sábado, 9 de abril de 2011

TEMA DE NOVELA ESPECIAL: DOSSIÊ GUILHERME ARANTES!



"Guilherme Arantes e Roupa Nova foram quem mais se beneficiaram no
cenário musical brasileiro por terem suas músicas associadas a novelas."

Nilson Xavier



Ter música em novela significa o quê para os músicos brasileiros?
Maior visibilidade? Projeção nacional? Evidente. O alcance que as trilhas sonoras da teledramaturgia não tem limites – há casos documentados de artistas que construíram carreiras graças à presença de suas músicas nas cenas de nossas novelas.
Por outro lado, existem também os que rejeitam – consideram um crime imperdoável cogitar que suas músicas constem em trilhas sonoras televisivas – seria o mesmo que “vender a alma” de maneira bastante capitalista só para fazer sucesso.
O público também se divide. A maioria se torna fã imediatamente de uma música que toca naquela cena-chave – e no dia seguinte já está lá, ligando pra rádio pra pedir que toque (ou, nos dias de hoje, corre pra baixar da internet). Também há os detratores - quem nunca escutou um “iiih, essa música já tocou tanto na novela que não agüento mais” – reflexo do costume da novela brasileira de tocar seus temas reiteradamente...
Discussões à parte, a verdade é que a força da televisão brasileira comporta também que vários cantores e bandas “casem” com tantas cenas e personagens. Um enlace tão poderoso que por décadas e décadas permanecem de mãos dadas. Neste cenário encontra-se Guilherme Arantes, que se valeu do veículo pra alcançar a notoriedade que ostenta e pode ser considerado talvez como o cantor que mais obteve êxito com as trilhas sonoras. Não falo de quantidade, claro, mas na grandeza de sua comunicação sonora. Linguagem auditiva tão deliciosamente associada a grandes vidas fictícias de nossa telinha. Falo de Rodrigo ao som de “Meu Mundo e Nada Mais”, de Elvira ao som de “Taça de Veneno”, de “Sob o Efeito de Um Olhar”, que pontuava as cenas de Capitão Jonas em Armação dos Anjos (Vamp, aliás, volta ao ar nesta segunda feira, no canal Viva!), dentre tantas mais.
Como o trabalho é pesado, novamente convoquei uma equipe que é fera no assunto, verdadeiros críticos televisivos (e que, digam-se de passagem, bem melhores que muitos que estão por aí) para compartilharem conosco suas memórias, lembranças e emoções nas novelas ao som de Guilherme Arantes. De antemão, muitíssimo obrigado, gente!

Abaixo, 10 momentos de Guilherme que merecem ser destacados - sem ordem de preferência. Logo após, os depoimentos dos convidados.


- "MEU MUNDO E NADA MAIS" [Anjo Mau, primeira e segunda versão, Globo - 1976 e 1997)


A música na novela Anjo Mau, de Cassiano Gabus Mendes, foi a grande responsável pela popularização de Guilherme Brasil afora. Era tema do personagem Rodrigo (José Wilker), que era seduzido pela babá de seu sobrinho, Nice (Susana Vieira). Na releitura da novela feita por Maria Adelaide Amaral, em 1997, uma vez mais o tema foi utilizado, pontuando as cenas de Rodrigo, agora defendido por Kadu Moliterno. O mocinho é um dos mais sem graça da história da telenovela brasileira, na minha opinião, porém o tema é marcante e até hoje fica cravado em nossas lembranças!


“Quando fui ferido... vi tudo mudar... das verdades que eu sabia...”



- "CUIDE-SE BEM" [Duas Vidas, Globo, 1977]

A prática de compor música especialmente pra novela era bem constante nas décadas de 70 e 80. Guilherme não se fez de rogado e inseriu “Cuide-se Bem”, música com um refrão belíssimo e forte apelo sentimental na trilha de “Duas Vidas”, de Janete Clair. Muita gente ainda associa a música à trama até hoje!


“Pra nunca perder esse riso largo..e essa simpatia estampada no rosto!”


- "AMANHÃ" [Dancin' Days, Globo, 1978]

O tema representava bem a esperança, que era o fio-condutor da vida de Júlia Matos (Sônia Braga), a presidiária e protagonista da trama de Gilberto Braga. A necessidade de sempre acreditar que “amanhã será um lindo dia!


