domingo, 4 de setembro de 2016

TOPTULHO MUSICAL #90! e #91! (Especial Gonzaguinha)



Luiz Gonzaga dizia que seu filho, Luiz Gonzaga Junior (o nosso Gonzaguinha), fazia "música de comunista". Esse foi apenas um dos ponteiros no qual pai e filho conflitavam. Com todo o respeito ao Rei do Baião, a quem também ouço desde moleque (graças à infância nordestina, musical forte e atuante, e às serestas de meu avô e pai, dois grandes violeiros), eu fico com o filho. 

O sensível eu-lírico feminino (hoje em dia, baby, eu-lírico unissex...mas naquela época, a letra apaixonada que fazia - com tamanha sensibilidade e entrega, era mais afeita às mulheres), as composições fortes, contundentes, patrióticas, cercadas de críticas político-sociais, são minha praia, E minha relação com Gonzaguinha - se flor buscar na raiz, é bem mais antiga. Lembro de meu pai colocando "Lindo Lago Do Amor' na fita cassete do carro e eu ficando extasiado com aquela gaita e aquela voz que sempre me foi tão familiar, tão minha...E o hino "O Que É, O Que É", então? Executado à exaustão nas rádios dos meus 3, 4 anos de idade, me causava coisa boa. Alia-se ao fato dele parecer fisicamente com meu velho...Como já ouvi dizer (não lembro quem), esses mistérios musicais da afinidade são poderosos...

Bom, eu cresci e minha relação de identidade com Gonzaguinha me acompanhou. Descobri composições maravilhosas suas na voz de grandes interpretes - principalmente femininas, e fiquei extasiado e satisfeito por serem dele. 

Um cara que eu posso dizer, com toda convicção: admiro PRA CARALHO!!

O TopTulho hoje tem o prazer de prestar a linda homenagem a esse carioca que nos deixou tão precocemente, e de quem sentimos tanta saudade....



O EnTHulho perguntou, nas redes sociais, quais as preferidas de Gonzaguinha, na visão dos internautas, e o resultado foi.....ESSE!


1) É (Álbum "Corações Marginais", de 1988)
2) LINDO LAGO DO AMOR (Álbum "Grávido", de 1984)
3) O PRETO QUE SATISFAZ (Álbum "Gonzaguinha Da Vida", de 1979)
4) E VAMOS À LUTA (Álbum "De Volta Ao Começo", de 1980)
5) EXPLODE CORAÇÃO (Álbum "Gonzaguinha Da Vida", de 1979)
6) SANGRANDO (Álbum "De Volta Ao Começo", de 1980)
7) O QUE É, O QUE É?  (Álbum "Caminhos Do Coração", de 1982)
8) NUNCA PARE DE SONHAR (Álbum "Grávido", de 1984)
9) UM HOMEM TAMBÉM CHORA (GUERREIRO MENINO) (Álbum "Alô Alô Brasil", de 1983)
10) REDESCOBRIR (Álbum "Coisa Maior De Grande - Pessoa", de 1981)
11) CAMINHOS DO CORAÇÃO (Álbum "Caminhos Do Coração", de 1982)
12) COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ (Álbum "Começaria Tudo Outra Vez", de 1976)
13) ESPERE POR MIM MORENA (Álbum "Começaria Tudo Outra Vez", de 1976)
14) DIGA LÁ, CORAÇÃO (Álbum "Gonzaguinha Da Vida", de 1979)
15) GRITO DE ALERTA (Álbum "De Volta Ao Começo", de 1980)
16) MAMÃO COM MEL (Álbum "Olho de Lince/Trabalho de Parto, de 1985)
17) DE VOLTA AO COMEÇO (Álbum "De Volta Ao Começo", de 1980)
18) PONTO DE INTERROGAÇÃO (Álbum "De Volta Ao Começo", de 1980)
19) A FELICIDADE BATE À SUA PORTA (Álbum "Luiz Gonzaga Jr., de 1973)
20) RECADO (Álbum "Geral", de 1987)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) EU APENAS QUERIA QUE VOCÊ SOUBESSE 
22) FELIZ
23) VIDA DE VIAJANTE
24) UM ABRAÇO ETERNO EM VOCÊ, VIU, MÃE?
25) DEIXA DILSON E VAMOS NELSON
26) MOLEQUE
27) ASSUM PRETO
28) EU NEM LIGO
29) LIBERTAD MARIPOSA 
30) TEM DIA QUE A NOITE É ASSIM MESMO
31) MARAVIDA
32) SIMPLES SAUDADE
33) PALAVRAS

MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS:

A MARCHA DO POVO DOIDO
AFRICÁSIAMÉRICA
ALÔ ALÔ BRASIL
AMANHÃ OU DEPOIS
APENAS MULHER
ASSIM SEJA, AMÉM
AVASSALADORA
CHÃO, PÓ, POEIRA
COMPORTAMENTO GERAL
DESENREDO
É PRECISO
FALA BRASIL
FELICIDADE
FESTA E SOLIDÃO
GÁS NEON
GRÁVIDO
JORNADA DO PRAZER
LEMBRANÇAS DA PRIMAVERA
LINDO
MENINOS, EU VI
MEU CORAÇÃO É UM PANDEIRO
MEU SEGREDO
MINHA AMADA DOIDIVANA
NEM O POBRE, NEM O REI
O COMEÇO
O QUE FOI FEITO DEVERA
O QUE IMPORTA?
PARADA OBRIGATÓRIA PRA PENSAR
PETÚNIA RESEDÁ
POIS É, SEU ZÉ
POR AÍ
POR UM SEGUNDO
QUESTÃO DE FÉ
SEMPRE EM TEU CORAÇÃO
SER, FAZER, ACONTECER
SIM, QUERO VER
TÁ CERTO DOUTOR
TANACARA
TODO DIA
UM SORRISO NOS LÁBIOS




ÓTimo resultado, fruto de muito bom gosto dos internautas leitores do EnTHulho e fãs do mestre. 
Agora é hora de ficarmos com o nosso primeiro lugar, a patriótica "É", um samba de primeira que cai como uma luva para o momento político que estamos vivendo!

Mais uma vez, muito obrigado, pessoal!!






Gostaram da homenagem? Foi revigorante passar a limpo a carreira desse saudoso artista, mas ainda não acabou não! Agora a gente tem o...


Chegou a hora de conferir a parada contemporânea, o seu TopTulho!

Semana passada eu estava fazendo um concurso e não houve TopTulho por esse motivo. Já essa semana, a gente teve a blasfêmia da deposição golpística da nossa presidenta Dilma Roussef, que sofreu o impeachment por meio de um golpe de Estado, pelas chamadas "pedaladas fiscais", Foi tão golpe que Michel Temer, seu Judas, já fez com que as tais pedaladas não representassem crimes de responsabilidade agora que seu mandato está em vigência. E o povo, de inocente útil, o aplaude. Pois bem, enquanto tem internet livre (já que nossa Democracia está ameaçada), eu faço valer meu direito de criticar, mesmo que seja num blogue musical. Dilma, sempre estarei com você!

Voltando ao TopTulho, aqui você já sabe: semanalmente dou um giro nas plataformas especializadas em música popular brasileira e vejo o que está em destaque, e monto a parada. Na semana passada, que não teve TopTulho, a parada ficaria desse jeito:

TOPTULHO MUSICAL #90! -  28/08/16

1) IVETE SANGALO - O Farol (+1) (10 Semanas) 
2) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (-1) (13 Semanas) 
3) FERNANDA ABREU - Saber Chegar (+4) (8 Semanas) 
4) ROBERTA SÁ - Me Erra (=) (9 Semanas)    
5) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (-2) (13 Semanas)  
6) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (-3) (10 Semanas)  
7) NANDO REIS/2REIS - O Mundo É Bão Sebastião (+3) (7 Semanas)
8) NATIRUTS - Dou Não Dou (=) (7 Semanas) 
9) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (=) (9 Semanas)  
10) DJAVAN - Ânsia De Viver (+1) (4 Semanas)  
11) IVETE SANGALO - Mais e Mais (+4) (3 Semanas)
12) MARCELO JENECI - Veja Margarida (=) (5 Semanas)
13) VANDER LEE - Mutirão De Amor (+4) (3 Semanas)
14) FREJAT - Mais Do Que Tudo (-1) (5 Semanas)  
15) ZECA BALEIRO - Era Domingo (-1) (19 Semanas) 
16) MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (-10) (13 Semanas) 
17) CASUARINA - Quando Você Deixar (+2) (2 Semanas)
18) PAULA LIMA - Mil Estrelas (=) (3 Semanas)
19) JORGE VERCILLO - Acontecência (+1) (2 Semanas)
20) ILLY - Só Eu E Você (-4) (6 Semanas)

Como viram, nenhuma estreia no TopTulho que iria ao ar semana passada. O destaque foi a musa Ivete Sangalo ter chegado ao primeiro lugar com "O Farol", tema da novela das sete, "Haja Coração" (aliás, uma das poucas músicas que prestam naquela trilha sonora tenebrosa). Vamos, então, ficar com Ivetão para representar esse TopTulho que não foi ao ar!


