terça-feira, 18 de maio de 2010

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 1 - Vera Calvão! (18/05)

Vera Lúcia Calvão!


Falar da Verinha pra mim é muito difícil. Justamente por nunca conseguir ser completo em qualquer análise ou relato, eu sempre soarei raso e incompleto, pois é impossível determinar o quanto essa garota é importante pra mim. Minha melhor amiga, tão antiga confidente, íntegra, honesta, engraçada...leva a vida com muito humor ainda que 'peças" sejam pregadas quase diariamente. Só isso bastaria pra mostrar o quanto ela é especial, mas ainda tem muito mais a ser dito. A emoção transmitida com seu sorriso, seu olhar e com a maneira bem humorada com que interage com todos nós é ímpar! Iluminada, apaixonante, e nos dá uma verdadeira lição de como nos portar nessa tão difícil arte de viver, só observando a linda maneira com a qual cuida de seu papai que está dodói (outro guerreiro que nos ensina bastante!)
Como toda amiga-irmã, temos nossos momentos de tempestade, mas o sentimento que nos une é muito mais forte e os laços são bem mais rijos e firmes...atropelamos todo o qualquer obstáculo que ameace nossa afinidade justamente por nos amarmos tanto.
Sobre seu gosto musical, eu brinco muito com seu tom mais 'popularesco" em determinados momentos (risos), entretanto ela gosta de muita coisa de altíssimo nível. Ela não tem vergonha de assumir que gosta de ouvir tudo aquilo que seu coração ditar e isso é lindo nela! Lembro que quando nos conhecemos, a canção "Brincar de Viver", do Guilherme Arantes, sempre me remetia ao seu belo e sincero sorriso, sobretudo por ela amar essa música.
Por fim, depois de todo esse relato de fã ardoroso (risos), quero elogiar sua escolha e deixá-los com umas palavrinhas certeiras da moça. Começamos a sessão com o pé direito! ;)

Nara e Chico, uma bela dupla. Nara nos deixa saudades imensas!

"A música "João e Maria" na voz de Chico Buarque e Nara Leão acompanhou a minha infância, eu enchia o saco da minha mãe pra colocar o LP do Chico só pra ouvir essa música (não sei como não furou de tanto que tocava), mal ela terminava e eu queria ouvi-la mais uma vez, cantava, dançava e representava a música do início ao fim, no meu sonho de menina, era a mocinha que encontrava o príncipe encantado no seu proprio amiguinho de infância, ninguém entendia o porque eu adorava essa música, mas para mim a explicação era essa mesma, queria encontrar nos meus amigos de infância que dividiam as brincadeiras e a convivência, o meu principe encantado e o meu futuro maridinho (acho que foi por isso que escutava a musica da D. Tartaruga cantada pela maravilhosa Perla, rsss).
Enfim, após o revival das lembranças que essa música me trouxe, hoje, muito mais madura e mulher, descobri a sacanagem contida nessa música, a traição descarada do "herói" nesta representada pelo cowboy, onde ele canta "a noiva do cowboy, era você alem das outras três", bicho safado, descaradinho mesmo, ainda confessa que tinha outras, rssss, ou seja, mesmo a mais de 20 anos atrás a famosa "pulada de cerca" acontecia explicitamente e as bobinhas apaixonadas aceitavam, afinal, mais vale um herói na mão do que dois voando...
Brincadeiras à parte, a música me faz lembrar doces e felizes momentos ao som de clássicos apaixonados de Chico e Nara, com vozes e melodias que acalmavam e nos faziam sonhar, é uma pena que nossas crianças de hoje não têm essa oportunidade e continuam sendo criadas ao som de rebolation e coisas extremamente "sensuais" demais pra essa geração. Musiquinha bem gostosa de se ouvir e muito significativa pra mim, eu recomendo."


VERA CALVÃO


***************************************

JOÃO E MARIA
Chico Buarque e Nara Leão
Composição: Chico Buarque/ Sivuca

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês

Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país

Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Vem, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade acho que a gente nem tinha nascido

Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim?


TH - ;)



6 comentários:

  1. Adorei.
    Primeiro pelo teor da estreia: estrelas combinam bem com inaugurações e Verinha é isso, uma ESTRELA. Linda e imensamente iluminada. Batalhadora, guerreira, querida! E juntar Verinha com essa pérola da MPB fica ainda muito mais delicioso! Tenho uma história com "João e Maria": foi uma das muitas músicas-tema que tive com Veri, que é, só pras pessoas entenderem, o que é a Veroca para o TH. A inocência e a doçura dessa música sempre me levam de volta ao quintal da vida, que é a nossa infância, da forma mais mágica como poderia ser. O vídeo que o TH escolheu para ilustrar também está perfeito. Simples porém comovente, exatamente como a canção.
    Adorei o quadro novo, adorei a musa de estreia e desejo vida longa ao blogue.
    Beijos aos queridos.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro quero parabenizar Thiago pelo novo visual, realmente está fantástico, é Thiago, eu consegui encontrar. rsrsrs Bom, falar de Verinha é um desafio, pois gosto tanto dela que soa como um puxa saco, rsrs Mas na verdade é uma mulher especial, que me cativou desde antes de conhece-la, ela sabe do que estou falando, e foi um amor a primeira vista. Quanto a música, nossa, não imaginaria outra, linda e com uma sintonia perfeita. Amiga você como sempre nos deleitando de bom gosto e alegrias. Um bj grande Verinha.

    ResponderExcluir
  3. Amo o jeito como descreves as pessoas, tornando-as muito mais valiosas do que aparentemente são, não há o que falar sobre você a nao ser dizer: "muito obrigada por você existir e principalmente por fazer parte da minha vida".
    Amo seu jeito de ser e principalmente admiro a sua cultura elevada, você nos deixa à vontade nesse universo tão cultural da MPB, me sinto fazendo parte desse universo a cada vez que te encontro. Um beijo grande, te amo, e parabéns pela lindeza que está o Blog, continue assim. E meninos, obrigada pelo imenso carinho que voces tem por mim, adoro voces!

    ResponderExcluir
  4. Linda essa montagem, TH!
    Muito sensível...
    Parabéns pela escolha!

    Gui

    ResponderExcluir
  5. Vera Lucia apenas duas palavra pedra preciosa!

    ResponderExcluir
  6. A Vera e espetaculosa, firme, forte e grande companheira pelo que tenho assistido, sem as puladinhas é heroína da Musica.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...