quinta-feira, 21 de abril de 2011

SE ELE PUDESSE, COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ! (Crônica)



Dia
29 de Abril, na próxima semana, fará 20 anos que o Brasil perdeu de vez, num acidente automobilístico, o compositor de ouro. Não vamos entrar no mérito se ele era o melhor ou não, mas é fato: tratava de relacionamentos (e suas particularidades) como ninguém! Falando em relação, a minha com Gonzaguinha sempre foi de admiração... ele me lembra muito as fitas que meu pai colocava no som do carro (acredito que "O Lindo Lago do Amor", de longe, é a maior lembrança). Também guardo na memória sua participação, dentre tantos outros, do projeto "Nordeste Já", de 1985, aliado a tantos artistas de peso. A presença de Luiz Gonzaga Jr., por um motivo que não sei explicar, sempre foi marcante. Seja nas capas dos discos, ou quando o via na tevê, pensava comigo ser aquele homem um tio querido distante. Ele também se assemelhava a meus tios paternos, talvez pelo bigode e o rosto magro, além do tom lírico nas palavras. Sua despedida, em 1991, não passou em brancas nuvens. Claro que não senti como um fã pois, como criança, minha admiração era rasa. Mas foi o pontapé inicial pra que mais tarde, quando descobrisse a MPB, procurasse me inteirar mais sobre seu universo... Supresa!! Gonzaguinha era compositor de mais músicas conhecidas minhas do que imaginava! E o legal é poder curti-lo ao lado do pai, da mãe, mana...é o típico músico que agrada toda a família e desperta emoções...para nunca deixar de sonhar! Altamente recomendado para momentos diversos: Dor (Sangrando), Amizade (Petúnia Resedá), Amor (Diga Lá, Coração), Política (Comportamento Geral), Alegria (O Que é, O Que é) e por aí vai... Além do senso poético, ele pentelhou bastante a ditadura e chegou a ser apelidado de "cantor rancor" por conta de sua veia crítica contundente. Mas seus opositores não "pescaram" que até em seus "Gritos de Alerta" havia beleza e harmonia. Nosso mestre fez história na música popular brasileira e ocupa um posto único, seu, cativo.

Que meu "tio" esteja bem, com a certeza de que nunca deixará de eternizar nossos principais momentos. E só isso já lhe faz imortal!


TH




Vamos relembrá-lo como se fora brincadeira de roda...


***********************************

SANGRANDO
Gonzaguinha

Quando eu soltar a minha voz
Por favor entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando

Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando

Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo

Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a raça e emoção

E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força
Pra cantar

Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar


TH - Todos hoje sangram...



2 comentários:

  1. acho sempre triste as homenagens póstumas, mas algumas, merecidas, despertam algo mais em nossos sentimentos... Justa homenagem, Thiago... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Gonzaguinha é sempre maravilhoso e eterno! E mineiro, não é? Corrija-me se estiver enganada. Mas de qualquer forma morou muito tempo aqui em BH, então, se não for mineiro de nascença é de coração e poesia, isso que importa.

    Beijão, TH!!!

    Parabéns a vocês por mais um post delicioso! Relembrar essa canção enche a alma de luz!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...