O FAROL
Ivete Sangalo

Claro que o azul vai adormecer o dia
Vai vir a noite, aproveite e liberte as suas fantasias
Eu posso ser o seu vampiro
Eu posso ser o seu anjo bom
Então relaxe baby, mate sua sede, curta o meu som

Quando você tá perto tempo voa
O clima rola numa boa
Quero ficar contigo até o dia clarear

O sol vai brilhar inteiro pra nós
Eu quero o farol dos teus olhos
Iluminando a minha vida







Visto isso, vamos ao TopTulho de HOJE!

Ivete permanece na primeira posição, e temos três grandes estreias: Thaís Macedo (velha conhecida do TopTulho) e os debutantes em nossa parada Martinho Da Vila e Mallu Magalhães! Eles entram no lugar de Zeca Baleiro, Marisa Monte & Dadi e Illy, que nos deixam. 

Eles já estão há 10 semanas conosco. Um representante da velha guarda da MPB (Milton Nascimento) se une a um novo (Dani Black) e ambos provam que a reunião de diferentes gerações gera música boa. Aliás, MARAVILHOSA! O destaque de hoje, assim, vai pra música "Maior", que você confere logo após ver como ficou a parada do dia!

TOPTULHO MUSICAL # 91! - 04/09/16

1) IVETE SANGALO - O Farol (=) (11 Semanas) 
2) FERNANDA ABREU - Saber Chegar (+1) (9 Semanas)  
3) NANDO REIS/2REIS - O Mundo É Bão Sebastião (+4) (8 Semanas)
4) ROBERTA SÁ - Me Erra (=) (10 Semanas)    
5) TIAGO IORC & SANDY - Me Espera (-3) (14 Semanas) 
6) NATIRUTS - Dou Não Dou (+2) (8 Semanas)   
7) IVETE SANGALO - Mais e Mais (+4) (4 Semanas)
8) DJAVAN - Ânsia De Viver (+2) (5 Semanas)  
9) MILTON NASCIMENTO & DANI BLACK - Maior (=) (10 Semanas)  
10) BABY DO BRASIL, SÉRGIO MENDES & ROGÉRIO FLAUSINO - Se Ligaê (-5) (14 Semanas) 
11) MONIQUE KESSOUS - Eu Sem Você (-4) (11 Semanas) 
12) MARCELO JENECI - Veja Margarida (=) (6 Semanas)
13) VANDER LEE - Mutirão De Amor (=) (4 Semanas)
14) FREJAT - Mais Do Que Tudo (=) (6 Semanas)  
15) CASUARINA - Quando Você Deixar (+2) (3 Semanas) 
16) PAULA LIMA - Mil Estrelas (+2) (4 Semanas)
17) MALLU MAGALHÃES - Casa Pronta (ESTREIA)
18) MARTINHO DA VILA - Escuta Cavaquinho (ESTREIA)
19) JORGE VERCILLO - Acontecência (=) (3 Semanas)
20) THAÍS MACEDO - Nós Dois e Nada Mais (ESTREIA)

Saíram:

ZECA BALEIRO - Era Domingo (19 Semanas. Maior posição: 01) 
MARISA MONTE & DADI - Da Aurora Até O Luar (13 Semanas. Maior posição: 06)
ILLY - Só Eu E Você (6 Semanas. Maior posição: 16) 




MAIOR
(Milton Nascimento e Dani Black)

Eu sou maior do que era antes
Estou melhor do que era ontem
Eu sou filho do mistério e do silêncio
Somente o tempo vai me revelar quem sou
As cores mudam
As mudas crescem
Quando se desnudam
Quando não se esquecem
Daquelas dores que deixamos para trás
Sem saber que aquele choro valia ouro
Estamos existindo entre mistérios e silêncios
Evoluindo a cada lua a cada sol
Se era certo ou se errei
Se sou súdito se sou rei
Somente atento à voz do tempo saberei


TH - Que Setembro seja luz!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...