sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ÚLTIMA FAIXA: ...e a gente faz um país! (Crônica)


[Ao som de "Hearts"]


"Aí o João disse:
"Mas Marina, somos muitos!"

Aí eu pensei:"É João... Eu sou só. E somos muitos."


Os fãs de Marina Lima não são apenas meros admiradores. Eles a são!

Essa peculiaridade entre ídolo e seguidor, no caso da cantora, merece destaque. Não são devotos cegos como os fãs de Guilherme Arantes, ou arrogantes como os de Raul Seixas, por exemplo (conclusão estas que tive após ter contato com os mesmos quando escrevi aqui pro EnTHulho - sem generalizar, evidente). A relação dos fieis por Marina é completamente emocional e afim - a trajetória da moça chega a se confundir com a história pessoal de muitos que a admiram, e isso ficou bem mais transparente no post comemorativo de aniversário dela, aqui no blogue.

E juntos, eles constroem o país - o deles mesmos. Fãs de Marina são incrivelmente unidos e destituídos de rivalidade, pois por mais que mantenham uma relação de exclusivismo pessoal, eles se juntam para defendê-la das blasfêmias midiáticas e lhe dão suporte até nos momentos menos "no pódium" por qual ela passa. De forma paradoxal, muitos também sentem "ciúme" e preferem curtir suas "febres" sozinhos. Ou melhor, apenas com a musa.

Musa mesmo. Marina firmou-se como uma espécie de "patrimônio" da música brasileira, por toda sua contribuição pop, rock, emocional e transgressora. Não é apenas uma voz rouquinha e sensual - é uma poetisa com inúmeros parceiros trilhando lado a lado. Os fãs se identificam afetivamente e a sentem em todas as suas fases, nos altos e baixos, nos trabalhos elogiados, nos que causam estranheza, nas declarações - carinhosas ou polêmicas. E fazem questão de manter acesa a chama de tantos anos de serviço à música tupiniquim.

Quando a acusam de ter perdido sua voz, mostro outras tantas que a defendem, passional ou racionalmente. Marina tem uma expressão musical consciente e isso importa muito mais que técnica vocal. E todos tem o dever de defendê-la.

Mesmo que seja eu!


THIAGO HENRICK



4 comentários:

  1. Setembro foi único, dividir o signo com essa diva foi uma bela experiência. O especial Marina foi irretocável, Parabéns! Que venha Renato com sua sereníssima sinfonia dissonante!

    ResponderExcluir
  2. A voz é personalíssima. E a obra se choca com a trajetória pessoal. Daí se dão as relações nada impessoais. Simples assim. Fã e cantora são "pessoas comuns filhos de Deus..."

    ResponderExcluir
  3. Belo e irrepreensível especial sobre o ícone Marina Lima, dotado de todo o Charme do Mundo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Sempre ótimo ver Marina Lima por aqui...uma bela homenagem no mês de aniversário da musa, e um grande presente para nós, seguidores do EnTHulho!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...