sábado, 14 de maio de 2011

TOCA RAULLLL!!


Fã do mago, a amiga Lucilany Albergaria Lanna, ou melhor, Lou Albergaria, dá seu excelente depoimento sobre ele.


“Meu nome é Raul e eu acho ele forte; um som de um rugido num início de um uivo de um lobo no final.”

Raulzito


Certa vez, seguindo as ondas ERRÁTICAS e sonoras do indefinível e intertextual Marcio Nicolau, acabei chegando a este espaço comandado pelo Thiago Henrick e a primeira coisa que notei, na verdade, não vi, por isso notei, foi a falta do eterno Raulzito ou Raul Seixas.
A primeira coisa que me ocorreu foi pensar que o TH tem algo contra o ‘Maluco Beleza’, talvez por acreditar como a maioria das pessoas que engolem tudo que a mídia lhes enfia goela abaixo, que Raul foi tão somente o roqueiro desbundado e doidão dos anos 1960 e 70. Mas, para meu alívio, o TH não comunga dessa ideia. Simplesmente, foi uma falta de oportunidade ter mencionado Raul em sua entrevista para Marcio Nicolau ou mesmo apresentar posts dedicados a esse grande artista.
Devido a minha reclamação, eis-me aqui, pois, com esta cascuda e honrada tarefa de escrever sobre Raul Seixas.
Confesso que até bem pouco tempo só conhecia o lado pitoresco e midiático do Raul. Foi preciso que um garoto de 21 anos e estudante de Filosofia, ano passado, literalmente começasse a me aplicar Raul Seixas na veia, como deve ser e sem medo da rebordosa.
E foi o que esse Menino fez. Logo de cara deixou um scrap pra mim no Orkut:

“Tem gente que passa a vida inteira Travando a inútil luta com os galhos Sem saber que é lá no tronco Que está o coringa do baralho”

Não preciso nem dizer que chapei, né. E ele nem se dignou a colocar o nome do autor dessa estrofe, pois no auge de seu conhecimento e juventude, imaginou que eu já estaria careca de saber que se tratava de uma canção do Raul. Mas eu não sabia. Então, diante de minha ignorância (ou como diria Manoel de Barros, IGNORÃÇA), ele – esse estudante de filosofia e músico guitarrista – começou a me contar fatos da vida do Raul, como por exemplo, da época em que frequentava a faculdade em Salvador, mesmo estando matriculado em outro curso, preferia frequentar as aulas de Filosofia. E também começou a me passar mais letras de canções e poemas escritos por Raulzito. À medida que lia e começava a conhecer o universo do NOVO AEON, mais me deliciava e me surpreendia com esse universo onírico e visionário do Raul, sem a conotação depreciativa para visionário, por favor. Visionário no sentido de muito à frente de seu tempo e de sua história, mas sempre com muita lucidez e argumentos consistentes. Bom, claro que uma lucidez acionada por psicotrópicos que ninguém é de ferro, valha-me Deus!
Raul já falava em ecologia e Mundo sustentável muito antes de Al Gore sequer imaginar escrever UMA VERDADE INCONVENIENTE. Ele também defendia com ímpetos felinos as liberdades individuais e a busca por uma construção psíquica do ser que levasse em consideração a harmonia e o respeito mútuo, bem como às demais espécies do planeta.
Também foi um cara que fundamentou muitas de suas crenças e pensamentos na filosofia oriental, sobretudo no Bhagavad-Gita – um texto religioso hindu que faz parte do Mahabharata, a “bíblia” oriental para simplificar bastante seu conceito.
Então, falar de Raul não é nada fácil, pois foi um homem/artista/filósofo/cético/entidade que enxergava o que quase ninguém conseguia. Sua obra foi toda assentada em insights – iluminações do espírito – e epifanias. Além disso, propôs a criação de uma SOCIEDADE ALTERNATIVA em que deveriam prevalecer a plena liberdade de costumes e comportamentos.
Falar de Raulzito, é falar de um ser de luz que enxergava evidências do conhecimento. Isso é bastante árduo, pois nem seus biógrafos oficiais conseguem chegar a um denominador comum. Ano passado, o professor de filosofia pós-graduado, Vítor Cei, lançou o livro NOVO AEON: Raul Seixas no torvelinho de seu tempo, que aborda a concepção de Novo Aeon apresentada por Raul em suas músicas.
O Novo Aeon, de uma forma bem ampla, apenas para situar os leitores, assemelha-se à ideia e concepção da ERA DE AQUÁRIO – o momento astrológico em que reinaria uma aura de maior liberdade, harmonia, equilíbrio nas relações humanas e afetivas. (Bem, a grosso modo mesmo, pois falar da Era de Aquário é quase uma dissertação de mestrado. Resumi assustadoramente.)
A tentativa de se fazer sua biografia se deu com O baú do Raul de Sílvio Essinger – lançado em 1992, após sua morte que ocorreu em 1989. E teve sua continuação com O baú do Raul Revirado, lançado em 2005.
Poderia citar dezenas de canções do Raul que são verdadeiros hinos de profecias, como Gita, Ouro de Tolo, O dia em que a terra parou, Trem das 7 – considerada por muitos como a mais visionária de todas, pois narra cenas de um possível ‘apocalipse’ -. Mas é também em Ouro de Tolo que dispara essa máxima:

“No cume calmo Do meu olho que vê Assenta a sombra sonora De um disco voador...”

Entretanto, a canção de que mais gosto é AS AVENTURAS DE RAUL SEIXAS NA CIDADE DE THOR, por descrever o nosso sistema capitalista globalizado em que o homem acaba vítima do próprio mecanismo criado. A letra é simplesmente uma descrição bastante realista das limitações que nosso sistema de produção impõe às sociedades e aos seres humanos, tolhendo sua afetividade e liberdade de expressão em seu próprio Mundo. O Ser tão espetacularmente cerebral e desenvolvido à mercê de um simples “palito de dentes” que pode fazer toda a engrenagem ruir, juntamente com seu arcabouço tecnológico tão avançado e, ao mesmo tempo, tão frágil que não consegue elucidar as agruras relativas à essência humana. As grandes questões de vida e morte que sempre comprimem o ser e tolhem sua felicidade.
Como me disse o jovem estudante de filosofia – Patric Mendes - que me aplicou Raul sem dó, nem piedade e por isso também estou aguardando o NOVO AEON:

“Eu já te disse! O coringa não ergue bandeiras a não ser a sua própria! Ele está no jogo dos ratos, não tem opiniões formadas sobre o tudo! Não interessa se está entre copas, paus, espadas ou ouros! Sem regras ou com regras, no meio de ás ou reis, tanto faz! Pois ele sabe que está sozinho nesse mundo hipócrita!"

Por isso, idolatro, sim, o grande Raul! Ele foi o maior coringa que eu já conheci! Aprendi muito, mas muito mais com ele do que qualquer outro filósofo desse mundo! E ainda tenho muito que aprender o que não se pode ensinar! Raul será para mim um eterno professor, e eu quero ser um eterno aprendiz, mas eu sei que também sou um mestre de mim mesmo! Muitos ouvem, poucos entendem!”

TH, TOCA RAULLLLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Poderia ficar quilômetros de páginas narrando, analisando e tentando compreender cada signo de linguagem proferido pelo Mestre Raulzito, mas o post ficaria interminável. Por um lado, isso é ótimo, sinal de que há muito mais coisas entre o céu e a terra que podemos supor, mas por outro, somos obrigados a reconhecer toda nossa fragilidade e limitação humanas para tal compreensão; se é que essa compreensão algum dia poderá ocorrer.



Beijão, TH!!!!
Obrigada por essa oportunidade única de tirar o véu do mito e torná-lo ainda maior!
Lou

Em tempo: qualquer semelhança dessa letra abaixo com os últimos acontecimentos nas encostas do Rio de Janeiro e no Japão não são meras coincidências, pois coincidências não existem...


Não deixem de conferir o trabalho da autora do texto no blog "Loba de Rayban", e também sua obra literária "O Cogumelo que nasce da bosta da vaca profana" (foto ao lado). É o EnTHulho Musical, cada vez mais melhorando na escolha de seus convidados, sempre gente de qualidade e deixando relatos emocionantes, como foi o da querida Lou! Fiquem agora com a música escolhida como preferida da moça!





