domingo, 14 de fevereiro de 2016

TOPTULHO MUSICAL # 62!


TopTulho Musical no ar!! Hoje, Valentine's Day, vai ao ar a edição 62 da nossa parada!

Carnaval passou, espero que o de vocês tenha sido divertido e responsável! O meu foi totalmente imerso nos livros, mas sei que vocês pularam por mim! :D

Na edição de hoje, Ana Carolina volta a liderar a parada, com a música "Coisas", que foi tema da novela "I Love Paraisópolis" fazendo com que Paula Lima não fosse mais a primeirona. Temos também duas estreias: Nando Reis, com uma versão ao vivo de "All Stars", e a dupla Armandinho e Bebedo, com "Menina Do Verão". As duas entram no lugar de Frejat e Thaís Macedo, que nos deixaram. 

Sem delongas, hora de conferir o que rola nesse TopTulho Musical 62!

TOPTULHO MUSICAL - EDIÇÃO #62 - 14/02/2016

1) ANA CAROLINA - Coisas (+3) (5 Semanas)
2) JOTA QUEST & ANITTA - Blecaute (=) (6 Semanas)   
3) PAULA LIMA - Fiu Fiu (-2) (8 Semanas)   
4) LENINE - Castanho (+3) (7 Semanas)
5) CASUARINA - Queira Ou Não Queira (+1) (4 Semanas) 
6) JORGE VERCILO - Pra Valer (+1) (7 Semanas)
7) DIOGO NOGUEIRA - Clareou (-4) (12 Semanas)
8) MALTA - Dona Da Voz (-3) (12 Semanas) 
9) DANIELA MERCURY - Sem Argumento (=) (4 Semanas)
10) ALCIONE - Juízo Final (=) (5 Semanas) 
11) SURICATO - Pra Tudo Acontecer (+1) (6 Semanas) 
12) TIAGO IORC - Amei Te Ver (+2) (4 Semanas) 
13) TULIPA RUIZ & MARCELO JENECI - Dia a Dia, Lado a Lado (=) (4 Semanas)
14) FLÁVIO RENEGADO & SAMUEL ROSA - Rotina (+2) (2 Semanas) 
15) ROGÊ & SEU JORGE - Presença Forte (=) (4 Semanas) 
16) BANDA DO MAR - Faz Tempo (+4) (2 Semanas)
17) ROBERTA SÁ & CHICO BUARQUE - Se For Pra Mentir (-6) (12 Semanas) 
18) ARMANDINHO & BEBEDO - Menina Do Verão (ESTREIA)
19) NANDO REIS - All Star (Ao Vivo) (ESTREIA)
20) TERESA CRISTINA - Corra e Olha O Céu (-1) (3 Semanas) 

Saíram:

FREJAT - Só Você (10 Semanas. Maior posição: 06)
THAÍS MACEDO - A Seu Critério. (9 Semanas. Maior posição: 07)

O pop brasileiro está se reinventando de várias formas. Seja de seu agrado ou não, os músicos estão fazendo de tudo pra inovar, pra conceituar. Infelizmente, acredito que sobra ousadia, mas falta conteúdo. E sem uma dessas coisas, nada vai além (o contrário também é válido..de que vale conteúdo sem inovação?)

O Jota Quest - que, a despeito de não gostar deles, sempre defendi eles aqui, no sentido de serem uma banda de pop rock remanescente, que se manteve por tantos anos sem cair na popularidade e isso sim é um ato admirável - dessa vez resolveu apelar para o São Nile Rodgers, produtor internacional e guitarrista. Unindo-se à Anitta, que também odeio, mas que é a principal representante da música pop brasileira na atualidade (infelizmente), eles ousaram pra caramba e fizeram desse "Blecaute" um dos hinos desse verão!

Tudo bem produzido, arrumadinho e comercial. Falta alma, mas satisfaz os gostos menos exigentes :)



Anitta e Rogério: unidos em nome do pop!


