domingo, 1 de novembro de 2015

TOPTULHO MUSICAL # 48!



Bom dia, amigos musicais!!

Começando agora mais um TopTulho Musical, a sua parada semanal de MPB, com brinde de rock nacional, rap e outros estilos não tão populares. Para montar o TopTulho, utilizo as principais mídias especializadas nesses ritmos, como a Rádio MPB FM e a Billboard Brasileira!

Entramos no mês de aniversário do TopTulho, pois a seção estreou exatamente em 30/11/14. Quem diria, hein? Praticamente um ano que compilamos suas músicas favoritas!!

A edição de hoje não tem músicas novas, porém traz um retorno impensável: a jovem Tiê regressa com seu hit "A Noite", e já é fortíssima candidata à música mais pedida do ano! Essa volta causa furor pois já regressa de cara na 11ª posição! Jota Quest e Natiruts, por sua vez, saem da parada com "Reggae Town". 

Roberta Sá, Céu e Zélia Duncan são as maiores subidas de hoje, ao passo que Leoni, Cássia Eller e Johnny Hooker foram os que mais desceram posições. E Ivete Sangalo segue linda e loira na primeira posição com "Azul Da Cor Do Mar". 

Quer ver como ficou, hoje?

TOPTULHO MUSICAL #48 - 01/11/15

1) IVETE SANGALO - Azul Da Cor Do Mar (=) (9 Semanas)
2) EMICIDA & VANESSA DA MATA - Passarinhos (+1) (8 Semanas)
3) JORGE VERCILO & LUANA MALET - Quem (+2) (11 Semanas)
4) JOHNNY HOOKER - Amor Marginal (=) (7 Semanas)
5) CHICO CHICO - As Folhas Da Praça Paris (-3) (11 Semanas)
6) DJAVAN - Não É Um Bolero (+1) (4 Semanas)
7) ADRIANA CALCANHOTTO - Felicidade (+1) (9 Semanas)
8) SEU JORGE - Felicidade (-2) (13 Semanas)
9) ANA CAÑAS - Hoje Nunca Mais (+1) (8 Semanas)
10) ROBERTA SÁ - Delírio (+4) (4 Semanas)
11) TIÊ - A Noite (RETORNA) (18 Semanas)
12) TIAGO IORC - De Todas As Coisas (-3) (5 Semanas)
13) CÉU - Eu Amo Você (+4) (3 Semanas)
14) LENINE & GONZAGUINHA - Começaria Tudo Outra Vez (+3) (2 Semanas)
15) ZÉLIA DUNCAN - Olha, O Dia Vem Aí (+5) (2 Semanas)
16) MONIQUE KESSOUS & NEY MATOGROSSO - Meu Papo É Reto (+2) (4 Semanas)
17) TITÃS - Pela Paz (+2) (2 Semanas)
18) LEONI - Amar Um Pouco Mais (-5) (9 Semanas)
19) CÁSSIA ELLER - Segredo (-8) (14 Semanas)
20) JOHNNY HOOKER - Volta (-8) (14 Semanas)

Saiu:

JOTA QUEST & NATIRUTS - Reggae Town (9 Semanas. Maior posição: 03)

A imprensa A-MA lançar comparativos toda vez que surge alguma novidade na música brasileira. Adriana Calcanhotto foi bastante equiparada a Elis Regina quando surgiu, por exemplo. No caso de Ana Cañas, as principais comparações foi com a também cantora e compositora Marisa Monte. Mas Ana se desamarrou logo do rótulo e conquistou a atenção e devoção de artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso e do então Ministro da Cultura Gilberto Gil, em 2007. Remando contra a maré, do tão elogiado primeiro disco "Amor e Caos", lançou o experimental e excelente "Hein?" em 2009. 

Flertou com o francês em 2012, quando lançou o sedutor "Volta" e, atualmente, está com o projeto "Tô Na Vida", seu álbum mais autoral e visceral, de onde pertence a faixa "Hoje Nunca Mais", já em oito semanas aqui no TopTulho, e que está subindo cada vez mais!

Essa é a nova safra da MPB: sem medo de arriscar e sem só apostar nas fórmulas consagradas e óbvias!


Ana: a visceral bonequinha de porcelana!

