domingo, 24 de abril de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 72 (Especial Marisa Monte!!!)


A primeira musa, a gente não esquece!!

Lembro que conheci MM num show televisionado, na finada Rede Manchete, e minhas memórias infantis fixaram especialmente em seu biotipo: morena muito branca, com cabelos longos e cacheados - meu biotipo preferido de mulheres!!

Mas fui conhecendo sua obra aos poucos e o auge, pra mim, foi o a obtenção dos cds "Mais" (meu preferido) e o "Verde, Anil, Amarelo, Cor-De-Rosa e Carvão", obras primas insuperáveis da cantora e compositora. E MM se tornou fácil a minha primeira diva, aquela que sempre vai ter um cantinho especialmente reservado num pedestal!

A união só poderia ser boa: uma voz linda, composições herméticas e sisudas, interpretações magistrais. Seu gesticular, pra mim, é único dentre as cantoras de MPB. 

Um lado que não curto: seus hiatos. Sim, pruma boa obra sair, ela deve ser lapidada ao máximo, mas MM leva isso muito ao pé da letra e a gente espera, espera...e quando vem uma obra que não corresponde à ampliadíssima expectativa, a gente se frustra muito mais! Mas tá tudo bem. Ela pode tudo, e a magnitude está a seu favor!

O EnTHulho Musical orgulhosamente apresenta o TOPTULHO MUSICAL MARISA MONTE!!




Ocorrida no dia 20 de Abril (quarta-feira), a votação se deu nas rede sociais, e seguiu bastante acirrada, a ponto de quase haver um empate na primeira posição - o que não houve por um mísero votinho!! rs

O resultado me surpreendeu - imaginei que houvesse um consenso pelos primeiros álbuns, mas muitas das maiores posições foram, na verdade, dos últimos de Marisa. Dentre as vinte primeiras posições, não houve representantes dos álbuns "Universo ao meu Redor"(2006) e "Barulhinho Bom"(1996). 

A eleição também levou em conta a fase Tribalistas da cantora (2002-2003-2004). O resultado foi esse:

1) BEM QUE SE QUIS (Álbum MM, de 1988)
2) AMOR I LOVE YOU (Álbum "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, de 2000)
3) AINDA BEM (Álbum "O Que Você Quer Saber de Verdade", de 2011)
4) DEPOIS (Álbum "O Que Você Quer Saber de Verdade", de 2011)
5) NA ESTRADA (Álbum "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão", de 1994)
6) INFINITO PARTICULAR (Álbum "Infinito Particular", de 2006)
7) VILAREJO (Álbum "Infinito Particular", de 2006)
8) DIARIAMENTE (Álbum "Mais", de 1991)
9) SEGUE O SECO (Álbum "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão", de 1994)
10) BEIJA EU (Álbum "Mais", de 1991)
11) A SUA (Single promocional do "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor Ao Vivo, de 2001)
12) DANÇA DA SOLIDÃO (Álbum "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão", de 1994)
13) VELHA INFÂNCIA (Álbum "Tribalistas", de 2002)
14) GENTILEZA (Álbum "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, de 2000)
15) DE MAIS NINGUÉM (Álbum "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão", de 1994)
16) GRÃO DE AMOR (Álbum "Tribalistas", de 2002)
17) É VOCÊ (Álbum "Tribalistas", de 2002)
18) EU SEI (Álbum "Mais", de 1991)
19) NÃO É FÁCIL (Álbum "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, de 2000)
20) O QUE ME IMPORTA (Álbum "Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, de 2000)

TAMBÉM FORAM VOTADAS:

21) PASSE EM CASA (Tribalistas)
22) NÃO VÁ EMBORA
23) ANDO MEIO DESLIGADO
24) JÁ SEI NAMORAR (Tribalistas)
25) AINDA LEMBRO (Com Ed Motta)
26) ENQUANTO ISSO
27) MARIA DE VERDADE
28) TEMA DE AMOR
29) GIVE ME LOVE
30) EU TE AMO, EU TE AMO, EU TE AMO...
31) O XOTE DAS MENINAS
32) CARNAVÁLIA (Tribalistas)
33) O AMOR É FEIO (Tribalistas)
34) TRIBALISTAS (Tribalistas)
35) BORBOLETA
36) O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE?
37) NEGRO GATO
38) SOU SEU SABIÁ
39) MARY CRISTO (Tribalistas)
40) PANIS ET CIRCENSES
41) NU COM A MINHA MÚSICA
42) ROSA
43) SPEAK LOW
44) ONDE VOCÊ MORA?
45) TUDO PELA METADE
46) BUSY MAN (Com Carlinhos Brown)
47) LIFE GODS (Com Gilberto Gil)
48) PRECISO ME ENCONTRAR

MÚSICAS RELEVANTES NÃO VOTADAS:

A LENDA DAS SEREIAS
AO MEU REDOR
ALTA NOITE
ARREPIO
BEM LEVE
CARINHOSO (Com Paulinho Da Viola)
CARNAVAL (Com Arnaldo Antunes)
CEDO OU TARDE (Com Cassiano)
COMIDA
CHOCOLATE
DE NOITE NA CAMA
FLORES (Com Titãs)
ILUSÃO
ILUSIÓN (Com Julieta Venegas)
MAGAMALABARES
O AMOR NÃO SABE ESPERAR (Com "Os Paralamas Do Sucesso)
O BONDE DO DOM
ONTEM AO LUAR
PALE BLUE EYES
PARA MAIS NINGUÉM
PERDÃO VOCÊ
PRA SER SINCERO
TEMA DE "NÃO QUERO VER VOCÊ TRISTE" (Com Erasmo Carlos)
TEMPOS MODERNOS
TONELADAS DE DESEJO (Com Timbalada)
UNIVERSO AO SEU REDOR
VERDADE: UMA ILUSAO
VOLTE PARA O SEU LAR





Fiquemos agora com a primeira posição, diretamente do primeiro álbum de Marisa, pro TopTulho Musical!!

BEM QUE SE QUIS
Marisa Monte

Bem que se quis
Depois de tudo
Ainda ser feliz
Mas já não há
Caminhos pra voltar

O que que a vida fez
Da nossa vida?
O que que a gente
Não faz por amor?
Mas tanto faz
Já me esqueci

De te esquecer porque
O teu desejo
É meu melhor prazer
E o meu destino
É querer sempre mais
A minha estrada corre
Pro seu mar

Agora vem pra perto, vem
Vem depressa, vem sem fim
Dentro de mim
Que eu quero sentir
O teu corpo pesando
Sobre o meu
Vem, meu amor, vem pra mim
Me abraça devagar
Me beija e me faz esquecer

Bem que se quis
Depois de tudo
Ainda ser feliz
Mas já não há
Caminhos pra voltar

O que que a vida fez
Da nossa vida?
O que que a gente
Não faz por amor?
Mas tanto faz
Já me esqueci
De te esquecer porque

O teu desejo
É meu melhor prazer
E o meu destino
É querer sempre mais
A minha estrada corre
Pro seu mar

Agora vem pra perto, vem
Vem depressa, vem sem fim
Dentro de mim
Que eu quero sentir
O teu corpo pesando
Sobre o meu
Vem, meu amor, vem pra mim
Me abraça devagar
Me beija e me faz esquecer
Bem que se quis



Espero que tenham gostado...mas ainda tem mais Marisa? Quer saber onde? No...


Como sabem, dia de TopTulho especial não deixa de ser dia de parada contemporânea, que é constituída da compilação das músicas de MPB mais pedidas das principais mídias especializadas!

