sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

TEMA DE NOVELA ESPECIAL: DOSSIÊ ADRIANA CALCANHOTTO


Adriana Calcanhotto, a despeito da verve mais cult que ocasionalmente ostenta, é perfeita pra embalar cenas teledramaturgicas! Sua voz suave, contida e delicada já fez história na história da telenovela brasileira...aliás, ela começou já no mesmo ano de sua projeção nacional: em 1990, a mesma “Naquela Estação” que dominava as rádios do país tocava na novela “Rainha da Sucata” e por aí vai...
Fãs mais xiitas criticam sua superexposição na mídia televisiva e acusam de ter "super dosado" sua popularidade, mas muitos gostam de vê-la devidamente sonoplastizando cenas de nossas telenovelas.
Mesmo trabalhos menos óbvios acabam parando nas trilhas das novelas – se a atmosfera intimista e às vezes difícil da canção casa com os personagens, não sei, mas recheiam de beleza e enriquecem mais as trilhas apenas pela onipresença de Drica nelas!
Seleção, como sempre, meramente afetiva – dando o gancho pra comentários discordantes e complementares!


1) NAQUELA ESTAÇÃO (Rainha da Sucata, 1990, Globo)

O primeiro lugar vai para a música composta por Caetano Veloso que foi a grande responsável pela difusão de Adriana Brasil afora. Não por acaso, foi tema da trilha nacional de Rainha da Sucata, de Sílvio de Abreu – especificadamente da personagem sensível e tímida de Renata Sorrah (Mariana) – uma diferença abissal diante das personagens escandalosas e viscerais que a atriz costuma interpretar. A música casou perfeitamente com o comportamento mais recatado de Mariana, que se casou com Renato (Daniel Filho) e, posteriormente, envolveu-se com Jonas (Raul Cortez). Inesquecível!

2) MENTIRAS (Renascer, 1993, Globo)


O segundo lugar é um dos maiores sucessos da carreira de Adriana Calcanhotto. A melodia doce e simples, aliada a uma letra profunda e íntima catapultaram o disco “Senhas” ao mais alto grau de sucesso e boa parte se deu aos dramas da (mal construída) personagem Mariana (Adriana Esteves) da novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa. A moça não fez muito sucesso, mas seu tema marcou e ficou na nossa memória pra sempre!

“...que é pra ver se você volta. Que é pra ver se você vem...que é pra ver se você volta pra mim...”



3) DEVOLVA-ME (Laços de Família, 2000, Globo)


Em 2000, Adriana voltava a fazer sucesso em trilhas de novelas. A música “Devolva-me”, feita sob encomenda pra “Laços de Família”, trama de Manoel Carlos, fez questão de manter Drica no pedestal das maiores cantoras de MPB recorrentes nos temas de novela. A canção embalava a personagem de Regiane Alves, Clara, que se sentia pra trás diante do fato de ver seu marido Fred (Luigi Barricelli) trocando-a por uma garota de programa, Capitu (Giovanna Antonelli).

“...o retrato que eu te dei...se ainda tens não sei...mas se tiver, devolva-me”


4) METADE (Quatro por Quatro, 1994, Globo)


Esta musica, do álbum “Fábrica do Poema”, é uma das mais lembradas da trilha de “Quatro por Quatro”, de Carlos Lombardi, justamente por ser tema da personagem que, em determinados momentos, levou a trama consigo: Babalu (Letícia Spiller). Seu romance com Raí (Marcelo Novaes) fez que o casal se apaixonasse nos bastidores e casasse. Será que “Metade” ajudou nisso? Não sei, só sei que ela merecia estar mesmo nas primeiras posições deste ranking.

“Eu perco as chaves de casa, eu perco o freio. Eu estou em milhares de cacos eu estou ao meio. Onde será que você está agora?...”


5) VAMBORA (Torre de Babel, 1998, Globo)

Curioso tema de novela. A música – sem querer fazer alusão ou apologia alguma à causa, foi tema do casal lésbico interpretado pelas sofisticadas Cristiane Torloni e Silvia Pfeiffer (Rafaela e Leila), na novela “Torre de Babel”, de Sílvio de Abreu, que foi ao ar em 1998. Ante à rejeição do público á felicidade de ambas, o autor, à contra vontade, eliminou as personagens na explosão do shopping. Mas não conseguiu afundar de nossas memórias a deliciosa música que pontuava suas cenas.

“Entre por essa porta agora e diga que me adora. Você tem meia hora, pra mudar a minha vida. Vem, vambora, que o que você demora, é o que o tempo leva...”


6) MAIS FELIZ (Suave Veneno, 1999, Globo)


Mais uma personagem de Letícia Spiller teve Adriana como tema específico. A novela “Suave Veneno”, de Aguinaldo Silva, foi quase que unanimamente uma droga – o que não se pode dizer da trilha sonora. A vilã Maria Regina, contudo, não tinha muito a ver com o enredo “Mais Feliz” que a música (de Cazuza e Bebel Gilberto) pregava, mesmo que por um segundo...

“Fure o dedo, faça um pacto comigo. Num segundo teu no meu. Por um segundo mais feliz”


7) MULHER SEM RAZÃO (A Favorita, 2008, Globo)


A música integrou certeiramente a trama da novela “A Favorita”, de João Emanuel Carneiro. Entretanto, na minha opinião, nos personagens errados. Era tema de Donatela (Claudia Raia) e Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia), porém, pelo conteúdo da letra, faria mais sentido se integrasse o núcleo da sofrida e submissa Catarina (Lilia Cabral), que, no final das contas, era a mulher pura emoção e sem nenhuma razão que merecia ouvir os sábios conselhos de Adriana...

