domingo, 11 de setembro de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 92!


Mais um TopTulho no ar, hoje, no fatídico dia 11 de Setembro, vamos com a edição de número 92 de sua parada favorita de música brasileira!

Aqui vocês já sabem: músicas de MPB ou rock brasileiro (e mais estilos afins - tem ainda axé, reggae e funk carioca, por exemplo) que estão em evidência nas principais mídias especializadas são compiladas aqui. Já tem muitas músicas de sertanejo universitário e funk na mídia, pelo menos aqui vocês tem um espacinho destinado a outro tipo de música...

Curiosamente, eu que venho criticando tanto o funk brazuca, hoje trago como destaque uma das melhores representantes do estilo, com conteúdo, ginga e muita sapiência musical. A bem da verdade, uma lição de como se fazer notável no estilo, dando aula para Ludmillas e Anitas da vida: a minha amada Fernanda Abreu, aniversariante da semana, mestra hoje no chamado "samba-funk" e uma linda por excelência, que, aliás, hoje alcançou a primeira posição de nossa parada, desbancando Ivete Sangalo, com a deliciosa "Saber Chegar"!

Ainda falando da parada, não teve nenhuma estreia essa semana, ou seja, as 20 músicas que estavam na edição anterior permanecem nessa! Vamos conferir como ficou?

TOPTULHO MUSICAL # 82! - 11/09/2016

1) FERNANDA ABREU - Saber Chegar (+1) (10 Semanas)   
2) NANDO REIS/2REIS - O Mundo É Bão Sebastião (+1) (9 Semanas)
3) DJAVAN - Ânsia De Viver (+5) (6 Semanas)  
4) IVETE SANGALO - Mais e Mais (+3) (5 Semanas) 
5) NATIRUTS - Dou Não Dou (+1) (9 Semanas)     
6) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (-1) (15 Semanas)
7) CASUARINA - Quando Você Deixar (+8) (4 Semanas) 
8) IVETE SANGALO - O Farol (-7) (12 Semanas) 
9) MARCELO JENECI - Veja Margarida (+3) (7 Semanas) 
10) VANDER LEE - Mutirão De Amor (+3) (5 Semanas)
11) PAULA LIMA - Mil Estrelas (+5) (5 Semanas) 
12) ROBERTA SÁ - Me Erra (-8) (11 Semanas) 
13) MARTINHO DA VILA - Escuta Cavaquinho (+5) (2 Semanas)
14) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (-3) (12 Semanas) 
15) JORGE VERCILLO - Acontecência (+4) (4 Semanas)
16) MALLU MAGALHÃES - Casa Pronta (+1) (2 Semanas)
17) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (-8) (11 Semanas)   
18) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (-8) (15 Semanas) 
19) FREJAT - Mais Do Que Tudo (-5) (7 Semanas)  
20) THAÍS MACEDO - Nós Dois e Nada Mais (=) (2 Semanas)


***NÃO SAIU NENHUMA MÚSICA NESSA EDIÇÃO***

Olha, eu sei que já me rasguei de elogios a Fernanda Abreu, mas acreditem: é merecido! Foram 10 anos sem lançar disco nenhum (o último foi o MTV Ao Vivo), e ela agora volta reenergizada e disposta a reassumir seu lugar no mundo da música brasileira. Seu novo álbum, "Amor Geral" tem uma pegada pop muito bacana, sem deixar o funk que é sua marca registrada. 

Trata-se de um disco autoral e muito bem produzido. O primeiro single, "Outro Sim', não foi tão bem sucedido (nem entrou aqui na parada do TopTulho), mas "Saber Chegar" chegou chegando e hoje comanda nossa seleção, e é com esse "charm" que vocês ficam agora!



Fernanda: a volta triunfal, uma década depois!


