segunda-feira, 13 de setembro de 2010

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 12 - Ivan Gomes!

A Bia também merecia aparecer junto na foto. :)

No mundo, existem as "pessoas-referências". Como é isso? São aquelas que, no meio de uma conversa entre interlocutores diversos, sempre são lembradas : "mas e fulano? O que será que vai achar disso. Pô, ele precisa saber, vai adorar e vamos ver o que vai pensar". Ivan, mesmo antes de me ser apresentado, já era referência por intermédio de tantos. Os amigos em comum sempre o citavam, o que, naturalmente, despertou uma curiosidade boa para conhecê-lo! E foi das expectativas mais ratificadas possíveis!
Não me vem à boca palavras menos carinhosas e não economizo mesmo elogios. Ele é assim. Tem essa aura de amigo afetuoso e verdadeiro que te envolve e te faz se identificar de pronto. Isso tudo envolto numa simplicidade inacreditável - noveleiro com uma bagagem de telespectador enorme (sim, ele assistiu de verdade, não banca conhecimento apenas por ter pesquisado como tantos), pouca gente desconfia que ele conhece tanto, pois não vive exibindo tudo o que sabe nos debates em fóruns ou nos encontros onde o tema normalmente é posto em foco. Pra que precisaria, afinal? Ele tem muito a oferecer, mas apenas a amigos bem selecionados e certos. Que se exploda o resto :)
Conheci pessoalmente em Abril deste ano, em São Paulo (onde mora) e posso sustentar com alegria que ele é muito mais do que aparentava nas nossas conversas virtuais. Adoro quando há essa correspondência - só as pessoas verdadeiras conseguem manter o mesmo semblante entre vida real e virtual. O rapaz ainda é DJ e pesquisador musical, cujo gosto também é marcado por trilhas sonoras de novelas (assunto que também domina). Deve ter sido mesmo duro pedir-lhe uma dica musical, já que sempre viveu de música (risos), mas, como não poderia deixar de ser, ele cumpriu com louvor a alta expectativa e nos presenteia hoje com uma das mais sensíveis interpretações de nossa MPB, de um tempo em que se tinha mesmo zelo de qualidade com os pequenos na tv e na nossa música. Vamos à explicação do moço :)

Sensível e bela interpretação de Maria Bethânia


Bom, já tem um certo tempo que meu querido Thiago me pediu esse texto, mas não funciono sob encomenda, preciso de todo um contexto, pras ideias conectarem e sair algo ao menos compreensível. Não queria musica de momento, que marcasse apenas uma parte de meus 35 anos de vida, queria algo que tivesse me acompanhado, ao menos, a maior parte desses anos, Difícil escolha para um homem que sempre viveu musica, seja nas musicas infantis de Balão Mágico, no Rock da adolescência ou no ecletismo de Mpb, Jazz, Rock E Clássicos que me acompanha hoje.
A grande dica estava no inicio... Música Infantil....mas que música infantil teria tanta força para acompanhar-me e ter significado até hoje?
Simples, mas nem tanto, achei uma que me acompanha! Brincar de Viver de autoria de Guilherme Arantes e Jon Lucien, na interpretação de Maria Bethania. Meu primeiro contato foi no especial da TV Globo: Plunct Plact Zum, de 1983, aos meus 8 anos de idade, Uma criança vinda de diversas internações hospitalares por motivos de saúde, Sempre querido pela família, ganhei o LP do ESPECIAL de TV, tinha assistido o programa e, confesso achei essa música a mais chata do especial, mas sempre ouvia o disco todo, gostando ou não das músicas, e de tanto insistir eu percebi, a que ficou na minha vida foi justamente essa! Brincar de Viver! A letra, um recado delicado a quem se prepara para a vida adulta, tem marcas fortes e até difíceis de ouvir para mim! Ela fala de Luta, de vontade de viver, de crescer, de uma coisa boa que é a vida adulta, mas ressalta que devemos tomar cuidado com os mimos da infância, a frase mais forte para mim e mais difícil de vivê-la é A ARTE DE SORRIR, CADA VEZ QUE O MUNDO DIZ: NÃO!...
Se bem que NINGUEM É O CENTRO DO UNIVERSO, ASSIM É MAIOR O PRAZER...
Um chamado à atenção e um afago, um carinho, que é tudo que nós adultos, precisamos, eu pessoalmente tenho minhas frustrações e essa música é um carinho, um estímulo, um abraço, e percebi que ela me acompanhou de meus 8 até meus 35 hoje e com certeza me acompanhará até o fim...
A voz doce de Bethânia é um cafuné gostoso, o coral do final da musica relaxa e alegra, amansa essa caminhada da vida adulta! Uma interpretação irretocável, de uma artista pouquíssimo ligada ao universo infantil, mas que deixou a marca maior, ao menos na minha vida, representa também uma época em que as crianças tinham um cuidado maior dos veículos de comunicação, com programas e musicas de qualidade.
Brincar de viver é o que faço, se não posso viver do jeito que sonho, ao menos brinco de viver, não esquecendo q não sou o centro do universo, acabo sendo feliz e assim é maior o prazer.


