terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 24 - Eduardo Secco!

"A Estreia no Lugar Comum"


Quando convidei o Eduardo (Duh) pra a seção, o garoto estava estreando sua primeira minissérie "A Estreia", iniciativa de dramaturgia pela internet, no canal Casablanca (http://www.canalcasablanca.com.br/). Na ocasião, ele pediu: “Acho que escolherei como minha música “Tempo Perdido”, do Legião Urbana, tem mais a ver com o momento que estou passando agora”. A produção falava justamente daquela fase em que os jovens saem da faculdade e encontram-se perdidos, sem saber direito o que fazer e com o iminente medo da perda de tempo de vida. Disse-lhe, contudo, que a música já tinha sido escolhida por outro amigo, então ele mudou para “Mais uma vez”, do mesmo Renato Russo. Algum tempo depois, entrei em contato com o moço e, ante a desistência do amigo que quis a música do Legião, ofereci-lhe novamente. “Não, deixa “Mais Uma Vez" mesmo. "Tempo Perdido" representou apenas uma fase. Mais uma vez é muito melhor pra representar minha vida”
Tempo Perdido, de fato, seria pouco indicada para definir a vida tão precoce deste jovem de Mogi (SP), que tem 23 anos e já é um fisioterapeuta formado e roteirista em ascensão. As coisas aconteceram cedo em sua vida – à base de muita dedicação e da não desistência de seus focos. Na parte “dramaturgica”, cresceu assistindo seriados e novelas, o que lhe fez ter a ideia fixa de querer, um dia, trabalhar com isso. E não é à toa que trabalhos como “A Estreia” e “Lugar Comum” provam a alegria que é testemunhar a realização de um sonho de um amigo. Duh foi praticamente a primeira pessoa com quem mantive contato do grupo “Memória da TV”. Passamos um tempo afastados, mas retomamos o contato e tenho uma enorme admiração pela inteligência e versatilidade do rapaz.
Logo, um jovem que escreve muito bem para jovens (a julgar pela excelência de seu trabalho de Estreia – não consigo evitar o trocadilho...risos) tem toda razão em escolher para si uma composição do maior baluarte da juventude na música brasileira. E ele explica o porquê!
Acreditou...e alcançou...como diz a escolhida dele.
Sucessos mil, queridão!



Tradutor e conselheiro da juventude...


Me deu um frio na barriga quando o TH me propôs ser um Amigo Convidado. Porque esse blog, pra mim, é uma referência no que diz respeito a música. E todos os posts que li aqui, até hoje, foram marcados por um extremo bom gosto. Espero que esse meu comentário e a música escolhida estejam à altura desse grande espaço que eu tanto adoro (embora comente pouco, é verdade, mas aí é minha internet à lenha que não ajuda! rs)
Escolher uma música, a princípio, me pareceu uma tarefa difícil. A primeira que me veio a mentes já havia sido escolhida. Milhares de músicas vieram a minha cabeça até que, segundos depois, ainda na conversa na qual TH me convidou para fazer parte desta coluna, a música surgiu assim, num estalo, estimulada pelo papo sobre família e mudanças de planos.
Mais Uma Vez, de Renato Russo, pelo menos pra mim, fala sobre isso. Uma canção que fez parte da trilha sonora da minha vida por dois momentos. O primeiro quando perdi minha tia, Cecília (ou Cida). Foi como perder minha mãe. Perdi uma amiga, uma confidente, uma companheira na hora da novela, uma pessoa com quem amava estar junto, em todos os momentos. E um dia, ali, ainda tomado por aquela mistura de dor, tristeza e até mesmo revolta, comum a momentos como esse, Renato Russo exclamava no meu ouvido: “Mas é claro que o sol vai voltar amanhã...” E voltou! Voltou justamente com uma mudança de planos, quando fui convidado para ser o autor da minissérie A Estreia. Me deu medo. Muito medo! Mas Renato Russo me encorajou: “Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem; ou que seus planos nunca vão dar certo; ou que você nunca vai ser alguém”. Eu acreditei no sonho e no plano. Ambos deram certo. Será que foi uma ajuda divina, da minha tia, do lugar onde ela está, iluminando seu sobrinho noveleiro nessa primeira investida como roteirista? Ou foi Renato Russo que me estimulou com o “Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo”? Acho que os dois estiveram ao meu lado, de alguma forma. Ou da mesma forma. Os versos dele me aproximaram da minha tia e me encorajaram. E são esses versos que gostaria de expor neste espaço. Obrigado pela oportunidade, queridão! ;)

“Quem acredita sempre alcança...”


EDUARDO SECCO



Entrevista do convidado no blog "SuperCult", de Fabio Leonardo -- > http://supercult01.blogspot.com/2010/09/entrevista-com-eduardo-secco-autor-de.html

***********************************************

MAIS UMA VEZ
Renato Russo e Flávio Venturini

Mas é claro que o Sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o Sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o Sol
Vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior
De endoidecer gente sã
Espera que o Sol já vem

Nunca deixe que lhe digam
Que não vale a pena acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança
Quem acredita sempre alcança...