HOJE NUNCA MAIS
Ana Cañas/Dadi

É estranha essa canção
Eu sei quantas vezes desejei nunca mais pensar em você
Mas não é fácil não, sangra o coração, separação que dói

E eu fico assim meio sem jeito
Torcendo para um novo alguém aparecer
Mas não sei se é perfeito, o mundo sem você
Queria te esquecer

E o medo de te ver é o desejo de querer
E o medo de chorar é a vontade de dizer
E o medo de te ver é o desejo de saber
E o medo de te encontrar é perceber

Que eu ainda te amo e que não somos mais
Que eu ainda te amo, hoje nunca mais
Que o que era já era e que não somos mais
Porque ninguém espera, hoje nunca mais

E eu fico assim meio sem jeito
Torcendo para um novo alguém aparecer
Mas não sei se é perfeito, o mundo sem você
Queria te esquecer

E o medo de te ver é o desejo de querer
E o medo de chorar é a vontade de dizer
E o medo de te ver é o desejo de saber
E o medo de te encontrar é perceber

Que eu ainda te amo e que não somos mais
Que eu ainda te amo, hoje nunca mais
Que o que era já era e que não somos mais
Porque ninguém espera, hoje nunca mais

Que eu ainda te amo e que não somos mais
Que eu ainda te amo, hoje nunca mais
Que o que era já era e que não somos mais
Porque ninguém espera, hoje nunca mais






Demais essa brisa, hein? Mas o TopTulho não acabou ainda não...chegou a hora de conferir o...




Tenho boas lembranças de 2007, mas com certeza o ano, pra mim, demorou pra engrenar...só no segundo semestre!

Foi o ano no qual me tornei advogado e comecei a trabalhar no Marcato Cursos Jurídicos, em que permaneci por 4 anos. Também vivia na ponte Maceió-Recife em razão de um relacionamento à distância. 

No mundo musical, quem estava em alta eram a Fergie carreira solo, Chris Brown, Rihanna (cantora do "hit do ano", que foi "Umbrella"), Britney Spears, Beyoncé, Evanescence, Linkin Park, Akon, Justin Timberlake, Maroon 5...e os Backstreet Boys ensaiaram uma volta infrutífera!

Foi o ano do desastre do vôo da TAM 3054 em São Paulo, aquele que derrapou na pista quando pousou no aeroporto de Congonhas...

Foi o ano do fim da dupla Sandy & Junior também...

No cinema, inúmeros filmes de sucesso: Os Simpsons: O Filme, Resident Evil 3: Extinção, A Lenda do Tesouro Perdido: Livro dos Segredos, Transformers, Harry Potter e a Ordem da Fênix, e Jogos Mortais 4, assim como segundas sequências de filmes como: O Ultimato Bourne,Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, A Hora do Rush 3, Shrek Terceiro, Aliens vs Predador 2, Homem-Aranha 3, e Treze Homens e um Novo Segredo.

Não gostei de nenhuma novela ou série brasileira de 2007. As principais foram "Caminhos do Coração", na Record (aquela dos Mutantes...rs), Paraíso Tropical, Eterna Magia, Desejo Proibido, Sete Pecados e Duas Caras na Globo, além da série "Amazônia". 


Chega de papo que a nave nostálgica musical brasileira está louca paraa se teletransportar para...2007!!

Há 8 anos...


1) VANESSA DA MATTA & BEN HARPER - Boa Sorte (Good Luck)
2) NANDO REIS - Espatódea
3) NX ZERO - Razões e Emoções
4) DANNI CARLOS - Coisas Que Eu Sei
5) IVETE SANGALO - Deixo
6) ERASMO CARLOS & MARISA MONTE - Tema De Não Quero Ver Você Triste
7) FERNANDA TAKAI - Diz Que Fui Por Aí
8) ANA CAROLINA - Carvão
9) ISABELA TAVIANI - Ternura
10) NATIRUTS - Natiruts Reggae Power
11) TIHUANA - Tropa De Elite (Re-Issue)
12) MARIA RITA - Tá Perdoado (Remix)
13) ZÉLIA DUNCAN - Carne e Osso 
14) MART'NÁLIA - Cabide
15) JOTA QUEST - Já Foi
16) STRIKE - Paraíso Proibido
17) CHARLIE BROWN JR. - Pontes Indestrutíveis
18) MARIA BETHÂNIA - Sábado Em Copacabana
19) LENINE & JULIETA VENEGAS - Miedo
20) BRUNA CARAM - Palavras Do Coração

