domingo, 10 de abril de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 70!


Passou rápido, mas agora é fato consolidado! O TopTulho é setentão!!!

70 edições de sua parada de música brasileira predileta, constituída pelas músicas de MPB mais pedidas nas principais mídias especializadas!!

Ana Carolina e Seu Jorge seguem liderando a parada mais uma vez com "Mais Uma Vez" (risos). Tivemos ainda duas estreias, de duas cantoras talentosas: Ana Ratto, que entra com "Desalento" e Marisa Monte, que arregaça tudo e já estreia na 12ª posição com seu novo single, "Nu Com A Minha Música". O álbum novo está prometido pro fim do mês!

Para que ocorressem as referidas estreias, nos despedimos de duas parcerias: Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci ("Dia a Dia, Lado a Lado") e Rogê e Seu Jorge ("Presença Firme"). 

Então, vejamos como ficou essa septuagésima edição:

TOPTULHO MUSICAL # 70! - 10/04/2016

1) ANA CAROLINA & SEU JORGE - Mais Uma Vez (Nós Dois) (=) (7 Semanas) 
2) CAETANO VELOSO & EMICIDA - Baiana (=) (8 Semanas) 
3) ARMANDINHO & BEBETO - Menina Do Verão (=) (9 Semanas)
4) JOHNNY HOOKER - Segunda Chance (=) (8 Semanas)
5) THIAGO PETHIT - 1992 (+1) (7 Semanas)
6) TIAGO IORC - Amei Te Ver (-1) (11 Semanas)   
7) GAL COSTA - Ecstasy (+1) (4 Semanas)
8) TIÊ & ALEXANDRE CARLO - Isqueiro Azul (+3) (6 Semanas) 
9) FALAMANSA & GABRIEL, O PENSADOR - Cacimba de Mágoa (+1) (8 Semanas)
10) DJAVAN - Só Pra Ser O Sol (+2) (5 Semanas)  
11) BANDA DO MAR - Faz Tempo (-2) (9 Semanas)  
12) MARISA MONTE - Nu Com A Minha Música (ESTREIA)
13) DIOGO NOGUEIRA - Alma Boêmia (+1) (3 Semanas)
14) CAETANO VELOSO - Tropicália (+3) (3 Semanas) 
15) ZÉLIA DUNCAN - Antes Do Mundo Acabar (+1) (4 Semanas) 
16) SURICATO - Pra Tudo Acontecer (-9) (12 Semanas) 
17) ROBERTA CAMPOS - Casinha Branca (+2) (2 Semanas) 
18) ANNA RATTO - Desalento (ESTREIA)
19) CASUARINA - Queira Ou Não Queira (-6) (12 Semanas)   
20) CHICO BUARQUE & HAMILTON DE HOLLANDA - Vai Trabalhar, Vagabundo (-5) (6 Semanas)

Saem:

ROGÊ & SEU JORGE - Presença Forte (12 Semanas. Maior posição: 10) 
TULIPA RUIZ & MARCELO JENECI - Dia a Dia, Lado a Lado (11 Semanas. Maior posição: 07) 

Ele encantou todos os corações (principalmente os femininos) na década de 2000 - em especial há dez anos, quando estava no auge com o super hit "Desenho de Deus". O certo é que ele continua conquistando o público - a agradando tanto a camada mais popular, como a mais exigente!

Prova disso é esse que é o maior sucesso do verão (que já acabou, inclusive). Dessa vez, o gaúcho Armandinho chamou o paulistano que é um dos maiores nomes do samba-rock brazuca (Bebeto), pra fazer uma participação pra lá de especial - que resultou nesse sucesso todo!

O TopTulho hoje tá "pop sem medo de ser pop", e você pode gingar à vontade!



Armandinho e Bebeto: o hit do verão!


MENINA DO VERÃO
Armandinho
Bebeto

Menina do verão
Que balançou meu coração
Vamos namorar
Sair de mão

Menina do verão
Não faz assim comigo não
Vem pra cá dança
E alegrar meu coração

Eu vejo seu pezinho indo à caminho do mar
Como é bonitinhoMe da vontade de beijar
Vejo seu pezinho indo à caminho do mar
Como é bonitinho, me da vontade de beijar

Quando essa menina passa perto deixa todo o seu perfume no ar
Seu jogo de cintura
E seu balance brasileiro o que ela tem pra mostra
A força da mulher, mulher brasileira
A força da mulher, mulher brasileira

E quando o meu corpo
Com o teu se encontrar
Vai ser maravilhoso
De tudo vai rolar

E quando o meu corpo
Com o teu se encontrar
Vai ser maravilhoso
De tudo vai rolar

"uera-uera-uera-uera-uera"
"uera capoeira a beira a mar!"
"uera-uera-uera-uera-uera"
"uera capoeira a beira a mar!"