SABER CHEGAR
Fernanda Abreu
Donatinho
Tibless
Play Pires

Tá tudo aí pra nós
Agora é só deixar rolar
A vida não espera
O tempo não vai parar

O amor é um jogo arriscado
Não quer saber se é certo ou errado
Chega perto e fica do meu lado
Que eu vou apagar a luz

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

Tá tudo aí pra nós
É só você imaginar
A cena é de cinema
Fico sem respirar

O tempo é o nosso aliado
Não quer saber se é certo ou errado
Ter você por perto do meu lado
É tudo que eu sempre quis

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar

E tudo vai clarear
Mostrar que vale a pena
Que é só saber chegar
Saber chegar




Charmosa, não? Mas ainda não acabou...se ligue aí que agora vai começar o....


Depois de inúmeros contratempos aqui no blogue, chegamos à conclusão da temporada Anos 60 do TopTulho Do Passado, justamente com o ano de 1969! E depois, o que vem? Os mais atentos já viram que já anunciei na edição 89 do TopTulho: a partir da próxima semana, trarei os "Anos Dourados", ou seja, debulharemos a década de 50 por aqui! Vai ser MUUUITO LEGAL!!! Mas, primeiro, falemos de 69 (ops...).

Curiosamente, a alcunha do ano de 1969 é, segundo os próprios historiadores, "o ano em que tudo aconteceu".  Talvez o que primeiro vem à mente de todo mundo foi a chegada do homem à lua, fato que hoje ainda provoca descrença nos mais conservadores. Pois é, em 20 de Julho de 1969, a Apolo XI chega à Lua e Neil Armstrong e Edwin Aldrin são os primeiros homens a pisar solo lunar; Michael Collins fica em órbita lunar no módulo de comando.

Foi também o ano em que ocorreu a primeira exibição do conceituado grupo humorístico britânico Monty Python, referência no gênero por muitos anos!

Ainda sobre o mundo, o trecho do site "Reflexões Voláteis" traduz muito bem o que estava acontecendo>

"Definitivamente o ano de 1969 foi um ano que entrou para a história do Brasil e do mundo, era um ano no qual a guerra fria ainda imperava e que um dos seus principais símbolos estava no auge, a guerra do Vietnã; a sociedade norte-americana ainda vivia um intenso período de conflitos raciais enquanto assistia ao crescimento de um forte movimento de contracultura, os hippies, que encontrou seu momento máximo ao final dos ano 60 nos EUA e começou a se espalhar pelo mundo ao longo dos anos 70."

No Brasil amante de futebol, assistimos ao milésimo gol de Pelé, numa partida contra o Vasco da Gama no Maracanã (um gol de pênalti). Tal marca só seria quebrada por Romário, em 2007!

Ainda em terra brazuca, que estava no auge do Tropicalismo, vimos o injusto exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil, expoentes máximos do movimento musical que casou com o clima combativo à ditadura que ainda assolava o país e fazia com que inúmeros jovens reacionários (aqui, no sentido de rebeldia contra o injusto sistema ditatorial) morressem ou desaparecessem em exílios. "Brasil, ame-o ou deixe-o", e "Ninguém Segura Esse País", eram os slogans do governo covarde, e ambos os artistas - considerados deveras subversivos, acabaram tendo essa punição. Mais um trecho do site "Reflexões Voláteis":  "Tortura, censura, terror, medo, caos, de um lado o governo militar que tudo podia do outro uma esquerda radical armada, tudo isso culminou no primeiro caso de sequestro de um embaixador no mundo, o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick. Sem dúvida nenhuma esse foi o maior ato de guerrilha, por assim dizer, realizado durante a ditadura militar e esse sequestro tinha como objetivo a libertação de 15 presos políticos que no final das contas foram libertados visto que depois de muita história o governo cedeu às exigências do grupo."

