quarta-feira, 13 de abril de 2011

AMIGO MUSICAL CONVIDADO # 29 - Luiz Monaro!

Defensor incrível da difusão cultural!



O Luiz tem um blog chamado "Avante Cultura".
É seu cartão de visitas. Não há melhor apropriado, afinal o que mais "grita" na personalidade do rapaz é mesmo essa preocupação intensa de difundir a cultura em seus mais variados ramos.
Além da musical, é um deleite ler suas observações literárias, cinéfilas e até televisivas, sempre com comentários oportunos e relevantes, numa visão jornalística muito apurada.
Nos conhecemos na blogsfera, quando ele "encontrou" o EnTHulho Musical e confessou ser esse um projeto que ele tinha em mente - a comunicação musical, ou seja, depositar todos seus sentimentos, alegrias, tristezas, aleluias e necessidades nas letras de compositores certeiros. Já demonstra bastante a sensibilidade e o senso cultural do moço, e é muito legal constatar que a juventude de hoje não reserva espaço apenas pra cultura descartável - há sim muitos, como o Luiz, que enfoca a de qualidade, de maneira bem palatável!
Acho muito legal e até providencial certos encontros na vida - aquela coisa de "gente como a gente" - com algum traço característico marcante que justifica a afinidade estreitada nas vias virtuais.
Luiz já é daqueles que não podemos "perder de vista". Nossas conversas ainda são bastante rarefeitas, mas é "gente de qualidade" que todos merecem ter por perto! Vale destacar, em off, que Luiz foi o convidado mais rápido que enviou o texto - pedi, já estava pronto! Aproveito pra me desculpar pela demora, ocasionada pelos atrasos nas postagens e pela "fila" de gente que já tinha escrito...

O rapaz de São Caetano (SP) convida todos a lerem seu delicioso relato, ouvirem sua música eleita e, claro, visitar seu blog!



Pedro Mariano: bom senso artístico e qualidade genética, estreando no EnTHulho!


É um prazer imenso contribuir com esse blog, que eu achei meio por acaso, mas que já tem rendido bons frutos em prol da nossa cultura e da amizade.
Volto a parabenizar-lhe pela iniciativa do blog, pois em meio a tantas modinhas e atrocidades à nossa música, é possível encontrar aqui, a verdadeira essência da música brasileira.
Thiagão, quando você me perguntou se eu participaria do quadro “Amigo Musical”, eu não teria como não aceitar! E juro, que logo me vieram várias ideias à mente. Mas, para escolher UMA música só, é sacanagem né? Eu faria uma lista, com no mínimo 10 músicas (mas, uma lista mínima mesmo). E foi aí, que eu decidi ver as músicas que já haviam sido citadas por aqui. Descobri que as minhas primeiras escolhas já tinham sido apresentadas. Repetir fica feio!
Parafraseando Drummond, “E agora Luiz?” Momentos de tensão.
Flávio Venturini e Chico Buarque seriam as minhas primeiras escolhas, com Céu de Santo Amaro e Roda-Viva, respectivamente. Eu teria de mudar a escolha.
Poxa, vi muita coisa boa, como Gonzaguinha, Lenine, Adoniran, Guilherme Arantes. Então, decidi escolher uma música de um cara que herdou o talento dos pais. Nem sempre, filho de peixe, peixinho é! Mas, nesse caso, o cara representa muito bem o nome da família. Grande talento da chamada “nova geração”, foi com uma de suas músicas que eu me apaixonei ainda mais por MPB.
Irmão de Maria Rita, filho de Elis Regina e César Camargo Mariano, Pedro Mariano é, em minha opinião, um dos nossos melhores intérpretes atualmente.
Conheci o trabalho dele em 2001, aos 16 anos, quando não tirava do meu CD player, O Rappa e Charlie Brown Jr. Já conhecia MPB (cresci no meio de discos do Chico, Tom, entre outros), mas, aquela música abriu ainda mais meus ouvidos.
Voz no ouvido embalou meus amores pueris no colégio, esteve comigo em momentos felizes e tristes. Quantos telefonemas eu não fiquei esperando! Quantas vozes no ouvido eu não queria ouvir?
A letra dessa canção é de Jair Oliveira, grande parceiro do Pedro e outro daqueles com talento herdado, e apesar de não aparecer tanto como intérprete, tem escrito canções de muito sucesso.
Então, como canta Pedro Mariano, “deixa de lado essa tristeza/(...)chega de perder tanto tempo...”, e curta essa maravilha na íntegra!


LUIZ MONARO



*******************************************

VOZ NO OUVIDO
Pedro Mariano.
Composição: Jair Oliveira / Flávio Venutes

Tava esperando um telefonema teu
Tava precisando de uma voz no meu ouvido
Tava imaginando teu olhar mirando o meu
Tava desejando um beijo em teu umbigo
Tá legal, falei o que não devia
Me dei mal, mas amanheceu um novo dia
Já esqueci, pensei em ti, decidi:
Tô aqui esperando pra ver se você vem.
Deixa de lado essa tristeza
Beija, afasta esse tormento
Deita nesse amor desarrumado
Chega de perder tanto tempo



TH - Adoro "embarcar em cheio" nas escolhas dos ilustres convidados!



6 comentários:

  1. Elis foi única e assim permanece ... seus filhos tentam, cada um à sua maneira, trilhar seus caminhos musicais. De todos eles o Pedro é, para mim, o mais completo.

    bjux

    ResponderExcluir
  2. Paulo, super concordo com você!
    Maria Rita não me desce, confesso (rs), mas eu adoro a postura do Pedro, e sempre admirei seu trabalho, independente da associação nepotista.
    Obrigado, querido!

    ResponderExcluir
  3. Esse Pedro, além de ótimo artista, é lindo, já reparou?!!!!
    Jesus, me abana!!!!

    Belíssima escolha do Luiz! Parabéns!!!

    Beijos!!!!

    É mesmo uma pena você não morar aqui em BH, pois seria uma bela oportunidade para eu pedir a você: TOCA RAULLLLLLLLL!!!!!!!!! hehehe.....

    ResponderExcluir
  4. Concordo 100% com a Lou sobre Pedro! Hehhahahha
    Sobre o convidado, muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do Pedro, essa canção é linda!!!

    Ótima escolha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. TH,
    Cara, a espera valeu a pena hein! Muitíssimo obrigado pelo texto introdutório, fiquei muito contente com os elogios! E pra galera que comentou também, valeu, de coração! O Pedro continua sendo pra mim, o melhor intérprete nacional! Minha humilde e sincera opinião, e é bom, ver que outros compartilham desse mesmo gosto!
    E quem quiser galera, pode visitar meu blog tbm...cheio de música, cinema e literatura e com vários comentários do Th espalhados pelo blog: www.avantecultura.blogspot.com
    Forte abraço pra vocês!
    Luiz

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...