quinta-feira, 27 de maio de 2010

REFORMA AGRÁRIA EM AL (27/05)

Catarinense-alagoano: a voz fanha não limita sua genialidade e versatilidade

Quem passa uma tarde de Sábado ou de Domingo no famoso Bar Brasil, localizado no afastado bairro praiano de Guaxuma, em Maceió, corre o risco de topar, sem querer, com o cantor Wado proseando com amigos e degustando da tranquilidade do ambiente.
Descontando alguns nomes de épocas áureas, depois de Djavan, nossa Mpb alagoana busca um outro nome pra se representar, pensa, pensa, pensa....e morre por aí. Eis que o dito cantor praieiro aparece pra mostrar que há possibilidade de sucesso em nosso estado. Verdade seja dita: artistas bons nós tempos...falta boa vontade do Estado em divulgar e investir no cenário cultural, esse é que é o grande déficit alagoano...que pode ser assunto prum futuro post crítico ;)
Sobre o artista em questão: o maior mérito dele é conseguir conceber elementos culturais locais de maneira tão forte que se confunde com um natural de Alagoas (ele é de Santa Catarina). Além do mais, ele se apodera de diversas influências - cada uma mais extrema que a outra, do mais popular, ao eletrônico, e sintetiza tudo isso da forma mais brasileira possível.
Nem só de voz vive um artista...a de Wado mesmo é um pouco fanha, e ele meio que mascara isso com multiplicidade e distorções eletrônicas...no entanto o que mais prende na sua obra é sua visão aguçada sobre tudo o que explora - universos às vezes bastante ortodoxos (Rock x Axé, Brasil x África, Arte periférica x refinarias e por aí vai). Um elemento reunitivo de caminhos tão bifurcados só pode ser genial e Wado ganha todos os pontos possíveis por ter essa capacidade/dom. Como se não bastasse, assina parcerias de ótimo gosto por seu flerte com a literatura, vide a obra de Mia Couto, que rendeu citações do escritor em duas de suas músicas. Que venha então o merecido reconhecimento - ele já faz shows até na Europa, mas por essas bandas só quem tem gosto mais apurado sabe de sua existência...
É. Há salvação pra nós! ;)
P.s.: Sorte de meu querido amigo Plinius Buenos Ayres, que, além de fã do cantor, teve a oportunidade de entrevistá-lo durante um trabalho de sua faculdade de Jornalismo. Eu TINHA que ter continuado minha faculdade de Jornalismo! :((

Ingredientes: Afoxé, funk, samba e literatura!


***********************************************
REFORMA AGRÁRIA NO AR
Wado


Grita pra acontecer, urge de urgência
Sim irá prevalecer a reforma agrária do ar

É contra o artista mudo, é contra o ouvinte surdo
É contra o latifúndio das ondas do rádio

Aperta o botão e faz funcionar a reforma agrária do ar

Nos bairros distantes, nos alto-falantes do seu rádio
A rádio irá tocar



TH - EnTHulho prestigiando artistas da terrinha! ;)



Um comentário:

  1. Nao posso negar que desde que ouvi o disco do Wado pela primeira vez qundo minha irmã trouxe eu fiquei vidradíssimo. Ela estudava com o irmão do wado que por um acaso emprestou o cd pra ela conhecer o som! E desde então noticias em jornais, revistas etc e show no nostálgico jaraguá me fizeram adorar esse cara que por mt comparado à Jorge Ben, mas eu prefiro acreditar que Wado tem sim influencias de varios mestres da MPB mas deixando td com sua cara própria!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...