domingo, 23 de outubro de 2016

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÕES # 97! E #98!


Olá, pessoal!

Nem preciso perguntar se sentiram minha falta no domingo passado...eu vi que os números de visualizações nas postagens anteriores aumentaram consideravelmente e fico muito feliz com isso! Vocês tem visto bastante o blogue!

Semana passada ainda estava sem computador. Problema de HD...que só foi solucionado na última quarta (19). Logo, retomo hoje as atividades na sua seção preferida de parada de MPB, que é montada, como se sabe, com base nas mídias especializadas nesse estilo musical, em especial a Rádio MPB FM!

Para não defasar a sequência dominical de paradas, apresentaremos como ficaria a da semana passada, e colocaremos a de hoje também. E ainda tem TopTulho Musical Do Passado - o do ano de 1952, que deveria ter ido ao ar no dia 09 de Outubro, justamente quando começaram esses problemas tecnológicos (e não, eu não consigo postar pelo celular...o blogspot deixa muito a desejar nessa ferramenta virtual).

Um aparato dos acontecimentos das últimas semanas: o país já tem mais de 1000 escolas ocupadas com pessoas indignadas pelas medidas de Michel Temer e a mídia CONTINUA fazendo a egípcia para o fato. Pra mim, o expoente-mor da corrupção nesse país é a mídia manipuladora e comprada...aliás, a mesma fez uma cobertura mínima sobre a aguardada prisão de Eduardo Cunha, que ocorreu na última Quarta-Feira. Ah, se fosse o Lula, hein? 

Pra quem tá chegando agora, não se espante: o blogue é de música, mas sempre gosto de fazer alguns comentários sobre demais assuntos que cercam o país. :)

Falando da parada...para a edição 97 (programada para ir ao ar semana passada, dia 16/10), já tinha em mente destacar, merecidamente, a Ivete Sangalo, que continuou em primeiro lugar com "Mais e Mais". Tivemos, ainda, as estreias de Ana Carolina ("Se Manca") e Baby Do Brasil ("Malandro), ocupando as vagas deixadas por Vander Lee e Natiruts. Vamos ver então como tinha ficado?

TOPTULHO MUSICAL EDIÇÃO # 97 - IRIA AO AR DIA 16/10/16

1) IVETE SANGALO - Mais e Mais (=) (9 Semanas) 
2) DJAVAN - Ânsia De Viver (=) (10 Semanas)  
3) MARTINHO DA VILA - Escuta Cavaquinho (=) (7 Semanas) 
4) MARIA RITA - Coração A Batucar (+2) (5 Semanas) 
5) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (+5) (16 Semanas)   
6) TIAGO IORC - Coisa Linda (+3) (5 Semanas)
7) DIOGO NOGUEIRA - Sangrando (+4) (4 Semanas)  
8) JORGE VERCILLO - Acontecência (-1) (9 Semanas) 
9) CASUARINA - Quando Você Deixar (-5) (9 Semanas)
10) ROBERTA CAMPOS - Minha Felicidade (+4) (4 Semanas)
11) MALLU MAGALHÃES - Casa Pronta (+2) (7 Semanas)
12) MARCELO JENECI - Veja Margarida (-7) (11 Semanas)   
13) ALCEU VALENÇA - Flor De Tangerina (+2) (5 Semanas)
14) FILIPE CATTO - Depois De Amanhã (+2) (2 Semanas)
15) NANDO REIS - Só Posso Dizer (+2) (2 Semanas)
16) MONIQUE KESSOUS - Pedaço De Ilusão (+4) (2 Semanas) 
17) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (-5) (20 Semanas) 
18) PAULA LIMA - Mil Estrelas (-10) (10 Semanas) 
19) ANA CAROLINA - Se Manca  (ESTREIA)
20) BABY DO BRASIL - Malandro (ESTREIA)

Saíram:

NATIRUTS - Dou Não Dou (13 Semanas. Maior posição: 05)
VANDER LEE - Mutirão De Amor (8 Semanas. Maior posição: 10)

Uma notícia que saiu ontem (22/10) nos sites de fofoca: Ivete Sangalo estaria causando a ira de seus vizinhos por receber em casa crianças carentes. Quando li a notícia, a definição sobre a cantora, pra mim, estava consagrada: uma pessoa linda, de coração muito bom, cidadã exemplar que está sempre disposta a fazer o bem, nem que faça barulho por causa disso e incomode muita gente. 

