segunda-feira, 20 de junho de 2011

TEMA DE NOVELA ESPECIAL: DOSSIÊ ELBA RAMALHO!



Elba Ramalho
é, sem dúvidas, uma artista multifacetada!
Aos ignorantes que pensam que sua vertente está em apenas emprestar uma voz esganiçada a forrós e ritmos folclóricos eminentemente nordestinos, a cantora se mostrou uma grata surpresa ao comprovar seu talento como intérprete de diversos ritmos e estilos, firmando-se como uma das maiores cantores de música brasileira.
Como não poderia deixar de ser, os sonoplastas de plantão pescaram bem isso e ela fez uma bela trajetória também nas produções televisivas, deixando sua marca em inúmeras cenas de nossa teledramaturgia. Românticas, caribenhas, emboleradas, xotes, forrós...
Escolher algumas pra comentar foi bem difícil - a lista abaixo reflete meu gosto pessoal e o espaço, como bem sabem, é totalmente democrático: deixem suas críticas e opiniões nos comentários!



1) PARALELAS (Por Amor, Globo, 1997)


Não foi fácil eleger minha preferida, pois sou muito fã de vários trabalhos de Elba nas novelas. Escolhi sua sensível interpretação para "Paralelas", de Belchior, por considerar ser esta a melhor versão da música. Elba canta de maneira doce e romântica! Foi tema do conturbado jovem médico César (Marcelo Serrado), o que executa a troca de bebês na novela Por Amor, de Manoel Carlos. Detalhe: muita gente acabou cansando de ouvi-la nos créditos finais de sua reexibição no ano passado, no canal Viva. Realmente, foi executada à exaustão!




2) DE VOLTA PRO ACONCHEGO (Roque Santeiro, Globo, 1985)


A segunda posição vai para o tema de Roque Santeiro (José Wilker), em novela homônima, um dos mais belos já cantados por nossa rainha nordestina. Roque voltava à cidade de Asa Branca, onde todos pensavam que estava morto. De volta ao aconchego de sua cidade natal, e sublinhado lindamente por mais uma interpretação soberba de Elba, desta vez para a sensível letra de Dominguinhos e Nando Cordel. Elba ganhou notoriedade Brasil afora com a música, que se tornou seu "xodó".

"Estou de volta pro meu aconchego...trazendo na mala bastante saudade!"



3) FELICIDADE URGENTE (Part. Esp. de Cláudio Zoli)(Vamp, Globo, 1991)



Terceira posição vai pra contagiante felicidade de Elba, compartilhada com o parceiro Cláudio Zoli. O tema era constante nas locações da fictícia Armação dos Anjos, cidade da novela Vamp e pertencia ao disco homônimo da cantora. É bastante creditada pelos fãs da novela à mesma. Minha principal lembrança, contudo, é referente ao último capitulo, onde todos o elenco é apresentado em "cartoon" com Felicidade Urgente ao fundo!


"Quero te fazer feliz...quero ser feliz também!...com você, tá tudo bem!"




4) CORAÇÃO DA GENTE (Tropicaliente, Globo, 1994)


Indefectível tema de abertura da novela "Tropicaliente", que refletia bem o clima "caliente" da trama. Uma das mais contagiantes músicas de Elba no mundo das novelas, mas também houve quem não gostasse: lembro-me perfeitamente do Casseta e Planeta, na época da exibição, zoando o "tema insuportável" que era executado à exaustão!



"Ô, Ô, Ô, tropi-caliente

Ô, Ô, Ô, enluarar
O coração da gente..."



5) PAISAGEM NA JANELA (Irmãos Coragem 2ª versão, Globo, 1995)


Quer prova maior da versatilidade de Elba ao cantar este verdadeiro clássico de Minas Gerais? Poucos dariam uma dignidade grandiosa como sua interpretação para "Paisagem na Janela", de Lô Borges e Fernando Brant, integrante do disco "Paisagem". A música foi tema do casal Lara e João Coragem, interpretados na segunda versão de Irmãos Coragem por Letícia Sabatella e Marcos Palmeira.


