domingo, 8 de novembro de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 49!



TopTulho Musical na área, hoje trazendo para vocês a edição 49 de nossa parada predileta, que é constituída com base nas músicas mais pedidas das plataformas virtuais e das rádios especializadas em MPB e demais estilos, como a Rádio MPB FM e a Billboard Brasil!

Outra fonte bacana de pesquisa para composição do TopTulho é o site O SOM DO RÁDIO, idealizado e mantido por Ronaldo Mouro há décadas. Super recomendado pelo EnTHulho Musical!

A parada de hoje está diversificada. Muitas músicas se mantiveram na mesma posição que a edição passada, outras subiram demais (Zélia Duncan, 7 posições; Titãs, 6 posições), outras desceram demais (Seu Jorge, 7 posições e Adriana Calcanhotto, 6 posições). Duas estreias (Skank e o duo bilíngue de Moska e Fito Paes), o que fez com que nos despedíssemos de Cássia Eller e Johnny Hooker. Além de tudo isso, temos um novo primeiro lugar: a parceria entre Emicida e Vanessa da Mata lidera a seleção a partir dessa semana, tirando o cetro da rainha Ivete Sangalo, que comandava já há três semanas. 

Vamos, então, ver como ficou essa edição:

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO #49 - 08/11/15

1) EMICIDA & VANESSA DA MATA - Passarinhos (+1) (9 Semanas)
2) JOHNNY HOOKER - Amor Marginal (+2) (8 Semanas)
3) JORGE VERCILLO & LUANA MALET - Quem (=) (12 Semanas)
4) IVETE SANGALO - Azul Da Cor Do Mar (-3) (10 Semanas)
5) DJAVAN - Não É Um Bolero (+1) (5 Semanas)
6) ROBERTA SÁ - Delírio (+3) (5 Semanas)
7) TIÊ - A Noite (+3) (19 Semanas)
8) ZÉLIA DUNCAN - Olha, O Dia Vem Aí (+7) (3 Semanas)
9) ANA CAÑAS - Hoje, Nunca Mais (=) (9 Semanas)
10) CHICO CHICO - As Folhas Da Praça Paris (-5) (12 Semanas)  
11) TITÃS - Pela Paz (+6) (3 Semanas)
12) TIAGO IORC - De Todas As Coisas (=) (6 Semanas)
13) ADRIANA CALCANHOTTO - Felicidade (-6) (10 Semanas) 
14) LENINE & GONZAGUINHA - Começaria Tudo Outra Vez (=) (3 Semanas)
15) SEU JORGE - Felicidade (-7) (14 Semanas)
16) CÉU - Eu Amo Você (-3) (4 Semanas)
17) SKANK - Do Mesmo Jeito (ESTREIA)
18) LEONI - Amar Um Pouco Mais (=) (10 Semanas)
19) MOSKA & FITO PAES - Filhos Do Sol (ESTREIA)
20) MONIQUE KESSOUS & NEY MATOGROSSO - Meu Papo É Reto (-4) (5 Semanas)

Saíram:

CÁSSIA ELLER - Segredo (14 Semanas. Maior posição: 08)
JOHNNY HOOKER - Volta (14 Semanas. Maior posição: 04)



Jorge Vercillo resolveu tirar 2015 para alimentar as plataformas digitais. As músicas virtuais do cantor e compositor fizeram bastante sucesso ao longo do ano. 

Uma delas, porém, se destacou muito mais: a parceria do cantor com a cantora e compositora carioca Luana Mallet. A música foi lançada em Agosto deste ano e vem sendo muito pedida nas rádios, e aqui no TopTulho já consta há 12 semanas, e permanece na medalha de bronze da parada pela segunda semana consecutiva!

Chegou, então, a hora de conferirmos essa ótima música, dessa parceria super frutífera, aqui!



Jorge e Luana: êxito na parceria!

QUEM?
Jorge Vercillo e Luana Mallet


Quem te deixou chegar
Deixando tudo fora do lugar?
Quem te deixou entrar ?

Quem te ensinou a olhar daquele jeito?
Quem te deixou me notar?

E eu fiquei aqui
Pensando em você
Logo eu que não queria nem saber
Me pego curtindo lembrar
E planejando te ter

Quem te deixou passar
O tempo que fosse,
Amor?
Quem já me fez esperar demais?
Quem te ensinou a falar
Como se fosse amor?
Quem te deixou brincar?
Já tanto faz

E eu fiquei aqui
Pensando em você
Logo eu que não queria nem saber
Me pego curtindo lembrar
E planejando te ter.

