terça-feira, 7 de setembro de 2010

VENHAM "PARTIM-CIPAR"!

Resgate de um costume antigo: "Mpb para crianças", tão presente nas décadas de 70 e 80


Muitos amigos pediram para que eu escrevesse no blogue sobre Adriana Calcanhotto. Na realidade, Drica já é da casa - basta ver sua colocação no ranking na barra lateral. Então eu resolvi falar de seu heterônimo, criado (não exclusivamente) para transmitir música boa ao público infantil. Substituindo-se o "Calcanhotto" por "Partimpim" (apelido de infância), temos a mais recente manifestação musical de qualidade para os pequenos.
Adriana já havia cogitado se aventurar nesse universo desde 1994, mas só dez anos depois ele foi concretizado. Causou estranheza, lógico: a cantora já vinha da experiência de um álbum pouco popular como o "Cantada" (2002) e, de uma hora pra outra, figura nas maiores paradas brasileiras com o hit profético de "Claudinho & Buchecha" ("Buchecha sem Claudinho, sou eu assim sem você". Antes do lançamento da música da dupla, Claudinho morreu, o que fez Sonia Abrão e demais gurus televisivos versarem sobre a "coincidência fantástica").
Ambos os projetos, Partimpim (2004) e Partimpim 2 (2009) tiveram muito do talento e cuidado da profissional, que orientou até seus músicos a "tocarem músicas infantis", e isso se percebe na leveza, delicadeza e espontaneidade com as quais eles musicam, sempre contando com muito humor e quase nenhuma coerência!
Os discos, contudo, não possuem nenhuma intenção oculta de "resgate às origens" da parte da cantora, ou exclui o público adulto de sua contemplação. É apenas mais uma faceta de Adriana a ser mostrada - provando toda sua versatilidade de artista contemporânea. E o mais importante: com qualidade!
Passeando pelo repertório, é possível reconhecer a mescla de clássicos atemporais ("Gatinha Manhosa, de Erasmo e Roberto) com 'hits" de compositores mais atuais (Arnaldo Antunes, Davi Morais). Chico Buarque, Edu Lobo, Caetano, João Gilberto, Zé Ramalho, Péricles Cavalcante, Cid Campos e Vinicius de Morais são outros contribuintes, além de, claro, contar com composições próprias de Adriana. Presente de primeira pros pequenos!


Depoimento da cantora ao site "Ziriguidum":

"Quando eu ouvia a música que os adultos ouviam, fossem meus pais ou minhas babás, eu era transportada para o futuro e viajava no tempo de verdade e não de faz-de-conta, como nos seriados de ficção científica. Eu não me sentia tratada como criança quando os adultos partilhavam a música deles comigo e embora com meus pais, na maioria das vezes isso fosse bem rápido e durasse apenas um espaço entre jantar e ter que escovar os dentes pra ir pra cama, era lindo porque me deslocava no tempo e ainda unia os meus pais. Naquele momento aquilo não era música de qualquer categoria, parecia ser apenas tempo-espaço. Mas o disco foi feito para eu ser a criança que sou hoje e não a que já fui. "
Tempo de todos nós a descobrirmos também :)

PARTIMPIM (2004)

Músicas:

1) Lição de Baião (Jadir de Castro/Daniel Marechal)
2) Oito Anos (Dunga/Paula Toller)
3) Lig Lig Lig -Lé (Paulo Barbosa e Oswaldo Santiago)
4) Fico Assim Sem Você (Abdullah / Cacá Moraes)
5) A Canção da Falsa Tartaruga (The Mock's Turtle)(Lewis Carroll/Tradução: Augusto de Campos/Musica: Cid Campos)
6) Formiga Bossa Nova (Música de Alain Oulman sobre poema de Alexandre O’Neill, "Velha fábula em bossa nova")
7) Ciranda da Bailarina (Chico Buarque / Edu Lobo)
8) Ser de Sagitário (Péricles Cavalcante)
9) Borboleta (Domenico Lancellotti)
10) Saiba (Arnaldo Antunes)

Download: http://www.4shared.com/file/VM46Inry/2004_adriana_partimpim_by_dmit.htm