"Da janela lateral do quarto de dormir

Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal..."



6) AMOR ETERNO (Livre Pra Voar, Globo, 1984)


Nesta trama de Walther Negrão e Alcides Nogueira, Elba comparecia com uma bela valsa, destinada à personagem Bia (Nívea Maria), que se descobrira apaixonada pelo afilhado Edu (Cássio Gabus Mendes). A música pertencia ao excelente disco "Do jeito que a gente gosta", um dos principais da carreira da cantora!


"De almas sinceras, à união sincera

Nada há que impeça, amor, não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera
Ou se vacila ao mínimo temor"



7) IMACULADA (Tieta, Globo, 1989)



A trilha sonora de Tieta (que já foi até assunto de um dos posts mais visitados aqui do EnTHulho) teve a façanha de destacar inúmeros hits, sendo uma das mais comentadas e repercutidas na história da teledramaturgia. A música "Imaculada", tema da personagem de mesmo nome interpretada por Luciana Braga, abria o volume 2 e foi gravada especialmente pra trilha, tornando-se um dos vários destaques que compõem a sonoplastia da novela.

"Quero ser mulher no lugar e hora
Que meu príncipe quiser
E assim conquistada pela espada do querer
continua a ser imaculada"



8) CIRANDA DA ROSA VERMELHA (A Indomada, Globo, 1997)


Alceu Valença adaptou essa ciranda do folclore popular e criou um belíssimo e puro tema musical, que corou o relacionamento singelo do deficiente mental Emanoel (Selton Mello) com a "camélia" ruivinha Grampola (Karla Muga) na trama de Aguinaldo Silva. Uma das músicas mais lembradas de Elba no mundo das novelas!


"Sou rosa vermelha,
Ai! Meu bem querer.
Beija-flor, sou tua rosa
E hei de amar-te até morrer."



9) ENTRE O CÉU E O MAR (Porto dos Milagres, Globo, 2001)


Foi lançada na novela e, posteriormente, integrou o disco "Cirandeira", que saiu no mesmo ano. A música (uma bela balada composta por Roger Henri e Dudu Falcão) era tema da protagonista Lívia, de Flávia Alessandra, desta novela de Aguinaldo Silva, aliás, um dos autores onde Elba é presença mais constante em suas obras!



"Quantos labirintos tem meu coração?
Pra eu me perder e te encontrar
Quantas avenidas tem o seu olhar?
Pra te seguir e te guiar..."


10) AMPLIDÃO (Páginas da Vida, Globo, 2006)


A novela de Manoel Carlos não repercutiu o esperado, porém não deixou nada a dever em termos de trilha sonora, escolhida sensivelmente e "casando" com o rico texto já conhecido do novelista. "Amplidão" , composição de Chico César, foi incluída no disco "Qual o assunto que mais lhe interessa" e, na novela, era tema da protagonista Helena, a terceira vivida por Regina Duarte em novelas do autor. Linda!


"Eu quero ser onde você sossega a alma
E chora e ri E encontra a calma pra sonhar, sem dormir"





CURIOSIDADES/MENÇÕES HONROSAS:



- A primeira música de Elba a constar numa trama foi "Véio d'água", que integrou a trilha "Terras do Sem Fim", (Globo, 1981) onde o autor, Walter George Durst, adaptou obras de Jorge Amado (Terras do Sem Fim, São Jorge de Ilhéus e Cacau).

- "O Que a Noite Faz", tema de Lola (Tânia Alves) em "Pedra Sobre Pedra", de Aguinaldo Silva (olha ele mais uma vez!) foi gravada especialmente pra novela da Globo e não integra nenhum disco da longa discografia da cantora.