Fica um pouco mais comigo
Só pra saber se é bom
Me pego suspenso no ar
Se quando rolar,
Como deve ser ?

Logo eu que não queria nem saber
Me pego curtindo lembrar
Eu tô querendo você ...

Quem te deixou brilhar em tudo que há em mim?
Quem te deixou brincar comigo assim?





Por falar em quem...quem disse que acabou? Se liga que agora vai começar o...





2008 foi um ano decisivo da minha vida: além dos primeiros passos como advogado, uma viagem para SP determinou que era o lugar que eu deveria morar, o que acabou se confirmando, 3 anos depois. 

Nos cinemas, meus filmes favoritos foram Mamma Mia, Ensaio Sobre a Cegueira e Romance.

Houve também eleições municipais - e eu trabalhei nelas, como fiscal. 

Na música mundial, um ano bem R&B, com Chris Brown e Rihanna - o agressor e a mulher de malandro, dominando as mídias e as rádios. Britney Spears, Mariah Carey (pagando de gatinha aos 40 e tantos), Arctic Monkeys, Flo.Ri.dA, Akon, James Blunt, Jason Mraz, The Killers e The Pussycat Dolls  fizeram parte dos destaques do ano. Madonna lançou o pior disco de sua carreira - "Hardy Candy", por mim ela deve acordar todo dia arrependida dessa rapadura ruim. Também foi a volta da cantora pro Brasil, em shows memoráveis, que fizeram as bees abrirem crediários até 2011 pra poderem ir. Alanis Morissette voltava com o ótimo "Flavors Of Entanglement", só que sem sucesso algum. Beyoncé retornava glamourosa,em mais um disco repleto de hits, o primeiro foi "If I Were A Boy". Por fim, foi a estreia de três artistas que se tornariam fenômenos mundiais nos próximos anos: Adele, Lady Gaga e Justin Bieber!

Mais um ano tenso para as novelas, no qual apenas "A Favorita" manteve-se como ícone de audiência e popularidade. A trama de Flora e Donatela, vividas por Patrícia Pillar e Claudia Raia, respectivamente, foi também um sucesso de crítica. Outras de 2008: "Mutantes", "Chamas Da Vida", "Beleza Pura, "Ciranda De Pedra 2008", "Três Irmãs" e "Negócio da China". Destaco ainda a ótima minisserie de Maria Adelaide Amaral, "Queridos Amigos" e "Capitu", de Luiz Fernando Carvalho. 

Chega de papo e vamos viajar agora pro que fazia sucesso no Brasil em.....2008!

Há 7 anos...


1) LENINE - É O Que Me Interessa 
2) NX ZERO - Cedo Ou Tarde 
3) CLÁUDIA LEITE - Exttravaza (Remix)
4) VANESSA DA MATA - Amado 
5) MARCELO D2 - Desabafo
6) ANA CAROLINA - Vai
7) SKANK & NEGRA LI - Ainda Gosto Dela
8) ADRIANA CALCANHOTTO - Mulher Sem Razão
9) ROBERTA SÁ - Mais Alguém 
10) CHARLIE BROWN JR. - Uma Criança Com O Seu Olhar
11) SEU JORGE - A Mina Do Condomínio (Remix)
12) O RAPPA - O Monstro Invisível
13) MARISA MONTE - Não É Proibido
14) FRESNO - Uma Música
15) MART'NÁLIA - Don't Worry, Be Happy
16) CÉU - Malemolência
17) CAPITAL INICIAL - Aqui
18) NEY MATOGROSSO - Mal Necessário
19) MOINHO - Esnoba
20) VICTOR & LÉO - Tem Que Ser Você


MENÇÕES HONROSAS:


ADRIANA CALCANHOTTO - Três
ADRIANA CALCANHOTTO & MORENO VELOSO - Um Dia Desses
ALCIONE & GILBERTO GIL - Entre A Sola e o Salto
ALINE DURAN - É Com Você
ANA CAROLINA - Cabide (Ao Vivo)
ANA CAROLINA - Tolerância
ARMANDINHO - A Filha
ARMANDINHO - Morena Nativa
ARNALDO ANTUNES & NANDO REIS - Não Vou Me Adaptar
BIQUINI CAVADÃO & TICO SANTA CRUZ - Índios (Ao Vivo)
CAETANO VELOSO - Moça
CAETANO VELOSO - Nosso Estranho Amor
CAPITAL INICIAL - A Vida É Minha
CAPITAL INICIAL - Algum Dia
CAPITAL INICIAL - Dançando Com A Lua
CAPS LOCK - Um Pouco Mais
CAZUZA - Ideologia (Dj Cuca Remix)
CÉU - 10 Contados
CHIMARRUTS - Se For Embora
CHIMARRUTS - Versos Simples
CIDADE NEGRA - Meu Coração
CLÁUDIA LEITE - Pássaros (Remix)
CLÁUDIO LINS - Por Toda A Vida
CPM 22 - Escolhas, Provas Ou Promessas
D' BLACK & NEGRA LI - 1 Minuto (Remix)
DANNI CARLOS - Doce Sal
DARVIN - Pensa Em Mim
DETONAUTAS ROQUE CLUBE - O Retorno De Saturno
DETONAUTAS ROQUE CLUBE - Verdades Do Mundo
DIOGO NOGUEIRA - Maracangalha
DIOGO NOGUEIRA - Tiro Ao Álvaro
EDU RIBEIRO - Só Pra Te Olhar
EL NIÑO - Quase Sem Rumo
ELIS REGINA - Redescobrir (Re-Issue)
FERNANDA TAKAI - Trevo De Quatro Folhas
FREJAT - Dois Lados
FREJAT - Eu Não Quero Brigar Mais Não
FRESNO - Alguém Que Te Faz Sorrir
GAL COSTA - Simples Carinho
JAMMIL E UMA NOITES & CAETANO VELOSO - Tempo De Estio
JOÃO ESTRELA - Madrugada
JORGE ARAGÃO - Sem Dívida, Sem Dúvida
JORGE VERCILO - Devaneio
JOTA QUEST - Vem Andar Comigo
KALEIDOSCÓPIO - Recomeçar
LÉO JAIME - Maior Abandonado
LEONI - Dá Pra Rir E Dá Pra Chorar
LIAH - E Não Vou Mais Lhe Deixar Tão Só
LIBRA - Na Minha Pele
LUAN SANTANA - Meteoro Da Paixão
MC CRÉU - A Dança Do Créu (!!!)
MALLU MAGALHÃES - Tchubaruba
MARJORIE ESTIANO & GILBERTO GIL - Chiclete Com Banana
MASKAVO - É Muito Melhor
MONIQUE KESSOUS - Com Essa Cor
NATIRUTS - Naticongo
NANDO REIS & OS INFERNAIS - Quem Vai Dizer Tchau?
NENHUM DE NÓS - Santa Felicidade
NEY MATOGROSSO - Lig Lig Lig Lé
NX ZERO - Cartas Pra Você
NX ZERO - Daqui Pra Frente
NX ZERO - Pela Última Vez
O RAPPA - Meu Mundo É O Barro
PAPAS DA LÍNGUA - Blusinha Branca (Acústico)
PAPAS DA LÍNGUA - Oba Oba
PATRÍCIA PILLAR & CLÁUDIA RAIA - Beijinho Doce
PAULA TOLLER - Sonhos
PAULINHO MOSKA - Quantas Vidas Você Tem?
PERLLA - Menina Chapa Quente (Remix)
PITTY - De Você
PITTY - Nós Vamos Invadir Sua Praia
PLANTA & RAIZ - Rolê Consciente
PRIMADONNA - Diga
PONTO DE EQUILÍBRIO - Quem Sabe? (Salomão)
ROBERTA SÁ - Amor Blue
ROUPA NOVA - A Paz
RITCHIE - Fala
SÉRGIO MENDES - Lugar Comum
SEU CUCA - Não Há
SIDERAL - Fugindo De Mim
SIDERAL - Por Inteiro
SIMONE - Medo De Amar (Ao Vivo)
SIMONE & ZÉLIA DUNCAN - Amigo É Casa
SIMONE & ZÉLIA DUNCAN - Tô Voltando
SKANK - Beleza Pura
SKANK - Seus Passos
STRYKE - O Jogo Virou
TIHUANA - De Longe
TITÃS & OS PARALAMAS DO SUCESSO - Pout-Pourri: Sonífera Ilha /Ska (Ao Vivo)
TONI GARRIDO - Firmamento
TONI GARRIDO - Me Libertei
TÚLIO DECK & DI FERRERO - Tudo Passa
VICTOR & LÉO - Borboletas
WANESSA CAMARGO - Independente (Ladies Night)
ZÉLIA DUNCAN - Aberto