*********************************


AS AVENTURAS DE RAUL SEIXAS NA CIDADE DE THOR

Tá rebocado meu compadre
Como os donos do mundo piraram
Eles já são carrascos e vítimas
Do próprio mecanismo que criaram

O monstro SIST é retado
E tá doido pra transar comigo
E sempre que você dorme de touca
Ele fatura em cima do inimigo

A arapuca está armada
E não adianta de fora protestar
Quando se quer entrar
Num buraco de rato
De rato você tem que transar

Buliram muito com o planeta
E o planeta como um cachorro eu vejo
Se ele já não aguenta mais as pulgas
Se livra delas num sacolejo
Hoje a gente já nem sabe
De que lado estão certos cabeludos
Tipo estereotipado
Se é da direita ou dá traseira
Não se sabe mais lá de que lado

Eu que sou vivo pra cachorro
No que eu estou longe eu tô perto
Se eu não estiver com Deus, meu filho
Eu estou sempre aqui com o olho aberto

A civilização se tornou complicada
Que ficou tão frágil como um computador
Que se uma criança descobrir
O calcanhar de Aquiles
Com um só palito pára o motor

Tem gente que passa a vida inteira
Travando a inútil luta com os galhos
Sem saber que é lá no tronco
Que está o coringa do baralho

Quando eu compus fiz Ouro de Tolo
Uns imbecis me chamaram de profeta do apocalipse
Mas eles só vão entender o que eu falei
No esperado dia do eclipse

Acredite que eu não tenho nada a ver
Com a linha evolutiva da Música Popular Brasileira
A única linha que eu conheça
É a linha de empinar uma bandeira

Eu já passei por todas as religiões
Filosofias, políticas e lutas
Aos 11 anos de idade eu já desconfiava
Da verdade absoluta

Raul Seixas e Raulzito
Sempre foram o mesmo homem
Mas pra aprender o jogo dos ratos
Transou com Deus e com o lobisomem



TH - Mago!





7 comentários:

  1. Eu confesso que não sou fã do Raul Seixas, músico e muito mais da persona mistica que ele se transformou ainda em vida!
    Coisa rara no Brasil

    Este post venceu um prêmio lá no meu blog!
    Veja aqui sister: http://justoedigno.blogspot.com/2011/05/os-melhores-da-semana-chupa-que-e-de.html

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Raul, apesar de algumas posturas não muito louváveis, enquanto músico foi e será um sempre um fenômeno do rock nacional ... #FATO

    ResponderExcluir
  3. É fato!,e por mais que não gostem não dá para negar que Raul revolveu toda uma geração e Lou, não só tira o véu do mito, como nos arregala para isso.

    Beijos Thiago e Lou, parabéns pelo trabalho.

    Beijos.

    Carmen.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Gatíssimo TH, está ganhando até prêmio!!!! TE METE!!!! Não vai ficar besta, hein, sô!!!!

    Amei o post! Você publicou na íntegra, mesmo eu o deixando à vontade para possíveis cortes. Bacana! Você é necessário! Adoro você!

    VIVA RAULLLLLLLLLLL!!!!!!!!!

    Agradeço também o fofo do Patric que me ensinou muito mesmo sobre essa LUZ chamada RAUL SEIXAS.

    super beijo!!!!

    Até que enfim você tocou Raullllllll!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Viva viva viva...
    e vamo que vamo que é tudo da lei....
    Õ Lou...pra quem levou Rauzito na vÉia a tão pouco tempo...que overybeautydose...
    Vida imensa de alegrias ePaz pra todo mundo...
    abração pra rapaziada, parabéns pro Tiago aqui do entulho...bacana mesmo...
    e muitos beijos nas moçoiras todas...
    e se eu quero e você quer...Viva a sociedade alternativa...
    mou < : )

    ResponderExcluir
  7. Oi TH, faz tempo que não passo por aqui... Resolvi dar uma passadinha pra te dar um oi e ver o que tinha de bom nesse mês...rsrsrs.
    Aliás, sempre tem coisa boa por aqui e Raul Seixas, com certeza, é uma delas.
    Sou fã daquela frase: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo..."

    Beijão!!!

    Mirian Lee

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...