- "Aroma do teu corpo" integrou a trilha da novela regionalista da Globo "Meu Bem Querer" (1998), onde era tema de Ava Maria (Ângela Vieira). Pertence ao disco "Flor da Paraíba" onde, inexplicavelmente, só aparece grafada como "Aroma";

- "Casa, Comida e Paixão" apareceu em duas novelas: em "Suave Veneno" de Aguinaldo Silva (once again)(Globo, 1999) e em "Marcas da Paixão", novela da Record de 2000, escrita por Solange Castro Neves; - "Estrada do Sertão" foi gravada pela cantora para um projeto de Hermínio Bello de Carvalho em 1985, mas 20 anos depois aparece como tema da novela global "Alma Gêmea", de Walcyr Carrasco.

- "Eu Quero Meu Amor" é um dos maiores hits da carreira de Elba Ramalho, e integrou a trilha da novela global "Renascer", de Benedito Ruy Barbosa, em 1993. Porém, eu não me lembro de ter ouvido em nenhum capitulo da novela a música. Alguém pode me recordar se isso procede?



NÃO VÁ SE PERDER POR AÍ...


Sete Cantigas Para Voar (Sabor de Mel, Bandeirantes, 1983)
Fim de Jogo (Salomé, Globo, 1991)
Noturna (Explode Coração, Globo, 1995)
Sim, Foi Você (Salsa & Merengue, Globo, 1996)
Xamego (Começar de Novo, Globo, 2004)
Mulher (Prova de Amor, Record, 2005)
Dúvidas (Os Mutantes - Caminhos do Coração, Record, 2007)
É Só Você Querer (Caras e Bocas, Globo, 2009)


PRA BAIXAR...

Carlos Almeida, do excelente blog "Minhas Raridades Musicais", montou uma grande compilação com a maior parte destas canções, intutulada "Elba Ramalho Novelas". Além de indicar seu blog, deixo aqui o link para que possam desfrutar desta irresistível seleção feita por ele, que também serviu de base para esta matéria. Agradecimentos!



01. Véio D'Água (Luiz Ramalho) / Terras do Sem Fim
02. Amor Eterno (Thadeu Matias/Anna Amélia/Shakespeare) / Livre Pra Voar
03. De Volta Pro Aconchego (Dominguinhos/Nando Cordel) / Roque Santeiro
04. Imaculada (Ary Sperling/Aldir Blanc) / Tieta
05. Fim de Jogo (Jamil Joanes/Nelson Motta) / Salomé
06. O Que a Noite Faz (Roger Henri/Danilo Caymmi) / Pedra Sobre Pedra
07. Eu Quero Meu Amor (Assisão) / Renascer
08. Coração da Gente (Nando Cordel/João Wash) / Tropicaliente
09. Paisagem na Janela (Lô Borges/Fernando Brant) / Irmãos Coragem
10. Noturna (Ivan Lins/Vitor Martins) / Explode Coração
11. Sim, Foi Você (Caetano Veloso) / Salsa & Merengue
12. Ciranda da Rosa Vermelha (Adap. Folclore/Alceu Valença) / A Indomada
13. Paralelas (Belchior) / Por Amor
14. Aroma do Teu Corpo (Dominguinhos/Nando Cordel) / Meu Bem Querer
15. Casa Comida e Paixão (Dominguinhos/Fausto Nilo) / Suave Veneno e Marcas da Paixão
16. Entre o Céu e o Amor (Roger Henri/Dudu Falcão) / Porto dos Milagres
17. Xamego (Luiz Gonzaga/M. Lima) / Começar de Novo
18. Estrada do Sertão (João Pernambuco/Hermínio Bello de Carvalho) / Alma Gêmea
19. Amplidão (Chico César) / Páginas da Vida
20. Mulher (Feio/Doug Wayne) / Prova de Amor
21. Dúvidas (César Afor/Amaro Penna) / Os Mutantes - Caminhos do Coração
22. É Só Você Querer (Nando Cordel) / Caras e Bocas

Baixe aqui!