Na edição de hoje, Zeca Baleiro é a única estreia com "Era Domingo" (hoje também :P). Entra no lugar da Banda do Mar, que nos deixa com "Faz Tempo". Mas a grande surpresa é que, em tempo recorde (três semanas), Marisa Monte chega à primeira posição, desbancando a parceria entre Ana Carolina e Seu Jorge com a nova música "Nu Com A Minha Música", de autoria de Caetano Veloso.  Pra fechar esse especial com chave de ouro!! :D

A música pertence à primeira coletânea oficial da cantora, intitulada "Coleção" e lançada exatamente nesse mês de Abril de 2016. Participam Rodrigo Amarante e Devendra Banhart. Vamos ver como ficou a parada e, logo a seguir, ouvir essa grande novidade de nossa MM!

TOPTULHO MUSICAL # 72 - 24/04/2016

1) MARISA MONTE - Nu Com A Minha Música (+3) (3 Semanas)  
2) ANA CAROLINA & SEU JORGE - Mais Uma Vez (Nós Dois) (-1) (9 Semanas) 
3) JOHNNY HOOKER - Segunda Chance (-1) (10 Semanas)  
4) THIAGO PETHIT - 1992 (-1) (9 Semanas)  
5) GAL COSTA - Ecstasy (+1) (6 Semanas) 
6) DJAVAN - Só Pra Ser O Sol (+4) (7 Semanas)  
7) DIOGO NOGUEIRA - Alma Boêmia (+4) (5 Semanas)  
8) TIÊ & ALEXANDRE CARLO - Isqueiro Azul (=) (8 Semanas) 
9) MARIA RITA - Bola Pra Frente  (+4) (2 Semanas) 
10) CAETANO VELOSO & EMICIDA - Baiana (-5) (10 Semanas) 
11) ARMANDINHO & BEBETO - Menina Do Verão (-2) (11 Semanas) 
12) CAETANO VELOSO - Tropicália (+2) (5 Semanas) 
13) ZÉLIA DUNCAN - Antes Do Mundo Acabar (-1) (6 Semanas) 
14) TITÃS - Desordem (+3) (2 Semanas) 
15) ROBERTA CAMPOS - Casinha Branca (+1) (4 Semanas)   
16) TIAGO IORC - Amei Te Ver (-9) (13 Semanas)
17) ANNA RATTO - Desalento (+1) (3 Semanas)
18) SAMUEL ROSA & LÔ BORGES - Lampejo (+2) (2 Semanas)
19) ZECA BALEIRO - Era Domingo (ESTREIA)
20) FALAMANSA & GABRIEL, O PENSADOR - Cacimba de Mágoa (-5) (10 Semanas)

Saiu:

BANDA DO MAR - Faz Tempo (10 Semanas. Maior posição: 08) 


MM: a primeira coletânea!

NU COM A MINHA MÚSICA
Caetano Veloso
Marisa Monte, Rodrigo Amarante e Devendra Banhart.

Penso em ficar quieto um pouquinho
Lá no meio do som
Peço salamaleikum, carinho, bênção, axé, shalom
Passo devagarinho o caminho
Que vai de tom a tom
Posso ficar pensando no que é bom

Vejo uma trilha clara pro meu Brasil, apesar da dor
Vertigem visionária que não carece de seguidor
Nu com a minha música, afora isso somente amor
Vislumbro certas coisas de onde estou

Nu com meu violão, madrugada
Nesse quarto de hotel
Logo mais sai o ônibus pela estrada, embaixo do céu
O estado de São Paulo é bonito
Penso em você e eu
Cheio dessa esperança que Deus deu


Quando eu cantar pra turba de Araçatuba, verei você
Já em Barretos eu só via os operários do ABC
Quando chegar em Americana, não sei o que vai ser
Ás vezes é solitário viver

Deixo fluir tranqüilo
Naquilo tudo que não tem fim
Eu que existindo tudo comigo, depende só de mim
Vaca, manacá, nuvem, saudade
Cana, café, capim
Coragem grande é poder dizer sim


TH - Ótima semana, pessoal!!  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...