“Amanhã, está toda a esperança, por menor que pareça, existe e é pra vicejar!”


- "14 ANOS" [Pai Herói, Globo, 1979]


Mais uma vez “trabalha” com Janete Clair. Aqui, a indicação pra música, que consta no LP “A Cara e a Coragem”, partiu do próprio Guilherme. Tratava da temática de um jovem nos anos 70, meio angustiado e perdido numa sociedade que se industrializava em nome do progresso. Na trama, pertencia ao bandido Pepo, interpretado por Osmar Prado.

“Sabe, quando eu tinha 14 anos, como todos os todos os jovens urbanos, nos bailes eu não ia dançar (e vocês)?”



- "DEIXA CHOVER" [Baila Comigo, Globo, 1981]

Naquele início dos anos 80, Guilherme Arantes estava no auge. A canção “Planeta Água", apesar de ter perdido o primeiro lugar no Festival MPB Shell, de 1981, para “Purpurina”, interpretada por Lucinha Lins, fazia o cantor ficar em voga. Este mesmo ano foi especial pois “Deixa Chover”, hit lançado no compacto homônimo, bombou na novela “Baila Comigo”, de Manoel Carlos. A música era jovial, alegre, despojada, e combinou certeiramente com a personagem Joana, professora de aeróbica da academia da novela, defendida por Betty Faria. A personagem se envolveria com um dos gêmeos da trama.

“Infelizmente nem tudo é... exatamente como a gente quer... Deixa Chover!”


- "GRAFITE" [Louco Amor, Globo, 1983]

Era tema da protagonista Patrícia, vivida por Bruna Lombardi, jovem e rica pertencente à família Drummond e apaixonada pelo filho da empregada, Luis Carlos (Fábio Junior). O tema da novela de Gilberto Braga não fez tanto sucesso, mas sem dúvida é mais um caso de música que combina demais com seu respectivo personagem.

“Na esquina do horizonte com seus olhos
Pixo o muro pra você se lembrar”


- "UM DIA, UM ADEUS" [Mandala, Globo, 1987]

Sem dúvidas a preferida da maioria dos noveleiros (como podem ler na parte do depoimento deles). É uma música melancólica, inspiradora e belíssima, um dos maiores acertos da carreira de Guilherme Arantes. Foi amplamente utilizada para as cenas da personagem Vera (Deborah Evelyn/Imara Reis). Por toda excelência e predileção, foi a que escolhi pra representar com letra de música e vídeo, ao fim da matéria.



- "OURO" [Sassaricando, Globo, 1987]

Outra bastante votada pelos noveleiros, inclusive com justificativas bem interessantes. A música era tema da “super mulher” Camila Abdalla, de Maitê Proença, na novela de Sílvio de Abreu. E mais uma vez nosso querido Guilherme Arantes nos presenteia com uma letra feita sob encomenda pra rica personagem!

“Basta um gesto e eu esqueço o resto...
Tudo o que ela toca vira ouro...!!”



- "SOB O EFEITO DE UM OLHAR" [Vamp, Globo, 1991]

Noveleiro que é noveleiro sabe bem do que fala, pois todos são quase unânimes em suas escolhas! Entendem mesmo do que funciona nas cenas, do que realmente marca e eterniza! A maioria dos consultados relembrou também “Sob o Efeito de Um Olhar”, como uma das mais marcantes da novela Vamp, de Antonio Calmon. Antes de ser infestada de vampiros, a fictícia Armação dos Anjos era uma cidade pacata e a música acentuava bem seus “takes”.

“O universo vai se abrir
Sob o efeito de um olhar...”


- "TAÇA DE VENENO" [Deus Nos Acuda, Globo, 1992]

Se alguém tinha dúvidas do poder das trilhas sonoras... antes da reprise de “Deus Nos Acuda”, em 2004, eu tinha reescutado “Taça de Veneno” ao acaso e imediatamente me lembrei da pérfida Elvira, vilã interpretada pela grande Marieta Severo na novela de Sílvio de Abreu. Não deu outra: mais um caso de música que fica marcada pelo personagem e vice-versa. E com letra propícia, diga-se de passagem!

