domingo, 20 de agosto de 2017

TOPTULHO MUSICAL # 139!


TopTulho na área! Hoje, 20 de Agosto de 2017, chegando ao ar a edição 139 da "Parada Da Resistência"!

Essa semana lancei uma campanha no Grupo do EnTHulho Musical no Facebook (entrem lá, está bem legal!) em prol do retorno da Seção "AMIGO MUSICAL CONVIDADO" do blogue. Já faz dois anos que foi ao ar o último texto do último amigo musical, e queria MUITO que novos textos de novos convidados ressuscitassem a seção, e já consegui alguns! Se tudo der certo, em Setembro ela reestreia! Ah, e também lancei a ideia de que os que já passaram pela seção poderão retornar com novos textos - até uma maneira de ver como as pessoas mudaram com o tempo - como melhoraram, amadureceram - tanto na personalidade como no gosto musical! A seção TEM QUE VOLTAR!!

Também essa semana, na Sexta (18) fiz uma nova enquete no grupo para saber quais as próximas músicas a entrarem aqui no TopTulho. Amei o resultado! As novas estreias ocorrerão nas próximas 3 edições (140, 141 e 142, que irão ao ar nos dias 27/08, 03/09 e 10/09). Aguardem!

Essa semana, a parada dá uma bela movimentada com a adição de nada menos que 5 músicas! Paralamas Do Sucessos;  Johnny Hooker & Liniker; George Israel com Toni Garrido e Joe Kinni; Miklos & Emicida e Otto são os donos das músicas novatas, que entram nos lugares de Elza Soares, Projota, Preta Gil & Vários, Almério e da dupla Cazuza & Ney Matogrosso, que infelizmente nos deixaram! E Anitta segue linda no primeiro lugar com o megahit do momento: "Sua Cara", em parceria com o produtor Major Lazer e Pabllo Vittar. 

Vamos ver como ficou a edição dessa semana?

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO # 139 - 20/08/17

1) MAJOR LAZER & ANITTA & PABLLO VITTAR - Sua Cara (=) (6 Semanas) 
2) MARISA MONTE - Flor Do Ipê (+2) (5 Semanas)
3) CRIOLO - Menino Mimado (+2) (7 Semanas) 
4) PABLLO VITTAR - K.O. (-2) (6 Semanas) 
5) CHICO BUARQUE - Tua Cantiga (+4) (2 Semanas)
6) NATIRUTS - Sol Do Meu Amanhecer (+2) (5 Semanas)
7) CARLINHOS BROWN - Orgulho De Nós Dois (+4) (5 Semanas)
8) ANITTA - Paradinha (-2) (10 Semanas)   
9) KAROL CONKÁ - Lalá (-6) (8 Semanas)
10) SKANK - A Hard Day's Night (-3) (9 Semanas)   
11) ILLY - Afrouxa (+1) (6 Semanas) 
12) ZIZI POSSI - O Mar Me Leva (+2) (2 Semanas) 
13) ALCIONE - Olha (=) (3 Semanas)
14) LÉO JAIME - Acredite Em Mim (+1) (2 Semanas) 
15) OS PARALAMAS DO SUCESSO - Sinais Do Sim (ESTREIA)
16) JOHNY HOOKER & LINIKER - Flutua (ESTREIA)
17) ANAVITÓRIA - Dengo (-7) (5 Semanas)  
18) GEORGE ISRAEL & TONI GARRIDO & DJ JOE KINNI - Olha Ela (ESTREIA)
19) MIKLOS & EMICIDA - A Lei Desse Troço (ESTREIA)
20) OTTO - Bala (ESTREIA)

Saem:

ELZA SOARES - Luz Vermelha (10 Semanas. Maior posição: 07) 
PROJOTA - Antes Do Meu Fim (6 Semanas. Maior posição: 10)  
PRETA GIL, PABLLO VITTAR & VÁRIOS - Filhos Do Arco-Íris (8 Semanas. Maior posição: 05) 
ALMÉRIO - Segredo (3 Semanas. Maior posição: 17)   
CAZUZA & NEY MATOGROSSO - Dia Dos Namorados (11 Semanas. Maior posição: 01)   

Depois da edição sui generis da semana passada (que destacou só funk - e deve ter assustado, pois, ironicamente, foi uma das que menos teve visualizações. Ritmos que estão no auge e com muito público, mas rejeitados pelos leitores daqui, vai entender), hoje retomamos com destaque para a MPB! E a gente vai começar com Criolo, que lançou um disco elogiadíssimo esse ano e vem aqui defender o samba!

Criolo, ou melhor, Kleber Cavalcante Gomes, rapper paulistano sempre tinha flertado com a MPB, e resolveu se arriscar no samba com "Espiral Da Ilusão", seu trabalho de 2017. E o fez com esmero, muitas vezes atuando como um cronista dos guetos, e acentuando suas atitudes políticas, bem observadas em suas manifestações além-música.

Pra mim, até aqui é o melhor disco de 2017! E "Menino Mimado" recebe hoje a medalha de prata do TopTulho. Uma música maravilhosa, e um recado para possíveis candidatos a chefes da nação nas próximas eleições: "meninos mimados não podem reger a nação". 