MENÇÕES HONROSAS:

ALMA D' JAM - Vai
ANA CAROLINA - Aqui
ANA CAROLINA - Eu Comi A Madonna
ARMANDINHO - Semente
BIQUINI CAVADÃO - Vou Te Levar Comigo
BRUNO MASI - Trilhos Fortes
CACHORRO GRANDE - Você Me Faz Continuar
CAETANO VELOSO - Oração Ao Tempo
CAPITAL INICIAL - Aqui
CAPITAL INICIAL - Eu Nunca Disse Adeus
CÁSSIA ELLER - Toda Vez Que Digo Adeus
CAZUZA & BEBEL GILBERTO - Preciso Dizer Que Te Amo (Re-Issue)
CHARLIE BROWN JR. - Be Myself
CHARLIE BROWN JR. - Não Viva Em Vão
CHIMARRUTS - Saber Voar
CIDADE NEGRA - Meu Coração
CIDADE NEGRA - Sabe Você
CPM 22 - Além De Nós
CPM 22 - Nossa Música
D' BLACK - Sem Ar
DEBORAH BLANDO - Contrato Assinado
DJAVAN - Delírio Dos Mortais
EDU RIBEIRO - De Mais Ninguém
EDU RIBEIRO - O Sol, A Lis e o Beija-Flor
ELIANA PRINTES - Por Onde
ELIS REGINA - É Com Esse Que Eu Vou (Re-Issue)
ENGENHEIROS DO HAWAII - Pra Ser Sincero (Acústico)
ERASMO CARLOS & CHICO BUARQUE - Olha 
FERNANDA TAKAI - Com Açúcar, Com Afeto
FERNANDA TAKAI - Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos
FRESNO - Polo
FRESNO - Quebre As Correntes
GAL COSTA - Ruas De Outono
GONZAGUINHA - E Vamos À Luta (Re-Issue)
HATEEN - Se Um Dia Lembrar De Mim
IRA! - Eu Vou Tentar
IRIÊ - Raízes
ISABELA TAVIANI - Luxúria
ISABELA TAVIANI - Medo Da Chuva
IVETE SANGALO & SAULO FERNANDES - Não Precisa Mudar
JAMMIL E UMA NOITES - As Canções Que Eu Fiz
JAY VAQUER - Longe Aqui
JORGE VERCILO - Luz Do Sol
JOTA QUEST - Até Onde Vai
LATINO - Sem Noção
LEELA - Pequenas Caixas
LEILA MARIA - Você Vai Ser O Meu Escândalo
LENINE - Não Faz Mal A Ninguém
LOBÃO - Essa Noite Não (Marcha À Ré Em Paquetá) (Acústico)
LOBÃO - Vou Te Levar
LUCIANA MELLO - Vaidade
LUIZA POSSI - Folhetim
LULU SANTOS - Contato
LULU SANTOS - Deixa Isso Pra Lá
LULU SANTOS - Ninguém Merece
MARCELINHO DA LUA & ULTRAMAN - Ela Partiu
MARIA RITA - Caminhos Das Águas
MARINA ELALI - Eu Vou Seguir (Reach)
MARINA LIMA - Difícil
MARISA MONTE - Infinito Particular
MARJORIE ESTIANO - Espirais
MARJORIE ESTIANO - Tatuagem
MASKAVO - Asas (Acústico)
MC LEOZINHO - Negro Gato
MILTON NASCIMENTO - Samba Do Avião
MIÚCHA - Você Vai Ver
MÔNICA SALMASO - Canário Do Reino
MÔNICA SALMASO - Ciranda Da Bailarina
MOPTOP - Sempre Igual
NANDO REIS - A Letra "A"
NATIRUTS - Quero Ser Feliz Também
NX ZERO - Além De Mim
NX ZERO - Pela Última Vez
PAPAS DA LÍNGUA - Lua Cheia/Fica Doida
PAULA TOLLER - À Noite Sonhei Contigo
PAULA TOLLER - Meu Amor Se Mudou Pra Lua 
PAULA TOLLER - Quem Toma Conta De Mim?
PITTY - Pulsos
PONTO DE EQUILÍBRIO - Verdadeiro Valor
REVOLUCIONÁRIOS - Como Num Sonho Perfeito
RITA RIBEIRO - Cavaleiro De Aruanda
ROBERTA SÁ & BOCA LIVRE S.A. - Desenredo
SEU JORGE - Eterna Busca
SEU JORGE - Trabalhador
SKANK - Seus Passos
SIDERAL - Fugindo De Mim
SIMONE - Existe Um Céu
STRIKE - Aquela História
SUPLA - Pensamentos
TÂNIA MARA - Sonho Lindo
TIHUANA - Na Parede Do Quintal
TIHUANA - Um Dia De Cada Vez 
TONI PLATÃO - Impossível Acreditar Que Perdi Você
ZECA PAGODINHO - Exaustino
ZÉ RAMALHO * DANIELA MERCURY - Procurando a Estrela