COMENTÁRIOS DE TH: Apesar da questionável qualidade musical das bandas, 2008 marcou algo que se tornaria corriqueiro hoje em dia: a forte presença de plataformas digitais como o Youtube, como forma de divulgação de trabalhos, sem a necessidade de jabás e xavecos em gravadoras para apresentação. A banda Restart, apesar do lixo que é, foi uma das pioneiras que se valeram desse método, e isso ocorreu em 2008, fazendo com que estourassem no ano seguinte. Na lista de menções honrosas, inúmeras bandas seguiram essa fórmula, provando que a interatividade virtual foi o grande trunfo desse fim dos anos 2000!

Foi também o ano do início oficial dos Sertanejos Universitários, praga que existe até hoje. Luan Santana foi o precursor, "Meteoro da Paixão" foi um dos hits do ano. Mas, pra representar o sertanejo, coloquei uma dupla que fez bastante sucesso também: "Victor e Léo", com o hit "Tem Que Ser Você", primeiro lugar absoluto em todas as paradas desse ano. 

O "rock miguxês" segue representado pelo NX Zero (os caras estavam bombando em absoluto) e o Fresno, que bebe na mesma fonte. No rock antigo, Capital Inicial, O Rappa e Charlie Brown Jr. se esforçavam bastante pra constar no mapa, enquanto o Skank - mais exitoso, uniu-se a Negra Li e lançaram um ótimo single. 

Na seção de sapatos dessa semana, temos Ana Carolina, Adriana Calcanhotto (que lançava o ótimo "Maré") e Mart'nália, premiada com a música de abertura da péssima novela "Três Irmãs". Ainda na MPB feminina, Vanessa Da Mata com mais uma música romântica, Marisa Monte com uma bem divertida, a estreante Céu - com uma música que já tinha dois anos, mas que voltou a ser sucesso devido à novela "Beleza Pura" e Roberta Sá, uma gracinha, com a sensacional "Mais Alguém". 

Emannuelle Araújo deixou o axé de lado, juntou-se a Lan Lan e fizeram da banda Moinho um sucesso; Por falar em axé, teve Claúdia Leitte (argh), estreando em carreira solo, ficando muito bem posicionada em todo Brasil com o hit "Exttravaza".

Já a macharada se viu representada por Seu Jorge - que aqui iniciava uma longa temporada de sucessos absolutos, a começar pela "Mina Do Condomínio"; Ney Matogrosso, trazendo o, na minha opinião, melhor trabalho seu, "Inclassificáveis" e Marcelo D2, também em seu melhor momento, com um marco na história das músicas de protesto brasileiras, com "Desabafo" (e indefectível citação da música "Deixa Eu Dizer", da cantora Cláudia). 




Nas rádios populares não foi um grande sucesso, mas nas mídias especializadas, na crítica e na novela "A Favorita" (era tema da vilã dúbia Flora - composição magistral de Patrícia Pillar), foi um fenômeno absoluto. Uma música sensível, linda, melancólica e amena. Já figura, pra mim, como uma das melhores de todos os tempos da história da MPB.

O super Lenine tem disso: "Paciência", lançada em 1999, causou a mesma comoção. Mas o que nos interessa, hoje, "É O Que Me Interessa", que você ouve...agora!


É O QUE ME INTERESSA
Lenine / Dudu Falcão

Daqui desse momento
Do meu olhar pra fora
O mundo é só miragem
A sombra do futuro
A sobra do passado
Assombram a paisagem.

Quem vai virar o jogo
E transformar a perda
Em nossa recompensa
Quando eu olhar pro lado
Eu quero estar cercado
Só de quem me interessa.

Às vezes é um instante
A tarde faz silêncio
O vento sopra a meu favor
Às vezes eu pressinto e é como uma saudade
De um tempo que ainda não passou
Me traz o seu sossego
Atrasa o meu relógio
Acalma a minha pressa
Me dá sua palavra
Sussurra em meu ouvido
Só o que me interessa.

A lógica do vento
O caos do pensamento
A paz na solidão
A órbita do tempo
A pausa do retrato
A voz da intuição
A curva do universo
A fórmula do acaso
O alcance da promessa
O salto do desejo
O agora e o infinito
Só o que me interessa.


TH - Que o Domingo de vocês seja lindo, tal qual essa canção!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...