******************************************

PARALELAS
Belchior. Interpretação: Elba Ramalho

Dentro do carro
Sobre o trevo
A cem por hora, oh! Meu amor
Só tens agora
Os carinhos do motor
E no escritório em que eu trabalho
E fico rico
Quanto mais eu multiplico
Diminui o meu amor

Em cada luz de mercúrio
Vejo a luz do teu olhar
Passa as praças, viadutos
Nem te lembras de voltar
De voltar, de voltar
No Corcovado
Quem abre os braços sou eu
Copacabana
Esta semana o mar sou eu
Como é perversa a juventude
Do meu coração
E só entende o que é cruel
O que é paixão

E as paralelas
Dos pneus na água das ruas
São duas estradas nuas
Em que foges do que é teu
No apartamento
Oitavo andar abro a vidraça
E grito quando o carro passa
Teu infinito sou eu
Sou eu, sou eu, sou eu


TH - Sensação de missão cumprida!


9 comentários:

  1. Que delícia! Amo muito "Paralelas" na voz de Elba. Só não digo que é minha favorita porque "De volta pro aconchego" é um clássico imbatível que emociona até hoje. Linda demais. Meu pódio se completa com "Fim de jogo", que adoro demais! Tb curto muito "Imaculada" e "Felicidade Urgente". Mais uma vez, um post excelente, queridão! Super parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A minha favorita é "Imaculada" - que, aliás, aparece duas vezes na trilha de Tieta, no primeiro disco, há uma lindíssima versão instrumental orquestrada de Ary Sperling. Gente, nos meus tenros 5 anos, eu chorava a ouvir essa música - e tinha medo quando tocava a música da Mulher de Branco... ui!
    Eu Quero Meu Amor tocou, sim, na novela! Aliás, foi a única coisa que despertou meu interesse naquela novela, confesso.
    Quando eu ouvi a versão-solo do Claudio Zoli pra "felicidade Urgente", pensei imediatamente "Cadê a Elba?", rs.
    "Entre O Céu E O Mar" me foi uma gratíssima surpresa pelo clima levemente roqueiro da canção - se Elba tivesse feito uma power ballad, casaria perfeitamente e ficaria ainda mais linda, na minha opinião (embora eu duvide que entraria na trilha da novela deste jeito, rs).
    Eu lembro BEM da zoação do Casseta com "Coração da Gente" e com a canção do Ivan Lins pra abertura de "Renascer"... hauahuahuahauhaha
    Abração, TH! Tô AMANDO esse mês, ainda mais que o do Tom!!! =^.^=

    ResponderExcluir
  3. De volta pro meu aconchego... é desejo, é lirismo, é verdade que se faz melhor na voz de Elba.

    Gosto de estar aqui, sempre aprendo, sempre troco o tempo de ser e me desperto em boas memórias, me revivo.

    Beijos Thiago, teu trabalho é muito importante e bom, poética-musical sempre!!

    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. Adorei os comentários, queridos!
    Muito bacana ver também que o número de acessos do EnTHulho multiplicou consideravelmente...já já chega em 50.000!

    Isso empolga a continuar e MUITO!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, TH! Adoro trilhas e adoro a Elba.
    Sempre gostei mais da Elba cantando músicas românticas, tanto que minhas preferidas sao: Paralelas, Amor Eterno, Fim de Jogo, Entre o Céu e o mar...

    Sim, "Eu Quero Meu Amor" tocou bastante na vinheta de encerramento da novela Renascer.
    Da mesma forma que "Paralelas" tb fechou por várias vezes "Por Amor" na Globo (juntamente com "Às vezes Nunca", da Verônica, foi a mais executada). Acho que no Viva passaram tal e qual como foi na Globo.