COMENTÁRIOS DE TH:  Chegamos ao ano no qual as bandas de emocore invadem a música brasileira, sepultando quase que de vez o rock nacional. As primeiras representantes são Strike, NX Zero e Fresno, e já já o Restart chega pra firmar o quarteto do terror. Odeio essas bandas, odeio o tipo de rock que fazem e só estão aqui porque fizeram sucesso, infelizmente!!

Charlie Brown Jr e Jota Quest são os resistentes do rock antigo, ainda assim com pálida expressão em 2007. E o Tihuana volta com um hit de sete anos antes, "ressuscitado" por força do filme homônimo "Tropa De Elite", estrelado por Wagner Moura neste ano. 

Foi um ano romântico, por incrível que pareça! As baladas de Nando Reis, Isabela Taviani, Ana Carolina, Ivete Sangalo, Bruna Caram e da parceria entre Erasmo Carlos e Marisa Monte suavizaram e encantaram 2007!

Ela teve muito destaque em carreira solo em 2007: Fernanda Takai, do Pato Fu, homenageando Nara Leão com um projeto super solo sensível, de onde tira a fofinha "Diz Que Fui Por Aí". 

Direto das aberturas de novelas, destacamos "Sábado Em Copacabana", de Paraíso Tropical, em interpretação inspirada de Maria Bethânia; e "Carne e Osso", que caiu como uma luva para a introdução de Sete Pecados, parceria entre Zélia Duncan e Paulinho Moska. 

O reggae do Natiruts; a balada borderline de Danni Carlos (estreando em português), o samba-delícia de Mart'nália e a parceria bilíngue entre Lenine e Julieta Venegas encerram a seleção. 



E por falar em parcerias bilíngues, o primeiro lugar vai justamente pro dueto que representou muito bem o ano de 2007. 

Vanessa da Mata lançava seu terceiro disco, "Sim", e, pro primeiro single, convocou ninguém menos que o americano Ben Harper. A música é um "fora" bem dado e com estilo, e há partes cantadas em português e inglês. Uma boa sacada que agitou o mercado fonográfico brasileiro e consolidou Vanessa de vez nas paradas!

Vamos, agora, relembrar esse clássico!!


BOA SORTE
Vanessa da Mata/Ben Harper

É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte

Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará

Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

That's it
There's no way
It's over
Good luck

I've nothing left to say
It's only words
And what l feel
Won't change

Tudo o que quer me dar (everything you want to give me)
É demais
É pesado (it's too much) não há paz(it's heavy)

Tudo o que quer de mim (there is no peace)
Irreais (all you want from me)
Expectativas (isn''t real expectations)
Desleais

Mesmo se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha

Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais

Now even if you hold yourself
I want you to get cured
From this person
Who advises you

There is a disconnection
See through this point of view
There are so many
Special people in the world
So many special
People in the world
In the world
All you want
All you want

Tudo o que quer me dar (everything you want to give me)
É demais
É pesado (it's too much) não há paz(it's heavy)

Tudo o que quer de mim (there is no peace)
Irreais (all you want from me)
Expectativas (isn''t real expectations)
Desleais

Now we're falling (falling)
Falling (falling) into the night
Into the night
Falling (falling)
Falling (falling) into the night

Um bom encontro é de dois
Now we're falling (falling)
Falling (falling) into the night
Into the night
Falling (falling)
Falling (falling) into the night


TH - Uma semana de muita SORTE a todos!! :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...