Ivete nunca me conquistou por seu repertório, e sim pelo talento vocal, pelo carisma e divertimento. É aquela mulher que MUITA GENTE queria sentar pra bater um papo delicioso, regado a música e gargalhadas. É a nossa pop star - a verdadeira, pois tem umas cópias aí, viu? Que não conseguem nem tirar Leitte de pedra... :P

Mais uma vez dominando a parada (tá virando freguesa, hein?), fiquemos, então, uma vez mais com o ar de sua graça. Cada vez Mais e Mais! ;) 

(Faixa que está em seu disco lançado este ano, "Acústico Em Trancoso".)



Ela conseguiu me conquistar. Não tem como não, né? ;)


MAIS E MAIS
Ivete Sangalo


O problema começa
quando você caminha em minha direção
O lance pega quando estou na minha
Você chega e toma conta de tudo, cabeça, alma e coração
Tudo nas suas mãos
E eu gosto tanto, eu te quero tanto
Eu te quero mais e de novo mais e mais
Porque eu gosto tanto, eu te quero tanto
Eu te quero mais e de novo mais e mais

Eu chego perto, sinto seu cheiro
Me estremeço por inteiro
Pode me tocar ficar a vontade
Pra me fazer querer, fazer gostar
E quando você vai embora
Eu peço em silêncio que você volte
(Por favor volte)

Porque eu gosto tanto, eu te quero tanto
Eu te quero mais e de novo mais e mais
Porque eu gosto tanto, eu te quero tanto
eu te quero mais e de novo mais e mais

O problema começa
quando você caminha em minha direção
O lance pega quando estou na minha
Você chega e toma conta de tudo, cabeça, alma e coração
Tudo nas suas mãos
E eu gosto tanto, eu te quero tanto
Eu te quero mais e de novo mais e mais
Porque eu gosto tanto, eu te quero tanto
Eu te quero mais e de novo mais e mais

Eu chego perto, sinto seu cheiro
Me estremeço por inteiro
Pode me tocar ficar a vontade
Pra me fazer querer fazer gostar
E quando você vai embora
Eu peço em silêncio que você volte
(Por favor volte)

Porque eu gosto tanto, eu te quero tanto
Eu te quero mais e de novo mais e mais
Porque eu gosto tanto, eu te quero tanto
Eu te quero mais e de novo mais e mais!





Depois de se deleitarem com a super voz de Ivete, nesse música linda, agora chegou a hora de conferirmos como ficou a parada de hoje (23/10). Para a tristeza dos fãs, já não é mais Ivete quem está em primeirão...

TOPTULHO MUSICAL EDIÇÃO # 98! - 23/10/16

1) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (+4) (17 Semanas)   
2) DJAVAN - Ânsia De Viver (=) (11 Semanas)  
3) MARTINHO DA VILA - Escuta Cavaquinho (=) (8 Semanas) 
4) MARIA RITA - Coração A Batucar (=) (6 Semanas) 
5) IVETE SANGALO - Mais e Mais (-4) (10 Semanas) 
6) TIAGO IORC - Coisa Linda (=) (6 Semanas)
7) DIOGO NOGUEIRA - Sangrando (=) (5 Semanas)  
8) JORGE VERCILLO - Acontecência (=) (10 Semanas) 
9) ROBERTA CAMPOS - Minha Felicidade (+1) (5 Semanas) 
10) MALLU MAGALHÃES - Casa Pronta (+1) (8 Semanas)
11) CASUARINA - Quando Você Deixar (-2) (10 Semanas)
12) ALCEU VALENÇA - Flor De Tangerina (+1) (6 Semanas)  
13) FILIPE CATTO - Depois De Amanhã (+1) (3 Semanas)
14) NANDO REIS - Só Posso Dizer (+1) (3 Semanas)
15) MONIQUE KESSOUS - Pedaço De Ilusão (+1) (3 Semanas) 
16) BABY DO BRASIL - Malandro (+4) (2 Semanas)
17) MARCELO JENECI - Veja Margarida (-5) (12 Semanas)  
18) ANA CAROLINA - Se Manca (+1) (2 Semanas) 
19) ISABELA TAVIANI - Gostoso Demais  (ESTREIA)
20) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (-3) (21 Semanas) 

Saiu:

PAULA LIMA - Mil Estrelas (10 Semanas. Maior posição: 04) 

Agora a parada é comandada pela belíssima música "MAIOR", hit de Dani Black com participação luxuosa de Milton Nascimento. A canção que vinha caindo muito, mas se recuperou tanto a ponto de garantir a primeira posição. Já foi até destaque do TopTulho - na edição 90 (04/09/16). 

Outrossim, temos ainda uma estreia - a de Isabela Taviani, cantando com sua voz cheia de testosterona "Gostoso Demais". Aliás, a cantora está com um projeto lindo: homenagear a grande banda Carpenters com um disco só de canções deles, o "Carpenters Avenue". Isabela entra no lugar de Paula Lima, que infelizmente nos deixa nessa edição com "Mil Estrelas". 