    ResponderExcluir
  6. Eu vou dar depoimento parecido com o Guilherme. Quando o Thiago conversou comigo sobre o próximo artista do mês". Eu já tinha adivinhado, pelas dicas que ele deu, que era a Elba.
    Sou da região Sul Fluminense (RJ), no caminho emtre São Paulo e Rio, mas sou um perito em Região Nordeste por filho de oficial do Exército. Eu já fui na Paraíba, sozinho, e via as pessoas apontando no mapa da Paraíba a chamada "cintura da Paraíba, uma região no meio do mapa do Estado, que é "imprensada" entre os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Lá fica Conceição, a cidade natal de Elba. No especial "Morte e Vida Severina", do começo dos anos 80, temos uma idéia de como ele foi se transformando numa sertaneja representante do forró e do frevo pernambucano na mídia do eixo Rio-SP. Frevo é caracteristico de Pernambuco, não da Paraíba. Eu era criança nessa época e morei em Recife, capital de Pernambuco por 5 anos, eu sei os forrós e frevos de Elba na ponta da língua, até hoje, de tanto ouvir, muitas vezes, ao vivo.

    ResponderExcluir
  7. Agora, entrando no mérito do colega Vítor, eu enchi o saco dos forrós da Elba. Só fui comprar outro disco dela quando ela gravou aquela música num LP com rimos caribenhos, no começo dos ’90. Ali rolou uma campanha publicitária maciça entre os governantes do Ceará e Fortaleza e a Rede Globo, que apoiava o PSDB em troca de influência no governo e liberdade total no Ministério das Comunicações.
    Eu falei pro Thiago que não poderiam faltar as baladas da Elba, depois da transformação estética e espiritual por que ela passou nos anos 90, quando gravou um CD todo para Nossa Senhora. Os cabelos foram clareados, os cachos desmanchados em longos fios muito bem tratados. Ela ficou linda nessa nova fase as baladas foram se aprimorando.
    Eu disse ao Thiago que não poderiam faltar os temas da Elba em “Por Amor”, “Irmãos Coragem 1995” e “Páginas da Vida, que eu amo de paixão. Quando desligamos, lembrei que uma das baladas que mais adoro é o tema de Salomé (Patrícia Pillar), na novela de mesmo nome. Eu via a novela só pra escutar a música, que foi a música de lançamento nas chamadas da novela. Já passei muitas noitinhas, em 1991, na sacada do apartamento, olhando pro Colégio Salesiano e esperando o dia seguinte chegar logo para eu ver o meu grande amor, ao som dessa música.

    ResponderExcluir
  8. As minhas grandes surpresas nessa seleção feita pelo Thiago (que não cabe num CD só, aviso logo!) foram “Mulher” e “Entre o Céu e o Mar”. Músicas maravilhosamente bem compostas com arranjos lindos de doer. Eu lembro da Lívia (Flávia Alessandra), recém-chegada a Porto dos Milagres, explorando as belezas naturais da cidade, com a Elba tocando o tempo todo. E o CD iria demorar uma cara pra sair!!
    Só que o tema da Cláudia Alencar, a Teresa, de “Prova de Amor’ derruba qualquer uma. Só é páreo duro para a regravação de “Paralelas”, na unanimidade que foi a belíssima “Por Amor”. “Mulher” não toca no começo da novela, demora um pouquinho pra entrarem cena. Acho que começa a tocar quando Cadu (Raul Gazolla) se apaixona por ela e começa a assediá-la. Ela estava muito tempo sozinha e não estava em seus planos um envolvimento com compromisso. Coitada, além de ter ficado celibatária, com toda sua beleza e vigor físico, ainda tinha o problema do filho mais velho, Daniel (Marcelo Serrado). Ele era um perseguido da polícia. Teve que passar a novela tod escondido, disfarçado, morando em outros municípios e a polícia ia ao trailer de Teresa, na praia da Barra da Tijuca, fazr revistas, fazer ameaças, fazer terrorismo. Que dor esta mulher passou, quantos tormentos, quantas noites mal dormidas. Ser obrigada a ficar distante de um filho tão amado por um erro da Justiça, uma armação feita contra ele. A sorte de Teresa era ter uma cabeça muito feita e ser aberta pra pedir ajuda na hora do desespero. Ela sofreu muito e eu não consigo tirar a música do repeat, portanto desde já aviso que vou pegar o bonde do Ivan Lins na curva.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog. Poderia postar novamente ELBA RAMALHO - NOVELAS, o link esta deletado. obrigado

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...