“Todos precisam de um veneno
pra encher a sua taça de desejo"




COMENTÁRIOS DOS NOVELEIROS:



Gosto muito do repertório de Guilherme Arantes, desde que era pequeno e ouvia suas canções em temas de novelas. É impossível não associar o cantor aos folhetins de televisão.
Da minha relação das canções preferidas de Guilherme Arantes, existem pelo menos três que me arremetem imediatamente aos personagens das quais elas foram temas.

- "Meu Mundo e Nada Mais", tema de Rodrigo de "Anjo Mau" nas duas versões da novela, 1976 (José Wilker) e 1997 (Kadu Moliterno).
- "Um Dia o Adeus", tema da romântica Vera (Imara Reis) em "Mandala" (1987)
- e "Ouro", tema de Camila (Maitê Proença) em "Sassaricando" (1987).

Mas existem outras duas músicas dele que eu adoro e que não associo a novelas:

- "Coisas do Brasil", lançada em meados dos anos 80 - que música linda!
- e "Taça de Veneno", dos anos 90, que eu sabia que havia sido de uma novela, mas não me recordava de qual. Thiago clareou minha lembrança: foi tema da vilã Elvira (Marieta Severo) em "Deus Nos Acuda" (1992) - novela da qual não fui fiel seguidor, por isso não lembrava!
 
Nilson Xavier (SP), dono do site “TELEDRAMATURGIA” , autor do ALMANAQUE DA TELENOVELA BRASILEIRA e especialista em telenovelas.



"O meu tema preferido do Guilherme Arantes é "Ouro" tema da Camila (Maitê Proença) em Sassaricando. A música tem um pop bem gostoso, uma melodia interessante e ao mesmo tempo uma letra que reverencia uma mulher especial pois "tudo o que ela toca vira ouro". A letra ilustrava muito bem as peripécias de Camila, a mocinha da novela - praticamente uma mulher 'maravilha'.


Wesley Vieira (MG), jornalista e roteirista, dono do blog “E Eu Não Sei”



"A música Ouro exalta o potencial de sedução de uma bela mulher, muito independente, que era a principal característica de Camila Varella, uma mulher à frente do seu tempo. Naquele tempo, uma moça sair de casa pra morar sozinha era um escândalo, não é à-toa que sua mãe Lucrécia tanto lamentava seu estilo de vida. Nesse tempo, a Maitê, junto com a Bruna Lombardi, era unanimidade como símbolo da beleza da mulher na televisão. "

Marcelo Ramos (RJ), publicitário e comunicólogo, com projeto de pesquisa em telenovela.





Quando ganhei o LP Nacional de “Mandala”, “Um Dia, Um Adeus”
logo de cara tornou-se a minha faixa favorita do disco. E até hoje me vem à
lembrança a personagem da Imara Reis, música de quem era tema.

Daniel Pepe (SP), Engenheiro Civil, integrante do blog “Agora é que são eles”



Link
Em se tratando de temas de novelas Guilherme Arantes, tenho meu TOP 3: "Meu mundo e nada mais", "Sob um efeito de um olhar" e "Um dia, um adeus", cada uma significativa a seu modo (se bem que Deixa Chover era o tema de Betty Faria em Baila Comigo... (risos).
Mas se for pra fazer a escolha de Sofia, fico com "Um dia, um adeus", tema de Vera (Imara Reis) e Creonte (Gracindo Jr.) em Mandala. Primeiro porque simpatizava com a personagem, interpretada por uma de minhas atrizes favoritas, Deborah Evelyn, na primeira fase da novela. Depois porque a música é linda (junto com "O amor e o poder" e "A paz" era uma das faixas que eu mais ouvia em meu antigo LP). Além disso, era pra lá de inspiradora. Na época escrevia mais uma de minhas “novelinhas” e a canção também entrou na trilha sonora de minha novela, claro, tema de um dos casais mais românticos. Ouço a música até hoje com o mesmo prazer e o mesmo frescor de mais de vinte anos atrás.