Para o destaque dessa 98a edição, escolhi ninguém menos que o mestre Martinho Da Vila. O clássico sambista pisa por solos Toptulhinescos pela primeira vez, e merece que lhe rendamos as mais sortidas homenagens. Sua filha Mart'nália já é freguesa da seção, mas ele nunca tinha aparecido! 

E vamos combinar que um pouquinho a mais de samba nunca fará mal a ninguém! Levando a medalha de prata pela segunda semana consecutiva, a gente confere agora seu sucesso "Escuta Cavaquinho"! A faixa (um belo samba poético) pertence ao novo disco do cantor, que tem um título que o define muito bem: "De Bem Com A Vida". 


Martinho: a primeira vez do mestre!


ESCUTA CAVAQUINHO
Martinho Da Vila

Escuta, cavaquinho
As minhas preces
Senão o tempo passa e a gente esquece
Esquece de aprontar a fantasia
De celebrar a dor e a alegria

Toca pra que um sonho realize
Ou pelo menos guarde um press release
Pra que no futuro possam ler
Que somos seres que se amam tanto
E que misturam alegria e tanto

Eu violão, você cavaquinho
Eu canção, você no chorinho
Sem acordar
Será noite ou será dia?
Felicidade, uma utopia
Que a gente curtia e vivia no presente
Nesse país que toda eternidade
Com esse sol desfilando em carro aberto
E o futuro muito incerto
Mas já cheio de saudade...



Tá cansado de tanta música hoje? Mas guenta só mais um pouquinho, pois agora começa o...


Dando sequência à análise dos anos da década de 50 aqui no TopTulho Musical do Passado, agora resgatamos o insosso ano de 1952. 

Não tivemos grandes acontecimentos no referido ano. Nos EUA, foi explodida a primeira bomba de hidrogênio nas ilhas Marshall, no atol Eniwetok, no oceano Pacífico. 

A Grécia e a Turquia aderem à NATO, que era uma aliança militar intergovernamental que visava estabelecer um sistema de defesa colectiva criada 3 anos antes.

Já aqui no Brasil,

aconteceu um grave acidente ferroviário em Anchieta, na cidade do Rio de Janeiro, que deixou 119 mortos e mais de 200 feridos.

Nos cinemas, foi o ano do clássico dos clássicos "Cantando Na Chuva", com Gene Kelly no auge de sua popularidade e talento, Ainda: Tico Tico No Fubá, Quo Vadis, Tudo Azul, Arrancada De Morte, Uma Aventura Na Índia, dentre outros...

Os sucessos internacionais de 1952 foram...

ANTON KARAS - The Third Men Theme
ESTER DE ABREU - Coimbra
FRANK WAXMAN - A Place In The Sun
FRANKIE LAINE - Jezebel
GEORGIA GIBBS - Kiss Of Fire
GUY MITCHELL - My Truly, Truly Fair
JANE TURZY - Good Morning Mister Echo
JOE FINGERSS CARR - Down Yonder
JOHNNIE RAY & FOUR LADS - The Little White Cloud That Cried
LEROY ANDERSON - Blue Tango
LES BAXTER - Coimbra
LES COMPAGNONS DE LA CHANSON - The Three Bells
TONY MARTIN - I Get Ideas

E os nacionais? Você confere viajando agora para...1952!

Há 64 anos...

1) DICK FARNEY - Alguém Como Tu
2) NORA NEY - Ninguém Me Ama
3) MARLENE - Lata D' Água
4) DALVA DE OLIVEIRA - Kalu
5) LINDA BATISTA - Me Deixa Em Paz
6) CARLOS GALHARDO - Mãezinha Querida
7) BLECAUTE - Maria Candelária
8) TRIO CRISTAL/CASCATINHA & INHANA - Índia
9) FRANCISCO ALVES - Serra Da Boa Esperança
10) ANGELA MARIA - Lama
11) 4 ASES E 1 CORINGA - Pescador
12) JORGE GOULART - Dominó
13) ISAURA GARCIA - Nunca
14) ORLANDO SILVA - Baião Caçula
15) LÚCIO ALVES - Sábado Em Copacabana
16) CARMEN COSTA - Busto Calado
17) VIRGINIA LAINE - Sassaricando
18) DORIVAL CAYMMI - Não Tem Solução
19) DÓRIS MONTEIRO - Quantas Vezes
20) LUIZ GONZAGA - Paraíba

MENÇÕES HONROSAS:

4 ASES E 1 CORINGA - Apanhador De Papel
ADELAIDE CHIOZZO - É Noite, Morena
ADELAIDE CHIOZZO - Minha Casa
ALBERTINHO FORTUNA - Mano a Mano
AUGUSTO CALHEIROS - Serenata Matuta
AUGUSTO CALHEIROS - Sonhando Ao Mar
BLECAUTE - Ai Cachaça
CARLOS GALHARDO - Arrasta O Pé Moçada
CARLOS GALHARDO - Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda
CARMEN COSTA & COLÉ - Cachaça Não É Água
CASCATINHA & INHANA - Meu Primeiro Amor
CRISTINA MARISTANY - Canção Da Guitarra
DALVA DE OLIVEIRA - Ai Yoyo (Linda Flor)
DALVA DE OLIVEIRA - Brasil Saudoso
DALVA DE OLIVEIRA - Carinhoso
DALVA DE OLIVEIRA - Fim De Comédia
DALVA DE OLIVEIRA - Poeira Do Chão
DILU MELO - Maravia
DIRCINHA BATISTA - Alguém Como Tu
DIRCINHA BATISTA - Máscara Da Face
DIRCINHA BATISTA - Mundo Cego
DUOL BRASIL MORENO - Chalana
FRANCISCO ALVES - A Mulher Do Meu Amigo
FRANCISCO ALVES - Canção Da Criança
FRANCISCO CARLOS - Vestido De Noiva
GILBERTO ALVES - Charmaine
GILBERTO MILFONT - As Aparências Enganam
HEBE CAMARGO - Índia
HOMERO MARQUES - Feiticeira
JOÃO DIAS - Divórcio
JORGE GOULART - Mundo De Zinco
LINDA BATISTA - Risque
LURDINHA BITTENCOURT - Perdoar
MARLENE - Amanhã Será Tarde Demais
MARLENE - Luz De Vela
MARLENE - Só Se Fala Na Baiana
NELSON GONÇALVES - Confete Dourado
NORA NEY - Amor, Meu Grande Amor
NORA NEY - Menino Grande
ORLANDO CORREIA - Longe De Ti
RISADINHA - Se Eu Errei
ROBERTO PAIVA - A Marcha Do Conselho
STELLINHA EGG - Mais Ninguém
STELLINHA EGG - Quem Sabe?
TRIO DE OURO - Alvorada De Luz
TRIO DE OURO - Conversando Com A Chuva
TRIO DE OURO - O Bonde De Santa Tereza
VICENTE CELESTINO - Ai De Mim!
VICENTE CELESTINO - Até As Flores Mentem
ZÉ DO NORTE - Mulher Rendeira
ZILÁ FONSECA - Balança, Mas Não Cai

COMENTÁRIOS: Marchinhas de carnaval, baião, divas do rádio e verdadeiros barítonos musicais...essa foi a cena musical brasileira de 1952, seguindo linearmente o que se propunha naquele início de década. 

Ou seja, as músicas de 1952 seguiam a linha das de 1950 e 1951! 

Nas edições correspondentes a esses anos, eu homenageei rainhas do rádio e as pus como destaques absolutos. Hoje vamos quebrar um pouco esse estigma e colocar um cantor de sucesso em evidência. 

O nome já sugere uma "americanização" que já vinha acontecendo naquele período, mas Dick Farney surgiu bem antes - como cantor de rádio em 1937! Apostando no talento voz e piano, Dick foi um dos responsáveis a trazer o jazz - ritmo eminentemente norte americano para o nosso país, e o fez lindamente, colocando elementos brazucas nesse estilo musical e alcançando o merecido sucesso. 

Anos depois, Dick se tornaria ainda um dos pioneiros da Bossa-Nova. Mas, por ora, ficamos com seu clássico "Alguém Como Tu', que embalou os corações jovens de nossos avós! ;)




ALGUÉM COMO TU
Jair Amorim e José Maria de Abreu
Dick Farney

Alguém como tu 
Assim como tu, eu preciso encontrar 
Alguém sempre meu 
De olhar como o teu 
Que me faça sonhar 

Amores eu sei 
Na vida eu achei e perdi 
Mas nunca ninguém desejei 
Como desejo a ti

Se tudo acabou 
Se o amor já passou 
Há de o sonho ficar 
Sozinho estarei 
E alguém eu irei procurar

Eu sei que outro amor posso ter 
E um novo romance viver 
Mas sei que também 
Assim como tu 
Mais ninguém

Se tudo acabou 
Se o amor já passou 
Há de o sonho ficar 
Sozinho estarei 
E alguém eu irei procurar

Eu sei que outro amor posso ter 
E um novo romance viver 
Mas sei que também 
Assim como tu 
Mais ninguém

TH - Que Declaração, hein??


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...