quarta-feira, 14 de setembro de 2011

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 35 - Junior Bueno!



"TH, posso te pedir um favor? Publica meu texto no dia 14, pois é meu aniversário!"

Junior, apesar da pouquíssima aproximação que tive com ele, já demonstra ser bastante direto e objetivo. Quando tento qualificar os convidados do EnTHulho com quem ainda não tenho muito contato, eu procuro "pescar" as características mais gritantes e que chamam atenção. Definiria o rapaz (que passa pela crise dos 25, segundo o próprio) como um bem humorado e inteligente moleque - esse adjetivo vai tanto pro rosto de criança dele (agora ele se acha...rs), quanto pela forma de se expressar - aquele que é "divertido com conteúdo". Na minha pesquisa sobre o convidado (eu vou fundo!), encontrei seu blog, ("A Crise dos 25"), onde costuma listar assuntos diversos temas, sempre em 25 tópicos, de uma forma bem criativa e ilustrativa! Logo num dos primeiros posts, encontrei 25 coisas que lhe deixam feliz à beça - o que ratificou minha imagem de menino traquina, pois além de me identificar com a maioria, ele é "bem performático" até nas exemplificações (diria que é quase um personagem de anime com vida....rs). Com o super diferencial de possuir bom senso e sensibilidade. Este freelancer de Goiânia (GO), que cursa design de moda (com uma aptidão gigante pro Jornalismo), escreveu um lindo texto sobre, na minha opinião, uma das melhores letras da nossa MPB. Dá pra traçar muito mais sobre o menino através das entrelinhas de sua escrita. O EnTHulho deseja os mais sinceros parabéns, com muitas realizações e principalmente boa música neste ciclo que agora se inicia! :)

Obs.: Para quem quiser conhecê-lo mais a fundo, acompanhe suas colunas no blogues "Posso Contar Contigo" e no site "O Cabide Fala", além do já citado blog próprio!

Senhores do tempo!


És um dos deuses mais lindos!


A primeira vez que me deparei com o verso aí do título foi num livro antigo de Português, não sabia que era uma música, achei que fosse um poema concreto com a repetição da palavra Tempo um milhão de vezes. Na segunda vez, foi no teatro quando assisti à “Mais uma vez amor” e um trechinho da música embalava a troca de roupa em cena dos atores. Mas como eu estava mais interessado em ver a Luana Piovani de calcinha e sutiã no palco, pouco me liguei na música. Foi na terceira vez que ouvi "Oração ao tempo" do Caetano Veloso foi que a música entrou na minha vida e nunca mais saiu. Me lembro, porque chorei. Tinha acabado de perder uma pessoa querida e nesses dias qualquer coisa é um motivo pra gente se acabar em lágrimas. Foi assistindo ao Esporte espetacular, nem me lembro a matéria, mas aquela música sobre o tempo me fez rodar um flashback e lembrar de coisas e pessoas que o tempo não traria de volta. Naquele momento, o Tempo se tornou pra mim também um dos deuses mais lindos....

Curioso que sou, fui procurar a música na internet e acabei baixando aquele que eu hoje considero um dos dos melhores da música brasileira: Cinema Transcendental. E é infalível, toda vez que eu ouço esta música, eu paro pra refletir na letra. Não sou religioso, nem sei se tenho fé, mas pra mim se existisse um deus ele seria assim, como o tempo é retratado na música: “Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos”.

A gravação de Caetano pra mim é uma das coisas mais lindas que existem, mas pra quem torce um nariz para o irmão de Bethânia, sugiro ouvir a impecável interpretação que Rita Ribeiro fez para seu CD e show Tecnomacumba (Aliás quem ainda não conhece este da cantora maranhense, tá mais que recomendado). Em cada música do show, Rita homenageia uma entidade afro-brasileira, e Oração ao tempo é dedicada a Iansã, a senhora do tempo. A introdução da música com um ponto de Iansã é de arrepiar. Ano passado tive a oportunidade de ver Rita cantando ao vivo e adivinha?


Me acabei de chorar ouvindo: “És um senhor tão bonito, quanto a cara do meu filho, Tempo, Tempo, Tempo, Tempo, vou te fazer um pedido..."



JUNIOR BUENO



***********************************************************************************************************************

ORAÇÃO AO TEMPO
Caetano Veloso. Interpretação: Rita Ribeiro*

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...

Compositor de destinos

Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...

Por seres tão inventivo

E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...

Que sejas ainda mais vivo

No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...

Peço-te o prazer legítimo

E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...

De modo que o meu espírito

Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...

O que usaremos pra isso

Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...

E quando eu tiver saído

Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...

Ainda assim acredito

Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...

Portanto peço-te aquilo

E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...


TH - Um novo tempo para o Junior!

*O EnTHulho optou pela versão da Rita Ribeiro, por não ser tão conhecida como a do Caetano.



7 comentários:

  1. Não conhecia a Rita Ribeiro, e de fato ela não decepciona ao interpretar a música do Caetano.

    Bom... o "cara" hoje aqui homenageado é você, brother (Júnior). Belíssima homenagem do Thiago, que certamente não encontrou dificuldades em fazê-la, pois o seu texto sensível disto se encarregou.

    PARABÉNS, Júnior... ah! a Crise agora é dos 20 e ??? rsrs

    ResponderExcluir
  2. Por Junior Bueno, via "Facebook":

    "Completamente sem palavras, Thiago Henrick, ser seu convidado já é uma maravilha, com essa saudação, é bom demais. Obrigado!"

    ResponderExcluir
  3. Por Fábio Dias, via "Facebook":

    "Ahhhhhhhhhhhhhhhh esse lindo merece todo destaque em seu dia! Texto bem construído como todos desse-JORNALEIRO BLOGUISTA- de como ele mesmo o define!

    Júnior Bueno e Thiago Henrick Adoro vcs!!!!"

    ResponderExcluir
  4. Lindo TH, te digo uma coisa: fico triste de não estar no meu blog e poder usar TODAS as palavras certas para expressar o que senti lendo esse texto. Simplesmente, foda!!! ihh, falei, mas foi só uma palavrinha, vai...

    Meninos maravilhosos, Que texto lindo!

    "(...)
    Ainda assim acredito
    Ser possível reunirmo-nos
    Tempo tempo tempo tempo
    Num outro nível de vínculo
    Tempo tempo tempo tempo..."


    Que estamos VINCULADOS não tenho a menor dúvida, por quanto tempo(?), só o tempo...só o tempo...

    Beijos! Parabéns pela poesia do texto e pela belíssima escolha!!!

    Lu

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. (...)Tempo... entro num acordo contigo(...)!!!
    A Senhora Iansã, com seu tempo inesgotável me deu a divina dádiva de poder viver (e amar) com esse "garoto" todos os dias...(pausa pra secar a lágrima, Rsss).
    LINDO texto Junior, que os Deuses, os Amores, as Sinapses, o que quer que seja continuem a te guiar em seu belo trilhar!!!
    Ps: TH, que inveja de não ter sido eu a escrever tão lindas palavras a esse moço, parabéns!!!
    Mais sobre Junior Bueno: http://filmesparamudaravida.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...