sexta-feira, 14 de maio de 2010

SEGUINDO COM HOMENAGENS, DESSA VEZ A UMA INTERNACIONAL INESQUECÍVEL (14/05)

"Voz dos sem voz"


Em Novembro de 2008 eu perdi uma apresentação histórica: aqui na minha Maceió, a argentina Mercedes Sosa se apresentava no Teatro Gustavo Leite. Grifei o 'histórica" pois quem conhece, sabe o quanto são improváveis shows desse quilate nessa terrinha...Na época eu estava em São Paulo, mas quem viu disse que ela esbanjou simpatia, porém dando mostras de esgotamento e estafa. Os presentes tiveram a certeza de estar diante de um espetáculo indescritível, afinal um ano depois, a perdíamos. Para quem não sabe, Mercedes foi uma expoente musical ao misturar tendências folclóricas argentinas com seu ativismo político. Não foi à toa que ficou conhecida como "voz dos sem voz". Aclamada na américa latina, fez parcerias inesquecíveis com Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Andrea Bocelli, Shakira dentre outros...
Escreve Milton Nascimento sobre a saudosa colega:

"Mercedes,


Rainha da América Latina, coração de nossos países, amor de todos os compositores, músicos, do povo em geral. Entrou na minha vida pelas mãos de Vinícius de Morais e pelas vozes do Grupo chileno Agua. Quando a vi pela primeira vez, eu estava com o Poetinha. No palco, parecia que tinha uns 3 metros de altura e, quando Vinícius sugeriu que fôssemos ao camarim, eu lhe disse: " Não vou não. Tenho medo dela". Ele insistiu e me pegou pela mão e, como pai e filho, nos encaminhamos pra lá. Tive a maior surpresa quando ouvi lá de dentro uma voz cheia de felicidade falar bem alto: " Milton". E daí nasceu nossa parceria, que foi linda, com mistura de seriedade, de graça. Uma linda amizade. Gravamos muitas coisas, nos encontramos em muitos países. A primeira canção que cantamos juntos foi " Volver a los 17" de Violeta Parra, chilena, no meu disco Geraes. E nunca mais paramos. Gravamos também " "Sueño com Serpientes" do cubano Sílvio Rodriguez noutro disco meu. Muitas coisas aconteceram. Das mais lindas. Foi um show num estádio em Buenos Aires que virou disco ao vivo " Corazon Americano", cantando também com o ótimo cantor Leon Griecco.
Ultimamente a via pouco, pois fiquei sabendo que estava doente. Ela esteve no Rio, cantou e eu não estava no Brasil. Pensei que tinha sido o problema de sua doença. Ela se foi, deixou sua beleza espalhada pelo nossos corações. Sei que está lá com DEUS e os Anjos, ajudando a encher de música o paraíso. E todos estão cuidando bem dela. E rezando por nós, que tanto precisamos. Vá, Mercedes e conte nossos casos, do jeito que só você sabe. E sspalhe sua sabedoria pelos caminhos que lhe forem mostrados.

Com todo amor,


Seu amigo

Milton"

A dupla se adorava!

Deixo-lhes com uma belíssima parceria da cantora com nosso mineiro, representando nosso país na excelente melodia de Silvio Rodriguez. Eu simplesmente acordei com essa música na cabeça e resolvi escrever um pouco. Uma letra que sempre amei e levei comigo.


SUEÑOS CON SERPIENTES

Milton Nascimento e Mercedes Sosa
Composição: Silvio Rodriguez

"Hay hombres que lucha un dia y son buenos
Hay otros que luchan un año y son mejores
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos
Pero hay los que luchan toda la vida
Esos son los imprescindibles"

(Bertolt Brecht)

Sueño con serpientes, con serpientes de mar
Con cierto mar, ay, de serpientes sueño yo
Largas, transparentes, y en sus barrigas llevan
Lo que puedam arrebatarle al amor

Oh, la mato y aparece una mayor
Oh, con mucho más infierno en digestión

No quepo en su boca, me trata de tragar
Pero se atora con un trébol de mi sien
Creo que está loca: le doy de masticar una paloma e la enveneno de mi bien

Oh, la mato y aparece una mayor...

Esta afin me enguye, y mientras por su esofago
Paseo, voy pensando en qué vendrá
Pero se destruye cuando llego a su estomago
Y planteo con un verso una verdad

Oh, la mato y aparece una mayor...


TH - Metáfora perfeita!


Um comentário:

  1. Acabei de ouvi-la, sem palavras para agradeçer esta bela música. Duas vozes belas, majestosas, como não admirar?!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...