LEITTE & TRAVIE MCCOY - Famosa (Billionaire)
CLAUSS & VANESSA - Cai a Chuva
CLAUSS & VANESSA - Luz Do Farol
CPM 22 - Vida Ou Morte
CHARLIE BROWN JR. - Me Encontra
CHIMARRUTS - Meu Erro
CIDADE NEGRA - Que Assim Seja
CINE - A Usurpadora
CINE - As Cores
CINE - Garota Radical
CINE - Se Você Quiser
DETONAUTAS ROQUE CLUBE - Só Nós 2
DIBOB - Mais Uma De Amor
DIOGO NOGUEIRA - Deixa Eu Te Amar
DJAVAN - Sabes Mentir
ED MOTTA - Minha Vida Toda Com Você
EDUARDO DUSSEK - Aventura
FORFUN - O Viajante
GAL COSTA - Eternamente
GREYCE IVE - Até Você Passar
GLÓRIA - Me Tira Daqui
FERNANDO DELUQUI - Só Te Quero Do Meu Lado
FERNANDO & SOROCABA - Madrid (!!!!!)
FIELDS - Espero Você Voltar
FRESNO - Eu Sei
FRESNO - Lanterna Dos Afogados
HEVO84 - Minha Vida É Você
HEVO84 - Passos Escuros
HÓRI - Linda, Tão Linda
HOTEL - Sabonetes
INDENSO - Como o Mar
IVETE SANGALO & MARCELO CAMELO - Teus Olhos
JOE JONAS & JULLIE - Eu Não Mudaria Nada Em Você
JORGE & MATEUS - Amo Noite e Dia (!!!!!)
JORGE VERCILLO - Arco Íris
JOTA QUEST - Tudo Me Faz Lembrar Você
JOTA QUEST - Único Olhar
LENINE & DUDU FALCÃO - Crença
LEONARDO & PAULA FERNANDES - Tocando Em Frente
LUAN SANTANA - Você Não Sabe O Que É O Amor (!!!!!)
LUIZA POSSI - Gente Humilde
LUIZ MELODIA - Magrelinha
LUNABLU - Nenhum Segundo
MANU GAVASSI - Garoto Errado
MARCELO D2 - Não Vem Que Não Tem
MARIA BETHÂNIA - O Que Eu Não Conheço
MARIA RITA - Inquieta, Tonta e Encantada
MARIANA RIOS - Insônia
MART'NÁLIA - Capital Do Tempo
MAURÍCIO MANIERI - O Por Do Sol
MICHEL TELÓ - Fugidinha (!!!!!)
MOINHO - Ela Briga Comigo
MOINHO - Ive Brussel
MONIQUE KESSOUS - Frio
MOSKA - O Tom Do Amor
MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU - O Tempo
MILTON GUEDES - Você Vai Lembrar De Mim
MR. GYN - Surfista De Verão
MYLLENA - Cérebro Eletrônico
NASI - Não Caio Mais
NATIRUTS - Você Me Encantou Demais
NEY MATOGROSSO - Segredo
NEY MATOGROSSO - Seu Tipo
NX ZERO - Espero A Minha Vez
O RAPPA - 7 Vezes
OS PARALAMAS DO SUCESSO - Aposte Em Mim
OS PARALAMAS DO SUCESSO & ZÉ RAMALHO - Mormaço
OTTO - Filha
PAPAS DA LÍNGUA - Vem Pra Cá
PAULA FERNANDES - Quando A Chuva Passar
PAULA TOLLER - Quem Tome Conta De Mim
PITTY - Só Agora
PLANTA & RAIZ - Raiou
PLEBE RUDE - Até Quando Esperar?
REAÇÃO EM CADEIA - Entre Seus Dedos
RENATO RUSSO & FERNANDA TAKAI - Like A Lover
RESTART - Breve História
RESTART - Pra Você Lembrar
RITA LEE - Ti Ti Ti 2010
SANDY- Quem Sou Eu?
SANTO GRAAL - Se Você Chorar
SÉRGIO MENDES & SEU JORGE - Maracatu Atômico
SEU CUCA - Perdidos Na Selva
SKANK - De Repente
SKANK - Fotos Na Estante
STEVENS - Com Você
STEVENS - O Que Você Sempre Quis
STRIKE - A Tendência
STRIKE - Com Ou Sem Você
TITÃS - Go Back
VANESSA DA MATA - Você Vai Me Destruir
WADO - Reforma Agrária No Ar
WANDERLÉA - Se Tudo Pode Acontecer
WANESSA & MR. JAM - Falling 4 U
ZÉ RENATO - Coração De Papel
ZÉLIA DUNCAN - Decadance Avec Elegance


COMENTÁRIOS DE TH: QUE ANO RUIM, SEM OR!!!!

Bom, como vocês podem ver, o rock miguxês estourou de vez, e não tive como deixar de constá-lo na parada, ou seja: estão lá, NX Zero, Fresno e Restart nas primeiras posições, mais o Hori, a "banda do Fiuk", na vigésima. E um monte de bandas "da mesma raça" nas menções honrosas. 

Além deles, a velha guarda do rock veio com Skank, Kid Abelha e Pitty, resistindo à brava crise da música brasileira. 

Eu consegui espremer a laranja musical de 2010 o máximo que eu pude e consegui achar bons hits de MPB. Assim, Nando Reis, Lenine, Roberta Sá, Vanessa Da Mata, Maria Gadú, Otto, Chico César com Seu Jorge, Jorge Vercillo e Adriana Calcanhotto em dose dupla - como ela mesma e como a Partimpim, tiveram presenças garantidas.

Por fim, o reggae enrolação do Chimarruts e a estreia solo de Sandy - com a fofinha "Pés Cansados" complementam a lista. 



E sim: talvez o Charlie Brown Jr seja a banda de rock brasileiro recordista de aparições aqui nos nossos TopTulhos Do Passado (não parei pra contabilizar, mas de 1997 pra cá eles aparecem em quase todo ano!). Nunca haviam chegado à primeira posição, coisa que foi resolvida nesse ano de 2010, finalmente!!

A banda de Chorão (infelizmente, morto em 2013), amadureceu bastante ao longo dos anos. Tinham primeiros discos muito bobinhos, mas engrenaram numa vibe de críticas sociais relevantes ao longo do caminho, alternando "papo sério" com seu já conhecido universo machista-skatista. Não sou fã, mas respeito a trajetória dos caras. 

"Só Os Loucos Sabem" foi o maior hit de 2010, que vocês conferem...AGORA!


SÓ OS LOUCOS SABEM
Chorão.


Agora eu sei exatamente o que fazer,
Bom recomeçar, poder contar com você,
Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também,
Um homem quando esta em paz, não quer guerra com ninguém,
Eu segurei minhas lágrimas, pois não queria demonstrar a emoção,
Já que estava ali só pra observar e aprender um pouco mais sobre a percepção,
Eles dizem que é impossível encontrar o amor sem perder a razão,
Mas pra quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião

E disso os loucos sabem, só os loucos sabem,
Disso os loucos sabem só os loucos sabem

Toda positividade eu desejo a você,
Pois precisamos disso, nos dias de luta,
O medo cega os nossos sonhos,
O medo cega os nossos sonhos,
Menina linda eu quero morar na sua rua,
Você deixou saudade, você deixou saudade,
Quero te ver outra vez, quero te ver outra vez,
Você deixou saudade,

Agora eu sei exatamente o que fazer,
Bom recomeçar, poder contar com você,
Pois eu me lembro de tudo irmão, eu estava lá também
Um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém.


TH - Dizem que sou louco...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...