Vitor Santos (RJ), professor, roteirista e dono do blog “Prefiro Melão - novelas e cia”



Gosto particularmente de duas: "Sob o Efeito de um Olhar" (tema da novela "Vamp"), pela poesia da música e por tudo que ela me faz imaginar. A música tem "gosto" de sol, mar e areia...
E "Taça de Veneno" porque acho uma das músicas do Guilherme que mais se adequaram a uma personagem. No caso, Elvira (Marieta Severo) em "Deus nos Acuda". Os acordes da guitarra de Frejat no arranjo da música casaram perfeitamente com a frieza e crueldade da personagem.

Guilherme Staush (RS), professor universitário e dono do blog Memória da TV, além de também integrar o projeto “Agora é que são eles”.




Meu tema de novela preferido do Guilherme é Sob Efeito de um Olhar, de Vamp. As poucas lembranças que tenho da novela, quase todas da reprise de 1993, possuem essa música como trilha sonora. Lembro de takes da fictícia Armação dos Anjos, com a ótima letra e a gostosa melodia da música rolando...

Eduardo Secco (SP), fisioterapeuta, roteirista e integrante do “Agora é que são eles”




NÃO VÁ SE PERDER POR AÍ...



Baila De Máscaras - Coquetel De Amor
Bom Presságio - Lua Cheia De Amor
Casulo - Agora É Que São Elas
Fazer Neném - Vereda Tropical
Fio Da Navalha - Partido Alto
O Amor Nascer - O Homem Proibido
O Lado Prático Do Amor - Renascer
O Melhor Vai Começar - Sol De Verão
Por Você, Com Você - Tieta
Prontos Para Amar - Porto Dos Milagres
Raça De Heróis - Que Rei Sou Eu?
Sonho De Ícaro - Caminhos Do Coração
Trilhas - A Próxima Vítima
Um Pouco Mais - Sonho Meu
Uma Espécie De Irmão - Salsa E Merengue




**************************************

ABAIXO, UM CLIP COM IMAGENS DA NOVELA VAMP, QUE REESTREIA NO CANAL VIVA AMANHÃ, AO SOM DE "SOB O EFEITO DE UM OLHAR". VÍDEO PRODUZIDO PELO FÃ CLUBE OFICIAL DE GUILHERME ARANTES!







**************************************

E AGORA, EIS O TEMA MAIS QUERIDO PELOS NOVELEIROS FÃS DAS MÚSICAS DE GUILHERME ARANTES!


UM DIA UM ADEUS
Guilherme Arantes

Só você pra dar
A minha vida direção
O tom, a cor
Me fez voltar a ver a luz
Estrela no deserto a me guiar
Farol no mar, da incerteza...

Um dia um adeus
E eu indo embora
Quanta loucura
Por tão pouca aventura...

Agora entendo
Que andei perdido
O que é que eu faço
Pra você me perdoar...

Ah! que bom seria
Se eu pudesse te abraçar
Beijar, sentir
Como a primeira vez
Te dar o carinho
Que você merece ter
E eu sei te amar
Como ninguém mais...

Ninguém mais
Como ninguém
Jamais te amou
Ninguém jamais te amou
Te amou...



TH - Quantos fãs já não amaram assim?


17 comentários:

  1. A minha preferida é "Trilhas", pontuavam meu casal favorito da minha novela favorita ("A Próxima Vítima"), o Tony Ramos e a "bonitona do Morumbi"...
    AH! A canção de "Salsa E Merengue" é "uma espécie de IRMÃO"...
    Abraço, TH!

    ResponderExcluir
  2. Incrível a "ligação" do Guilherme com as novelas mesmo. Gosto muito das músicas dele, mas o cantor, pra mim, só funciona em estúdio. Nunca gostei dele ao vivo. Ele perde a voz em questão de minutos.
    Parabéns pelo dossiê, Th! D+

    Achei que O Lado Prático do Amor e principalmente Raça de Herois fossem ser mais citadas..rs

    ResponderExcluir
  3. Ficou excelente o post. E adorei participar de novo. Conte comigo sempre! Abração.

    ResponderExcluir
  4. Lindo post. Junto com "Um Dia, Um Adeus" meu top 3 fica formado com "Amanhã" e "Meu Mundo e Nada mais". Adorei ter participado!