TH - Mantra


11 comentários:

  1. Quem me conhece sabe que o cantor/compositor não está entre os meus favoritos. Não que eu não reconheça seu valor. Questão de gosto mesmo. No entanto, o roteirista/queridão autor do texto está em meus favoritos "ever". E a canção escolhida casa perfeitamente com seu atual momento de vida. Duh, querido, parabéns pelo be,o texto, todo sucesso do mundo pra vc e parabéns ao Thiago pelo alto nível de sempre na escolha dos convidados de seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Em 2003 eu tive mais uma das célbres desilusões amorosas. Foi o primeiro relacionamento que levei a sério e me dei mal. Assistíamos "Mulheres Apaixonadas" juntos, ouvíamos a trilha juntos, o tempo todo.

    "Mais Uma Vez" entrou numa fase avançada da novela pra representar o amor verdadeiro de Edwiges (Carolina Dieckmann) e Cláudio (Érik Marmo), que foi transpassado pela presença da Gracinha (Carol Castro), a filha dos empregados.

    "Escuridão já vi pior
    De endoidecer gente sã"

    Eu me perguntava se havia escuridão pior do que aquela. E não há. Ele viu o que eu vi.

    Teve um dia que eu saí pra beber com nossos amigos em comum, na tentaiva de relaxar daquela tensão e tinha televisão. Eu vi o Cláudio passar com a Gracinha na garupa da moto e a Edwiges se escondendo atrás dum arbusto, à beira-mar.

    ResponderExcluir
  3. Que belo post, garoto! Realmente, têm músicas que nos marcam para a vida toda, por lembrarem um momento, uma pessoa ou um lugar. Na mesma época em que "Mais uma vez" bombou por causa de "Mulheres Apaixonadas", na mesma época "Faz Assim", sucesso em Malhação, embalou meu primeiro amor platônico. Ainda hoje, é eu ouvir a música e lembrar da menina, que nunca mais vi. rs
    Precisa dar, mais uma vez, parabéns pela tua trajetória de sucesso? PARABÉNS, muitas vezes!

    ResponderExcluir
  4. Adoro o Renato Russo, muitos de seus versos e músicas estão entre meus favoritos, alguns norteando minha vida. No entanto, "Mais Uma Vez" não está entre minhas preferidas dele, apesar de gostar bastante da letra. Ela combinou bastante com o relato bonito e tocante. Não esperaria outra coisa do amigo musical que, este sim, está entre meus preferidos!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do Renato Russo e ele está na minha lista "Escreve só pra me atingir" já que suas composições parecem ter sido feitas para me dar alguns puxões de orelha. Essa não é uma das minhas favoritas, apesar de gostar bastante. Confesso que vou conferir a música de novo, embalado pelo lindo renato do meu querido amigo Eduardo Secco.
    Duh e TH de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. A minha relação com o Renato Russo é mais ou menos assim: "Ah, vi ele passando numa caminhonete, subi e peguei carona". Não sou super fã, nem conheço seu repertório tão profundamente. Gosto de músicas pontuais. "Mais uma Vez" é uma delas. Essa pessoa querida foi super feliz na escolha da canção. E o texto está lindo. Parabéns, Duh! E mais uma vez, aplausos pro EnTHulho, espaço selecionadíssimo e de qualidade.

    ResponderExcluir
  7. Essa música também marcou uma fase muito importante da minha vida, o momento de sair de casa, morar sozinho, conquistar o meu lugar ao sol e provar a mim mesmo e aos outros que eu podia, sim, ser feliz da maneira como escolhi ser.
    Esta música ainda me lembra dois amigos muito queridos, no colo de quem chorei muito durante esse dificultoso processo... Nossa, quantas recordações!
    Muito boa a escolha, Dú!
    Adoro esse quadro!

    ResponderExcluir
  8. Renato é mesmo um grande mestre. Até no nome: o renascido!

    Quantas mortes somos capazes por dia...

    para atingirmos qualquer conquista são necessárias escolhas, angústias, dores...nada é fácil, nem tão difícil assim...mas o mais difícil mesmo é acreditar...


    Beijos, Menino Maravilhoso!!!

    Parabéns a você e ao Duh!

    Lindo post!

    ResponderExcluir
  9. queridooo, aqui a coisa nao pára memso né? música é um escape, um descanso na loucura do dia-a-dia. bjocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Queridos! Muito obrigado pelos comentários. É muito bom fazer parte deste espaço lindo que é o Enthulho, tão bem conduzido por esse menino que eu adoro. E melhor ainda contar com o prestígio de vocês.

    Já agradeci antes, mas faço agora, publicamente: TH, obrigado pelo texto! Me levou as lágrimas. E pode chamar sempre que eu apareço hein! rsrs

    ResponderExcluir
  11. Legião é 'minha banda' das bandas tupiniquins. :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...