“Saia...dessa vida de migalhas...desses homens que tratam...como um vento que passou.,.”


8) JUSTO AGORA (Agora é que são Elas, 2003, Globo)

Não, eu não vi “Agora é que são elas”. A trama de Ricardo Linhares não me cativou como deveria e a abandonei no começo do jogo. Nem sei se “Justo Agora” pontuou bem as cenas de Léo (Débora Falabella). Porém, eu tenho uma verdadeira tara por essa música – quem nunca viveu essa situação – de, quando já se resignou ao término da relação e seguiu em frente, ouve que a outra pessoa andou querendo saber de ti? Mais uma vez Adriana verbaliza e musica nossos mais tolos e simples sentimentos de forma soberba...

“Agora...logo agora...justo agora...!”


9) MARESIA (Desejos de Mulher, 2002, Globo)


A novela não foi grande coisa, mas o universo da moda e os entrechos chiques e bem cuidados garantiram uma trilha sonora pra lá de arrojada – na minha opinião, uma das melhores trilhas nacionais da história da teledramaturgia. No meio disso tudo, a ensolarada “Maresia” deu uma leveza adicional a uma trama que poderia ter realmente dado certo, se não fossem os problemas pessoais de Euclydes Marinho e as mudanças grosseiras de comportamentos dos personagens – o que fez com que a trama ficasse quase nada crível!

"Ah se eu fosse marinheiro, era eu quem tinha partido!"



10) ...E O MUNDO NÃO SE ACABOU (O Fim do Mundo, 1996, Globo)


Não há registro em disco nenhum de Adriana dessa regravação de Carmem Miranda. Não em versão de estúdio – no disco ao vivo “Público”, de 2000, contudo, ela introduz o show com ela. O que nos leva a crer que a moça fez esse tema exclusivamente pra mini-novela “O Fim do Mundo”, de 1996. Prova que a vibe interprete de Adriana sempre esteve tão em alta quanto suas composições próprias. A maior parte das coisas que toca vira ouro mesmo!

"Acreditei nessa conversa mole...pensei que o mundo fosse acabar..."



CURIOSIDADES/MENÇÕES HONROSAS

- Adriana interpreta a música "Do Fundo do Meu Coração", da dupla Roberto e Erasmo Carlos, e já integrou duas trilhas sonoras: da novela Dona Anja (1996, SBT) e do remake Global de "O Profeta" (2006), como tema da personagem de Vera Zimmerman.

- Pouca gente sabe, mas a música "Inverno", uma das que os fãs mais gostam, integrou a trilha da novela "Colégio Brasil (1996, SBT). Apesar de nunca ter sido lançado nenhum disco, ela estava lá, tocando com certa regularidade.

- Adriana já esteve duas vezes numa mesma trilha sonora: aconteceu em "Passione" (2010, Globo). Na releitura de "Gatinha Manhosa" (pertencente a seu pseudônimo "Partimpim" e ao disco Partimpim 2, de 2009, mais uma vez interpretando Erasmo Carlos) e com a bela "Canção de Novela", que pertencia à exótica personagem Melina (Mayana Moura);

- Adriana também participou das comemorações a Tom Jobim da novela "Páginas da Vida". A cantora interpretou "Outra Vez";

- Foi também uma das cantoras a homenagear a obra de Chiquinha Gonzaga em minissérie homônima, cantando "A Brasileirinha"

- Outras grandes músicas de novela: "Três", em Ciranda de Pedra 2008 e "Pelos Ares", em "O Beijo do Vampiro - 2002".



Agora já é hora do tradicional "UFA" e deixar o campo aberto pras discussões!


***********************************************
NAQUELA ESTAÇÃO
Caetano Veloso. Ronaldo Bastos. João Donato.
Interpretação: Adriana Calcanhotto

Você entrou no trem
E eu na estação
Vendo um céu fugir
Também não dava mais
Para tentar
Lhe convencer
A não partir...

E agora, tudo bem
Você partiu
Para ver outras paisagens
E o meu coração embora
Finja fazer mil viagens
Fica batendo parado
Naquela estação....

E o meu coração embora
Finja fazer mil viagens
Fica batendo parado
Naquela estação...


TH - Pegadinhas do coração...




5 comentários:

  1. Delicia esse post...Esses temas,foram de uma certa forma "meus temas",e paralelo à essa trajetória da Adriana(ótimo trabalho de pesquisa!),também refiz minhas histórias ,lembranças...a música tem mesmo ese poder,mas as da Adriana retratam mesmo,vc lá dentro!
    Um grande beijo!

    www.dancaharah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse post foi pra mim, não foi? Se não foi, acabei de me apossar dele... rs O repertório de Adriana Calcanhoto faz parte de momentos bem significativos da minha vida... Para mim, ela encontra-se entre as melhores da MPB não só porque interpreta e compõe músicas que nos atingem de maneiras diferentes, mas por manter-se envolvida num mistério e solidão que nos atrai sempre mais. Valeu!!! Muito bommmmm!!!

    ResponderExcluir
  3. Adriana tem uma aura iluminada que te encobre. Sua arte é moderna e bem acabada, e ela combina com qualquer cena romântica e dá uma sofisticação ao amor.

    ResponderExcluir
  4. "Naquela Estação" tb é minha favorita. Tb amo "Três" e "Vambora". Adorei a seleção. Abs.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...