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adorei teu blog! Não sou muito fã de novela não, na verdade de programas de TV em geral, mas música... ah.. sou movida a música!
    E Guilherme Arantes então... me lembra muito uma amiga querida que adora esse cantor. Dividimos ap muito tempo e no dia do niver dela, ela entrou de manhã no meu quarto ligou o pc e colocou bem alto a música sob o efeito de um olhar. E disse: "Amiga, hj é meu niver, então vamos começar ouvindo a música que eu mais gosto e ter um dia Mara!" Muito bom! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. A postagem especial para os amigos noveleiros fiou uma graça. Estou abobado até agora em perceber que o resultado foi bem criativo. Tinha que ser todo mês assim.

    Eu gostei da frase do Guilherme sobre "Taça de Veneno" e Elvira (Marieta Severo), a vilã de "Deus nos Acuda". Essa música realmente tem melodia, arranjos e umas tiradas ótimas:

    "Todos precisam de um veneno pra encher a sua taça de desejos
    Todos precisam de um desejo pra encher a sua taça de veneno"

    "Um dia, um adeus" ganhou mas eu, desde 1987, acho a música depressiva e melancólica demais, de um jeito que nunca me agradou. Prefiro outras românticas dele. Sobre o Guilherme Arantes, ainda temos 20 dias pra escrever sobre ele.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Nilson, Marcelo, Daniel, Vitor, Wesley, Guilherme, Eduardo e TH pelo EXCELENTE post!!
    Marcelo, muito bom seu comentário também, e vou comentar aqui baseada em seu post... =)
    Realmente, o mês de homenagem ao Guilherme está rendendo matérias muito criativas e eu t amando isso! Afinal, o Guilherme merece! =)
    E Marcelo, vc tem razão, a música “Um dia um adeus” é bem melancólica, exatamente porque o Guilherme quis transmitir essa melancolia na música... Ele conseguiu, não? =)
    Durante os shows, Guilherme costuma contar a história dessa canção:

    “Final dos anos 1980. Guilherme Arantes, no auge do sucesso, gravava um clipe para o Fantástico. A música, Fio da Navalha, inspirava um beijo na mocinha, a atriz Silvia Pfeifer. Temendo a reação da esposa, Luiza Cunha (ex-Gang 90 e Absurdettes), o cantor ligou para pedir permissão, uma graça. A resposta não foi das mais animadoras: ''Se você beijá-la, não precisa voltar para casa''. Ficou fora por uma semana, mas voltou com uma arma infalível: a música Um Dia, um Adeus. Os versos ''Só você para dar / À minha vida direção / O tom, a cor / Me fez voltar a ver a luz'' convenceram Luiza, e a criação que deu origem ao perdão virou um de seus maiores hits.”

    Essa é apenas uma, dentre muitas outras histórias que Guilherme gosta de contar e cantar em seus shows... =)
    Parabéns, uma vez mais, a todos!!

    ResponderExcluir
  8. Ah! Esqueci de comentar que eu amo "Meu mundo e nada mais" que foi composta por ele nos anos 60...
    Tá, eu confesso gosto de todas, mas tenho uma quedinha por vê-lo cantar com aqueles cabelos compridos cacheados...

    ResponderExcluir
  9. Outra curiosidade...

    O famoso verso de Meu mundo e nada mais: "Quando eu fui ferido, vi tudo mudar", conforme Guilherme Arantes declarou à Leda Nagle, no Sem Censura, da TVE Rio, seria originalmente "Me atirei no mundo e vi tudo mudar". A canção foi mudada às pressas, a pedido do produtor musical da telenovela, para adequar-se ao personagem vivido pelo ator José Wilker, reinterpretado mais tarde, em 1997, pelo colega de Polissonante – o primeiro grupo amador de Arantes – o ator Kadu Moliterno.
    Guilherme também regravou a canção para o remake da novela...

    ResponderExcluir
  10. Muito bom figurar entre tantos amigos em mais um excelente post do Enthulho!

    Guilherme é sempre garantia de bons temas. Além de minha preferida, Sob o Efeito de um Olhar, temos Meu Mundo e Nada Mais, Um Dia Um Adeus, Deixa Chover e Casulo. Ótimas!