Também em 1969, no mundo do jornalismo, foram criados dois expoentes gigantes (e opostos, politicamente falando): do lado da Esquerda, o jornal O PASQUIM, que se tornou a principal arma jornalística opositora da Ditadura Militar, que o fazia com publicações bem humoradas e inteligentes. Já do lado da Direita, nasceu o JORNAL NACIONAL, da Rede Globo, que vigora até hoje, alienando os telespectadores de forma extremamente programada em horário nobre. 

Nos cinemas: "Uma Cidade Contra o Xerife", "Butch Cassidy", "Os Amantes Do Perigo", "Sem Destino", "007, A Serviço de Sua Majestade', "Perdidos Na Noite", "Detetive Marlowe em Ação", "Um Golpe À Italiana", dentre muitos outros!

No mundo das novelas, "Rosa Rebelde", "Nino, o Italianinho", "A Cabana Do Pai Tomás", "Véu De Noiva", dentre outras!

Na música mundial, foi o ano do evento épico que mais sintetizou o espírito do "Sexo, Drogas e Rock N' Roll": o Festival Woodstock, com os melhores nomes da música da época, em especial o dileto estilo do rock! Também nesse ano, 3 discos épicos foram lançados: a ópera-rock "Tommy", do grupo The Who, o primeiro disco do Led Zeppelin e o "Abbey Road" dos Beatles. 

Alguns sucessos internacionais:

5TH DIMENSION - Aquarius/Let The Sunshine In
ARETHA FRANKLIN - I Say A Little Prayer
BEATLES - Get Back
BEATLES - Hey Jude
BEATLES - The Ballad Of John And Yoko
BEE GEES - I Started A Joke
BEE GEES - Tomorrow, Tomorrow
BLOOD, SWEAT & TEARS - You've Made Me So Vert Happy
CLASSICS IV - Traces
CREEDANCE CLEARWATER REVIVAL - Proud Mary
FRANK SINATRA - My Way
JANE BIRKIN & SERGE GAINSBURG - Jet' Aime Moi Non Plus (tema dos moteis)
JOE COCKER - With A Little Help From My Friends
JOHNNY NASH - Hold Me Tight
MALCOMN ROBERTS - Love Is All
MARVIN GAYE - I Heard Through The Grapevine
MARY HOPKINS - Those Were The Days
O.C. SMITH - Little Green Apples
ROLLING STONES - Honky Tonky Women
STEPPENWOLF - Born To Be Wild
STEPPENWOLF - Magic Carpet Ride
STEVE WONDER - My Cherie Amour
THE ARCHIES - Sugar Sugar
THE FLYING MACHINE - Smile a Little Smile For Me
THE MARMALADE - Reflections Of My Life
TOMMY JAMES & THE SHONDELLS - Crimson And Clover
YOUNGBLOOD - Get Together

Dentre tantas outras...
...e aqui no Brasil? A gente confere....AGORA! Viajando para 1969!!

Há 47 anos...

1) ROBERTO CARLOS - As Curvas Da Estrada De Santos
2) GILBERTO GIL - Aquele Abraço 
3) MARTINHO DA VILA - Casa De Bamba 
4) TAIGUARA - Hoje
5) MARCOS VALLE - Mustang Cor De Sangue
6) CAETANO VELOSO & GAL COSTA - Que Pena
7) NELSON NED - Tudo Passará
8) EVINHA - Casaco Marrom
9) GAL COSTA - Não Identificado
10) ERASMO CARLOS - Sentado À Beira Do Caminho
11) JORGE BEN - Charles, Anjo 45
12) WANDERLEY CARDOSO - Socorro, Nosso Amor Está Morrendo
13) JAIR RODRIGUES - O Conde
14) MILTON NASCIMENTO - Sentinela
15) OS MUTANTES - Fuga nº II
16) CAETANO VELOSO - Irene
17) DORIS MONTEIRO - Mudando De Conversa
18) ELIS REGINA - Nega Do Cabelo Duro
19) JORGE BEN & TOQUINHO - Que Maravilha!
20) WILSON SIMONAL - Meia-Volta (Ana Cristina)