PARTIMPIM DOIS (2009)

Músicas:

1) Baile Partimcundum (Adriana e Dé Palmeira)
2) Ringtone do Amor (Adriana Partimpim)
3) Trem do Caipira (Heitor Villa Lobos / Ferreira Gullar)
4) Alface (Cid Campos / Edward Lear. Versão: Augusto de Campos)
5) Menina Menino (Adriana Partimpim)
6) Na Massa (Arnaldo Antunes / Davi Morais)
7) O Homem Que Deu Nome a Todos os Animais (Man Gave Names To All The Animals)(Bob Dylan. Versão: Zé Ramalho)
8) Alexandre (Caetano Veloso)
9) Gatinha Manhosa (Erasmo Carlos / Roberto Carlos)
10) Bim Bom (João Gilberto)
11) As Borboletas (Cid Campos / Vinicius de Morais)

Download: http://www.4shared.com/file/UEO-TUBP/Adriana_Partimpim_-_Dois.htm

Trecho do DVD Partimpim I, lançado em 2005


***************************************************

BORBOLETA
Domenico Lancelotti
Adriana Partimpim


No lago zulu
O casulo de seda
Da larga lagarta
Do corpo de estrela
Virada no vento
Não vai mais rasteira
Terá vida nova

Farfalla ligeira
Farfalla ligeira borboleta
Farfalla ligeira

Levada na cor
Recorta do ar
O cheiro da flor
Ruído do mar
Mas foge de mim
Na borda da mesa
Ou pousa no prato
De louça chinesa

Farfalla ligeira
Farfalla ligeira borboleta
Farfalla ligeira

TH - Borboleta pequenina...


Vídeo Oficial ---> http://www.youtube.com/watch?v=1poYq80BD9I



9 comentários:

  1. Eu não curti muito não a Adriana desse jeito, TH. Acho que manchou a carreira dela. Ah, eu adorei o post dos bafões , sem dúvidas o melhor do ENTHulho até hoje!!!

    ResponderExcluir
  2. Interessantíssimo como um artista quando se entrega para aquilo que faz, faz bem feito. Não sou fã e nem escuto as músicas dela, mas sabe me deu muita vontade de ouvir. Que bela canção Borboletas, poético, literal, natural. Cansado de contos de fadas e acho que os pequenos também. E como hj é meu dia da preguiça...rs, nada melhor que ouvir boa música para tira-la do caminho.

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Calcanhotto. Esse trabalho dela como Partimpim não curti muito.

    ResponderExcluir
  4. Gosto demais tb dessa face de Adriana Calcanhotto. Licença poética, aspecto lúdico, criatividade à flor da pele. Incrível Adriana, surreal e surpreendente sempre.
    O blogue está cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bom esse momento da Adriana. Acho q música não tem faixa etária, é feita prá todos.
    Muitos compositores já fizeram suas músicas ditas infantis e fizeram um tremendo sucesso com o público adulto.
    Toquinho com sua Aquarela, Guilherme Arantes com seu lindo Balão Azul... Chico, Vinícius, Arnaldo Antunes (como vc citou aí em cima) e até Raul Seixas com o Carimbador Maluco. Adorei..., mais um post nota 10!! Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Gosto dos dois álbuns, mas acho que são músicas infantis para adultos. Nao vejo exatamente como um trabalho direcionado ao público infantil. Tenho minhas dúvuidas se as crianças apreciam esse tipo de trabalho tão sofisticado musicalmente.

    ResponderExcluir
  7. Thiago,
    obrigado pela visita aos blogs e comentários deixados. Tive a grata surpresa de encontrar Adriana Calcanho no último post do seu blog. Não conheço esse trabalho dela. Baixei o cd e vou escutar com toda atenção. O trabalho da Adriana é feito com muita sofisticação e seriedade dosada com humor inteligente. Não tenho dúvida que esse trabalho para o público infantil não é diferente e traz os mesmos elementos. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da ilustre Calcanhotto. Juntar a sensibilidade dela a um projeto de cunho mais lúdico e mais infantil foi uma alegria.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...