IVAN GOMES
DJ, membro do grupo Memória da TV e queridão!


******************************************
BRINCAR DE VIVER
Guilherme Arantes. Jon Lucien
Interpretação: Maria Bethânia


Quem me chamou
Quem vai querer voltar pro ninho
E redescobrir seu lugar
Pra retornar

E enfrentar o dia-a-dia
Reaprender a sonhar
Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não

Você verá que a emoção começa agora
Agora é brincar de viver
E não esquecer, ninguém é o centro do universo
Que assim é maior o prazer

Você verá que é mesmo assim, que a história não tem fim
Continua sempre que você responde sim à sua imaginação
A arte de sorrir cada vez que o mundo diz não

E eu desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho
Como eu sou feliz, eu quero ver feliz
Quem andar comigo, vem


TH - Quem vai ficar de fora? ;)


(Vídeo do Grupo Memória da TV)




18 comentários:

  1. Bethania é+q uma cantora, é um Orixá, uma Entidade!
    Mulher FODAAAAAAAAAAXTICA!!
    E o Ivansito é um querido;]]
    Adorei o post=D

    ResponderExcluir
  2. Pôxa TH, vc quer me matar! a minha amada e inesquecivel Bia, comigo! o Texto q vc escreveu sobre mim! poxa cara , assim tenho q ir ao cardiologista! amei, emocionei! valeu , obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tudo o que eu tenho a dizer sobre esse post é "arraso", pois tudo o que eu mais amo no mundo está aí: Ivan Gomes e Maria Bethânia! Thiago, querido, que lindo texto de abertura sobre o Ivan. Irretocável, perfeito, não mudaria uma vírgula. Ivan é mesmo uma grande referência em todos os sentidos. Apesar de contar nos dedos as vezes em que nos encontramos pessoalmente não consigo mais imaginar minha vida sem essa pessoa. Parece que nos conhecemos há séculos. E quem sabe isso não seja verdade? rs... Amo muito essa pessoa!

    E quanto à escolha de Ivan, não poderia ser mais perfeita. Acho que "Plunct Plact Zum" povoa o imaginário de toda criança da nossa geração e a letra realmente é a cara do Ivan.

    Enfim, lindíssimo post. Parabéns ao Ivan e parabéns a vc, Thiago, pela sensibilidade cada vez mais acurada. Seu blog está cada vez melhor. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, eu sempre fico à margem do choro com a interpretação da Bethânia pra essa música...
    O post está muito lindo, mesmo!
    Parabéns, zentiiii!

    ResponderExcluir
  5. Uma viagem no tempo este vídeo, uma lembrança doce e ingênua de infância. A canção é bela e também me acompanhou por um tempo. Revê-la me realimenta desse sentimento puro de esperança. Eu também desejo amar todos que eu cruzar pelo meu caminho. E digo sim a minha imaginação.

    Parabéns pelo post, gosto muito desta seção.

    ResponderExcluir
  6. Grande e querido amigo, Ivan!
    A apresentação do amigo musical não poderia ser melhor...

    ResponderExcluir
  7. SENTE
    meu cheiro
    que importa meu rosto
    Se o DESEJO o não tem?