MENÇÕES HONROSAS:

AGNALDO TIMÓTEO - Eu Vou Sair Pra Buscar Você
ARY TOLEDO - O Que Será Que As Outras Tem Que a Linda Não Tem?
CAETANO VELOSO - Atrás Do Trio Elétrico
CARMEN SILVA - Onde Estão Aqueles Dias?
CLARA NUNES - Casinha Pequenina
CLAUDIO FONTANA - Adeus Ingrata
DORIS MONTEIRO - Do-Re-Mi
ELIS REGINA - Madalena
EVINHA - Cantiga Por Luciana
JAIR RODRIGUES - Leva O Mey Samba
JORGE BEN - Cadê Teresa?
JORGE BEN - Domingas
JORGE BEN - Minha Menina
LEILA SILVA - Chiclete Com Banana
LENO - A Festa Dos Saeus 15 Anos
MARTINHO DA VILA - O Pequeno Burguês
OS MUTANTES - 2001
OS ORIGINAIS DO SAMBA - Cadê Teresa?
OSVALDO NUNES - Levanta A Cabeça
PAULINHO DA VIOLA - Sinal Fechado
REGININHA - Teletema
ROBERTO CARLOS - As Flores Do Jardim De Nossa Casa
ROBERTO CARLOS - Eu Disse Adeus
ROBERTO CARLOS - Sua Estupidez
RONNIE VON - Silvia 20 Horas Domingo
VOX DEORUM - Se O Telefone Tocar

COMENTÁRIOS:  Com samba, Bossa, Tropicália e Jovem Guarda, encerramos aqui a temporada anos 60 do TopTulho Musical do Passado. 

O Rei Roberto Carlos teve destaque ao longo de toda a década de 60, e é justamente nesse último ano da saga que encontramos ele em primeiro lugar - o romantismo necessário para tornar um pouco mais suportáveis esses anos de chumbo. 

Bem certo que o rei - que estrelou filmes, fez shows homéricos, vendeu discos como água e causou encanto em moças donzelas e apaixonadas por sua figura - também auxiliou, ainda que inconscientemente - a alienar um pouco as pessoas em relação ao duro momento político que se viveu, mas ele deu frutos a canções memoráveis e reproduzidas até hoje por interpretes diversos,

Vamos dar um desconto, vai...o Rei é o Rei, bicho!



O Rei e a alienação necessária.


AS CURVAS DA ESTRADA DE SANTOS
Roberto Carlos e Erasmo Carlos
Se você pretende saber quem eu sou
Eu posso lhe dizer
Entre no meu carro na Estrada de Santos
E você vai me conhecer
Você vai pensar que eu
Não gosto nem mesmo de mim
E que na minha idade
Só a velocidade anda junto a mim

Só ando sozinho e no meu caminho
O tempo é cada vez menor
Preciso de ajuda, por favor me acuda
Eu vivo muito só

Se acaso numa curva
Eu me lembro do meu mundo
Eu piso mais fundo, corrijo num segundo
Não posso parar

Eu prefiro as curvas da Estrada de Santos
Onde eu tento esquecer
Um amor que eu tive e vi pelo espelho
Na distância se perder

Mas se amor que eu perdi
Eu novamente encontrar, oh
As curvas se acabam e na Estrada de Santos
Não vou mais passar
Não, não vou mais passar, oh

Eu prefiro as curvas da Estrada de Santos
Onde eu tento esquecer
Um amor que eu tive e vi pelo espelho
Na distância se perder

Mas se amor que eu perdi
Eu novamente encontrar, oh, oh
As curvas se acabam e na Estrada de Santos
Eu não vou mais passar
Não, não, não, não, não, não

Na Estrada de Santos as curvas se acabam
E eu não vou mais passar
Não, não, não
Oh, na Estrada de Santos as curvas se acabam


TH - Até os anos 50!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...