quinta-feira, 15 de abril de 2010

MISSÃO: RESGATAR DOCILIDADE E QUALIDADE PRO PÚBLICO INFANTIL (15/04)

A bela e talentosa Roberta Sá




São grupos como o Palavra Cantada, e coletâneas como a série Forró Pras Crianças, Samba Pras Crianças e outras que nos fazem ter a felicidade de afirmar: ainda há vida inteligente e de qualidade pro público infantil. Numa época onde Digimons e outros "mons" imperam, normalmente a gente se lembraria com saudade do tempo em que existia regularmente a chamada "Mpb infantil".
E quando era isso? Nos tempos em que Toquinho nos emocionava com sua "Aquarela", da "Arca de Noé" de Vinicius de Morais; Quando Chico Buarque, uma das mentes mais brilhantes de nossa música popular brasileira, despia-se da seriedade, melancolia e crítica social ferrenha e vestia as roupas de palhaço, entrando na dança e cantando Pirueta, na peça em que musicou, "Saltimbancos". Falando neles, na época dos "Saltimbancos Trapalhões", impossível não se lembrar de Lucinha Lins cantando com tanta fofura "A História de Uma Gata" (imortalizada antes pela minha musa Nara Leão).
Na década de 80 era o maior barato ver o super espetáculo Plunct Plact Zum, com um Raul Seixas menos esotérico e abraçando com força a causa infantil. Uma das grandes memórias afetivas que tenho era Maria Bethânia, no programa, vestida de fada, cantando "Brincar de Viver", do Guilherme Arantes. Gal Costa já nos presenteou cantando a versão brasileira de "Hi Lili" junto ao Trem da Alegria...Djavan já virou Superfantástico ao lado do Balão Mágico e o que dizer de Caetano fazendo parceria com Xuxa no seu clássico Leãozinho? Tem tantos exemplos que merece, futuramente, um post apenas destinado à trupe que já caiu na brincadeira com a garotada!
Quando a gente pensa que essa época já era, vem a nova geração trazendo com alegria e muita harmonia essa excepcional ideia de educar musicalmente nossos pequenos desde cedo. Afinal, está mais do que comprovado que é mesmo desde criança que se aprende a gostar de ouvir música. É só perguntar a todos os adultos mais musicais - eu incluso - que são totalmente aficcionados por música se esse hobby não existe desde os primórdios! E o ideal mesmo é começar com gente bem selecionada e gabaritada, por isso a causa da MPB infantil é tão nobre e deveria ser sempre exaltada e praticada! E tem muita gente engajada - menção honrosa, como não poderia deixar de ser, para Adriana Calcanhotto e sua saga de Partimplins!
Entretanto, nesse cenário, escolhi uma das cantoras mais promissoras para representar o intuito dessa "gente boa e pensante", que é a bela Roberta Sá. Sou fã confesso dessa potiguar, ex-Fama que conseguiu uma boa estrutura de carreira pós programa, ainda sem ter sido a vencedora. Direto da coletânea da Biscoito Fino "Forró Pras Crianças", não poderia haver voz melhor pra nos deliciar e emocionar na medida certa. Viva aos pequenos!!


Coletânea da Biscoito Fino - recomendadíssima!

TUM, TUM, TUM
Roberta Sá


No tempo que eu era só
e não tinha amor nenhum
Meu coração batia mansinho
Tum tum tum

Depois veio você
o meu amor número um
E o meu coração pôs-se a bater
Tum, tum-tum-tum, tum-tum-tum



TH - Ela daria uma ÓTIMA apresentadora infantil! ;)


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...