    ResponderExcluir
  8. Desde que esse post entrou na rede, incontáveis amigos teceram elogios a qualidade do texto do Ivan e a escolha feita por ele. Demorei a ler e deixei a surpresa da música selecionada para o momento em que abri o blog. Surpresa maior foi ver a música escolhida, uma das minhas preferidas também. Ouvi a mesma enquanto lia o texto do Ivan. E viajei! A música é ótima, a interpretação da Bethânia é um clássico, e o relato do Ivan coroa isso de uma forma única. Quem não o conhece, não sabe o quanto esse eterno menino é especial. Mas quem lê suas palavras, pode ter uma boa ideia do quão maravilhoso Ivan é. É amigo, é leal, é sincero, é honesto. E extrovertido, brincalhão... Um menino de fato. Um menino já grande, com responsabilidades de adulto, mas que nem por isso deixou de ser esse menino, tão puro e tão lindo. Adorei!

    No mais, o sempre ótimo TH também abrilhantou o post com essa introdução perfeita. E se faz necessário relembrar os musicais infantis que a Globo produziu naquele início dos anos 80. Não só o ótimo Plunct Plact Zum, como também A Arca de Nóe, Pirlimpimpim... Merece um post hein, TH? rs

    Nota 10, queridos! Bjs e meu desejo de sucesso, sempre, aos dois.

    ResponderExcluir
  9. Belo texto de ambos. Não posso fizer muito sobre Bethânia pq não gosto, mas compreendo e saudo seu papel na música popular brasileira.

    ResponderExcluir
  10. Vamos ver se consigo comentar por esse e-mail.

    Em primeiro lugar estou gostando muito do blog. Entrei para ver a escolha do meu amigo Ivan e continuei lendo, coloquei nos favoritos... parabéns, TH!

    Adorei a escolha do Ivan. Não sabia que a música estava no Plunct Plact Zum!

    Não tenho o que adicionar aos comentários tanto do Ivan quanto dos seus amigos, estão perfeitos. Ele é assim como descreveram, e desconfio ter muitas outras "camadas" melhores ainda quanto mais fundo formos na relação com ele.

    E a música... perfeito comentário e análise, Ivan querido!

    Peço licença para continuar acompanhando o blog e comentando.

    Muita Luz e Arte!

    ResponderExcluir
  11. Duh, Dog, Vitor, Gui e Cidadão: obrigado por complementarem a grandiosidade do Ivan. E cidadão, fique à vontade pra mais visitas!

    Valeu os comentários, gente!

    ResponderExcluir
  12. Esse verso é lindo :" a arte de sorrir , cada vez que o mundo diz não ".

    Eu me sirvo desse verso lindo deixando-o prontinho e "na agulha"( quem vai se lembrar dessa velharia,rs?) para ser cantarolado nas adversidades . Reproduzo-o quando posso para levá-lo como patrimônio da memória

    ResponderExcluir
  13. Maria Bethania é cult, mas Brincar de Viver é pop, Guilherme Arantes na quinta essência e um hino à amizade. Escolha perfeita.

    ResponderExcluir
  14. Guilherme Arantes foi meu ídolo na adolescência, e me rendeu algumas brigas com namorados, tão apaixonada q eu era por ele. Bethania, uma deusa...voz maravilhosa e interpretação sempre impecável. Uma combinação dessas só poderia dar em mais um post de tirar o chapéu. Bjos.

    ResponderExcluir
  15. Fiquei quatro dias sem conexão e tô em dívida com os queridões. Primeiramente, gostaria de parabenizar o Thiago pelo lindo texto de introdução, que realmente traduziu o nosso queridíssimo Ivan, minha ''mãe'' postiça. E depois, o texto do convidado, cheio de verdade, emoção e até uma pontinha de lirismo (por que não? rs...) Ivan me surpreendeu positivamente revelando essa nova faceta. Texto lindo, emocionante. Adorei. Parabéns ao EnTHulho (que já consta nos meus favoritos eváááh!!!) e ao Ivanzito, esse lindo.

    ResponderExcluir
  16. putz q saudades ... qtas lembranças boas esta canção me trás ... bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto quando o Tom Cavalcante imita ela!!!! muito ilario!!!! kkkkkk

    www.inbarlow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. AAAAAAI que tuuuudo...
    O texto está MEREVILHOSO...
    É interessante observar paráfrases de conteúdos tão necessários nos dias de hoje...como uma frase ou duas podem mudar o mundo...ah...e como mudam para aqueles que se propõe...
    Obrigado Ivan querido...e obrigado ao dono do blog pela iniciativa...
    grande abraço...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...