segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ÚLTIMA FAIXA: Quem inventou (seu) amor? (Crônica)



[Ao som de "Antes das Seis"]


Como é difícil escrever sobre MITOS.
A própria palavra já expressa bem. São protagonistas "sobrenaturais", que existiram num passado (remoto ou não) e eternizaram-se pra frente e pra sempre.
Não, você não precisa amar Renato Russo. Apenas compreender sua importância e, para muitos, sua excelência.
Na postagem anterior do EnTHulho, um dos convidados versou sobre a importância de RR - que estava na "música que realmente importava". Tradutor de sentimentos paradoxais como amor, raiva, angústia, alegria, suavidade, aspereza, revolta, Renato foi intenso em absolutamente tudo o que fez na vida.
É curioso saber que as pessoas o amaram muito mais após sua morte, e nos remete àquele pensamento basilar de que "só damos valor às pratas da casa quando as perdemos". O volume de homenagens póstumas, coletâneas comemorativas, composições esquecidas, "últimos shows inéditos" e principalmente regravações chega a ser constrangedor. Muitos, por outro lado, adoram sempre ter Legião Urbana e Renato Russo vivos com essas materialidades, esquecendo-se, contudo, que o que mantém banda e ídolo reavivados sempre é algo que importa bem mais...inominado...
Seja no Legião, seja na curta carreira solo, Renato Russo era um rapaz que amava, antes de tudo. O que fazia, meninos e meninas, contar histórias musicadas e a melancolia. E amava como um trovador, que lapida ouro e encanta da forma mais sublime possível.

Falei encanto? Guimarães Rosa fecha essa crônica apontando a classe na qual RR se enquadra: a dos homens que não morrem. FICAM ENCANTADOS!


THIAGO HENRICK






EDITORIAL - SETEMBRO E OUTUBRO DE 2011:





Gostaram do retorno do EnTHulho?
Depois de um período de inatividade, o blogue voltou com força total.
Quer dizer, nem tanto...
A reestreia em Setembro foi excelente, trazendo Marina Lima como artista do mês, a ponto da própria elogiar as postagens em seu Twitter! Matérias bem legais como a do Rock In Rio, Os 20 novos bafões da música brasileira, a estreia das seções "Olhar dos Fãs", "Frase Musical [F.M.]" e "EnTHulho News" deram um quê de movimento ao blogue, aliado às postagens dos amigos musicais convidados Junior Bueno, Bruno Garcia e Eduardo Nassife.
Tudo flores? Não.
Mudei de emprego e, como é sabido, no período de adaptação, acabei não podendo dar ao blogue a merecida atenção durante o mês de Outubro, e Renato Russo foi o maior prejudicado disso tudo. O artista do mês só teve 4 matérias (que ficaram atrasadíssimas). Não cumpri o dever que tinha com seus fãs e comigo mesmo do jeito que precisava ser, mas nem tudo é acerto na vida não é?
Agora, adaptado ao novo trabalho e reorganizando os horários, chegou a vez de reajustar as postagens e seguir, dessa vez com Milton Nascimento como artista de Novembro. Nas redes sociais, lancei o slogan: "Um rouxinol pousou na janela lateral do quarto de dormir anunciando quem seria o Artista do Mês no EnTHulho Musical. Você sabe?". Falaram Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini...até chegar no Bituca. Prova que os mineiros são unidos e quase indissociáveis entre si!
Mas é Milton o artista do mês. Muita música de qualidade, voz de anjo e pão de queijo no penúltimo mês do ano pra vocês. Prometo atualizar e não deixar nenhuma postagem atrasar...

Vai perder?


TH - "Outros outubros virão..."

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...