terça-feira, 26 de abril de 2011

TUDO O QUE ELE TOCA VIRA OURO!


Guilherme Arantes em:


New Classical Piano Solos


Por Grazi Ella Feliz Ares, SP




Nova York, às 19 horas do dia 18 de julho de 2000. Numa sala de estilo clássico do Steinway Hall, acompanhado pelos músicos da Juilliard School, Guilherme Arantes apresenta suas composições no famoso piano de Vladimir Horowitz diante de 150 espectadores selecionados. Trata-se do lançamento do álbum instrumental New Classical Piano Solos. Fruto de anos de dedicação, o trabalho foi submetido à avaliação da fabricante de pianos Steinway & Sons no início do referido ano, rendendo a Guilherme o convite para integrar o Roster of Steinway Artists sendo nomeado Steinway Artist pela conceituada galeria integrada pelos melhores pianistas do mundo.

“Quando eu mandei meu CD instrumental para a apreciação do Conselho da Steinway, fui chamado para integrar o Roster of Steinway Artists, o que foi minha maior emoção em toda a carreira. Nessa ocasião eu também obtive acolhida para meu projeto de tocar no Steinway Hall, e saí de lá com as pernas bambas... Fiz um mini concerto, para seleta plateia, no dia 18 de julho de 2000. Pude contar com músicos da Juilliard School - que tem um Office of Career Placement - uma espécie de escritório de agenciamento de músicos, que me possibilitou escalar uma excelente formação de dois violinos, uma viola, um violoncelo, um contrabaixo de orquestra, uma flauta, um oboé e um clarinete. A experiência valeu demais, até pelo trabalhão que as partituras me deram... Mas ficou impecável e esse pequeno "ensemble" soou maravilhosamente bem.”

Não há dúvidas de que Guilherme Arantes é um músico completo. Excelente cantor, exímio pianista, sabe como ninguém expressar o equilíbrio entre razão e emoção, em cada composição. O álbum New Classical Piano Solos contempla obras belíssimas para piano, compostas por Guilherme, ao longo de sua carreira. Seus dedos sobre o piano traduzem, em acorde, a alma de cada uma das canções. Guilherme estava em busca de novos horizontes para sua música:

“Talvez libertando o meu som das letras, da barreira da língua, da minha voz, da imagem, eu consiga ampliar os horizontes para minha música mais profunda... O verdadeiro artista existe para desafiar, oferecendo para um mundo preguiçoso a incerteza do novo, mesmo que para poucos. Cada um faz suas opções.”


O book promocional do álbum (que pode ser consultado em http://ligacomga.sites.uol.com.br/principal.htm) revela o âmago de cada composição: “O barco livre” é o “tema do fogo, sereno e constante”. “Irish Coffee”, denota “forte influência da música irlandesa”, com a participação especial da cantora Marietta Vittal (filha de Guilherme). “Xiva Nataraja” é o “tema do lago, do mar sereno”. “Paola” em homenagem à filha caçula do cantor, “uma canção delicada”. “O olhar profundo” é o “tema do vento e dos seus mistérios”. “Magnos” é o “tema da tempestade”. “Pra começar o dia”, uma “ode matinal à paz do campo”. “Pérolas de Néon”, traduz a influência do rock progressivo na carreira do músico. “Marietta”, canção que leva o nome de sua primeira filha, “possui um arranjo bem brasileiro”, contagiante. “Purus Paralelo 7”, uma das primeiras composições de Guilherme, escrita na época da faculdade, sobretons do rock progressivo costuram o tema. “Poslúdio”, “uma meditação diurna”. “Entardecer” convida à meditação “propondo um contraponto ao ruidoso trânsito das grandes cidades ao cair da noite”. “A primeira voz desperta”, uma verdadeira “valsa brasileira”. “A coisa mais linda que existe”, uma canção de amor. “Pout Pourri da Sala do Papai” traz trechos das canções A Saudade Mata a Gente (Antonio Almeida/João de Barro), Caco Velho (Ary Barroso), Águas de Março (Tom Jobim), Carinhoso (PIxinguinha) e No Rancho Fundo (Lamartine Babo/Ary Barroso), em homenagem ao pai, Gelson, o principal incentivador de sua musicalidade.

O álbum foi lançado no ano 2000, pela Sony Music. Nas palavras de Guilherme:


“Lancei em julho de 2000 um CD de solos de piano, New Classical Piano Solos, com temas delicados e intensos. Esse CD foi inteiramente concebido e executado em meu "estudiozinho" em São Paulo, durante quase oito anos, e posteriormente lançado por meu selo Verde Vertente Audio (atual Coaxo do Sapo), com distribuição da Sony Music. O fato da Sony se interessar pela distribuição desse trabalho foi um grande incentivo para mim, por ser um produto atípico, totalmente pessoal e ético, num mercado de uma "grande mídia" apodrecida, corrupta e entregue aos ratos e baratas que compactuam com um esquema fechado à novidade.”