BLECAUTE
Composição: Rogério Flausino
Jota Quest, Anitta e Nile Rodgers

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Foi fulminante
Sou provocante
Rolou blecaute
Esse é meu forte
Tô pra te falar
(Você chegou)

Desconcertante
Caiu no Funk
Rolou nocaute
Sou como um choque
Foi forte demais

Se eu disser vem
Você vai (diz que vai)
Você vai (diz que vai)
Que eu vou te mostrar

Se disser vem
Vou atrás (vou atrás)
Eu vou atrás (vou atrás)
Eu vou me entregar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Foi fulminante
Sou provocante
Rolou blecaute
Esse é meu forte
Tô pra te falar
(Você chegou)

Desconcertante
Caiu no Funk
Rolou nocaute
Sou como um choque
Foi forte demais

Se eu disser vem
Você vai (diz que vai)
Você vai (diz que vai)
Que eu vou te mostrar

Se disser vem
Vou atrás (vou atrás)
Eu vou atrás (vou atrás)
Eu vou me entregar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar

Você chegou, quase me matou
Foi daquele jeito, todo o baile parou
Quase me levou, me levou todo ar, ar




Pode dançar, despretensiosamente, sem conteúdo mesmo...quando terminar, não se esqueça de que, contrastando, vem outra dupla de conteúdo como destaque no...


E hoje, nossa nave nostálgica viaja para...1971!

O Brasil se retirou da OEA (Organização dos Estados Americanos) por não conseguir um plano conjunto de ação contra o terrorismo. 

Foi um ano muito relevante para os "reis" Roberto Carlos e Pelé. O primeiro lançou o bem sucedido filme "Roberto Carlos a 300 Km/h",  e foi alvo de críticas religiosas por causa de sua música "Jesus Cristo". Também lançou seu super sucesso "Detalhes", hino obrigatório até hoje! Já o segundo fez seu último jogo pela Seleção Brasileira em 18 de julho de 1971.

Houve um projeto de reforma ortográfica, sancionado pelo Presidente Médici

No campo da comunicação, foi criado o CEP dos correios e o sistema de DDD, na seara telefônica! Também foi o ano de criação do celular e do e-mail!

Na televisão, foi o ano de criação do seriado "Chaves", no México. No Brasil, algumas das novelas de sucesso foram: O Cafona, Bandeira 2 e Meu Pedacinho De Chão, 

No cinema, foi o ano de lançamentos de clássicos como Laranja Mecânica, a Fantástica Fábrica De Chocolate, dentre outros. 

Louis Armstrong foi a maior perda desse ano...

Na música mundial, o disco solo de John Lennon, "Imagine", com a respectiva faixa título, o hit lendário "Stairway To Heaven" do Led Zeppelin e a estreia-solo de Michael Jackson foram os acontecimentos mais relevantes. 

Chegou a hora de enfim conferirmos o que fez a cabeça da música brasileira em.....1971!

Há 45 anos...

1) TOQUINHO, VINÍCIUS & MARIA MEDALHA - Tarde Em Itapoã 
2) ROBERTO CARLOS - Detalhes       
3) TIM MAIA - Não Quero Dinheiro (Eu Só Quero Amar)
4) CAETANO VELOSO - London London
5) CHICO BUARQUE - Construção 
6) ELIS REGINA - Casa No Campo
7) CLARA NUNES - Ê Baiana!
8) ANTÔNIO CARLOS & JOCAFI - Você Abusou
9) MARIA CREUZA - Mas Que Doidice
10) MÁRCIO GREYCK - Impossível Acreditar Que Perdi Você 
11) RONNIE VON - Minha Gente Amiga
12) CLÁUDIA BARROSO - Quem Mandou Você Errar?
13) MAYSA - Bloco Da Solidão
14) PAULINHO DA VIOLA - Lapa Em 3 Tempos
15) RENATO E SEUS BLUE CAPS - Isabela
16) MARCOS VALLE - O Cafona
17) OS INCRÍVEIS - Kokorono Niji (Re-Issue)
18) ELIZETH CARDOSO - Pra Começo De Assunto
19) JAIR RODRIGUES - Festa Para Um Rei Negro
20) CARMEM SILVA - Domingo De Solidão


MENÇÕES HONROSAS:


AGNALDO RAYOL - O Velho E O Novo
AGNALDO TIMÓTEO - O Último Romântico
ALTEMAR DUTRA - E Voltarei
ANTONIO CARLOS & JOCAFI - Mudei De Ideia
CAETANO VELOSO - Maria Bethânia
CHICO BUARQUE - Apesar De Você
CHICO BUARQUE - Cotidiano
CHICO BUARQUE - Deus Lhe Pague
CHICO BUARQUE - Minha História
CHICO BUARQUE - Samba De Orly
CLAUDETTE SOARES - De Tanto Amar
CLÁUDIA BARROSO - Jesus Cristo
CLÁUDIA BARROSO - Você Mudou Demais
DIANA - Ainda Queima A Esperança
DOM & RAVEL - Você Também É Responsável
DORIS MONTEIRO - De Noite Na Cama
EDUARDO ARAÚJO - Ave Maria No Morro
EVALDO BRAGA - Só Quero
GAL COSTA - Como Dois e Dois
IVON CURY - Capim Gordura
JOÃO SÓ - Menina Da Ladeira
JOELMA - Não Existe Nada Além De Nós
LUIZ GONZAGA - Ovo De Cordorna
MÁRCIA - E Lá Se Vão Meus Aneis
MARCOS VALLE - Com Mais De Trinta
NELSON NED - Se As Flores Pudessem Falar
PAULO VINICIUS - Boêmio Demodê
ROBERTO CARLOS - Amada Amante
ROBERTO CARLOS - Debaixo Dos Caracois Dos Seus Cabelos
RONNIE VON - Minha Gente Amiga
TAIGUARA - Amanda
TIM MAIA - Não Vou Ficar
TIM MAIA - Você
TOQUINHO & VINICIUS - A Tonga Da Mironga Do Kabuletê
ZÉDI - Independência Ou Morte


COMENTÁRIOS: Bolero, bossa, roque (jovem guardista), românticas e samba, MUITO SAMBA! A música brasileira de 1971 era definitivamente outra. O cenário do que fazia sucesso era bem diferente, e aposto que isso interferia no comportamento dos jovens da época!

O único senão: poucas mulheres! Ainda assim, Elis Regina, Clara Nunes, Maria Creuza, Elizeth Cardoso, Carmen Silva, Cláudia Barroso e Maysa davam seu melhor e eternizaram!

Falando em eternizar, o que foi o Top 5? 5 músicas que entraram pra história da música brasileira facinho facinho...o ruim foi escolher as posições..."Detalhes", do Roberto Carlos tinha tudo pra ser o primeiro lugar absoluto, mas Tim Maia e "Tarde Em Itapuã" também!

Deixei muitos "hinos" de fora apenas porque não gosto de repetir artistas, mas eles estão perfeitamente dispostos nas "menções honrosas", podem conferir!




Nem a dupla existe mais (nesse plano), nem a praia de Itapuã é a mesma (capitalizada com inúmeros prédios e construções, "quebrando" a paisagem), mas essa música, sim, restou eterna. E não acredito que haja alguém que a desconheça...

Para suavizar o domingo de vocês...


TARDE EM ITAPUÃ
Toquinho & Vinicius De Morais

Um velho calção de banho
O dia pra vadiar
Um mar que não tem tamanho
E um arco-íris no ar
Depois na praça Caymmi
Sentir preguiça no corpo
E numa esteira de vime
Beber uma água de coco

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Enquanto o mar inaugura
Um verde novinho em folha
Argumentar com doçura
Com uma cachaça de rolha
E com o olhar esquecido
No encontro de céu e mar
Bem devagar ir sentindo
A terra toda a rodar

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã

Depois sentir o arrepio
Do vento que a noite traz
E o diz-que-diz-que macio
Que brota dos coqueirais
E nos espaços serenos
Sem ontem nem amanhã
Dormir nos braços morenos
Da lua de Itapuã

É bom
Passar uma tarde em Itapuã
Ao sol que arde em Itapuã
Ouvindo o mar de Itapuã
Falar de amor em Itapuã


TH - Lembranças minhas a Itapuã... :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...