Ah, e não poderia deixar de comentar: mais de uma pessoa disseram que eu pareço com ele, vocês acham?



MENINO MIMADO
Criolo

Não, eu não aceito essa indisciplina
Acho que você não me entendeu
Meus meninos são o que você teceu
Em resistência ao mundo que Deus deu
E eu não aceito, não

Não, eu não aceito essa indisciplina
Acho que você não me entendeu
Meus meninos são o que você teceu
Em resistência ao mundo que Deus deu

Então pare de correr na esteira e vá correr na rua
Veja a beleza da vida no ventre da mulher
Pois quem não vive em verdade, meu bem, flutua
Nas ilusões da mente de um louco qualquer 
E eu não aceito, não

Não, eu não aceito essa indisciplina
Acho que você não me entendeu
Meus meninos são o que você teceu
Em resistência ao mundo que Deus deu

Eu não quero viver assim, mastigar desilusão
Este abismo social requer atenção
Foco, força e fé, já falou meu irmão
Meninos mimados não podem reger a nação

Eu não quero viver assim, mastigar desilusão
Este abismo social requer atenção
Foco, força e fé, já falou meu irmão
Meninos mimados não podem reger a nação
Meninos mimados não podem reger a nação



Na enquete que fiz na comunidade do EnTHulho no último dia 18, havia uma das quatro músicas dos Tribalistas, que foi muitíssimo bem votada e estreará nas próximas edições do TopTulho. Mas, enquanto eles não aparecem por aqui, vamos saboreando alguns de seus membros que serão destaques de hoje, a começar pela já freguesa daqui, a maravilhosa Marisa Monte!

Além da volta dos Tribalistas, o que Marisa Monte fez em 2017 foi lançar um remix de "Infinito Particular" em Julho e "Flor Do Ipê", música com letra do seu colega tribalista Arnaldo Antunes, feita sem alarde da mídia, exclusivamente para integrar a trilha da novela global das 21 h, "A Força Do Querer". Música bem "Mariseana", que reforça a elegância de seu canto e suavidade de seus arranjos.

Alcança, com alegria, a medalha de prata da edição de hoje, e vocês ficam com ela agora!



FLOR DO IPÊ
Arnaldo Antunes/Cezar Mendes/Tom Veloso
Marisa Monte

Onde quer que eu vá levo o meu amor
De Botafogo até o Arpoador
Levo meu amor para onde eu for
Do Capricórnio até o Equador

Quando a noite cai me dá saudade
Quando cai no chão a flor do Ipê
Tenho essa felicidade
Posso recordar você

Levo meu amor com a solidão
É bom assim, a paz não é pra mim

Para onde eu for levo o meu amor
Na rua, no hotel, no elevador
Levo o meu amor onde quer que eu vá
Na Lapa, Niterói, Paquetá

Na calçada, flores amarelas
Formam um tapete ao pé do ipê
Você não é mais aquela
Mas ainda faz doer

Levo meu amor com a solidão
Tá certo assim, a paz não é pra mim
Tá certo assim, a paz não é pra mim
Tá certo assim, a paz não é pra mim


E, para fechar a edição de hoje, mais um tribalista!

Em tempos conservadores ao extremo, temos a felicidade de ver que a MPB consegue manter bandeira de direitos LGBT em suas canções! Vimos "Filhos Do Arco-Íris" por muito tempo aqui no TopTulho, por exemplo.

Agora chegou a vez de Carlinhos Brown (que, aliás, também era um dos artistas que cantava Filhos Do Arco-Íris). Ele lançou - em parceria com a megadiva Ivete Sangalo, uma música especialmente para a parada gay da Espanha, repleta de beats eletrônicos, dando um "q" de modernidade ao seu auê! Destaque para o maravilhoso videoclipe, gravado aqui no Brasil!

Pra quem não lembra, há 21 anos ele já tecia comentários neste tema, com seu megasucesso "A Namorada". 

Hoje se encontra na sétima posição, e o TopTulho toca para vocês....agora!


ORGULHO DE NÓS DOIS
Carlinhos Brown
Part. Ivete Sangalo

"Io me encontro perfecto que tal?"

Ai ai ai ai ai ai
Orgulho de el amor, orgulho de la paz. 
Oi oi oi oi oi oi
Orgulho desse amor, orgulho de nós dois. 

El mondo está transbordado
Tem amor por todo lado
Tem casais enamorados
Namorada com namorado
Namorado com namorado
Se a felicidade incomoda
Leva ela para o seu lado
Pega ela se ela quiser
Beija ela se ela te quer
Liberou tá liberado
Beija ele se ele quiser

O amor alimenta
Respeito movimenta
O amor alimenta
Respeito movimenta

Ai ai ai ai ai ai
Orgulho de lamor, orgulho de la paz. 
Oi oi oi oi oi oi
Orgulho desse amor, orgulho de nós dois. 

Tenho orgulho de mi mama
Tenho orgulho de mi papa
Tenho orgulho de mi hija
Tenho orgulho de mi miesmo
Tenho orgulho de mi amor pelo espelho
O que sinto, vem comigo
Desde o tempo do umbigo.

Assim, assim, assim, assim...



TH - Orgulho do TopTulho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...