Esbaldem-se. Eu deixo. Mas não se esqueçam de, depois, acompanhar também o...


Chegamos ao ano de 1977, o conhecido "Ano do Punk"!

Grande parte do movimento Punk aconteceu graças ao club CBGB, lugar que tornou-se conhecido como o berço do punk 77 e está marcado na historia de bandas e pessoas como Television, Richard Hell, Johnny Thunders & The Heartbrakes, The Ramones, The Bee Gees, Blondie, Elvis Costello, The Dead Boys, The Misfits e todos personagens importantes para a música dos anos 70 (e 80) nos Estados Unidos. Foi palco de muitas historias envolvendo não só bandas americanas, mas também britânicas, como o Sex Pistols, e no futuro até brasileiras, como Supla e Ratos de porão.

Ainda no mundo da música internacional, o Pink Floyd lança o épico álbum "Animals". AC/DC, David Bowie, Rush, Kiss e Queen também lançaram álbuns eternos, que consolidaram 77 como um ano inesquecível pra música. Ah, e a rivalidade rock (com o "Kiss" no comando) e a disco music estava em alta!

Nos cinemas, foi o ano de lançamento do maior clássico de todos os tempos: Star Wars - a primeira parte da saga! Também Contatos Imediatos de Terceiro Grau,  e 007 - O Espião que me amava, dentre outros!

Pelo menos três ídolos eternos morreram nesse ano: Elvis Presley, Charles Chaplin e Maysa! 

Aqui no Brasil, Rachel de Queiroz é eleita a primeira mulher-membro da Academia Brasileira de Letras!

No mundo das novelas, mais novelas clássicas: Locomotivas, Sem Lenço Sem Documento, Espelho Mágico, O Astro (primeira versão), Nina, Dona Xepa (1ª versão), Sinhozinha Flô, À Sombra Dos Laranjais, O Espantalho (cuja trama foi reaproveitada no remake de "Mulheres de Areia", de 93). Cinderela 77, O Profeta (1ª versão) e uma das versões mais clássicas de "Éramos Seis". Também foi em 1977 que uma das versões mais conhecidas do Sítio do Picapau Amarelo foi lançada! E a versão mais lembrada e duradoura dos Trapalhões estreou em Março de 77!

E na nossa música, o que rolou?? Você descobre agora viajando conosco para....1977!

Há 39 anos...

1) PENINHA - Sonhos
2) RITA LEE - Arrombou a Festa
3) RAUL SEIXAS - Maluco Beleza
4) ELIS REGINA - Romaria
5) ROBERTO CARLOS - Amigo
6) DJAVAN - Flor De Lis
7) IVAN LINS - Somos Todos Iguais Essa Noite
8) CASSIANO - Coleção
9) SIMONE - Jura Secreta
10) GAL COSTA - Tigresa
11) MARIA BETHÂNIA - Um Jeito Estúpido De Amar
12) MIÚCHA & TOM JOBIM - Vai Levando
13) MORAES MOREIRA - Pombo Correio
14) MILTON NASCIMENTO - Calix Bento
15) JOÃO BOSCO - Bijuterias
16) HERMES DE AQUINO - Desencontro De Primavera
17) ANTONIO MARCOS - Sonhos De Um Palhaço
18) MÁRCIO LOTT - Marcas Do Que Se Foi
19) BETO GUEDES - Maria Solidária
20) CAETANO VELOSO - Odara

MENÇÕES HONROSAS:

AGNALDO TIMÓTEO - Perdido na noite
ALCIONE - Morte de um poeta
AMADO BATISTA - Desisto (Obrigado a desistir)
ANTÔNIO MARCOS - Fim de tarde
AZIMUTH - Vôo sobre o horizonte
BANDA BLACK RIO - Maria Fumaça
Barbra Jo Anne - Don't Cry For Me Argentina
BELCHIOR - Galos, noites e quintais
BELCHIOR - Paralelas
BETH CARVALHO - Olho por olho
BETH CARVALHO - Saco de feijão
BETO GUEDES - Lumiar
CAETANO VELOSO - O Leãozinho
CARLOS CAFÉ - Pra Que Eu Vou Recordar O Que Chorei?
CLARA NUNES - Basta Um Dia
CLÁUDIA TELLES - Eu preciso te esquecer
CLÁUDIA TELLES - Fim de tarde
DICRÓ - Barra pesada
DOM BETO - Pensando Nela
EMILIO SANTIAGO - Nêga
ERASMO CARLOS - Filho único
FAFÁ DE BELÉM - Pauapixuna
FERNANDO MENDES - Sorte Tem Quem Acredita Nela
GONZAGUINHA - Espere Por Mim, Morena
HÉLIO MATHEUS - Boi da cara branca
MÁRCIO LOTT - Comportamento
MARIA CREUZA - Dom de iludir
MARIA MARTHA - Flor amorosa
MARTINHO DA VILA - Choro Chorão
MICHAEL SULLIVAN - Sorrow
MORRIS ALBERT - Conversation
MORRIS ALBERT - So Good To Me
NOVOS BAIANOS - Vassourinha
PAULO SÉRGIO - Você pode me perder
PERLA - Fernando
PLACA LUMINOSA - Velhos demais
RAUL SEIXAS - O dia em que a terra parou
RITA LEE - Locomotivas
RITA LEE & TUTTI FRUTI - Com a boca no mundo (Tico-tico)
ROBERTO CARLOS - Cavalgada
ROBERTO CARLOS - Falando sério
RONNIE VON - Tranquei a vida
ROSEMARY - Um caso meu
SIDNEY MAGAL - Meu Sangue Ferve Por Você
SIDNEY MAGAL - Se te agarro com outro te mato
SIMONE - Começaria tudo outra vez
TIM MAIA - Feito para dançar
WANDO - Senhorita, Senhorita


COMENTÁRIOS: Mais um ano inesquecível pro mundo da MPB. Antes, uma grande informação: não entrou na lista, mas foi em 1977 que Renato Russo escreveu sua primeira música, ainda pra sua banda na época, "Aborto Elétrico".

O rock nacional estava mais underground nesse ano. Nomes como "Ratos de Porão", que surgiu com a égide do movimento punk, ainda estavam obscuros nas rádios do país. 

Mas se há uma música que traça um panorama cirúrgico do que era o cenário musical de 1977 foi "Arrombou a Festa", hit eterno de Rita Lee - agora sem o Tutti Fruti - que brincava com os colegas de profissão! Benito Di Paula, Odair José, Celly Campello, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Roberto Carlos foram alguns dos homenageados. O sucesso foi tanto que ela lançou uma segunda versão, dois anos depois (1979).

Raul Seixas, Roberto Carlos e Elis Regina continuam batendo ponto, todos com músicas que se eternizaram em suas respectivas careiras. Elis ousou ainda mais ao dar dignidade a um hino "caipira", transformando-o em diamante!

O conterrâneo Djavan surge com "Flor De Lis" muito bem posicionada. A história dessa música é tão triste...

Simone aparece com o clássico-melancólico mor de sua carreira, com tempero de Sueli Costa, enquanto a emocional Maria Bethânia drama mais uma vez, e Gal aparece com listras de tigre. Completando o time das mulheres em nossa lista, Miúcha (representando a bossa ao lado de Tom Jobim), 

Já os homens permanecem comandando a seleção: tem Ivan Lins, Márcio Lott, Hermes de Aquino, Antonio Marcos. João Bosco (abertura de "O Astro"), Cassiano (com a balada poderosa "Coleção"), Moraes Moreira, Milton Nascimento, Beto Guedes e Caetano Veloso (que aparece timidamente com "Odara"). 



E o primeiro lugar fala direto ao coração...incrível como as baladas da década de 70 ficaram eternizadas, não? Hoje em dia? Pff....

Peninha conquistou seu momento com esse disco e, principalmente, com essa música. Direto das serestas familiares pro nosso TopTulho do Passado!

SONHOS
Peninha


Tudo era apenas uma brincadeira
E foi crescendo, crescendo, me absorvendo
E de repente, eu me via assim, completamente seu

Vi a minha força amarrada no seu passo
Vi que sem você não há caminho, eu não me acho
Vi um grande amor gritar dentro de mim,
Como eu sonhei um dia

Quando o meu mundo era mais mundo,
E todo mundo admitia
Uma mudança muito estranha
Mais pureza, mais carinho
Mais calma mais alegria no meu jeito de me dar

Quando a canção se fez mais clara e mais sentida
Quando a poesia realmente fez florir em minha vida
Você veio me falar dessa paixão inesperada por outra pessoa

Mas não tem revolta, não
Eu só quero que você se encontre
Ter saudade até que é bom,
É melhor que caminhar vazio
A esperança é um dom que eu tenho em mim...
Eu tenho, sim

Não tem desespero, não
Você me ensinou milhões de coisas
Tenho um sonho em minhas mãos
Amanhã será um novo dia
Certamente eu vou ser mais feliz...



TH - Que a semana de vocês seja LEVE, como uma PENA! ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...