    ResponderExcluir
  11. QUE MARAVILHA DE POST...MUITO BOM RECORDAR TUDO ISSO...PARABÉNS A TODOS QUE AJUDARAM E PRINCIPALMENTE AO THIAGO PELA INICIATIVA...
    AGORA MINHA FAVORITA É SEM MEDO DE ERRAR: UM DIA UM ADEUS...E O QUE O TH DISSE NO FINAL DA MATÉRIA TEM UMA GRANDE VERDADE...JÁ AMEI MUUUUUUITO AO SOM DESSA CANÇÃO, ENTÃO ELA SÓ ME TRAZ BOAS RECORDAÇÕES...PARABÉNS MAIS UMA VEZ PESSOAL!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quanta honra fazer parte desse post do Enthulho. Ficou excelente.
    Gosto mto de "Fazer Nennem" tbm. A música tem uma mensagem subliminar muito interessante e sutilmente bem humorada. Pena que não tocou quae nada em vereda Tropical.
    Parabéns TH!

    ResponderExcluir
  13. Eita meu amigo, obrigada por esse resgate musical!!!!

    ResponderExcluir
  14. Que delícia rever essas cenas da novela Vamp!!! Eu adorava essa novela. Na época, eu tinha 13 anos e a música do Guilherme Arantes - Sob o efeito de um olhar - me faz relembrar meu primeiro amor...
    Esse amor infanto-juvenil não foi correspondido, mas essa música de Guilherme continua sendo a minha favorita.

    Um beijo TH!!!

    ResponderExcluir
  15. Delícia de post!
    Gosto muito do Guilherme. Ele me remete, não só as novelas, mas também a uma fase bem gostosa da minha vida, quando comecei a ouvir MPB, por influência do meu pai.

    ResponderExcluir
  16. Ahhhh, pela primeira vez colocou um artista que já fui assistir a um show. Realmente, tive minha fase 'Guilherme Arantes' nos anos 80 depois que ele ficou em segundo lugar naquele festival de música em que a Lucinha Lins ganhou com PURPURINA e foi vaiada alucinadamente por um Maracanãzinho lotado. Foi demais! Foi arrepiante este dia e eu, claro, estava assistindo lá em casa.
    Torci para o PLANETA ÁGUA como quase todo mundo, mas a Lucinha estava muito afinada naquela noite e cantou muito bem, mérito dela. Acho que o sobrenome e a força do maridão na época também colaborou...coisas do showbizz!

    Beijos, Thiago!!!

    Maio está chegando....e prá não dizer que não falei das flores, elas chegam com cheiro de Raulllll........

    ResponderExcluir
  17. Ôi Thiago e Grazi,

    Parabéns pela homenagem. Com referência às novelas indico mais alguns links com cenas em vídeo, pra quem quiser curtir:

    01. Guilherme Arantes - Playback - Sob o efeito de um olhar - Vamp:
    http://www.youtube.com/watch?v=bbS7MrLPqjw

    02. Guilherme Arantes - Trilhas - A Próxima Vítima:
    http://www.youtube.com/watch?v=2-Kb1PSDA5g

    03. Anjo Mau - Guilherme Arantes - Meu Mundo e Nada Mais - chamada:
    http://www.youtube.com/watch?v=JG8CXENwEwM

    04. Guilherme Arantes - Videoclipe "Amanhã" - Dancing' Days:
    http://www.youtube.com/watch?v=kcHUz-5qItk

    05. Guilherme Arantes - Deus nos Acuda - Chamada:
    http://www.youtube.com/watch?v=5I_sD1TdaP0

    06. Guilherme Arantes - Um Pouco Mais - Sonho Meu:
    http://www.youtube.com/watch?v=C7wNyB1YEAM

    07. Guilherme Arantes - Uma Espécie de irmão - encerramento da novela "Salsa e Merengue":
    http://www.youtube.com/watch?v=c7Irf0h2x9A

    08. Guilherme Arantes - Raça de Heróis - "Que Rei Sou Eu?":
    http://www.youtube.com/watch?v=8P9uaevxokw

    09. Guilherme Arantes - "Prontos para amar" - cena da novela "Porto dos Milagres":
    http://www.youtube.com/watch?v=makR1l59_M8

    Um super abraço a todos!
    Edson
    GA Registro - Guilherme Arantes Fã-Clube
    Fanzine Eletrônico Lance Legal
    www.lancelegal.net - www.guilhermearantes.net

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...