Apesar do trabalho impecável construído ao longo de muitos anos de composição e estúdio, Guilherme se sentiu um tanto frustrado, pois o álbum não teve a repercussão esperada, devido ao descaso da mídia. Em uma entrevista ao “Fã Clube GA Registro” (http://www.guilhermearantes.net/zine4.htm), Guilherme desabafa:

"Tive que me conformar em ver o New Classical Piano Solos na prateleira de cantores românticos, junto com Amado Batista, Odair José, José Augusto, Biafra e Peninha na Virgin Records Store, do Times Square em Nova York! E aqui no Brasil, era pra fazer o programa “Jô Soares onze e meia” mas fui preterido pela produtora Anne Porlan, pra ceder lugar a uma entrevista do Alexandre Frota, que lançava um filme pornográfico com a Rita Cadillac. Acharam que o Guilherme Arantes tocando no piano do Wladimir Horowitz, no Steinway Hall, sessenta anos depois de Guiomar Novaes tocar ali, não era pauta para o Jô. Nunca mais um brasileiro havia tocado no Steinway Hall até então".

Recentemente, durante um show em São Paulo, Guilherme também não escondeu sua decepção sobre o então lançamento da obra em 2000. Mas não se deu por vencido, anunciando que, em 2011, ano em que também comemora 35 anos de carreira, irá relançar o álbum em CD, DVD e Vinil, pela produtora Coaxo do Sapo (propriedade de Guilherme):



“O New Classical Piano Solos, um trabalho atemporal por tratar-se de um CD instrumental, voltará ao catálogo da Coaxo do Sapo, passando, antes, nada mais nada menos, que pelo Estúdio Abbey Road – aquele famoso na capa do disco dos Beatles (Abbey Road/1969) – e, depois, por prensagem analógica, na Austrália”. (http://www.planetaguilhermearantes.com/2010_cd_guilhermearantespianosolos.htm)

O álbum New Classical Piano Solos é um marco na carreira de Guilherme, a obra que o consagrou enquanto membro do Roster of Steinway Artists. E por meio de sua reedição o músico oferece, com carinho e consideração, uma nova oportunidade para que nós, brasileiros, apuremos os ouvidos e abramos o coração para admirarmos e apreciarmos suas composições instrumentais. Pois, acreditem, “tudo o que ele toca vira ouro”!



******************************************

No vídeo abaixo, Guilherme Arantes rasga o verbo acerca da pouca repercussão do disco.
Agradecimento ao fã clube "Planeta Guilherme Arantes" e a Grazi Ella Feliz Ares pela supermatéria!



4 comentários:

  1. Guilherme Arantes é muito chique!! Até tocando instrumental.
    Parabéns pelo texto, Grazi!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. BOM COMO DISSE NAS DEMAIS MATÉRIAS ESSA TAMBÉM ESTÁ MARAVILHOSA...TANTO O TEXTO QUANTO AS CITAÇÕES DO PRÓPRIO GUILHERME E O VÍDEO TAMBÉM...COMO O G.A. MESMO FALOU O "SISTEMA" MUSICAL ESTÁ LANÇADO ÀS TRAÇAS DE FUNKS E AXÉS ONDE DENIGREM A BOA MÚSICA E A MÍDIA FAZ COM QUE ISSO (ESSE LIXO) SE TORNE AQUILO QUE NOSSOS FILHOS VENHAM A CHAMAR DE MÚSICA... PARABÉNS AO MESTRE GUILHERME ARANTES PELO CD...É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!!! E A GRAZI...SEM COMENTÁRIOS NÉ??? VC É DEMAISSSSS ... THIAGO VALEU PELA PRECIOSIDADE DESSES POSTS...ABRAÇOS A TODOS...

    ResponderExcluir
  4. A Grazi foi um medalhão durante todo esse mês no EnTHulho Musical. Legítima fã, ela nos surpreendeu com o didatismo nas suas matérias, escrevendo MUITO BEM, com riqueza de informações.
    Não conhecia este álbum de Guilherme Arantes, mas só por ele já dá pra notar o quanto o artista é um músico de verdade. Muita injustiça vê-lo não receber o prestígio merecido da mídia.

    Mais uma vez, parabéns, ao Guilherme e à Grazi!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...